O Diabo & Sherlock Holmes

O Diabo & Sherlock Holmes David Grann

Resenhas - O Diabo & Sherlock Holmes

Fátima Lopes 17/07/2023

Entre as doze matérias selecionadas pelo autor, todas publicadas anteriormente em veículos de prestígio, destaco " A estranha morte de um fanático por Sherlock Holmes" (o autor e seu biógrafo engolidos pelo personagem famoso) ;"Perseguindo a criatura mais ardilosa do mar" (a busca por um animal espetacular, quase mítico) e "A cidade que se apaixonou pela máfia" (a deterioração de uma cidade comandada pelo crime organizado).

Fernanda2407 13/11/2022

As histórias trazidas por David Grann nesse livro são excelentes. Nem todas têm um final conclusivo, mas isso não desabona em nada a narração.

Jota 11/03/2022

Uma seleção de reportagens com temas que vão de biólogos excêntricos à caça de lulas gigantes ao submundo da máfia, passando por um ícone do beisebol decadente e genioso, entre outras.
Minhas favoritas são as reportagens que narram a construção dos canos que abastecem com água a cidade de Nova Iorque; a que conta a história de um fã fervoroso de Sherlock Holmes que morre em circunstâncias misteriosas, tornando-se ele próprio um personagem digno de um livro de Conan Doyle; e a sangrenta trajetória da Irmandade Ariana nas cadeias dos EUA, que de um grupo de ódio aos negros, latinos, homossexuais e judeus, se transforma numa máquina de crimes, ao estilo dos mafiosos e dos mais crueis traficantes de drogas.
David Grann é autor de dois livros fundamentais para quem gosta de jornalismo literário: Z, a cidade perdida, e o magnífico Assassinos da lua das flores, que vai virar filme com Leonardo DiCaprio.

Coruja 14/06/2012

Catei esse livro no meio das minhas pesquisas para o especial Um Estudo em Sherlock, aproveitando um cartão presente que tinha ganho para fazer o pedido (e lá vai mais um que fura a fila. Por isso é que nunca termino de ler a interminável lista do que está à espera na estante...). Não cheguei a prestar muita atenção na sinopse, de forma que mirei no que vi e acertei no que não vi.

A despeito do título, esse livro não tem muito a ver com a obra de Doyle. Ainda que o autor seja, obviamente, um admirador do detetive, e cada uma das partes do livro comecem com uma citação holmesiana, O Diabo e Sherlock Holmes não é um romance policial ou uma coleção de ensaios sobre o personagem; mas uma série de matérias que o autor escreveu ao longo dos anos para diversos jornais, histórias reais sobre obsessão (e esse é o principal tema), crimes e vidas.

Sou uma pessoa suspeita para falar, porque muitos dos temas que aparecem ao longo das histórias que o autor nos relata no livro me fascinam. O livro inteiro é narrado em primeira pessoa e, a despeito da forma confortável, familiar com que Grann nos conta suas histórias – como quem conta causos em torno de uma mesa de bar – ele é capaz de manter uma distância de seus personagens que nos permite julgar por nós mesmos aquilo que ele nos apresenta.

Do acadêmico que possivelmente reencenou os atos de um conto de Holmes ao professor cuja vida é dedicada à caça de lulas gigantes, de erros judiciais tremendos a máfias dentro de prisões de segurança máxima, há de tudo um pouco.

Não são histórias felizes, contudo – e fique avisado disso. Há um tom de melancolia nos sonhos e obsessões dos homens que transitam pelas páginas de Grann. Nostalgia, inocência ou corrupção, esperança e decepção se cruzam nelas.

Todas as histórias relatadas no livro são reais... e é nessas horas que você se dá conta do quanto a realidade pode muitas vezes ser tão ou mais estranha que a ficção.

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)