@mor Daniel Glattauer

Resenhas - @mor

Caroline Curi 18/01/2014

Por Caroline Curi.
Já imaginou surgir, através de um e-mail mandado por engano, um sentimento tão forte e incontrolável entre duas pessoas que nunca se viram? Em @mor, a história é iniciada exatamente assim: através de uma troca de e-mails. Mais especificamente, um e-mail enviado para o endereço errado por uma simples questão de ortografia totalmente esclarecida pelo autor em nota no rodapé do livro.

Após três tentativas de cancelar sua assinatura com a revista Like, Emmi Rothner recebe a resposta – altamente sarcástica – de Leo Leike, dizendo que ela havia enviado a mensagem para ele e não para a revista. Depois, eles iniciam trocas de e-mails durante todo o ano.

Leo, um “psicólogo da linguagem” como ele mesmo diz e ainda abalado pelo fim de seu último relacionamento, é caracterizado pela ironia em suas palavras, sem ser negativo. A sua ironia é algo totalmente positivo, é o que dá graça ao livro, o que nos conquista desde o primeiro contato entre os dois.

Emmi, casada e mãe dos dois filhos de seu marido, também possui um ar irônico, mas nada comparado ao seu companheiro de internet. Ela parece estar sempre querendo mostrar a ele que é bem resolvida, que sua vida e casamento são perfeitos, mas sempre há uma ponte que separa o que se quer mostrar do que realmente é.

O livro é inteiramente escrito através de e-mails trocados e os diálogos entre Leo e Emmi vão progredindo a cada dia, fazendo com que eles criem e alimentem a fantasia de se relacionar com uma pessoa desconhecida “fisicamente” e se tornar tão dependente dela. O que eu achei que aconteceu até rápido demais com Emmi, uma pessoa que diz ter um casamento tão perfeito e estável.

Eu adorei a narrativa do Daniel e a forma como ele decidiu escrever o livro. Achei que fosse ficar meio perdida lendo os e-mails, mas isso não aconteceu, pois o autor definiu muito bem seus personagens, com características e maneira de escrever únicas. Depois que essas características se tornam perceptivas, é possível identificar o autor do e-mail através de suas frases antes mesmo de chegar ao final e ver quem assinou aquela mensagem. Eu me envolvi bastante na história dos dois e adorei o rumo que a história foi tomando. Por isso, só posso dizer que preciso MUITO da continuação desse livro.

site: carolinecuri.blogspot.com.br

Bruna Torres 30/05/2021

Que livro!
Que somos apresentados aos personagens através de e-mails, sim, e-mails. Amei esse livro. Ele simplesmente me encantou logo nas primeiras páginas.

Vick Jones 21/07/2021

Eu esqueci de fazer a resenha deste...
Já faz algum tempo que livro nenhum conseguia vencer o meu cansaço. Não importa o quão maravilhosos eles fossem, meu sono era mais forte e eu acabava parando de ler para ir dormir, o que estava me fazendo demorar muito mais do que o normal na leitura. Talvez seja por esse motivo que esta obra me tirou da chamada "resaca literária". Ok, admito que esse é um livro curto, e o formato também colabora para que seja lido em menos tempo. Mas ainda assim, @mor me fez virar a noite. E a única coisa que me impediu de devorar Emmi & Leo assim que fechei o primeiro livro, foi o medo de fazer confusão na resenha.
Daniel Glattauer é fantástico. A história não tem nada de extraordinário, mas ainda assim te prende mais e mais a cada página, até o momento em que tudo o que você precisa é saber quando, finalmente, os protagonistas irão se encontrar.

cass.brandAo 03/02/2020

| @mor - Daniel Glattauer | 188 páginas | @editorasuma | #1 Emmi e Leo | 5★+♥ |
Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Ele, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por ela, que, inicialmente, só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, Emmi inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro.
A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, o único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura.

Primeira resenha do ano e eu só posso dizer que amei esse neném! Li em poucas horas, entre uma parada e outra da volta da viagem, finalizando ontem à noite, com um final de entrar nos nervos e implorar pela continuação - A Sétima Onda.

O livro é todo feito em emails de Leo e Emmi, e ao longo de 188 páginas, acompanhamos essa relação de 1 ano sendo construída a partir de um email errado por parte de Emmi. Os dois são personagens engraçados, espirituosos e donos de si. Emmi a todo momento me divertiu intensamente com suas tiradas irônicas, cínicas e francas acerca de sua vida, e de assuntos considerados irrelevantes mas que, com ela, ficam muito interessantes. Leo, por outro lado, me fez refletir sobre muitas coisas acerca do eu, e de como uma relação, ainda que virtual, pode mudar totalmente o seu dia.

Ambos são da Alemanha, e foi muito legal acompanhar alguns emails em que citam alguns pubs e cafeterias de lá - e é óbvio que anotei tudo na listinha de locais para visitar na Europa hahaha. Além disso, esse sistema de narrativa por emails foi muito mais fluida, e acho que se fosse em texto corrido, não seria tão rápida a leitura. Foi realmente muito legal a experiência!

Ademais, Emmi e Leo são um amor juntos, e eu fiquei fantasiando os dois se encontrando muitas e muitas vezes. Odiei, e me apaixonei por ambos em todo o livro, e o final, meu Deus, que ódio e que vontade de pegar o segundo logo KKKK eu fiquei bem surpresa, e por isso - além da composição incrível do livro - favoritei. Geralmente não leio muitos livros do gênero Chick Lit, mas esse foi uma investida acertada em cheio.

Ana Karla 09/11/2013

@mor - Um romance epistolar moderno
Emmi Rothner, na tentativa de cancelar uma assinatura de revista, acaba enviando por engano um email para Leo Leike, que ao receber a mensagem acaba respondendo de forma espirituosa. E é a partir daí que se inicia um relacionamento que será sustentado basicamente por uma troca de e-mails.

A escrita do Daniel Glattauer é muito agradável e por se tratar de um romance epistolar o livro é todo escrito no formato de e-mails. A cada e-mail trocado entre a Emmi e o Leo o leitor anseia por saber mais sobre eles, da mesma forma que os protagonistas anseiam por saber mais um do outro. O tom dos e-mails trocados entre os personagens é irônico, cheio de provocações e flertes e por isso bastante envolvente. Na era da internet, em que muitos relacionamentos - sejam eles de amizade ou amorosos - se iniciam virtualmente, quem nunca conheceu alguém através de um chat ou alguma rede social e acabou se interessando por essa pessoa?! Com um assunto tão próximo da nossa realidade, não tem como, em algum momento do livro, acabar não se identificando com a trama.

Gostei muito do livro, porém teve uma coisa que me incomodou bastante: o fato da Emmi ser casada. Aí entra o questionamento, mesmo sem envolvimento físico, todo o envolvimento emocional e, digamos assim, a ‘dependência’ da Emmi pelos e-mails do Leo pode ser considerado traição? ... Daniel Glattauer nos dá algo para pensar neste livro. Recomendo a leitura!

Ludimilaaard 06/03/2022

@mor
Quando li a sinopse e li a primeira página do livro eu imediatamente gostei de como o autor trouxe essa forma inovadora de narrar toda a história, a proposta foi bem diferente dos outros porque todo o diálogo dos personagens é todo e completamente por e-mail. É uma leitura gostosa e rapidinha de ler, bem fluída todo o diálogo entre eles.

O final acabou na melhor parte é eu fiquei de boca aberta que ele fez aquilo e a Emmi mandando vários e-mail para ele, espero que no segundo livro continue nesse jeito divertido dos dois.

Priscila - @entretdsleituras 22/06/2013

Um estilo diferente de romance
Primeiramente, tinha lido em um site, que esse livro era bem legal. E realmente eu achei de começo um estranho livro, não esperava só emails. Mas essa é a graça do livro, a essência, na verdade.

Pra fala do livro, tudo começa com um cancelamento frustrado de assinatura de uma revista, na qual, quem nunca, errou o endereço de um email e assim "Emmi conhece Leo". Logo depois você ver dois estranhos questionando os atos que levaram eles ali, e quando você menos espera temos super-amigos, daquele que você fica mas meu Deus "eles parecem aqueles velhos amigos de anos", mas como toda história, temos um fato preocupante. No do livro é um conhecer o outro, isso porque eles tem medo de um não corresponderem a expectativa do outro. E no decorrer da história, você já começa a pensar "eu já vi isso em algum lugar" isso porque a amizade vira AMOR, e nem um dos dois querem confessar. E o desfecho é daqueles que você fica "MAS O QUÊ?", é frustrante!

Ao total, gostei mas dos personagens, eles são carregados de irônia, e sempre têm respostas a altura um pro outro. Vale a pena não abandonar o livro, porque é legal você ver como nasce o amor(por uma pessoa que você nunca viu, vale lembra)e como eles se torna essêncial um para o outro. Também vale lembra que certos fatos, lhe deixarão irritada(o), querem o exemplo, ALGUNS FATOS QUE IMPEDEM DELES FICAREM JUNTOS, OU ATÉ MESMO ADIAM OS ENCONTROS DELES.

www.tellmepcs.blogspot.com

Luh 06/07/2013

Sem muitas palavras
Desculpe você que está lendo isso mas não tenho muita coisa pra dizer sobre o livro, apenas: sensacional, um dos diálogos mais incrível que já li, não vejo a hora de ter a continuação em minhas mãos, estou completamente apaixonada.

Nada mais sai de mim sobre @mor, pelo menos não agora.

Maysa 18/07/2013

Um estória boa, mas que não colou..
Vi em um grupo falando do livro e logo me interessei, pois achei interessante a ideia de alguém começar um romance pelo simples fato de enviar um e-mail errado. No início logo me empolguei com a história, mas chega em determinado ponto que o livro não flui... penso que uma coisa é você prolongar um encontro entre dois personagens para produzir um certo "suspense", outra bem diferente é você enrolar a estória para tentar prender o leitor.

tatá 24/12/2023

Emmi, emmi, emmi. leo, leo, leo.
Um email errado se tornou uma paixão tão complexa. e complexa em todos os sentidos possíveis. desde o casamento até os medos do leo. eu amei a personalidade totalmente sincera da emmi e como ela é afiada (e como ela surra homens também). por mais agoniante que seja você querer entender a emmi e aquele casamento dela, também é compreensível tudo o que ela faz. e eu gostei muito da dinâmica deles e como eles são perfeitos um pro outro. no mais, é, amo eles

Cris Oliveira 05/09/2012

Adoreiii o livro. Todo ele escrito em formato de emails. Aliás, a troca de emails gerou uma relação entre Emmi e Leo,que nem sei nomear, mas foi muito interessante o desenrolar de tudo.. É uma leitura leve, agradável, engraçada e que flui tanto que quando percebi já estava na metade do livro. O final é de matar o autor.. kakaka. Fiquei mega curiosa para saber a continuação dessa história.

Gustavo 30/09/2012

@mor
@mor é um livro muito intrigante que desperta muita curiosidade do início ao fim. Leo e Emmy se conhecem por acaso, numa troca de e-mails por engano. Impressiona como eles criam uma forte relação a partir de emails até o ponto de discutirem o que um encontro pessoal poderia afetar essa forte relação. O que acontece na última página do livro é surpreendente e para melhorar, o livro ainda terá uma continuação.

Samira Chasez 14/10/2012

@mor
Comecei a ler porque tinha acabado recentemente o livro Fiquei com o seu livro e achei o livro similar em algumas coisas com o @mor e como queria um assunto parecido com o anterior comecei a ler. Primeiro tenho que falar que adorei a ideia de que um e-mail escrito errado podia iniciar um relacionamento, meio estranho, mas um relacionamento virtual. Inclusive cheguei a pensar em mandar um e-mail errado para ver se o mesmo podia acontecer comigo, mas esse tipo de coisa acha que até pode acontecer na vida real, mas deve ser muito raro.

A personagem principal no inicio achei ela meio paranoica, ciumenta e muito chata e não entendia como ela queria tanto ser dona do “Léo” quando ela já estava casa. Em minha opinião a coisa mais certa a se fazer era ela se jogar de cabeça no ela estava vivendo com Léo porque assim ela está fazendo os três interessados (ela, Léo, e o marido) sofrerem.

E acho que para tentar tirar ele da cabeça ela cisma em apresentar ele para a sua melhor amiga, isso só irá se motivo de mais ciúmes porque fica provado que ela sente algo por ele, mas está relutante em assumir e talvez só vá ser capaz de fazer isso quando já for tarde de mais e ela perderá a sua chance de ser feliz com quem ela realmente ama.

Adorei os diálogos dos e-mails trocados entre eles e até achei que o autor se superou, pois, não teve nenhum pouco de gírias de internet. Sabia quando comecei a ler que era diálogos trocados via e-mail e pensei ah deve ser aquelas gírias e palavras reduzidas que já estamos acostumados nas nossas redes sociais. O livro me lembrou a um filme muito antigo com a Meg Ryan, acho que o nome dele era Mensagem para Você que era basicamente a história desse livro, mas que eu me lembre era não era casada, mas o relacionamento era baseado em trocas de mensagens instantâneas e naquele tempo estávamos a recém descobrindo esse fenômeno que é a internet..

Eu recomendo muito esse livro, mas só uma coisa me deixou triste e chateada nesse livro o seu final que não vou revelar, mas posso dizer que é de revoltar qualquer um. E agora tenho que aguardar o próximo livro que até o fim desse ano será lançado assim espero.