O Gene Egoísta

O Gene Egoísta Richard Dawkins

Resenhas - O Gene Egoísta

Felipe Lapa 13/07/2023

O Gene Egoísta
O livro apresenta um conteúdo muito interessante, porém as explicações são bem técnicas e isso torna a leitura um pouco parada. Adorei o contraste da biologia com a computação que o autor fez, explicando algumas situações dos animais através de algoritmos.

nenos 25/06/2023

O triunfo dos replicadores
A origem de nossos atos conspícuos traz consigo uma grande história que nos leva a refletir, inevitavelmente, sobre nossa humilde experiência e espécie, a história da seleção natural. O triunfo da evolução rudimentar de moléculas, do caldo primitivo a colônias imensas de genes imortais.
Dawkins apresenta as transformações das máquinas de sobrevivência biológicas, sintetizadas através da confederação efêmera dos genes inconscientes que punem a indulgência excessiva para a sobrevivência discriminada do mais apto, e agente responsável por avanços notáveis como dispositivos que traduzem os padrões de eventos físicos no mundo externo e comportamentos complexos, egoístas e altruístas, similares a um cálculo ponderado.
Nossa espécie é um desvio na integridade animal, o conflito entre a promiscuidade e a introspecção que desenvolveu a propriedade consciência, permite discernimento diante da horrivelmente cínica e desoladora evolução genética e preza o altruísmo recíproco através da evolução cultural.

Link com meus highlights: https://drive.google.com/file/d/1RrE6iYARUON4CcuNGTwu72q6DCgaAzyD/view?usp=sharing

bia bbs besbi 22/06/2023

Se você assim como eu ama genética e adora saber mais sobre memória célular você com certeza vai se apaixonar por este livro e seu autor, se ciências e biologia não são seu ponto forte eu recomendo este livro mesmo assim pois ele expandirá seus horizontes e talvez fará você mudar de ideia :)

zCsmiler xll 29/05/2023

Não recomendaria
Apesar de reconhecer o valor do conteúdo do livro, que aborda temas complexos sobre a vida e a natureza, eu não gostei da escrita do autor neste livro. Achei a leitura densa e muitas vezes o autor foi prolixo sem necessidade, repetindo conceitos ou exemplos que já tinham sido explicados anteriormente. O livro foi escrito há mais de 40 anos e algumas ideias já foram superadas ou modificadas pela ciência atual.

Por fim, eu não recomendaria a leitura, mas é um livro importante e influente na história da divulgação científica.
ofernandoluzbr 29/05/2023minha estante
???

Juan 06/02/2023

O Gene Egoísta é uma proposta de entender a seleção natural através da perspectiva dos genes e não do indivíduo. Eu achei que leria mais um livro focado em defender o evolucionismo, mas, a verdade dessa teoria já é, naturalmente, mais do que óbvia, então, toda a quetão é, tão somente, em entender a evolução no sentido de que quem tá no controle de tudo, que são os genes, e nós, indivíduos somos meros veículos de propagação deles.

Nicolas27 15/01/2023

Leitura puramente técnica. Mesmo com diversos exemplos bem elaborados para simplificar o entendimento, é interessante o leitor já possuir um primeiro contato com o assunto (genética, evolução...), mesmo que superficial. Um ótimo livro, rebate diversas teorias, nunca deixando de sobressair a própria teoria do gene egoísta - o que faz com excelência -, apresenta uma relação profunda com a teoria de Darwin, e, talvez o mais importante, mantém a preocupação do início ao fim com o entendimento do leitor. Ademais, algumas partes podem ser previsíveis quando entendido o rumo que leva o gene egoísta, mas somente durante pouco tempo, pois sempre surge um ponto inesperado, principalmente quando relacionado à espécie humana. Por fim, é essencial realizar uma leitura ativa, entendendo cada tese, e lembrar de todos os capítulos já lidos, já que são complementares, o assunto principalmente pode ter mudado, mas o "organismo" é o mesmo. Como Dawkins tentarei fazer um exemplo: "o livro é um sistema humano, podemos estudar cada órgão separado, mas no fim o que importa é como todos atuam juntos", e esse é o modo de ler este livro.

Hendrya 01/01/2023

Tudo bem, é uma leitura pausada.
O gene egoísta de Richard Dawkins tem uma premissa interessante, impactante e levemente melancólica. Pois, se considerarmos que basicamente somos um amontoado de máquinas de sobrevivência controlados por nossos genes que dependendo de mutações e polimorfismos se resultam pura e simplesmente em se reproduzir... Bem, ai vamos passar a vida nos vendo como um mero espectador. Sim, por mais que eu creia que tenha entendido o ponto de vista do autor, com o que sei a respeito da minha área de estudo - que a genética e a biologia molecular - concordo com algumas premissas como fico cética acerca de outras. Recomendo para quem se interessar pelo assunto, mas como leitura para passar o tempo não. É um livro pausado e que requer reflexão por isso se torna até certo ponto, visto que repete ideias e insere diversos exemplos, cansativo.

July 31/12/2022

O gene egoísta
A teoria do gene egoísta - o replicador - é aqui proposta por Dawkins como uma forma de enriquece a teoria da seleção natural e não empobrece-lá (p usar duas palavras antagônicas). Enquanto uma defende a teoria de grupo, onde "é feito o melhor para o bem da espécie", a teoria do gene egoísta vem quebra essa ideia, e traz os organismos como egoísta e "trabalhando" individualmente para seu próprio benefício. Claro que usei palavras simples e rápidas para resumir o todo desse livro. É necessário lê-lo com atenção, pois ele é profundo em suas ideias, e surpreendente para quem não tinha/tem (como eu), conhecimento sobre esse tema...

Prof. 04/12/2022

Nossos genes egoístas
Um livro que me fez repensar várias coisas na vida. Porque escolhi tais caminhos? Será q realmente o amor existe ou é tudo fruto dos meus genes egoístas?? Vou precisar reler esse, com certeza!! Muita coisa em jogo ?

Patti Vieira 15/11/2022

Leitura enriquecedora
Uma leitura que depende diretamente do grau de interesse do leitor em compreender o ponto do autor sobre o assunto. Em alguns momentos, pode parecer uma leitura lenta, insistente na explicação, mas, depois percebe-se a necessidade do autor em enfatizar alguns pontos para que mais na frente tudo faça sentido.

O livro é muito interessante e enriquecedor e vale muito a leitura. Uma curiosidade é que Dawkins foi o criador de "meme", hoje tão utilizado em ambientes virtuais.

Sidney.Santana 10/11/2022

F#D4!
Com certeza me deu uma visão muito mais ampla do mundo e da vida. Como citado no texto, eu sou um dos que tiveram uma educação evolucionista muito medíocre e simplista então não havia realmente parado pra pensar em algumas coisas descritas alí, além de não possuir a capacidade de conceber a grande maioria delas rs Terminei o livro profundamente maravilhado!

Elisio Rebouças 06/11/2022

Primeiro livro que li do autor
Maçante no começo, mas com o tempo você percebe que ele está preparando o terreno teórico pra demonstrar as hipóteses. De fato um livro que mostra uma teoria fascinante em todos os sentidos. Para os biólogos, aqueles das áreas biológicas e para os que gostam do assunto. Abriu minha mente e sedimentou mais conhecimento sobre essa entidade maravilhosa chamada vida.

P.S.: Dawkins que criou o termo meme

Cleber Costa 29/10/2022

O algoritmo da vida
"eis aqui uma lista de coisas definidas como gratificantes: gosto doce na boca, orgasmo, temperatura moderada, uma criança sorrindo. E eis aqui uma lista de coisas desagradáveis: dor, náusea, fome, uma criança gritando. Se você fizer alguma coisa seguida por uma das coisas desagradáveis, não faça novamente, por outro lado, repita qualquer coisa seguida das coisas boas."

O trecho acima apresenta, de forma bem direta e resumida, o algoritmo que rege praticamente todas as escolhas dos animais e outros seres vivos no mundo, incluindo especialmente nós humanos. E é disso que se trata o livro de Richard Dawkins. Segundo o autor, os genes são os verdadeiros protagonistas da evolução e nós somos apenas suas máquinas de sobrevivência, ou seja, artifícios usados pelos mesmos com o intuito de se propagar através do espaço e do tempo. No jogo da vida de 4 bilhões de anos, os animais são apenas os joysticks e são os genes que estão por trás deles.

Ao longo das páginas, o autor apresenta diversos exemplos de como as relações ecológicas entre os seres vivos obedecem severamente a teoria dos jogos, onde os indivíduos adotam estratégias e escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno, que no caso é a perpetuação de seus genes. Essas relações funcionam como um jogo de poker de milhões de anos, em que as estratégias mais bem sucedidas vão se perpetuando até encontrar sua estabilidade evolucionária.

Ao final da leitura, aprendemos muito também sobre nossas relações humanas do presente como a violência, traição e preconceitos e como elas podem ser meras estratégias evolutivas de nossos genes. É um daqueles livros que nos fazem sentir insignificantes no mundo. Será que nossas escolhas são realmente nossas? Quais dessas estratégicas das relações humanas serão bem sucedidas? São perguntas que só com o tempo, muito tempo, teremos respostas.

Sr. Carvalho 14/10/2022

Biologicamente bom
Um livro interessante, com pontos de vista peculiares!

O autor trás muitas noções de firma simples, para que todos possam entender.

Recheado de teorias e afirmações, o livro nos fala sobre a jornada dos genes, a luta pelo desenvolvimento, estratégias adotadas pelos mais variados animais para se darem bem e prosperarem.

Algumas estratégias são bem egoístas e não são apenas humanas!