O Gene Egoísta

O Gene Egoísta Richard Dawkins

Resenhas - O Gene Egoísta

Thiago275 23/04/2024

Muito interessante!
Publicado pela primeira vez em 1976, O Gene Egoísta é um dos mais famosos livros de divulgação científica e deu fama a seu autor, o biólogo evolutivo Richard Dawkins. No livro, que procurou condensar grande parte do conhecimento da biologia evolutiva da época, Dawkins defende a teoria de que a unidade básica da evolução não é a espécie, os grupos nem os indivíduos, e sim os genes.

Segundo o autor, nós e todos os demais animais não somos mais do que as máquinas mais eficientes que os genes conseguiram desenvolver para o seu objetivo final egoísta: perpetuarem-se. A qualidade predominante que se pode esperar de um gene bem sucedido é o egoísmo. No entanto, como demonstram diversos exemplos que o autor vai colocando ao longo do livro, há situações em que, para atingir seus objetivos egoístas, é necessário adotar alguma forma de altruísmo.

Embora alguns capítulos sejam um pouco mais densos, na maior parte do livro o autor se utiliza de uma linguagem bastante fluida e acessível ao leigo, explicando diversos conceitos e teorias biológicas, e expondo inúmeros exemplos para corroborar a sua teoria.

Um fato muito interessante sobre esse livro: aqui foi cunhado o termo “meme”. A palavra veio da raiz grega “mimeme”, que significa imitação, mas foi encurtada para se parecer com “gene”. Para Dawkins, um meme é uma unidade de transmissão cultural, seja uma melodia ou um slogan, seja a piada que compartilhamos na internet ou a ideia de vida após a morte ou de que Deus existe. Ele defende que esses elementos também se comportam como os genes, tendo vida curta ou longa de acordo com a sua habilidade de se replicar na mente e nos comportamentos humanos.

Embora a teoria do autor possa parecer impiedosa para alguns, é importante dizer que ele salienta uma coisa: somos muito provavelmente a única espécie que pode desafiar o poder dos genes egoístas que herdamos e dos memes egoístas que compartilhamos. Se não podemos esperar altruísmo da nossa herança genética, que possamos praticá-lo e ensiná-lo por nós mesmos. Você pode não concordar com mais nada das teorias de Dawkins, mas só por esse último pensamento, o livro já vale a pena!

Trindade 11/04/2024

Altruísmo e genética
No livro "O Gene Egoísta", de Richard Dawkins, são explorados os conceitos fundamentais do evolucionismo e da seleção natural, enfatizando o papel central do gene como a unidade básica de seleção, em contraposição à perspectiva evolutiva tradicional centrada no indivíduo.

Os genes são portadores de informações essenciais que podem determinar características como a cor dos olhos ou da pele. Essas informações estão sujeitas à seleção natural, que favorece genes que contribuem para a formação de organismos mais adaptados e eficazes na sobrevivência e reprodução, resultando na transmissão de características vantajosas.

Um aspecto crucial abordado é o comportamento altruísta, explicado pela teoria do gene egoísta. Esse comportamento pode se manifestar através de sacrifícios diretos para preservar os genes em parentes ou por meio da reciprocidade em grupos sociais. A propensão para o altruísmo pode ter suas raízes na reciprocidade entre indivíduos que compartilham genes semelhantes.

Paula 31/03/2024

O gene egoísta
Richard Dawkins escreve de maneira bastante fluida e acessível para leigos, um tema que demanda complexidade. Ao elaborar sobre a natureza egoísta do gene, o autor traz uma abordagem comparativa e resumida, buscando em metáforas uma forma didática que abarque leitores que não são da biologia (assim como eu). Tenho algumas críticas sobre determinados momentos em que ele entra na questão social e cultural, se mostrando bastante positiva no final do livro, porém bastante tendenciosas antes desse momento. Isso, é claro, é uma opinião pessoal minha, que eu somo com o fato do livro ter sido escrito na década de 70 do século XX.

Dirlene Piagio 13/02/2024

Livro bom, mas notas de capítulos muito arrogantes.
No geral, o livro é interessante. Aborda o gene como unidade básica da ação da seleção natural e evolução dos seres vivos, aborda a teoria dos sexos, altruísmo x egoísmo, cuidado parental sob uma ótica egoísta de transmissão de genes, parasitismo e Genética, simbiose e teorias de grupos etc. Tudo isso desenrolado através da análise dos mais diversos exemplos encontrados na natureza através de uma extensa base de dados de trabalhos de especialistas em plantas, insetos, peixes, algas, chimpanzés, aves etc. Isso pode ser um pouco maçante para quem não é da área, mas eu gostei de todos os exemplos. O livro em si é muito bom e não abala em nada a minha fé (sou cristã); contudo, as notas do autor são muito ríspidas e, por isso, vejo este como mais um dos cientistas ateus que não entendem que uma pessoa pode ter fé e buscar respostas na ciência para fatos do cotidiano. Fé não é evidência, fé é esperar pelo que não se vê, como o autor bem define no livro. Ter fé não é para qualquer ser humano, mas também, isso não significa que quem acredita em Deus (que está além da ciência) tenha algum distúrbio mental. Muitas coisas não podem ser explicadas ainda pela ciência, a teoria da evolução não respondeu a tudo, o nosso conhecimento se constrói aos poucos. Gosto da ciência porque ela revela um pouco do que Deus faz, Ele está além de tudo (tempo e espaço) e nada o limita, diferente dos seres vivos. Mas vai chegar um dia em que todas as coisas serão reveladas e não haverá mais necessidade de termos fé, haverá evidências. É só uma questão de esperar mesmo.

rafaelkraisch 11/02/2024

Memética e repetitivo
O livro é, de fato, super importante para a comunidade científica, inclusive, ao criar e definir o MEME, algo que utilizo com meus alunos da formação em Terapia de Reintegração Implícita.

No entanto, eu o achei deveras repetitivo. Muitas e muitas vezes se perdia nas explicações, o que deixou o livro muito, muito longo e massivo.

Mas ainda assim, recomendo a todos.

Elton Cruz 22/01/2024

Perspectivas
O livro pode ser desolador e te deixar imaginando que não há sentido nem razão na nossa existência, além da necessidade de replicação dos nossos genes e que tudo é uma extensão da necessidade de sobrevivência de uma grande sequência de nucleotídeos. Porém, além das nossas subjetividades e do entendimento que não conseguimos juntar todos os quebra-cabeça da nossa realidade (muito menos Dawkins), por que não um pouco de esperança na matemática rs? Me apego (além das minhas subjetividades, como já disse, ao que falou o astrofísico Neil deGrasse Tyson:

? Você sabe quão preciosa é a vida? A maioria das pessoas não sabem. 100 bilhões de pessoas já existiram, mas você sabe quantas pessoas poderiam ter existido? Basta analisar os genes e estimar quantas combinações de genes poderiam criar um autêntico ser humano. E é um número ridiculamente maior que 100 bilhões. Estimo, no mínimo, um número de um trilhão de trilhões de trilhões de seres humanos que estatisticamente poderiam existir. Você está respirando o ar, observando o pôr-do-sol, admirando o céu noturno. A maioria das pessoas que poderiam existir, nunca vão vivenciar essas coisas. De fato, como Richard Dawkins disse, brilhantemente: ?você tem a chance de morrer?, mas você diz: ?eu não quero morrer?. Mas a maior parte das pessoas que poderiam existir nem sequer vão nascer e você vai reclamar da vida que tem?
Você é uma entidade viva tão especial como qualquer uma que já viveu.?

Simona.Karen 31/12/2023

Desnecessariamente longo
O livro explica de maneira leve e com fácil entendimento na relação evolutiva dos genes nos seres vivos. No entanto, o autor é extremamente prolixo, só não gostei mais por isso. O conteúdo é muito interessante, mas se torna chato ao longo das injustificáveis 500 páginas. O texto se propõe a ser leve para, creio eu, facilitar o consumo do teor pretensamente denso, para isso, ele vem recheados de analogias simplistas que se propõem entreter leitores leigos, mas que acaba talvez aproximando a linguagem do entendimento de uma criança. Se, por ventura, alguma se interessasse por tema tão aborrecido. A obra teria sido muito mais interessante se fosse dividida em TED Talks, o que não torna seu conteúdo menos útil, porém se seu formato fosse mais direto ao ponto teria tido melhores chances de me entreter.

tmgoncalves 30/12/2023

Insights sobre evolução genética!!
Bom livro. O livro promove diversas reflexões sobre a evolução, não apenas da espécie humana, como também de todos os seres vivos que habitam o planeta. Todas as teorias são discorridas em formas de diálogos entre o autor e o leitor, deixando o leitor à vontade de concordar ou não com os conceitos abordados no livro.

O livro apresenta uma dificuldade moderada, com relação a leitura. Por mais que o autor utilize exemplos e analogias simples para validar algumas de suas teorias, é muito mais benéfico se o leitor tiver um conhecimento prévio sobre alguns conceitos da biologia, como genética.

Em suma, é um livro que abre a mente para diversos insights.

Artur.Navarro 04/12/2023

Interessante porém
O livro é de um conteúdo maravilhoso porém muitas vezes se torna cansativo e repetitivo. Mas traz informações muito legais e importantes para entendimento da transmissão genética.

Lucas.Zenerato 08/11/2023

Um excelente trabalho de divulgação científica.
Escrita descontraída que exemplifica de maneira simples e contextualizada conceitos profundos da biologia. Pensei que se tratava apenas de epigenética, mas este livro se expande para outras áreas do conhecimento como etologia e zoologia, por exemplo. Perfeito.

Jon 05/11/2023

Impecável, fácil de entender, embora denso.
Um mestre na divulgação científica, Dawkins nos apresenta a sua tese, corroborada por diversas pesquisas e com a própria teoria darwiniana como pano de fundo, defendendo o egoísmo como base fundadora do agir animal. A busca implacável e brutal pela perpetuação do gene. Nessa obra o autor abrange o alcance de sua tese e trás a luz a ideia do même, uma unidade replicados de certa ideia ou conceito na cultura e que segue a mesma dinâmica egoísta do gene. Para entender sobre esse tal egoísmo do gene você vai ter de ler.

Erica Bertan 09/10/2023

Sinto que eu não era o público alvo do livro
Nunca me interessei muito por genética e meu conhecimento sobre Evolução é raso, mas sempre quis ler algo do Richard Dawkins principalmente porque ele é uma das vozes que sempre surgem quando questionamos a existência de uma divindade nos debates.

Particularmente, não acho que eu escolhi o livro certo, muito embora tenho que reconhecer que o livro ilustra bem o objetivo dele, que é a ideia de que não o grupo e tampouco o indivíduo é egoísta, mas sim o gene.

Eu ouvi esse livro por audiobook num domingo quente de faxina e não me foi tão divertido. Eu achei que a escrita do autor é um pouco prolixa demais, e também devo admitir que talvez eu não fosse lá parte do público alvo, o que prejudicou minha experiência.

Não recomendaria, mas certamente pretendo ver outras obras do autor.

Victorwyk 14/08/2023

Não tenho muito o que falar, gosto bastante desse livro e pretendo relê-lo algum dia, o gene egoísta (e não o indivíduo, ou a população) é super interessante e explicativa, o livro consegue passar a ideia muito bem, fora que foi o livro que literalmente criou o termo "meme"

Lethicia.Coelho 07/08/2023

Ideia defendida com propriedade e simplicidade
A meu ver, basicamente, o objetivo principal do livro é defender uma teoria: a de que é o gene a personagem principal da evolução (ideia esta que é divergente da amplamente aprendida e difundida, mesmo tendo traços comuns). Feito que o autor conseguiu realizar com muita propriedade, fazendo uso da simplicidade e de muitos exemplos interessantes.
É um livro muito bom para que as pessoas "leigas no assunto" tenham acesso ao conteúdo, mesmo que as vezes a leitura se torne cansativa pelas conexões e citações específicas.

Vinicius Ciongoli 06/08/2023

Questionamento interessante
E se todos os seres vivos só fossem máquinas de transmissão de genes e tudo só existisse porque genes querem se multiplicar?

É isso que Richard Dawkins procura responder buscar responder nessa sua teoria que balançou o mundo científico.