@mor

@mor Daniel Glattauer

Resenhas - @mor

anne 23/02/2018

Diferente...
Forma de escrita totalmente diferente. Porém conforme o diálogo vai se desenrolando você se acostuma e logo se apaixona por ambos os personagens. Já quero ler o segundo livro

Nica 22/05/2012

Um romance epistolar irresistível
@mor, é o segundo romance publicado do escritor e jornalista austríaco Daniel Glattauer, mas o primeiro aqui no Brasil, através da Editora Suma Br. Em 2006, ano de sua publicação no exterior, foi nomeado ao "German Book Prize" e em setembro de 2007 foi parar nos palcos austríacos. O segundo volume, All Seven Waves (algo como Todas as Sete Ondas), ainda não tem previsão de lançamento nas terras brasileiras.

Um moderno romance epistolar, onde as cartas viraram e-mails, @mor nos traz a surpreendente e envolvente história de amor e amizade de Emmi Rother e Leo Leike.

Emmi só queria cancelar a assinatura de uma revista. Leo só respondeu educadamente a moça que insistia em cancelar a assinatura de uma tal revista Like, da qual ele não fazia parte. Ela, uma mulher no auge dos seus 30 e poucos anos, casada com Bernhard, um homem vinte anos mais velho que ela, professor e pai de dois filhos. Ele, um psicólogo da linguagem solteirão, também nas faixa dos trinta, desiludido no amor. Nove meses depois do e-mail sobre a revista, ambos tem seus caminhos cruzados, ainda que virtualmente, durante a semana de Natal, através de um outro e-mail equivocado, daqueles coletivos de Boas Festas, enviado por Emmi.

A partir daí, eles começam a incessante troca de e-mails, passam a se conhecer virtualmente, sem troca de fotos ou comentários mais profundos, a priori, sobre suas fisionomias. Mas, com o passar dos meses, a relação entre eles fica cada vez mais íntima, passando a adentrar as vias perigosas da sedução e do ciúme. Apesar de ser casada e constantemente reafirmar seu compromisso e amor pelo marido, Emmi dá o pontapé inicial na confusão sentimental que eles acabam por se envolver.

“Eu gostaria tanto de beijar você. Tanto faz como você é. Eu me apaixonei por suas palavras.”

Como o próprio livro nos questiona, "Se você já encontrou a pessoa perfeita, por que se arriscar a conhecê-la?". Fica claro, logo nas primeiras páginas, que Leo e Emmi foram feitos um para o outro. Eles se entendem, se completam, se ajudam, se magoam, se perdoam... Se tornam verdadeiros amigos e cúmplices. Um precisa do outro para viver. As primeiras e últimas palavras do dia são trocadas entre eles. A dependência, ainda que virtual, pelo outro fica cada vez mais forte. Não há como fugir. Mas, e a vida que eles já possuem? Seria Emma capaz de abandonar sua família emocionalmente adotada? Seria Leo capaz de assumir esse amor e vivê-lo de verdade?

Continue lendo aqui => http://nicasdrafts.blogspot.com.br/2012/05/resenha-mor-um-romance-epistolar.html

Luh 06/07/2013

Sem muitas palavras
Desculpe você que está lendo isso mas não tenho muita coisa pra dizer sobre o livro, apenas: sensacional, um dos diálogos mais incrível que já li, não vejo a hora de ter a continuação em minhas mãos, estou completamente apaixonada.

Nada mais sai de mim sobre @mor, pelo menos não agora.

Moonlight Books 30/12/2012

Você já enviou um e-mail por engano?

É assim que começa o relacionamento virtual e Emmi Rothner e Leo Leike. Ela querendo cancelar a assinatura de uma revista envia um e-mail à editora, mas ao digitar um letra errada, quem recebe o e-mail é Leo. Porém não fica em apenas um e-mail, cansada de ser ignorada em suas solicitações, Emmi descarrega toda sua frustração em outras mensagens, levando Leo à responder. O que poderia dar fim a troca de e-mails, seria apenas o começo de tudo.

Leo e Emmi passam a conversar. No começo as mensagens tem um intervalo grande, mas logo o que eram dias de distância, passam a ser segundos. Na frente da tela do computador eles desenvolvem um relacionamento pouco convencional, nada de revelar tudo sobre suas vidas, são apenas momentos de ironia, desabafo ou apenas um bom dia. O segredo é manter certa distância, mas também uma proximidade única, que só pode existir entre duas pessoas que nunca se encontraram, mas ali naquelas mensagens podem mostrar seu lado mais intimo, ou seu lado mais vil, como Leo sempre afirma que Emmi costuma fazer.

"Você fez do meu monólogo interior um diálogo. Você enriquece minha vida interior. Você questiona, insiste, satiriza, você entra em conflito comigo. Eu lhe agradeço tanto por seu humor, seu charme, por sua vivacidade e, sim, até mesmo por suas "vilezas".
Mesmo com todo o cuidado para não identificarem -se, afim de manter o mistério como pano de fundo, Leo descobre que Emmi é casada e ela que Leo acabou de sair de um relacionamento amoroso e não superou isso totalmente. Ambos encaram suas conversas como uma bela amizade, mas logo fica difícil manter tudo neste nível, a intimidade cresce e eles começam a questionar -se sobre o que poderia acontecer caso um encontro pessoalmente ocorresse. Até onde eles seriam capazes de chegar. Mas mesmo com toda esta tensão eles continuam amigos e confidentes, desnudando suas almas.

@mor é um livro sem igual, desde a primeira página já comecei a me divertir com Emmi e Leo. Ambos são personagens muito humanos, o que os torna muito reais. Ela tem um humor bem volátil, o que é bem comum nas mulheres, hora um doce, outras cheia de espinhos. Leo descrevia como um "morde e assopra".

Leo é o sabichão na maior parte do tempo, interpretando cada letra digitada por Emmi, ganhando até mesmo o apelido de "Psicólogo da Linguagem" (ele dizia que isso era por conta de seu trabalho), mas outras vezes ele também se mostra um cara normal, que sofre por um amor que não deu certo e está muito carente.

A evolução do relacionamento é facilmente observada nos textos dos e-mails, é mensurável o grau de intimidade pelas palavras. Começa assim: "Cordialmente", depois um "abraços", logo "com carinho", "beijinhos" e finalmente, "Tenha um belo dia de primavera, seu Leo."

Vindo a intimidade, as conversas ficam mais sugestivas, a aparência ganha certa importância (maior por parte de Emmi e Leo se fazendo de desinteressado), algumas noites eles dividem uma taça de vinho na frente da tela. Garanto que dei boas risadas com os porres de Leo, ele ficava muito mais espontâneo.

A narrativa é acelerada, não que a história seja corrida, ela desenvolve -se no tempo certo. Quando digo acelerada é por causa que sentia as conversas com a velocidade de um e-mail. O escritor conseguiu transmitir toda a veracidade dos sentimentos e humores dos personagens de maneira excelente, sem cair em uma linguagem pobre, típica de mensagens rápidas e nem mesmo vulgar quando os protagonistas mostram sua atração mútua.

A expectativa gira em torno de um encontro. Leo e Emmi nunca estão de acordo neste ponto, quando um quer fervorosamente que aconteça, outro encontra várias desculpas. Como uma prévia deste momento, eles deixam recados gravados nas suas secretárias eletrônicas, é um momento sensacional, melhor até que se eles estivessem frente a frente.

Dez Minutos depois
Re:
Isso não pode significar nada que preste. Eu sei exatamente sobre o que você está pensando. Leo, por favor, vamos nos encontrar! Não vamos perder o que pode ser talvez a última oportunidade razoável pra isso. O que você arrisca com isso? O que você tem a perder?
Dois minutos depois
Fw:
1) Você
2) A mim
3) A nós.
Eu achei este livro muito inteligente, com humor na medida certa, leve. Retrata muito bem a personalidade humana. Não há como não identificar-se com muitas atitudes e pensamentos dos personagens. Eu amei, odiei, ri, várias e várias vezes com esta dupla fabulosa. Confesso que a espera pelo encontro é enervante, levando a devorar o livro sem nem mesmo perceber.

O final é algo que eu queria e não queria que acontecesse, é contraditório, mas a mais pura verdade.

A tradição de romances epistolares, aqueles vivido pela troca de cartas, é repaginado em forma de e-mail, por Daniel Glattauer nas páginas de @mor. O título original do livro não é este, na verdade é algo bem ligado a história, mas só quem ler vai entender. Seria algo como, Bom Para o Vento Norte.

Se eu recomendo? É claro que sim!!!
"Escrever é como beijar, só que sem os lábios. Escrever é beijar com a cabeça."

Vick Jones 21/07/2021

Eu esqueci de fazer a resenha deste...
Já faz algum tempo que livro nenhum conseguia vencer o meu cansaço. Não importa o quão maravilhosos eles fossem, meu sono era mais forte e eu acabava parando de ler para ir dormir, o que estava me fazendo demorar muito mais do que o normal na leitura. Talvez seja por esse motivo que esta obra me tirou da chamada "resaca literária". Ok, admito que esse é um livro curto, e o formato também colabora para que seja lido em menos tempo. Mas ainda assim, @mor me fez virar a noite. E a única coisa que me impediu de devorar Emmi & Leo assim que fechei o primeiro livro, foi o medo de fazer confusão na resenha.
Daniel Glattauer é fantástico. A história não tem nada de extraordinário, mas ainda assim te prende mais e mais a cada página, até o momento em que tudo o que você precisa é saber quando, finalmente, os protagonistas irão se encontrar.

Handerson 17/12/2014

A obsessão pela "vida virtual", o esvaziamento das relações corpo a corpo e o medo da desilusão
Até o meio do livro, eu pretendia dar três estrelas porque achava o personagem masculino muito cheio de "fricotes" e a história um tanto fraca e irreal. Mas, a uma certa altura, vi que a história trata, sob certo aspecto, de algo que todos nós vivenciamos, que é a obsessão pela "vida virtual", a prevalência dos relacionamentos mediados pela internet (e-mails, redes sociais, mensagens de texto, etc.), em detrimento, muitas vezes, dos nossos relacionamentos do dia a dia, que se dá com aqueles que estão próximos de nós fisicamente (familiares, amigos, colegas, etc.).

Enquanto lia, lembrei da passagem de um livro de um certo "futurólogo", na qual ele afirmava que estaria ocorrendo a transferência de maior parte de nossa vida e de nosso viver aos meios virtuais. A internet se tornaria o lugar onde TUDO acontece, como bem afirmou a filósofa e psicanalista Viviane Mosé. Isso é especialmente perigoso quando afeta nossa vida física, quando interfere na quantidade e qualidade do tempo que dispomos com as pessoas a quem dedicamos afeto.

Outro ponto interessante, e que permeou toda a obra, é o medo da desilusão. O medo de arriscar um encontro físico e, enfim, perceber que a realidade não seria tão atraente, tão apaixonante quanto parecia ser. Afinal, pelo filtro da vida virtual, construída unicamente de palavras e imagens, o mundo parece muito mais atraente... Não seria sábio preservar esse mundo idealizado? Não seria o encontro com o real uma ambição desnecessária? Quem de nós nunca teve medo do encontro com o real, mesmo o desejando?

Taisa 17/02/2015

Ow Leo me passa seu e-mail!?
Emmi Rothner resolve mandar um e-mail para cancelamento de uma revista, por conta da adição de uma letra no endereço desse e-mail ele acaba sendo enviado para outro destinatário, seu nome é Leo Leike. Como consequência dessa pequena confusão eles começam a conversar via e-mail.

No início as conversas são inocentes, depois de um tempo começam com flertes leves, posteriormente vai ficando cada vez mais maliciosa para os dois e extremamente nociva para nós reles leitores.

A Emmi é uma alma livre, um pouco doida varrida, fala o que pensa, é tempestuosa e impulsiva. Já contrabalanceando o Leo é doce, gentil, consegue manter mais para si seus sentimentos. O engraçado é que muitos momentos há uma troca de personalidades entre eles, o Leo é o que toma a iniciativa e a Emmi é a temerosa.

Toda a narrativa é em formato de e-mail: "assunto", "dois minutos depois", "oito dias depois". Estou torcendo para o próximo livro ter um pouco de narração em primeira ou terceira pessoa, eu PRECISO saber o que está passando naquelas cabecinhas!!! O final foi angustiante, para mim foi um cliffhanger emocional, se é que isso existe.

Eu amei o livro, ele foi tão prazeroso ao mesmo tempo lancinante, eu fiquei com muita raiva dos dois (mais da Emmi), depois eu torcia logo para que eles pudessem se encontrar. Tiveram surpresas que me impressionaram e coisas deram errado. Não quero contar muito mais para não estragar a leitura, mas foi difícil ficar na pele da Emmi, acho que só quem esta na situação dela consegue perceber que não são tão simples as decisões que ela tem que tomar.

Super, ultra, mega, duper indico! Ele é original e te deixa alucinada pela continuação.
- See more at: http://leiturasdataisa.blogspot.com.br/#sthash.4vCX2WxM.dpuf

site: http://leiturasdataisa.blogspot.com.br/

Ale 23/09/2014

É um livro que te prende do início ao fim, que tu vai devorando as páginas por que tu precisa saber se eles vão se encontrar enfim.

É a história de Emma, uma mulher que procura o cancelamento da assinatura de uma revista por e-mail, porém ela acrescenta uma letra a mais no endereço para o qual vai enviar e acaba enviando-o ao Leo. Depois de receber uns quantos e-mails de Emma para cancelar sua revista ele responde avisando que ela os está enviando para o endereço de e-mail errado. Ela agradece seu esclarecimento.

Então quando chega o natal ela manda um e-mail para o Leo lhe desejando um feliz natal e próspero ano novo, e com isso os dois começam a trocar e-mails, porém não falando coisas pessoais. Eles não sabem nem a idade um do outro, nada.

E no vai e vem de e-mails os dois começam a se aproximar, porém Emma é casada e não esconde isso nos e-mails. Mas mesmo assim cada um cria um ideal do outro e começam a se apaixonar e a sentir falta um do outro. E mesmo que eles queiram muito se encontrar, os dois tem medo de destruir esse ideal que criaram e se desiludir, e então estragar tudo o que tiveram até então.
Jones 10/10/2014minha estante
Ficou ótimo, me passa uma vontade muito grande de ler ele.
:D

Elis 01/07/2012

Que relacionamento mais doentio...
Quando li a sinopse, achei a idéia do livro bem interessante, mas como não gosto de livros que contenham traição, deixei de lado. Só que a Lillian adorou o livro, que acabou atiçando a Barbara... No final das contas virou um book tour e como eu não gosto nem um pouquinho (risos) aqui vou eu.
Tentei com todas as minhas forças ler o livro sem preconceito. Não condenando logo de cara e me deixando envolver na história. Como foi difícil! Sou tão contra traições que chego a ser chata. O ato de enganar a pessoa com quem você assumiu um compromisso, para mim é injustificável.
Leo e Emmi se encontraram no mundo virtual sem querer, mas ambos sentiam falta de algo em suas vidas. Foram prolongando contato, cada um se transformando nesse “algo” que faltava do outro. Seria perfeito se não fosse o fato de que Emmi é casada. O que tornava o relacionamento deles uma fonte de absurdos, porque tudo que acontecia no virtual não poderia vir para o real, mas todos os sentimentos eram muito reais e só aumentavam.
Eles se esbarraram, se conheceram, se atraíram, se magoaram, ou seja, um verdadeiro relacionamento. Por isso eu considero sim, ela traiu o marido.
Achei o Léo um homem interessante, daqueles que eu adoraria ser amiga porque ele é inteligente e com um estilo de humor que acho bem legal. Agora, ter um relacionamento com ele? Nem pensar, todos os relacionamentos dele descritos no livro são doentios. Não senti nenhuma confiança nos sentimentos dele em momento algum e que raiva que eu senti quando simplesmente ignorou os sentimentos do outro homem.
Já a Emmi para mim é aquele tipo de mulher que reclama até de nota nova de 100. Seu relacionamento com o marido estava confortável, sua vida como um todo estava estabilizada. Leo traz um aspecto que faltava e a miss egoísta quer o que? Tudo! Não houve um momento no livro que eu tenha estado ao lado dela.
Por incrível que possa parecer quem eu achei mais lúcido nessa situação foi o marido. Bernhard dá uma lição de amor que me ganhou, não estou dizendo que concordo com aquele ato altruísta, mas entendi a lógica por trás dele.
Achei o final perfeito. Bati palmas para o Bernhard.
Claro que o não-final da história me deixou um gosto agridoce. Porque quero que se resolva, porém tenho receio de como ela será resolvida, entendem?
Bom, o jeito é esperar pelo segundo livro. SUMMA pelo.amor.de.Deus não demore a lançar!
Agora eu tenho que comentar a qualidade do livro em si. Que trabalho maravilhoso da Summa. Tradução e revisão, impecáveis! Eu que não sinto vontade de reler o livro, quero tê-lo. Há tantos livros lançados sem qualquer cuidado pelas editoras que tenho que ressaltar quando uma acerta desse jeito.
Claro que isso só foi possível porque o autor é fantástico. A escrita dele é envolvente, fez com que todos os sentimentos se tornassem reais para os leitores.
Leitura mais que recomendada.

Talita 23/10/2017

Morri no final!!! Eu não chorei, eu urrei!! Me deu forças para fazer a leitura da sequência.

cass.brandAo 03/02/2020

| @mor - Daniel Glattauer | 188 páginas | @editorasuma | #1 Emmi e Leo | 5★+♥ |
Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Ele, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por ela, que, inicialmente, só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, Emmi inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro.
A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, o único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura.

Primeira resenha do ano e eu só posso dizer que amei esse neném! Li em poucas horas, entre uma parada e outra da volta da viagem, finalizando ontem à noite, com um final de entrar nos nervos e implorar pela continuação - A Sétima Onda.

O livro é todo feito em emails de Leo e Emmi, e ao longo de 188 páginas, acompanhamos essa relação de 1 ano sendo construída a partir de um email errado por parte de Emmi. Os dois são personagens engraçados, espirituosos e donos de si. Emmi a todo momento me divertiu intensamente com suas tiradas irônicas, cínicas e francas acerca de sua vida, e de assuntos considerados irrelevantes mas que, com ela, ficam muito interessantes. Leo, por outro lado, me fez refletir sobre muitas coisas acerca do eu, e de como uma relação, ainda que virtual, pode mudar totalmente o seu dia.

Ambos são da Alemanha, e foi muito legal acompanhar alguns emails em que citam alguns pubs e cafeterias de lá - e é óbvio que anotei tudo na listinha de locais para visitar na Europa hahaha. Além disso, esse sistema de narrativa por emails foi muito mais fluida, e acho que se fosse em texto corrido, não seria tão rápida a leitura. Foi realmente muito legal a experiência!

Ademais, Emmi e Leo são um amor juntos, e eu fiquei fantasiando os dois se encontrando muitas e muitas vezes. Odiei, e me apaixonei por ambos em todo o livro, e o final, meu Deus, que ódio e que vontade de pegar o segundo logo KKKK eu fiquei bem surpresa, e por isso - além da composição incrível do livro - favoritei. Geralmente não leio muitos livros do gênero Chick Lit, mas esse foi uma investida acertada em cheio.

Kelly SB 13/11/2012

Me apaixonei por Leo Leike!

Romance de estreia de Daniel Glattauer, autor renomado na Alemanha e Espanha, @mor é um romance de tirar o fôlego. Explorando o amor de uma forma totalmente diferente, Daniel nos presenteia com uma história maravilhosamente bem estruturada.

Li esse livro já a algum tempo. Comprei-o logo após a publicação no Brasil e me deliciei em apenas um dia com sua linda história. @mor é daqueles livros que ou você ama ou odeia. E eu amei!

"Eu sou uma pessoa assim: tenho de contar com o pior pra poder erguer as minhas barreiras imunológicas, com as quais eu então aguento, caso isso realmente se torne verdade."

Emmi Rothner envia um email para a Editora Like a fim de cancelar a assinatura de uma revista. Graças a um erro ortográfico, um ‘e’ adicionado no local errado, envia o email a Leo Leike. Dá-se então início a uma intensa e apaixonante troca de e-mails entre os dois.

A princípio, os assuntos nos emails são informais, Emmi e Leo, em conversas descontraídas, apenas esclarecem a questão da confusão do endereço. Porém, com passar do tempo, tornam-se amigos e passam a perceber a necessidade que sentem um do outro. Os e-mails tornam-sem mais pessoais e íntimos a cada dia e os dois passam de amigos virtuais a confidentes. Até que, inevitavelmente, surge o desejo de se encontrarem pessoalmente...

Leia a resenha completa em: http://cademinhafluoxetina.blogspot.com.br/2012/11/na-cabeceira-mor.html

Mariana Garcia 23/09/2012

@mor - Daniel Glattauer | O Blog da Mari
Assim que li a sinopse de @mor fiquei interessada pelo livro e decidi que valia a compra e a leitura – eu estava certa. Não havia lido nenhuma resenha, o que fez com que o livro ficasse ainda mais interessante para mim – não tinha ideia do que aconteceria com Leo e Emmi e para falar a verdade ainda não tenho ideia do que vai acontecer. O livro tem uma continuação e o final desse primeiro volume foi exatamente o tipo que amo odiar. A minha ansiedade para ler o próximo é enorme, mas a minha frustação ao ler “continua” foi gigantesca, principalmente porque naquele momento não tinha ideia que o livro teria uma continuação.

A narrativa inteira do livro é através de e-mails e por esse motivo não sei se a leitura agradaria a todos, particularmente amei. Amo e-mails e a forma com que eles foram escritos me agradou ainda mais. O autor fez um trabalho muito bem feito, mantendo a casualidade dos e-mails, colocando pitadas de ironia e sarcasmos e o melhor de tudo, utilizando uma linguagem politicamente correta. Não foi a toa que o li o livro em tão pouco tempo, o autor realmente conseguiu conquistar a minha atenção.

Dez Minutos depois

2) A mim

3) A nós.

Continue lendo a resenha aqui http://bit.ly/Sku2g1

Mare 26/07/2012

Ok, um livro que me envolveu, não porque estavam nos contando uma histórias mas parecia que eu estava lendo todo um histórico de conversa de uma amiga, o que gera mais curiosidade ainda.. (não que eu goste de ler históricos de uma amiga) mas o livro me envolveu, eu fiquei indignada, como já comentei durante o livro. Se fosse eu no lugar dela já teria ido acasa dele voando.. asuhduashd (eu presto, ok) ele me pareceu BEM interessante, queria um desse pra mim.. enfim, no final me dava uma raiva dela, ficava enrrolando, PORQUE NÃO IA LOGO. Mas em certo ponto me identifiquei. Ela começou toda cordial, sem perder a postura, mas logo se entregou a essa "paixão" depois parecia uma doida atrás dele. Ele também não ajuda. É, eu não sou assim, Dayane Alves sabe.HUASDIAUSDHIAUSHDIUSAHUHSADHUHSADUISDAIAHSDUIASHDDHUSAH... Eu só digo uma coisa, QUERO A CONTINUAÇÃO!
Day! 26/07/2012minha estante
eu tb senti grande odio qndo li "continua" AAAAAARGH ..... sudaisudoiuasda agora mare falando serio, o que vc achou do marido da emmi??? eu achei ele um bundão, que raio de e-mail comprido foi aquele q ele mandou do leo.... q ridiculo... pior parte do livro foi essa ctz

Mare 26/07/2012minha estante
ééé.. eu acho que ele se rebaixou demais. Não precisava daquilo, não precisava mesmo, ela mesmo poderia ter contado a história, mesmo que fosse no final só.. u_u

Day! 27/07/2012minha estante
foi super desnecessario