@mor

@mor Daniel Glattauer

Resenhas - @mor

Viviane 19/09/2016

Surpresa!
Amor nos tempos da internet. O livro me deu uma raiva às vezes e em outros momentos foi maravilhoso.
Li rápido porque os capítulos sem em forma de e-mails.
O final me surpreendeu.
Da pra sentir todas as sensações dessa nova fase de amor nos tempos de internet.
Recomendo.

Katy 01/08/2016

"Escrever é como beijar, só que sem os lábios."
Destruindo qualquer preconceito literário que pudesse surgir, Daniel Glatlauter consegue contar uma história maravilhosa APENAS por e-mails. Sim, hoje vamos falar de @mor.

Confesso que só comprei @mor porque tinha ganho a sua continuação (A sétima onda) e não quis ler o segundo sem ter entendido o começo da história, mas comecei a ler sem grandes expectativas. Logo de início já vi que ambos os livros são narrados apenas através de uma longa troca de e-mails entre os dois protagonistas e achei que dessa forma seria muito difícil que houvesse aprofundamento nos personagens e sentimentos. Grande engano!

O livro começa quando Emmi, tentando cancelar a assinatura de uma revista, acaba enviando um e-mail para Léo, cujo endereço era semelhante ao da editora. Léo responde explicando o mal entendido e eles não se falam novamente até o natal, quando ela manda um e-mail de "boas festas" para todos os remetentes de sua caixa de entrada, inclusive o de Léo. Logo ele responde de forma sarcástica falando sobre o quanto "adora receber e-mails coletivos de pessoas desconhecidas". A partir dai, eles iniciam uma relação intensa, divertida e muito instigante.

Léo e Emmi passam a se conhecer de forma cada vez mais intima, sem no entanto nunca falar sobre suas aparências ou sobre as coisas práticas de suas vidas. Falam de sentimentos, questionam um ao outro sem nunca obter respostas concretas e fazem um verdadeiro jogo de morde e assopra, repleto de provocações, deduções e um sentimento de identificação cada vez mais crescente.

Entretanto, Emmi é casada e isso ela deixa claro para Léo, ao mesmo tempo que inúmeras vezes demonstra declaradamente que seus sentimentos por ele estão ficando muito intensos. Léo também as vezes admite, mas em geral quando está bêbado. Fica claro que ambos sabem que a relação que estão construindo está longe de ser uma amizade comum e talvez sejam almas gêmeas, unidas pela ironia de um e-mail enviado por engano.

Logo, Emmi e Léo começam a cogitar a possibilidade de um encontro, mas ao mesmo tempo que

querem muito, os dois se retraem por saberem dos inúmeros riscos que isso trás. Se o encontro for ruim, destruirá toda a magia que está presente em cada linha de cada e-mail que trocam. Se for bom, provavelmente vão querer muito mais que apenas se conhecerem e isso colocará em risco o casamento estável e razoavelmente feliz de Emmi.

Para continuar lendo estas e outras resenhas, visite o meu blog!

site: https://bloggerculturando.blogspot.com.br/2016/07/emmi-leo-mor-setima-onda-daniel.html

Vitoria.Magalhaes 17/07/2016

@mor por esse livro!
Uma amiga de faculdade me recomendou esse livro. Fiquei maravilhada e li os dois livros da duologia em um dia e meio, porque estava muito ansiosa pro final. Os diálogos por email são intensos e me deixaram bastante nervosa, várias vezes. E bastante feliz e emocionada, tantas outras vezes mais. Amei esse @mor.

danielolivreiro 09/12/2015

"Continua... "
Como já dito. O livro é instigante. Logo quando vi a capa do livro já pensei: esse livro pode ser interessante. A cada página fiquei curioso em saber a resposta do outro. Leitura rápida. Em algumas páginas fiquei impaciente. Quase no final pensei "Até que enfim!" e no final minha foi então "O que? Como?"
Estou curioso pra saber a continuação.
Luh 14/12/2015minha estante
Estou curiosa pela continuação faz tempo.

danielolivreiro 15/12/2015minha estante
a continuação é essa https://www.skoob.com.br/emmi-e-leo-a-setima-onda-321510ed360115.html

A continuação é Emmi & Leo: A sétima onda

Luh 18/12/2015minha estante
eu conheço, amor.. to curiosa pra ler.

Dri 11/11/2015

Amei!
Emmi está tentando cancelar uma assinatura de revista e acaba enviando um e-mail para o destinatário errado, quem recebe este e-mail? Léo, um professor que está realizando uma pesquisa sobre “emails”.

Após esse “erro” os dois começam a conversar por e-mail e acabam criando uma amizade muito forte, ficando um muito intimo do outro.

Durante toda esta troca de e-mails, acabam percebendo que mesmo sem se conhecerem, não conseguem mais passar o dia sem se falarem (por e-mail) e estão pensando muito um no outro.

Tentam de várias formas se afastar, resolvem que talvez seja melhor para ambos, mas no fim das contas acaba não funcionando, apesar da distância eles estão se “aproximando” cada vez mais.
Eles decidem que devem se encontrar. Mas será que eles vão se encontrar? Será que vão se gostar pessoalmente, assim como se gostam por e-mail? Bom, isso eu não vou dizer, é melhor que vocês leiam e tirem suas conclusões rs

Eu adorei o livro, achei um romance muito bem elaborado, diferente, certas vezes bem hilário e muito gostoso de ler.

Como hoje em dia tudo é muito fácil de encontrar pela internet, por exemplo, se você quer conhecer uma pessoa, busca o nome dela no Google, e lá está a pessoa que você procura. Esse livro apesar dessa praticidade, não é assim. O romance é “online”, mas tem todo um mistério.

Eu costumo ler os livros bem rápidos, mas esse eu literalmente devorei!
Indico muito este livro, MARAVILHOSO!
Estou “louca” para ler a sequencia. Qual será o destino de Emmi e Léo?

site: http://livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/

Andreza 10/09/2015

Assunto: livro favorito
Prezados leitores,

Este é o mais arrebatador livro do gênero. Ou foi pelo menos pra mim. Quem nunca teve um amor virtual, que atire a primeira pedra e saía da internet porque você não está usando direito. Encontrei esse livro na bienal em 2013. Passeando pela estante, vi essa capa que logo me chamou a atenção. Peguei, esfolhei e não tive dúvidas em levar. Comecei a leitura no caminho de volta mesmo e não parei. É um livro que descreve com empatia a nada mole vida dos relacionamentos via internet. O autor deixa passar para você toda aquela angústia de esperar por uma mensagem, ou então interpretar de forma errônea gerando ansiedade e frustração. E o que dizer do final? Tiver que voltar à bienal só para comprar o segundo volume. Escala de amorzinho: 5 @@@@@

site: http://www.docebiblioteca.wordpress.com

V 04/09/2015

INQUIETANTE, irritantemente INSTIGANTE! Surpreendente em muitos sentidos (em destaque o final).

TatáVasconcelos 04/08/2015

Amor.com
É certo que, mais do que nunca estamos vivendo num mundo virtual. Passamos mais tempo conectados – pelo computador, tablet ou celular – do que disponíveis no mundo real, seja por diversão ou por trabalho. É natural que, dentro deste novo contexto social, algumas pessoas também se tornem adeptas do namoro virtual. Acredite, nem os personagens dos livros estão imunes a isto.

Ao menos não os simpáticos personagens de @mor, do Daniel Glattauer.

Este livro é, estruturalmente, um inovador romance epistolar – uma história contada a partir de cartas, entradas de diários, registros de bordo, ou, no caso deste livro, e-mails. Sem nenhuma outra narrativa, o livro inteiro consiste de um diálogo em duas vozes entre os dois protagonistas, Emmi Rothner e Leo Leike.

Tudo começa com um e-mail equivocado. O endereço eletrônico permanece na lista de contatos por meses, até que, por descuido, um e-mail coletivo os faz dar início a um longo e sério relacionamento virtual. Um flerte extenso e cativante entre dois completos desconhecidos, que por acaso moram na mesma cidade, mas não se conhecem, nem tem qualquer pretensão de se conhecerem pessoalmente. Sobretudo porque Emmi é casada, e segundo ela mesma, é feliz no casamento. E Leo prefere conviver com a imagem que concebeu de sua própria Emmi.

No entanto, aos poucos, os dois vão perdendo o receio de compartilhar pedaços de sua vida privada, e o flerte inocente vai ganhando a forma de uma relutante, porém, poderosa paixão.

Mais que uma história de amor moderna e fora dos padrões, @mor é quase uma invasão de privacidade, pois nos dá a sensação de estar xeretando a caixa de e-mails de outras pessoas, e lendo suas conversas particulares. E sejamos realistas: quem resiste a esse tipo de curiosidade?

site: http://admiravelmundoinventado.blogspot.com.br/2014/11/desafio-10-amorcom.html

davilavasc 06/07/2015

Emmi Rothner ao tentar cancelar a assinatura de uma revista, acaba mandando, por engano, um e-mail para Leo Leike que a responde de uma forma um pouco diferente... Emmi é aquele tipo de pessoa que gosta de mandar e-mails coletivos e com o período das festividades do fim de ano se aproximando, ela coloca acidentalmente Leo entre os destinatários e este a responde de uma forma bem instigante e assim começa a troca de mensagens.
Começa a ter um certo tipo de [...]

site: http://leituranomeumundo.blogspot.com.br/2015/07/resenha-do-livro-mor.html

Debyh 01/07/2015

@mor é daqueles livros em que a própria escrita já é diferente afinal se trata de e-mails, o livro inteiro é composto por troca de e-mails. Não achei que iria gostar, sou meio tradicional, às vezes prefiro uma boa história em terceira pessoa mesmo, mas assim como o vento, mudei de ideia no primeiro capítulo.
(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/mor-daniel-glattauer/

Angell 29/05/2015

@mor
#1 Gostei do livro, mas em certo ponto me pareceu monótono, cansativo... até que, DE REPENTE, ele volta a me prender!
#2 O final é lindo e surpreendente...

Rascunho com Café 19/05/2015

Narrativa inusitada sobre romance nada convencional
É possível se apaixonar por alguém sem ao menos conhecê-lo pessoalmente? Daniel Glattauer responde minha pergunta muito bem em @mor, ao mostrar uma perspectiva diferente sobre o tema e com uma técnica bem interessante, sendo totalmente escrito por e-mails. Como lidar com a distância e outras barreiras impostas nesse tipo de relacionamento, já que nem por fotos os protagonistas se conhecem?

O relacionamento de Emmi e Leo é construído aos poucos. O primeiro contato é bem inusitado, o segundo um pouco mais amigável, enquanto o terceiro quebra definitivamente a barreira de "desconhecidos" e as mensagens se tornam cada vez mais frequentes... até as coisas ficarem mais íntimas. Eles se apegam tanto aos e-mails que chegam ao ponto de não realizar tarefas do cotidiano antes que recebam uma nova atualização na caixa de entrada.

Leo é o primeiro a contar sobre seu (ex) relacionamento amoroso. Completamente desgastado e com um término de namoro nada legal, ele se abre para a recém amiga a respeito de seus sentimentos mais profundos e de como foi "rejeitado" por sua ex-namorada Marlene. A resposta de Emmi não é tão agradável, pois ela fala (escreve no caso) tudo o que lhe vem à cabeça. Após pequenos desentendimentos, ela acaba comentando sobre seu casamento aparentemente feliz e perfeito e seus enteados, o que deixa Leo um pouco apreensivo.

Mesmo casada, Emmi mantém diálogos muito íntimos e, inclusive, demostra ciúmes do amigo virtual mais de uma vez, mas sempre declara que todas aquelas mensagens são apenas "distrações" da rotina e que não há nenhum sentimento forte por parte dela (mentirosa). Sinceramente, não gostei das atitudes dela. Emmi se mostrou uma personagem muito insegura de si e egoísta.

Ela diz várias vezes que não está traindo e nunca trairá o marido. Particularmente, considero a relação virtual tão séria quanto uma traição propriamente dita, pois os sentimentos são muito fortes e o amor é recíproco. Para alguns é até pior do que traição, pois é uma quebra de confiança e respeito. Emmi até finge que não gosta tanto de Leo e apresenta uma amiga, mas as coisas se transformam em uma bola de neve ainda maior. Por outro lado, gostei muito do Leo, é totalmente na dele e tem uma personalidade marcante. Só queria entender como ele aguentou Emmi por tanto tempo.

A proposta do livro em ser totalmente escrita por e-mails é audaciosa e chama a atenção logo de cara. O formato segue a linha dos romances epistolares, escritos por cartas, assim como em As Vantagens de ser Invisível. Até que funciona muito bem nas primeiras páginas, mas a magia se perde aos poucos. Queria saber mais sobre os pensamentos mais profundos do casal. O dia a dia de Emmi e conhecer sua relação "feliz" com a família. Os dilemas de Leo e suas bebedeiras espontâneas. O que cada um pensa ao receber o e-mail e os sentimentos ditos por eles mesmos e não por e-mails. Senti muita falta disso. A exploração nesse quesito foi bem rasa.

Diferentemente daqueles romances "felizes para sempre", @mor é coerente ao mostrar as dificuldades impostas em um relacionamento, o desgaste do casamento e as traições (ou não traições). As situações dos encontros, quase encontros e pós-encontros trouxeram um ânimo a mais a leitura, como quando eles inventam um jogo para ver se um consegue encontrar o outro em um bar e depois especulam quem era quem. Por fim, não posso esquecer de citar Bernhard, esposo de Emmi, personagem que tomou atitudes drásticas e corajosas para uma pessoa machucada emocionalmente. O autor poderia ter desenvolvido melhor o personagem neste livro, traria muito mais agilidade ao enredo.

O livro possui uma continuação: Emmi & Leo - A Sétima Onda, que pretendo resenhar em breve e comentar um pouco mais sobre esse romance inusitado com um término maligno e maravilhoso! Boatos de que os leitores tiveram desmaios múltiplos ao ler aquele "Continua...".

site: www.rascunhocomcafe.com

Cris 18/05/2015

E-mails são perigosos rs!
Leo Leike e Emmi Rothner se conheceram de uma forma bem improvável, foi necessário apenas um e-mail, um único e errôneo e-mail para trazer à realidade um relacionamento inicialmente descomplicado.
Os dias e as semanas dos dois começaram não só a ter um novo sentido como seguir um novo rumo. A ansiedade e a curiosidade para saber mais de cada um os aproximaram de uma maneira no mínimo intrigante. Quem seria essa Emmi questionadora e tão apaixonante? Quem de fato é esse Leo tão metódico e envolvente?

"O interessante é se e como cada um acha que reconhece o outro, e não como de fato nós nos pareceremos, acho eu."

Não entrarei em detalhes para não entregar pontos extremamente importantes sobre a leitura, mas, o que posso dizer? '@mor' é um livro interessante, intrigante e acima de tudo inteligente, sabe aquela leitura que te obriga a usar o cérebro? Não me refiro à escrita ela sequer é difícil, tampouco culta. Embora seus diálogos sejam todos virtuais, por e-mail precisamente, consegui sentir a conexão entre seus personagens principais. A construção da história me trouxe uma curiosidade que apenas é atiçada ao longo dos capítulos, ops... e-mails rs! Se eu parar para pensar, o cenário criado pelo autor é bem simples, ele ousou em cima de e-mails, aparentemente, despretensiosos e erroneamente desinteressantes. E com uma sacada de mestre — a meu ver —, ele apresentou mesmo que não intencionalmente, um rico vocabulário inexistente em muitos livros. Contudo, ao mesmo tempo que senti a capacidade de envolvimento do autor em sua escrita, fui tomada por um controverso sentimento ao longo da trama, a situação dos personagens me fazia tanto discordar do desenvolvimento dos fatos, quanto dificultar a minha compreensão, sobretudo, a motivação de Emmi. Esse leve incômodo não me fez suspirar como queria, entretanto qualquer opinião mais aprofundada seria baseada apenas em achismos. Afinal, este primeiro livro te OBRIGA a ler sua continuação. Digamos que é muito delicado e um tanto perigoso tentar esboçar algo conciso, novamente, tudo aqui mencionado seria trabalhado em achismos. E por este motivo já estou com 'Emmi&Leo – a sétima onda' em mãos, ainda hoje iniciarei minha leitura.

"Nós caminhamos para a grande desilusão. Não podemos viver o que escrevemos."

A escrita do autor Daniel Glattauer não é adequada a todos os gostos e paladares literários, alguns poderão achar maçante; outros, sem graça... sabe aquele famoso termo, "não vi nada de interessante!" Pois bem, eu não faço parte dessa estatística, mesmo me frustando em determinados momentos, consegui absorver e entender o que as entrelinhas quiseram me passar.

E para encerrar, diferentemente de algumas resenhas que li, não achei '@mor' muito engraçado. Ele é leve porém complexo... bem, eu me vi confusa em alguns momentos rs! Mal posso esperar para conhecer seu real desfecho. Sendo assim, fui!