A Aposta

A Aposta Vanessa Bosso

Resenhas - A Aposta

Henri B. Neto 28/05/2013

Resenha: ''A Aposta'', de Vanessa Bosso
A Aposta é o primeiro livro de Vanessa Bosso que eu leio, e ele me surpreendeu completamente. Realmente não sei muito bem o que eu esperava da trama - talvez acho que inconscientemente eu meio que pensava que o volume fosse uma espécie de conto ou uma história curta, e não me perguntem o motivo - mas ele foi de contra à qualquer suposição pré-leitura que eu tinha. E isto com certeza foi fantástico, pois acabei ficando vidrado na narrativa.
Como dá para perceber pela sinopse, a alma deste romance contemporâneo Jovem Adulto é o seu casal de protagonistas. Nina e Lex me conquistaram de verdade. Eles são carismáticos, engraçados, e não dá para prever o que vai acontecer quando ficam juntos em um mesmo lugar. Enquanto eu lia, eu me lembrava de ''A Megera Domada'', de Shakeaspeare - que, por acaso, é o meu livro favorito do autor junto com ''Sonho de Uma Noite de Verão - só que em uma versão moderna e mais despretensiosa.
Na história, os dois são formandos do Colégio Prisma e não se suportam. Ele é o típico garanhão popular, que é adorado pelos garotos e cobiçado pelas garotas. Já ela é praticamente a ''megera indomada''. Com fama de esquentada, a menina tem praticamente aversão à rapazes - e, no topo da lista, está Alexandre. Só que, o que os dois não percebem, é que eles possuem mais em comum do que imaginam... Mas a dupla só vai descobrir isto depois de uma viagem de formatura, ao serem desafiados pelos colegas à uma aposta - onde Lex precisa fazer com que Nina se apaixone por ele no prazo de uma semana.
Mas é claro que, neste tempo, as coisas se complicam... Nina percebe que existe mais por detrás do galinha, e Lex descobre o que foi que deixou a garota tão dura com o sexo oposto. Só que a simples aposta acaba se tornando em outra, e mais outra, que vira outra, e tudo se transforma em uma gigantesca bola de neve!
Nem preciso dizer que eu fiquei perdidamente apaixonado por ''A Aposta'', não é mesmo? Peguei ele para tentar me distrair de uma prova que eu iria fazer e simplesmente não conseguia largar. Os capítulos são curtos, a escrita é ágil, e a trama é repleta de momentos engraçados, que vai crescendo até chegar à um final que eu realmente não imaginei. Só posso dizer que, no último terço do livro, meu coração só faltou sair pela boca - tamanha a tensão.
O livro é narrado por uma 3ª pessoa que é quase um personagem. Nós não sabemos se ele é um garoto, ou uma garota - mas ele sabe de tudo, conhece à todos, está em todos os lugares ao mesmo tempo e sempre tem uma opinião para partilhar com o leitor sobre o que está acontecendo (e eu concordava com ela em, pelo menos 95% dos casos).
Enfim, sem querer querendo - depois de um longo tempo - finalmente me deparei com o mais novo título para a minha seleta lista de ''Bookcrushs''! Como eu disse no começo, o livro chegou de mansinho, sem levantar nenhuma suspeita, e me tomou de assalto. É divertido e leve e muito amor. Não tenho mais o que acrescentar... Apenas leia A Aposta!
Laura 11/08/2013minha estante
Eu tb fiquei surpresa com o livro assim como vc. Fui ler cheia de preconceito, afinal um estória que se passa num colégio para adolescentes ricos em São Paulo me parecia um bomba. Que grata surpresa, quase não condigo parar para dormir rsrsrs!! Agora vou ler o Homem Perfeito da mesma autora e estou bastante animada. Quanto a sua resenha eu tb gostei bastante, vc falou tudo de maneira simples e objetiva. Parabéns.

Laura Levada

Tati 10/06/2021

A aposta
Foi um romance bom de ler e de uma autora nacional!

Nina e Lex são personagens super fortes e que ti encantam do início ao fim.

A escrita da autora é excelente e a leitura flui bastante, mas esse seria um livro que se eu visse numa livraria, não pegaria para ler, mais valeu a experiência.

Rafa 23/04/2021

Simplesmente apaixonada por esse livro?, um dos melhores livros de romance que já li

Leyzianne 16/11/2020

É um romancezinho bem adolescente. A narrativa é rasa e a autora não se aprofunda nos personagens. O tipo de livro para ler entre uma leitura e outra, só pra "limpar" a mente.

Helena.Nogueira 25/09/2020

Foi ok...
Eu já tinha começado a ler este livro cerca de 2 anos atrás, maa por algum motivo nunca terminei, aí no início da quarentena o livro estava de graça na amazon e eu adicionei à minha bibliote, e finalmente decidi ler. Foi bem mais ao menos, a Nina e o Lex tiveram química e o livro num geral foi um clichezinho para passar o tempo. Achei interessante a forma como a narradora conta a história, a assistir e comentar os acontecimentos como se realmente fossemos conhecidas.

Helena.Moreira 23/05/2020

Me surpreendeu demais e recomendo
Ganhei de aniversário e comecei a ler porque estava entediada. O livro já me envolveu de primeira. Não consegui parar de ler até acabar (1 hora depois) só pra poder começar a ler de novo kkkk (sim, eu li o livro duas vezes no mesmo dia. Eu tenho sérios problemas kkkk). A história é previsível e surpreendente ao mesmo tempo. Os personagens são muito bem construídos e desenvolvidos. A história é simplesmente cativante.

Suuuuuuper recomendo. (Lembro que na época que eu li eu convenci a minha sala inteira a ler também de tão bom que é. Meu livro passou por muitas mãos até voltar pro seu lugarzinho aqui na minha estante, de onde ele sai pelo menos 2 vezes por ano pra eu poder reler e relembrar essa história que eu amo).
Camilla.Conti 23/05/2020minha estante
oi, me empresta? rs

Helena.Moreira 23/05/2020minha estante
Empresto sim kkk. Se quiser eu levo aí semana q vem

Caitano 26/05/2020

O livro é muito bom. Só tiro, porrada e bomba. Quando vc acha que tudo vai se resolver vc vira a página e acontece mais uma bomba. Se prepare para sentir ódio pela kibi mor.

Luana.Bona 08/06/2021

1° Livro da Série A Aposta - Sinopse Amazon
UMA VIAGEM DE FORMATURA. UMA APOSTA PERIGOSA. LEX, O GALINHA DO COLÉGIO, TERÁ APENAS SETE DIAS PARA DERRETER O CONGELADO CORAÇÃO DE NINA, A GAROTA QUE ODEIA QUEM USE CUECAS. NINA ENLOUQUECE QUANDO DESCOBRE SOBRE A GRANDE APOSTA DO ANO. E AGORA ELA QUER SANGUE: O SANGUE DE LEX. EM MEIO A CHANTAGENS, INTRIGAS, VINGANÇAS, DIÁLOGOS ÁCIDOS, AVENTURAS, ROMANCE E MOMENTOS HILÁRIOS, AS PÁGINAS DESSE LIVRO ENTRARÃO EM COMBUSTÃO ESPONTÂNEA. QUEM SAIRÁ VENCEDOR? FAÇAM SUAS APOSTAS. O JOGO DE SEDUÇÃO ESTÁ PRESTES A COMEÇAR.

LidosdaCris 02/01/2023

O livro é aquele típico clichê adolescente. Gostei muito da forma como a autora escreve. Ótimo para sair de uma ressaca literária.

Os personagens são envolventes e romance é bem desenvolvido. A leitura foi leve e divertida.

A.Maia 01/07/2018

A Aposta #1
Como o próprio nome do livro já diz, há uma aposta, uma de amor! Personagens fofos e queridos dão um ar leve e gostoso para a leitura. Um enredo juvenil que, a princípio, parece ser uma narrativa boba, clichê e mesmo que, logo no começo, nós já saibamos como irá ser o fim para este casal, acaba sendo envolvente. Em minha opinião, foi uma história de bastante nostalgia, reencontrei comigo mesma nesta idade e relembrei alguns aprendizados.

A aventura se inicia no Colégio Prisma, e tudo acontece na viagem de formatura, na ilha Inamorata com 34 estudantes, 2 professores e muita emoção! Alex precisa de dinheiro para consertar sua moto, e acaba aceitando entrar em uma aposta para conquistar o coração de Nina. Entretanto, não será fácil de ela cair nas garras do gato da escola, pois possui um coração de pedra.

Personagens reais com inseguranças e medos condizentes com as suas idades. Vanessa Bosso criou uma história cheia de conteúdo. Como cenário se tem um local paradisíaco descrito de forma arrebatadora. Ainda, o amadurecimento que todos os acontecimentos levam os personagens a ter é bem visível.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Emanuele Silva 02/03/2020

O livro é bom, é um pouco imaturo e tem aquela graça e drama de romances adolescentes. Fiquei imaginando um filme com esse roteiro durante a leitura, que foi gostosinha.

anna 04/08/2022

Lindo
Eu adooooooro um cliche de aposta, esse livro tem um diferencial, mas ele segue bastante o cliche e consegue ser MUITO BOM.

Me afeiçõei muito ao círculo principal e achei todos eles mtos legais.

Adorei o plot e o romance da Nina e do Lex, meus lindos, recomendo!

Polly 09/02/2020

Sobre adolescentes
A historia se passa com os alunos de uma escola de ensino médio que costumam fazer apostas altas sobre os casais que serão formados. Abordando temáticas como "garota popular", "bullying" dentre outras questões .

Vitor Emmanuell 01/08/2013

Eu aposto!
Primeiro queria declarar que li o livro duas vezes e lerei uma terceira ainda este ano. É um dos meus favoritos e me conquistou deste as primeiras páginas:

“Estão me acompanhando? Pois então, é bem provável que o barulho do tapa transferido por Nina em Lex tenha feito o caminho inverso, reverberando nas bordas da galáxia, alcançando inclusive nossa vizinha, Andrômeda.”

O livro foi publicado na Amazon, como e-book. Para vocês, leitores lindos terem uma ideia deste universo em A Aposta, o livro figurou nos mais vendidos mesmo sem possuir editoras. Batendo de frente com os estrangeiros – o que me deixa feliz, pois este livro ganha de 10 a 0 em alguns por aí.

Tiveram duas coisas que me chamaram a atenção no livro. Primeiro a narrativa inovadora. Nada de coisa séria, aqui temos uma narradora que tem opinião sobre a história. Isso mesmo! A sensação que eu tive, era de que alguém estava me contando a história o tempo todo. Entendem? A outra coisa foram os capítulos muito bem organizados. Você se prende ao livro muito fácil, sem contar que a história é ótima.

Como o próprio título, a história a grande aposta do ano. Nina odeia qualquer homem que use cuecas. Resumindo: Ela odeia todos. Mas aposto que se você der um Golden a Nina, ela o amará eternamente.

Nina é o tipo de garota que eu me apaixonaria, confesso.

“Nina se aproxima e impulsionada por uma fúria crescente, acerta uma joelhada nas bolas de Lex. O cara empalidece e urra de dor, caindo ao chão.”

Lex é um galinha gostosão inteligente – o tipo que faria qualquer garota suspirar só de falar nele, estou certo? Suspiraram meninas? A grande aposta do ano é: Lex conquistar Nina em míseros 7 dias. Mas não são só 7 dias, são 7 dias de formatura na Ilha Inamorata.

Caso ele consiga conquistar o coração de pedra gelado de Nina, ele ganharia algo. O que parece ser impossível. Ele é apoiado por seu amigo Gancho que na minha opinião, deveria criar um pouco de juízo.

“— A Nina? Você bebeu e bateu com a cabeça?
— Qual é cara!? A mina é uma gata. – Gancho incita, divertindo-se.
— A garota mais parece um cavalo selvagem! Ela é intocável, Gancho!”

Pois é, como vocês devem ter percebido. Nina é o cão chupando manga no colégio. Mas com elegância, curvas e muita coisa boa! E vocês devem saber que o bafafá sobre apostas num colégio deve rolar solto!

“A Grande Aposta será lançada.
Lex x Nina.
Amanhã, no pátio do colégio.
Venham com a carteira recheada de notas altas.
Gancho.”

Depois que Nina sabe da grande aposta, pensa até em desistir da viagem, mas sabe que suas amigas não deixariam. Afinal... Se está na chuva, tem que se molhar! Ah... (me imaginem suspirando) Nath e Lais são duas fofas que eu adoro. Mas eu amo mesmo é a Nina, ok?

“Nina não cogita a possibilidade de desistir da viagem, mesmo sabendo sobre a aposta que está rolando. E se por acaso ela pensasse em desistir, suas melhores amigas, Nathália e Lais, não permitiriam.”

Falei da maldita bruxa do mal? Não... Bruxa ainda é elogio. Ela é um troll que foi ex de Lex. Não ex... Ela foi o fruto de uma aposta. E ele passou o rodo nela. O que se espera de uma aposta, não é? E eu digo prócês... Ela fará de tudo para destruir Nina, Lex e todo mundo. Eu imagino a maluca como uma patricinha daquelas sabe? Daqueles filmes de Hollywood, cheia de joias e de claro... Muito veneno.

“Bárbara é a ex-namorada de Lex. Bem, ex-namorada é subjetivo, já que a coisa toda não passou de uma aposta. E como toda garota orgulhosa e vingativa, Bárbara ainda não se esqueceu do que aconteceu no ano passado, mas contarei os detalhes sórdidos mais tarde.”

E agora vocês precisam ler o livro para descobrir quem vencerá a grande aposta!

“Paixão e inocência. Essa é uma combinação perigosa.”

Pois é gente, eu recomendo muitoooooo o livro! Ele está com um preço camarada na Amazon. Um valor que não daria nem um lanche da tarde! Para comprá-lo, clique aqui. Que tal mais alguns trechos? É viciante!

“Sim, meus caros, a brincadeira transformou-se numa guerra. Façam então as suas apostas, porque o jogo de sedução está prestes a começar.”

“Lex é o tipo de cara que saca as pessoas numa primeira olhada.”

“Nina precisará esperar o jogo começar para detectar possíveis falhas no jogo de Lex.”

“Ainda assim, ela acredita que o ataque é sempre a melhor defesa.”

“Ai, cansei. E não sou só eu. Nina hesita quando a bola volta para sua quadra, as pernas não respondem. Lex está com vantagem e nem assim comemora, ele não tem forças para isso.”

“Lex toma o rosto dela entre as mãos. Algo devastador a inunda nesse instante. É uma sensação grandiosa demais para ser desprezada.”

Título: A Aposta
Autoras: Vanessa Bosso