@mor

@mor Daniel Glattauer

Resenhas - @mor

Amanda Azevedo 12/06/2012

"Escrever é como beijar, só que sem os lábios. Escrever é beijar com a cabeça."

@mor é o primeiro romance de Daniel Glattauer publicado aqui no Brasil pela Suma de Letras. Nunca tinha ouvido falar do autor nem de seus romances, mas ao ver a notícia de que esse livro seria publicado o título logo chamou a minha atenção. No livro somos apresentados a Emmi Rothner e Leo Leike, que são donos de uma história, ao mesmo tempo, inusitada e comum. Conhecê-los foi uma leitura agradável, rápida e apaixonante.

Tudo o que Emmi queria era cancelar a assinatura de uma revista e para isso ela encaminhou um e-mail para a mesma dizendo que não queria mais assiná-la, mas ela, acidentalmente, endereça o e-mail para a pessoa errada e o destinatário para sua sorte é Leo Leike.

E é assim, nesse mero acaso que eles se conhecem e passam a se relacionar virtualmente. Com um e-mail que poderia ter sido perfeitamente ignorado por Leo... Ao respondê-lo, ele certamente não imaginava as mudanças que aconteceriam em sua vida.

A princípio os assuntos dos e-mails são genéricos, revelando pouco sobre cada um, mas com o passar dos dias o contato vai se tornando mais íntimo e eles se tornam verdadeiros confidentes. Com o tempo é inevitável que surja a vontade de se encontrarem pessoalmente, mas o medo, ora por parte de Leo, ora por parte de Emmi, acaba por procrastinar esse encontro.

Eu estou um pouco bêbado, mas só um pouco. Bebi a noite inteira até dar meia-noite, até Emmi vir me visitar. Sim, é verdade. Essa não foi minha primeira garrafa. Estou com saudade da minha Emmi. Você quer vir aqui? A gente simplesmente apaga a luz. Não precisa se ver. Eu só quero sentir você, Emmi. Eu fecho os olhos. (...) Estou bebendo a nós. Já estou um pouco bêbado. Mas não muito. E agora é a sua vez de novo, escreva pra mim, Emmi. Escrever é como beijar, só que sem os lábios. Escrever é beijar com a cabeça. Página 76

O livro é todo em formato de e-mails, mas sabe o que ótimo? Não temos essa linguagem de internet durante o livro, nada de abreviações toscas e coisas do gênero. Daniel Glattauer é dono de uma escrita simples e fluida capaz de nos manter vidrados na história.

O livro termina de uma maneira d-e-s-e-s-p-e-r-a-d-o-r-a! Ao ler a última linha eu te asseguro a vontade que temos é de espancar o autor pela coragem de terminar o livro daquela maneira, deixando o leitor completamente desolado por não ter o próximo livro em mãos. Calma, calma, calma... Não! Não é mais uma série ou trilogia, o próximo livro vai fechar a história pelo menos é o que estou sabendo! e a Suma de Letras pretende publicá-lo ainda esse ano. Preciso dizer o quão ansiosa estou?

@mor é um livro que vale a pena. A história é interessante e os personagens cativantes, torço pra que tenham um final feliz, mas não no estilo conto de fadas e sim no estilo vida real com seus momentos bons e ruins. Porque a Emmi sou eu, você, qualquer uma de nós. E o Leo, ah Leo! Podem me chamar de tola, mas eu acredito que ainda existem Leos por aí.

Por favor, nunca diga vocês homens, quando quiser falar de MIM. Eu sou muito diferente pra me deixar misturar com o generalizante e na maior parte das vezes odioso plural vocês homens. Não tire conclusões sobre mim a partir de outros homens. Isso me deixa doente, e como! Página 81

Joyce 16/07/2012minha estante
xinguei muito o autor no twiiter!! hahahhaha
sensacional o livro!
Quero achar um Leo!

José Luiz 24/09/2012minha estante
Interessante a resenha que vc fez deste livro, eu o tenho mais estou lendo outros e acho que este ano não vai dar para ler, apesar de ser um livro curto. Valeu pela resenha.

Luana 01/10/2012minha estante
Um livro que eu li em dois dias merece ser comentado! Nada de romances melosos, nem de mocinhos ou vilões... Qualquer um de nós pode ser Emmi. Qualquer um de nós pode ser Leo. Num mundo em que somos mais próximos de pessoas cada vez mais distantes geograficamente merecia um romance virtual... Recomendo também!

Isabela.Zaidan 30/01/2013minha estante
Terminei o livro agora e vim correndo procurar comentários sobre o fim que, como você disse, é realmente desesperador!
Quando for publicada a continuação, com certeza lerei.
Adorei o livro, ótima resenha!

Lari's Rachel 15/02/2013minha estante
Oi, gente :)
Adorei a resenha e amei muiiito o livro. :)
Para quem leu apenas o @mor, imagino como devem estar loucos para ler a continuação - como fiquei tbém! :P

E Isabela Zaidan, você escreveu "quando for publicada a continuação...", mas já foi publicada, viu? :)
Eu li em ebook, mas acredito já há o livro tbém. Se alguém quiser, mostro o link onde baixei o ebook... Só me avisem :) ...

*-*

Tullia Maria 16/02/2013minha estante
Também fiquei "revoltada" com o final... Quero essa continuação! Resenha legal! ^^

Naine 21/05/2013minha estante
Adorei a resenha.. e sim.. sou uma Emmi, desesperada e impulsiva, apaixonada.. e devastada pelo fim do livro... terminei ontem de ler a continuação, ameiii absolutamente tudo.. Mas me sinto vazia ser e-mails da Emmi e do Leo.. E confesso que tive muita vontade de cancelar algumas assinaturas de revistas em e-mail aleatórios..

taminnha 28/06/2013minha estante
Também fiquei doida pra mandar e-mails aleatórios a procura de um Léo, depois da leitura do livro. Incrivelmente arrebatador.

Roberta 23/07/2013minha estante
Minha vontade de espancar o autor do livro foi enorme!! Como ele pôde fazer isso comigo??? kkkkk

Livinha 13/03/2014minha estante
Você simplesmente conseguiu descrever o livro como eu gostaria de fazê-lo!
Gostei dessas partes aqui e faço minhas:

"O livro termina de uma maneira d-e-s-e-s-p-e-r-a-d-o-r-a! Ao ler a última linha ? eu te asseguro ? a vontade que temos é de espancar o autor pela coragem de terminar o livro daquela maneira, deixando o leitor completamente desolado por não ter o próximo livro em mãos. [...]

Porque a Emmi sou eu, você, qualquer uma de nós. E o Leo, ah Leo! Podem me chamar de tola, mas eu acredito que ainda existem Leo?s por aí.

Por favor, nunca diga ?vocês homens?, quando quiser falar de MIM. Eu sou muito diferente pra me deixar misturar com o generalizante e na maior parte das vezes odioso plural ?vocês homens?. Não tire conclusões sobre mim a partir de outros homens. Isso me deixa doente, e como! ? Página 81

Sabe a vontade que fica no final? Mandar vários e-mails para endereços eletrônicos aleatórios e ficar na torcida pra que algum Leo Leike te responda."

A-MEI a resenha!

Rebeca 19/05/2014minha estante
Oi Amanda, quero ler esse livro mas qual é a 1° edição? Fiquei perdida com essas três capas diferentes rs.

Euloucaporlivros 24/06/2018minha estante
Ele já lançou o segundo livro?
Não quero começar a ler e passar raiva no final sabendo que não continuação rs

Angela576 19/02/2024minha estante
Esse livro e o segundo é péssimo, nunca mais vou ler.

Magalhãesmaaria 04/05/2021

@mor
Através de mensagens mandadas por engano de Emmi para Leo, os dois começavam uma amizade não tão convencional assim, a medida das diárias trocas de mensagens os dois percebem o quanto estão ligados, o problema é que Emmi é casada e Leo acabará de sair de um relacionamento conturbado. Enquanto o sentimento e a atração cresce entre os dois vem junto a incerteza de como seria um encontro físico.

su fern@ndes 25/06/2012

E pra quem nunca teve um relacionamento virtual, talvez não faça mesmo nenhum sentido.

Andressa 13/06/2021

(????)
Eu achava que poderia, de alguma forma, ser uma obra interessante, que fixasse o leitor. A ideia de ser uma troca de e-mails poderia ter sido bem aproveitada, entretanto, os personagens são insuportáveis. Tanto a "Emmi" quanto o "Leo" foram o casal mais chato que eu já vi na vida.
História fraca. Final fraco.

Não recomendaria mesmo que seja breve.
lele 13/06/2021minha estante
Curiosa pra ler mesmo sendo ruim KKKKKkkkk

Andressa 14/06/2021minha estante
Não é exatamente ruim... mas é muito (???) Sei lá.

lele 14/06/2021minha estante
A confusa MMKKkkkkkk Ameiii

Dessa_R 10/04/2021

Sem pretensão...
Comprei o livro no shopping, pensando que seria mais um romance rapidinho de ler. De fato, por se tratar de uma troca de e-mails a leitura fluiu muito. O que não esperava era me interessar tanto pela história de Emmi e Leo... Agora descobri que se tratava de uma série e estou ansiosa para ler os próximos!!
Rosana 10/04/2021minha estante
Eita! Tenho este aqui em cs. Agora fiquei curiosa kkkkk. Vou ler sim

Dessa_R 10/04/2021minha estante
Foi muito rapidinho de ler! Recomendo para leitura de passatempo!

*Rô Bernas 22/05/2012

Decepç@o!
A história tinha tudo pra ser interessante, mas Emmi, a personagem principal é tão chata...tão chata...tão chata que acabei perdendo o gosto pela história. Pense naquelas mulheres chatas que vivem fazendo joguinhos e cobranças...essa é Emmi. Reclama quando Leo não escreve, reclama quando escreve demais.

"Se eu passo um dia sem lhe mandar um e-mail sequer, vc reclama. E se eu mando, ao longo de cinco horas 14 e-mails, vc reclama do mesmo jeito." (pág 62)

Só fui mesmo até o final pois queria ver como ia ser o desfecho e quer saber? Se tem uma coisa que amei nesse livro foi o final. Perfeitamente merecido!
Felipe | Autor de "Gay de Família" 27/06/2012minha estante
Ainda não terminei, mas concordo que a Emmi é uma mala!

*Rô Bernas 02/07/2012minha estante
Pois é Felipe...vergonha feminina rsss

Dana 09/08/2012minha estante
Tb não fui mto com a cara desse livro. Emmi é uma pé no saco msm... além de que eu tenho problemas sérios com pessoas covardes e pra mim ela é uma das maiores.

Amanda 21/03/2013minha estante
Gente, estou na página 90 e me irrito cada vez mais com os personagens a cada página virada. Ela é chata demaaaaais e ele procura ser certinho e dar lição de moral. To aqui procurando alguém da mesma opinião pra ver se eu é q to chata rs

*Rô Bernas 21/03/2013minha estante
Pode respirar aliviada Amanda, pois chata é a Emmi e não você kkkkkk

Carla 17/04/2013minha estante
Terminei @mor e Emmi e Leo .... A proposta do livro de ser somente troca de e-mails eh boa, entretanto achei que ficou cansativo ...

*Rô Bernas 17/04/2013minha estante
Pois é Carla, quando vi que a proposta era essa me animei pois achei que seria super interessante, mas... :/ rsss

Paula 07/07/2014minha estante
Alguém me ajude com essa Emmi...insuportável! O final foi perfeitamente adequado pra tamanha bipolaridade da parte dela...o famoso ''não te quero, mas não te largo''!

*Rô Bernas 07/07/2014minha estante
Também achei ótimo o final, Paulinha!!!! kkkk
Realmente, nunca vi protagonista mais chata que esta afffff

naniedias 09/05/2012

@mor, de Daniel Glattauer
Emma queria cancelar a assinatura daquela revista, mas estava difícil. Já era o terceiro email que enviava e nenhuma resposta. Até que a resposta aparece, mas não é da revista.
Aparentemente ela havia enviado o email para o destinatário errado! Ao invés de escrever para "woerter@like.com"*, ela havia escrito para "woerter@leike.com", com um indesejável "e" no meio - que acabou levando as suas reclamações para a caixa de entrada de Leo Leike.
E é por causa desse erro que Leo Leike e Emma Rothner se conhecem e se apaixonam - virtualmente. O problema é que ela é casada e ambos querem (ou fingem querer) que essa relação continue apenas no mundo virtual.

O que eu achei sobre o livro:
Confesso que quando vi a premissa do livro fiquei com um pé atrás - quão legal poderia ser uma história de duas pessoas que se conhecem através de um email enviado por engano? Logo de cara já achei que o livro seria ruim.
Aí, leio a resenha do livro no blog Lá no Cafofo (clique aqui e se delicie com ela) e pronto, minha concepção mudou completamente e eu mal podia esperar para ler logo essa história. Antes parecia horrível, depois parecia imperdível.
Após a leitura eu fiquei com um meio termo - o livro é realmente muito bom, mas não é um dos melhores que já li. A leitura, entretanto, vale a pena!
A escrita de Daniel Glattauer é super simples, ainda mais porque os personagens se comunicam via email, mas não é linguagem de internet. Se fosse, eu certamente teria odiado o livro. É uma linguagem muito fluidia e dinâmica! Por conta do formato em emails, que muitas vezes tal como os emails que enviamos na vida real contém apenas uma frase, quando você pisca o olho metade do livro já se foi!
Uma das coisas que mais me agradou, entretanto, foi a maneira não usual de contar a história. Nós conhecemos os personagens, os ambientes e toda a história apenas pelos emails. Se algum deles está mentindo, nós não temos a menor ideia. Qualquer coisa que tenham feito e não tenham contado um para o outro, também nos foge ao conhecimento! Não há uma única linha de história que não seja dos emails trocados entre os dois - e isso é simplesmente super diferente e absolutamente encantador!
Eu fiquei bastante confusa com a relação de Leo e Emma, torci por eles e contra eles - em vários momentos troquei de lado e até agora não sei bem o que eu quero ou acho (embora tenha certeza que gostaria muito de ter alguém como Bernhard). Tanto Emma quanto Leo são personagens muito interessantes e pessoas bacanas! O Leo é um cara sensível, inteligente e bem humorado na medida certa. Uma porta quando o assunto é relacionamento, mas isso a gente até desculpa. Então por que eu prefiro Bernhard? Porque ele parece o tipo de cara com quem eu daria muito mais certo e porque ele é o marido da Emma. Não vou entrar em detalhes sobre essa questão da Emma ser casada, porque não quero contar o que acontece (ou não) no livro, mas é um ponto bem explorado pelo autor.
O final do livro foi extremamente frustrate! Eu me explico. Quem acompanha minhas resenhas aqui no blog sabe que eu gosto de séries, mas que acima de tudo eu gosto de livros que terminem - mesmo que deixem alguns buracos para os próximos. Mas esse não é o caso de @amor - o livro simplesmente acaba na melhor parte! Sério mesmo, deixa o leitor babando de raiva e de vontade de ler o próximo. Quando você se apaixona pelos personagens, se envolve na história, acha que vai ler o acontecimento dos acontecimentos, puf!, o livro acaba e deixa o leitor na mão. Portanto, deixo aqui o meu protesto e o meu apelo para que lancem logo o próximo volume.

PS1: A boa notícia é que são apenas dois volumes (ou seja, no próximo a história será concluída) e a Suma de Letras pretende lançar a continuação ainda esse ano. Ainda bem, porque com um final desses eles iriam receber cartas de ameaças o ano inteiro (e nem seria minhas).

PS2: Tenho cara de quem sabe alemão?! Mesmo que tenha, eu não sei (infelizmente, porque adoraria saber falar esse idioma). O caso é que, portanto, eu não fazia ideia de qual era o título original do livro. E como meu nome do meio é CURIOSIDADE, eu tive que dar os meus pulinhos. Google Tradutor foi a minha alternativa! E eu descobri que o título original do livro é algo como "Bom contra o Vento do Norte"! Lindo, né?! E se vocês não sabem por que esse nome é zilhões de vezes melhor do que o nome do livro em português, eu só tenho uma coisa a dizer: leia o livro!

* Uma coisa que gostei bastante no livro foi a explicação em uma nota de rodapé sobre o erro da protagonista. Woerter é o sobrenome do cara, mas também é o plural de Wort, que é "palavra" em alemão e, portanto, justifica o email da empresa.
Eu, como Emma, também sempre digito algumas palavras tão rapidamente que meus dedos teimam em colocar letras a mais nos lugares errados de vez em quando.

Nota: 8
Dificuldade de Leitura: 4

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com
Thiana 24/06/2012minha estante
Com certeza foi frustrante o final. Como assim terminar logo ali?!
Tomara que a Suma lance mesmo ainda esse ano, por que matar nós pobres leitores de curiosidade e ansiedade é muita maldade.

naniedias 24/06/2012minha estante
Thiana, é muita maldade >< hahahah estou ansiosa pela continuação \o/

Bela 03/01/2013minha estante
A única coisa que eu não gostei foi o formato por email. Sinto falta de uma narrativa! Ótima resenha :)

naniedias 03/01/2013minha estante
Bela, eu gostei demais de ler apenas pelos emails. Minha curiosidade ficou super aguçada para saber detalhes do cotidiano, que não apareceram na história.
Estou bastante ansiosa pelo segundo.

Você já leu "Esposa 21"? É por email também, mas em conjunto há uma narrativa - em primeira pessoa - então sabemos detalhes da vida da protagonista :D

Helen 10/07/2022

Li numa tacada só. Comecei ontem a noite, sem esperar nada demais. O dono falou mais alto e precisei ir dormir. Comecei a ler pra valer hoje e agradeço aos céus por ter a continuação aqui. Que final, super instigante. Desejo como louca o encontro deles.
Argh, não consegui sentir raiva deles, mas poxa... Enfim, diálogos ricos e super interessantes.
Pra garota com o irmão que disse que só tinha livros "bosta" na feirinha aqui vai minha opinião: Vocês não sabem de nada. O que não te enriquece pode muito bem enriquecer o outro. Passar bem.

Uill 29/11/2021

Distanciamento social literário
Fui convidado a adquirir esse livro desde de sua singela e humilde capa. E não tive arrependimentos. A narrativa epistolar se torna palpável e humana, com descrições às medidas que se fazem necessárias e os mistérios sendo para nós também. Eu diria ser uma mistura entre A Casa do Lago sem a questão da viagem no tempo misturada com os tempos pandêmicos e a impossibilidade de estar com as pessoas.

Raquel1501 05/12/2023

@mor - Mrc
Apesar da enrolação dos personagens e da falta de enredo de qualidade o livro não me decepcionou completamente pois foi o primeiro que li fazendo marcações no próprio livro. Fiz a leitura com uma amiga e a experiência de leitura dupla foi incrível, a experiência de marcar o livro foi esplêndida, porém o livro deixa a desejar em muitas coisas, além do fato que ele não tem um final.

?Pra mim, você é como uma segunda voz dentro de mim, que me acompanha durante o dia a dia, você fez do meu monólogo interior um diálogo, você enriquece minha vida interior.?

Luciane.Albuquerque 09/06/2021

Leitura super fluída, devorei em menos de uma semana justamente porque esse é daqueles livros que a gente lê rápido ansioso pra ver o desenrolar das coisas e o final. Porém o desenrolar foi decepcionante e o final mais ainda, fiquei entusiasmada para o tão esperado encontro que nunca aconteceu, só foi enrolação atrás de enrolação pra no fim acabar daquele jeito. Depois de descobrir que esse primeiro foi só a introdução de uma série me conformei um pouco mais com o final dele, só que isso não muda o fato de que os personagens são sem graça, principalmente a emmi que é extremamente narcisista, sem sal e infantil, quase dropei por não aguentar os caprichos dela.

Beca 27/07/2021

Pra mim é traição sim!
Não sei muito o que pensar sobre esse livro, mas sei que agiria diferente pois não concordo com as atitudes da Emmi ?????.
Com toda certeza Leo era um personagem encantador, do tipo de personalidade que eu amo! Já a Emmi me decepcionou bastante com as atitudes e escritas dela. Acho ela muito provocativa, sem se dar conta da vida dela, QUE ELA É CASADA!!! Ela finge q sabe disso e que nunca trairia o marido dela, mas ela só engana a ela msm e mais ninguém. O leo pelo menos tentava conversar sobre isso com ela constantemente e ela o cortava ?. Esse casamento dela deve ser uma merda e ela não é apaixonada pelo marido, se é que algum dia ja foi. Enfim, é bonzinho pq as vezes eu até esquecia que ela era casada. Mas se o livro fosse dessa perspectiva de dois solteiros, eu me interessaria muito mais! Peguei ranço do livro perto do final, mas terminei ??.

Luiza 22/05/2022

Me surpreendi muito com esse livro.
O formato dele é bem diferente, todo o livro é uma conversa por E-mail.
Certo dia, Emmi manda um e-mail para Leo por engano, e um tempo depois ela comete o engano novamente... A partir daí eles iniciam uma conversa, e isso vai avançando pra uma amizade e talvez, amor?

Achei a dinâmica bem legal, querendo ou não, os personagens são uma incógnita para o leitor também, a gente só sabe aquilo que eles revelam um para o outro, e juntamente com eles ficamos "como será que ele é?" "Será que ela é assim mesmo?"
Vivendo na era digital também é muito fácil se identificar um pouco com o livro, afinal, quem nunca teve um amigo virtual?
O humor é muito muito bom, ao decorrer da leitura fui torcendo igualmente para um final com os dois juntos e as vezes para que eles se afastassem.
O final foi um pouco decepcionante, mas deixa um Q' de curiosidade, ansiosa para ler a continuação.

Eliane 12/06/2012

"Você fez do meu monólogo interior um diálogo. Você enriquece minha vida interior. Você questiona, insiste, satiriza, você entra em conflito comigo. Eu lhe agradeço tanto por seu humor, seu charme, por sua vivacidade e, sim, até mesmo por suas "vilezas". (Léo Leike)

Mim envolvido com este livro como há muito tempo não fazia. @mor é uma história que poderia ter acontecido comigo, com você, com qualquer pessoa, fala de pessoas reais, e seus problemas 100% reais, Das frustrações e medos, de correr ou não correr riscos.

Como uma mensagem para um destinatário incorreta pode muda uma vida? Você que agora ler pensa que isso se trata de uma exagero, mas não.

Uma relação que começa nas teclas de um computador, muitas vezes passa pra o lá de cá da tela, nós envolver, absolver e nos modifica. Há muitas horas em meio à leitura, mim vi na pele de Emmi nossa protagonista, vivendo uma vida dupla. Entenda um ponto crucial da história, ela nunca encontrou Leo pessoalmente, nunca trocaram fotos, não tem a mínima idéia como se parecem, mais criaram pra sir mesmos as imagens nítidas de como eram. Encontraram nesta relação virtual, algo que não encontravam na vida cotidiana deles.

Emmi é uma mulher bem sucedida profissionalmente, tem um “casamento perfeito” aparentemente; tem amigos reais, e poderia ter um amante real se quisesse mais aqueles e-mails que começaram de maneira inocente de Bom dia, Boa noite, como vai você? Foram aos poucos se modificando, a criação daquele mundo particular onde só existia os dois acabou mudando o mundo real de ambos.

Em certos pontos odiei a Emmi por ser extremamente egoísta e hipócrita. Criar um laço forte e enlouquecer a vida do Leo, sendo que ela já tinha tudo que uma suposta relação precisa com o seu marido, e em outras eu mim colocava no lugar dela e pensava que aquele “Leo dela”, era tão essencial. Mais procure não julgar de antemão, isto seria um erro. De certa forma, Leo também a usou na busca de tentar esquecer um amor errado que vinha se arrastando a tempos sem conseguir colocar um ponto final.

Fiquei apaixonei pelos personagens, se no começo do livro eu ria a valer, depois da pagina 54 entrei em um grande drama, o que fazer quando parece que a pessoa perfeita esta ali do outro lado da tela, Valeria a pena se encontrar e quebrar todo aquele ideal projetado de um ser perfeito? Sinceramente não sei.

Compreende o lado do marido dela pelo que fez, compreendo o Leo pela ação na ultima pagina do livro, compreendo a própria Emmi por não ter dito a coragem de quebrar um encanto que se tornou tão necessário para vida dela.

Eu só não entendo porque a Suma não lança logo a continuação! Rsrsrs

Se eu recomendo? Claro. Eu @mei.
Lizzy 12/06/2012minha estante
Que fofo Eliane, parabéns! Olha, já estou super empolgada para ler esse livrinho, passei por ele semana passada e não dei bola :(
Mudei de ideia, adoro histórias assim. Bjs

Eliane 12/06/2012minha estante
Ah Lizzy fico super feliz por vc ter gostado. Acredita que eu comprei o bichinho pq era baratinho e completava o valor da compra pra ficar com o frete grátis. Kkk. A primeira vista também não morre de entusiasmo(tão fininho, só 184 paginas, dá pra ler em uma sentada), mais quando vi que ele era completamente escrito em forma de e-mails fiquei animada, pq adoro histórias que envolvem cartas. Foi uma aquisição maravilhosa. Bjos!

Lizzy 12/06/2012minha estante
rsrs, eu também, eu também! Esnobei o coitado, uma capa tão sem graça, né rs, fininho, tadinho, mas acredito que vou adorar! :D
Bjs

Eliane 12/06/2012minha estante
Rsrs, é sim! Mas aqui cabe bem aquele ditado, que não se deve jugar o livro pela capa. Acredito que vc vai curtir muito quando lê. Bjo!