Papillon

Henri Charrière

Resenhas - Papillon

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jeff_Rodrigo 09/04/2024

O angustiante relato autobiográfico de Henri Charrière, que, condenado por um crime que não cometeu, foi enviado à Ilha do Diabo, na Guiana Francesa, na década 1930, tendo sido obrigado a passar por terríveis episódios de tortura e medo, em um ambiente totalmente hostil e degradante.

Apesar do flagelo, Henri não perdeu nunca a dignidade, tendo feito da liberdade seu objetivo de vida. Assim, ele engendrou as mais complexas e perigosas tentativas de fugas. O detalhe é que mesmo tendo recebido punições cada vez mais brutais diante de suas tentativas fracassadas, ele continuou obstinado a se ver livre do peso da injustiça do Estado francês.

É um livro que te prende, te estimulando a não se entregar facilmente perante as injustiças do mundo.

Mell 09/02/2024

Após ser preso injustamente tenta por várias vezes fugir das ilhas, cada tentativa um novo sofrimento, leitura super fluida apesar do tamanho

Vitoria 05/11/2023

Faz tempo que não faço resenha, é que passei na faculdade? acho que isso é autoexplicativo ?
O livro é bom é em narrativa primeira pessoa como se fosse ele (Papillon) nos contando a história realmente, o problema é que eu enrolei muito pra ler pq é ele tentando fugir,fugindo e voltando pra prisão, em formas diferentes e isso me cansou.
Eu voltei a ler e percebi que isso é uma autobiografia!!!!!( eu sabia que era uma história real mas não que o próprio homi escreveu o livro)Aí deixou de ser chato e passou a ser impressionate, de acordo com o mesmo tem um pouco de fantasia mas é loucura atrás de loucura então não deixa de ser menos impressionante.

PS: Ele morreu na miséria tentando fazer que seu livro virasse um filme e virou uma ascensão.

Sira Borges 01/09/2023

Papillon
Li esse livro também quando morava com meus avós. Meu avô fazia assinatura do círculo do livro, que tinha uns livros bem legais... e papillon foi um desses! Li sem saber nada sobre a história e me impactou muito a leitura, lá pelos meus 15, 16 anos.
Aí depois eu fui ver o filme...(mas o livro é melhor, claro, sempre!!)
Henrique Sanches 01/09/2023minha estante
Quando eu era garoto, minha irmã assinou o Clube do livro... naquela época não era tão gourmet como hoje são esses clubes que tem por aí, cheios de brindes... eu assisti o filme e fiquei muito impactado. Se o livro é melhor, merece uma leitura.

Henrique Sanches 01/09/2023minha estante
Parabéns pela resenha, vou colocar ele na fila.

Sira Borges 01/09/2023minha estante
Muito melhor!!!! Bem mais detalhado!!! Merece a leitura!

Henrique Sanches 01/09/2023minha estante
Obrigado pela dica!!!??? vou ler sim!!!

Fernandes83 13/08/2023

Buenooo
Esse livro é um clássico bem especifico da minha família. Acho que a leitura dele é quase uma forma de herança... hahaha
Finalmente chegou minha vez e li, não por obrigação, mas sim por vontade mesmo! A oratória é simples e real, como se fosse um bate-papo com o Papillon. É encantador, apesar de triste por ser uma prisão, toda a luta pela liberdade, toda a trajetória pela América Latina, fiquei encantada por imaginar cada detalhe dessa terra.
Achei algumas coisas óbvias, desconfiei das recepções amistosas para o Papi, fiquei irritadinha com alguns abandonos, porém, tbm fiquei encantada pela narrativa em torno dos nossos países vizinhos, das descrições da natureza, dos povos originários e do que mais tarde seria o povo latino americano, mesmo com toda a opressão colonial.
Em alguns momentos eu enjoei do livro, mas continuava muito curiosa com a história.
Provavelmente não deve haver graça em ser borboleta se não puder voar... Voa Papi

Robson 12/05/2023

Ano de 1933, prisão perpétua por um crime que não cometeu... só isso já torna a leitura convidativa.

Esqueça o número de páginas porque conforme a história real vai se desenrolando se torna praticamente impossível conseguir parar de ler.

Conheci a história quando ainda na adolescência meu pai me apresentou o filme (primeira versão - 1973). Assista! Mas somente após ler livro

Christiane.Leite 02/05/2023

A riqueza de detalhes, a luta pela sobrevivência e a vontade de ser livre são cativantes. Não à toa, o livro acabou virando um filme estrelado por Steve McQueen, em 1973, e mais recentemente, em 2017, com Charlie Hunnam no papel principal. Mas vai aqui uma informação precisa: Henri Cahrrière, o autor, é uma farsa. De acordo com a Polícia Federal, ele na verdade roubou a história de René Belbenoít, que liderou uma fuga da ilha, na qual estava Charière. Ainda, segundo investigação da PF, o verdadeiro Papillon morou no Brasil após a fuga, mais precisamente em Roraima, onde morreu aos 73 anos, em 1978.

Nivia.Oliveira 25/04/2023

Papillon é “borboleta” em francês, e bem simboliza esse homem, real, Henri Charrière, que por várias vezes tenta sair do casulo que o meteram injustamente, para alçar voo de volta à França. Sim ela mesma, a mãe da liberdade. De lagarta à borboleta é praticamente uma ressurreição! É isso que ele quer...viver de novo!
Ninguém consegue cortar as asas desse homem cujo “espírito não é o de um vencido”. Desde que chegou à Guiana Francesa, fugir é sua meta. Além da coragem de ser lançar no mar perigosamente, Carrière é muito inteligente e tem uma grande habilidade de articulação (savoir-vivre?), talvez por ter feito parte da fina flor do submundo, ele aprendeu que as artimanhas são feitas no coletivo, para isso, camaradagens são necessárias. Em todas as tentativas encontrou alguém que o ajudasse e soube ser generoso. Quando pensava numa fuga, pensava nela para todos, inclusive nos que ficavam.
Curioso que ele foge até dum paraíso (onde permanece numa tribo indígena num ménage à trois invejável), e volta ao inferno, tamanho era o desejo de vingança, esquecendo-se até do filho com Zoraima. A fuga é um desafio e lhe dá moral.
O livro é uma denúncia, a la Victor Hugo em Os Miseráveis: julgamentos descabidos; as condições insalubres e barbaramente repressivas dos presídios; a luz dos direitos do homem e do cidadão; o direito à reabilitação. Na pele de Dreyfus, Henri Carrière anseia pela reintegração e com sua história diz que é necessário “uma maneira mais humana de tratar os que erram”.p. 63
Rodrigo 25/04/2023minha estante
Uaaaau! Muito boa! Li esse livro com uns 15 anos de idade, e essa resenha me fez lembrar do quanto ele foi importante na minha formação literária. Parabéns!

Thiaguinho547 02/04/2023

Simplesmente sensacional.
02/04/2023
Fazia tempo que eu não lia um livro tão bom.
Muito melhor que o filme. Só soube do livro depois de ver o filme e acabei comprando a continuação dessa história mesmo antes de terminá-la.

Acredito eu que com uma boa pitada de ficção a leitura te deixa preso e você acaba nem percebendo a quantidade de páginas que vai passando. Leitura muito instigante, curiosa e detalhada. A coisa flui e flui bem.

Somente no fim do livro (pesquisando sobre a penitenciária de El Dorado na Venezuela) soube que supostamente o autor fraudou manuscritos de outro prisioneiro - René Belbenoît - e o publicou em seu nome. Pretendo continuar a leitura em Banco e em seguida pesquisar quem realmente é o seu verdadeiro autor.

Recomendo demais.

Rosangela Max 10/03/2023

Uma história verídica que deixa muita ficção no chinelo.
Se é o conteúdo é 100% autobiográfico ou uma mescla com ficção eu não sei. O que posso afirmar é que o resultado ficou incrível!
Toda a história é de tirar o fôlego e transmite uma sensação tão realista que eu conseguia visualizar perfeitamente cada ação e cada cenário descritos pelo autor, como se fosse um filme passando pelos meus olhos. Afinal, um homem que foi condenado injustamente a prisão perpétua e que depois cometeu vários crimes para manter-se vivo e escapar é um enredo difícil de resistir.
A escrita é fluída e instigante.
Recomendo a leitura.
Lisiane 10/03/2023minha estante
Eu vi o filme.

Carolina 10/03/2023minha estante
Eu não acredito que seja verídico, mas o livro é bom

Ariana87 13/02/2023

Fugir, fugir e fugir...
Eu gostei do livro, mas é mais fácil qualquer pessoa que vá ler imaginar que tudo não seja real (porque não sabemos mesmo se é real ou não). Fui ler pensando em biografia, só que aconteceram tantas coisas inverossímeis na vida do Papillon que não achei muito criveis e isso me fez perder muita imersão. Melhor ler como se fosse romance mesmo.
A história é basicamente sobre fuga, Henri Charriere foi preso e condenado a prisão perpetua em uma colônia (guiana francesa) de trabalhos forçados da França e então passa a planejar sua fuga.

O livro inteiro é ele fugindo. Chegou no fim eu já estava um pouco cansada, foram 740 páginas de fugas e no fim mesmo quando ele estava um pouco estável lá vinha outra fuga...

Mas o livro é divertido. Para quem gosta de aventuras e de pessoas resilientes vai amar esse aqui.
O escritor diz que foi tudo verdade, mas eu não sei não.

Fábio Morcego 21/01/2023

Leia como se fosse um romance e não uma biografia.
A leitura realmente é muito fluída e te prende a história, essa por outro lado me pareceu um pouco fantasiosa demais em alguns momentos. É certo que a época era outra, a realidade era bem diferente mas certos exageros deixam a história as vezes pouco crível. Como afirma a orelha do livro existe alguma controvérsia a respeito da história afinal, o autor é sim um fugitivo mas admite que parte da história vem de sua imaginação. De qualquer maneira vale a pena a leitura se você tiver em mente que está lendo um romance e não uma biografia.

Claudia.Mayara 24/12/2022

?E sem fraquejar, cumprirei o meu ideal: fugir.?
O livro conta a história de Henri Charriere, condenado a prisão perpétua por um crime que não cometeu.
História essa contada com emoção e clareza. Acompanhando anos de sua vida e diversas fugas, que levou a muito sofrimento, mas que também colocou pessoas boas e reconhecimentos em busca de sua liberdade.
Noxious.Storm 24/12/2022minha estante
Coitado do protagonista. Esse livro parece muito bom

Josana.Baltazar 15/10/2022

A história é tão impressionante que parece mentira, creio que deve ter sido um tanto romantizada o que não tira o brilho, adorei a forma que mostra o quanto tem gente boa nesse mando, e que se pode vencer as adversidades quando se tem amor a vida, super índico

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6