O Povo Brasileiro

O Povo Brasileiro Darcy Ribeiro

Resenhas - O Povo Brasileiro

Ana 14/07/2010

Um livro e tanto! De encomenda para curar preconceitos, serviu inclusive para aplacar algumas implicâncias com meus conterrâneos (os gaúchos, que fazem algo que - meio pejorativamente - o Darcy chama de "gauchadas" ) e entender um pouco as diferenças regionais desse Brasilsão que vivo percorrendo. A parte IV (Os Brasis na história) foi a que mais gostei, talvez por explicar mais coisas relacionadas à nossa vida diária.
Apesar de ser muito bom, muito bem escrito e estruturado, demorei meses e meses para terminá-lo - o que acho esperado de um livro "técnico" (para sociólogos) lido por uma leiga-curiosa-diletante. E devo ressaltar, mesmo demorando tanto, o fio da meada não se perde. Darcy Ribeiro escreveu um livro cheio de opiniões (e tem como ser isento num tema como esse?) de forma clara e envolvente, evitando crises de amnésia tediosa no leitor.
Por fim, todo esse tempo com o livro valeu a pena pelo final ufanista quase utópico, com ares apoteóticos e mais do que simpático:

“Na verdade das coisas, o que somos é a nova Roma. Uma Roma tardia e tropical. O Brasil é já a maior das nações neolatinas, pela magnitude populacional, e começa a sê-lo também por sua criatividade artística e cultural. Precisa agora sê-lo no domínio da tecnologia da futura civilização, para se fazer uma potência econômica, de progresso auto-sustentado. Estamos nos construindo na luta para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical, orgulhosa de si mesma. Mais alegre porque mais sofrida. Melhor, porque incorpora em si mais humanidades. Mais generosa, porque aberta à conveniência com todas as raças e todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa província da Terra.”

Danilo Keys 22/09/2011minha estante
Também levei quase dois meses pra concluir por conta da liguagem densa...

Laysse.Pessoa 10/03/2022minha estante
Sempre gostei de palavras difíceis, elas me atraem, mas esse livro apresenta vocábulos que nem no Google tem, 30 anos que ele levou o fazendo e refazendo e por isso tem uma linguagem tão rebuscada, creio que é resultado de tanto capricho rsrs.
O meu é diferente, ele tem a capa verde e mais de 400 páginas.
Ganhei em 2016 e achei enfadonha a leitura e desisti de ler. Retomei em Janeiro e concluí, finalmente agora .

comprido 27/04/2022minha estante
Eu acho que um livro escrito por um sociólogo, não é um livro de opinião

Isabelle 27/10/2020

Outro da graduação... Darcy Ribeiro é incrível, não tenho muito o que falar, somente recomendar! Ele te deixa triste e desesperançosa, ao mesmo tempo que te faz sentir um apreço enorme e amor pelo Brasil que poucos autores fazem...
Kiki 27/10/2020minha estante
Milênio passado, na UFMG, escutei Darcy Ribeiro palestrar. Foi maravilhoso. Nunca me esqueci.

Isabelle 27/10/2020minha estante
Imagino a emoção... Eu com certeza choraria

Juka Goulart 08/04/2009

Cansativo
Confesso que achei o livro meio cansativo, mas talvez não fosse a hora de lê-lo, provavelmente retornarei a ele qualquer hora dessas.
Ellen 23/09/2012minha estante
Aii, cliquei no não gostei sem querer --'
Pq na verdade to na mesma, tenho que ler ele mas to achando cansativo, acho que tb é pela obrigação de ler e provavelmente retornarei a ele tb :)

Juka Goulart 23/09/2012minha estante
Futuramente vou voltar a lê-lo.

Daniele do Valle 07/04/2023

Um dos melhores que já li.
Publicando a resenha apenas para constar no desafio. Rs ? Leitura enriquecedora e obrigatória! No livro Darcy Ribeiro faz uma análise da formação étnica e cultural do povo brasileiro desde os tempos da colonização até os dias atuais. Valeu cada minutinho. Recomendo.
Emerson Meira 07/04/2023minha estante
Achei muito interessante os trechos que você postou, vai pra minha lista de leitura ? A resenha só instiga mais ????

Daniele do Valle 07/04/2023minha estante
Você não vai se arrepender, é realmente maravilhoso!

gabils 03/06/2020

de fé e de partido
"portanto, não se iluda comigo, leitor. além de antropólogo sou homem de fé e de partido. faço política e faço ciência movido por razões éticas e por um fundo patriotismo. não procure, aqui, análises isentas. este é um livro que quer ser participante, que aspira a influir sobre as pessoas, que aspira a ajudar o brasil a encontrar-se a si mesmo."

é isso que eu procuro em toda pesquisa que leio e que pretendo transmitir em toda pesquisa que faço. fazer ciência sem se preocupar com sua função de transformação social é algo que jamais entenderei.

não há nada a ser ganho com imparcialidade. ciência alguma jamais será imparcial, visto que cientista algum é. o que não podemos é fazer propaganda ou uma ciência desonesta, mas sua motivação política sempre existiu e sempre existirá.

o povo brasileiro é um livro essencial para, bom, para todo brasileiro. temos muito o que aprender com darcy ribeiro.
Leitura e . 03/06/2020minha estante
Oii.. Boa tardee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Caio 29/05/2020

Essencial para entender a construção da identidade étnico-nacional brasileira
"[...] Isso significa que, apesar de tudo, somos uma província da civilização ocidental. Uma nova Roma, uma matriz ativa da civilização neolatina. Melhor que outras, porque lavada em sangue negro e sangue índio, cujo papel, doravante, menos que absorver europeidades, será ensinar o mundo a viver mais alegre e mais feliz."

Nenhum povo vive sem uma teoria de si mesmo. A linguagem clara, elegante e poética do Prof. Darcy Ribeiro é, nesse sentido, indispensável para nos lembrar a nossa singularidade e expor esperança e orgulho de um povo tão alegre porque tão sofrido.

Viva Darcy Ribeiro. Viva a UnB. Viva o povo brasileiro.
Camila.Kato 29/05/2020minha estante
Viva a insana!!!

Igor13 06/06/2021

Contexto histórico distorcido, sem análise isenta e, declaradamente, político.
Já de cara o livro se diz declaradamente político. Não isento. Está lá. Elogio o autor pela sinceridade, pois, está longe de ser um livro histórico mesmo. E, ao meu ver, vai apresentar uma 'teoria' política da formação do povo brasileiro distorcida. Como é tudo em política. Se é isso que procura, defender uma 'teoria', um grupo, uma ideologia, sem bases reais empíricas, beleza. Mas se o leitor, como eu, busca entender a história de formação desse país, aí vai precisar ler muito mais livros, inclusive não só sobre o Brasil e América Latina, e com a cabeça aberta

Bem, superados os que só querem ratificar uma visão passada, erroneamente, desde a maioria das escolas, posso recomendar alguns autores e linhas a seguir. Sim, pois também tive que engolir esse tipo de simplificação mesquinha da realidade desde novo e inclusive na universidade, onde esperava história e análise técnica dos fatos, e sempre ouvia a mesma ladainha de opressor e oprimido, luta de classes, imperialismo, pureza e inocência do índio e vocês já conhecem o resto da novena.

O que ocorreu durante esses últimos séculos de colonização na América Latina e no Brasil foi terrível. Ninguém pode negar isso. Esse não é o ponto. Porém, o que aconteceu aqui, de modo similar, com peculiaridades, aconteceu na história da humanidade inteira em todos os lugares.

Não vou ir além disso. Meu ponto é, quer entender o povo brasileiro (como se não houvessem diversas formações distintas), vá estudar primeiro história (não ideológica) de outros povos pelo mundo. Boas biografias e livros mais específicos. Não pegue Eric Hobsbawm, por favor! Não seja preguiçoso. O autor também é declaradamente político. Peguem obras de historiadores mais isentos. Sei que não existe algo como 100% isento, mas há autores mais preocupados com os fatos e suas motivações específicas que super generalizações e teorias que abarquem tudo. Não funciona dessa forma.

Recomendo no Brasil o famoso 'penhinha', Eduardo Bueno, e Jorgue Caldeira. Há muitos outros. Já é um começo. Só nessas obras você já verá que não é bem como esse autor defende.

Quase me esqueci. Fui até 13% do livro. Não aguentei a tortura mais do que isso. Não dei classificação, pois teria que classificá-lo na categoria de capacidade de manipular os fatos em benefício de um grupo político. Não é a área que me interessa. Se bem que, pelo número de pessoas que elogiam essa obra, deve estar por volta de 4,5 de 5 no grau de manipulação.
Adamastor Portucaldo 24/04/2023minha estante
Realmente o autor é muito enviesado. Excelente análise. Os outros 87% também padecem dessa visão politizada. Mas acho que algumas coisas se salvam: cunhadismo, temericó, nheengatu? e a óbvia verdade: naqueles tempos a invasão foi de homens. Portanto as índias forneceram seus ventres para gestação inicial desse povo!

MRZA98 13/07/2020

Ninguendade
Uma leitura necessária para todo brasileiro que busca entender sobre suas origens e sobre o processo de formação do Brasil. Uma obra com um peso imenso e com muitas informações, condensa o pensamento de Darcy Ribeiro oferecendo a sua leitura sobre o nosso país. É bem escrito e pede para ser relido e utilizado como recurso em estudos sobre o povo brasileiro nos dias atuais.
Nenhum 13/07/2020minha estante
Me parece bem interessante!!

Biondo 21/07/2021

Incrível
O livro conta de forma brilhante a epopeia que o povo brasileiro viveu e continuará a viver na luta pela sua própria constituição. Todos os capítulos são riquíssimos e bem articulados entre si na composição da narrativa que Darcy nos quer passar, o que culmina num verdadeiro raio-x do ser-brasileiro.
Mr. Matos 21/07/2021minha estante
Maior antropólogo que o Brasil já teve

Marcelo.Patuta 29/09/2016

Imprescindível
Leitura obrigatória para entender a formação e o sentido do Brasil
Marcos.Azeredo 14/02/2017minha estante
Darcy Ribeiro, um dos maiores intelectuais do Brasil. Um grande brasileiro, que amava seu povo e deixou vasta obra no campo sociológico e das ciências sociais, e também na ficção. Respeitadíssimo na América-Latina, trabalhou com Salvador Allende no Chile, é preciso ler Darcy Ribeiro para entender o Brasil.

Pablo.Alejandro 06/11/2015

Vai uma flecha ai?
Achei o livro um tanto tendencioso na medida em que destaca muito o papel dos povos indigenas na formação do povo brasileiro, sem dar tanto peso aos negros e aos portugueses. Acho que a mistura foi mais equilibrada, ou seja todos tiveram os seus papéis com igual importância.
Matheus 29/01/2016minha estante
Como leitura complementar, veja Raízes do Brasil do Sérgio Buarque de Hollanda.

Irapuan 15/05/2012

o resultado da mistura
O Brasil tem sim personalidade própria e sua cultura é uma das mais ricas e exclusivas do mundo. A mistura de raças e o modo de sua colonização o identificou como é hoje. ...continua depois

ÃLINHO 03/10/2011

ETA POVÃO
Impressionante, depois de ler este livro, agora quando estou na rua, fico observando o biotipo e a fisionomia das pessoas e tentando analisar a sua origem. É incrivel, faça vc. tambem. E aí minha imaginação viaja......
Somos realmente um laboratório de raças, uma mistura muito grande, que nenhum país tem. Coitados dos indios e negros, como sofreram e ainda sofrem. Será que algum dia, teremos uma população que saiba contestar e lutar para melhorar. Somos um povo muito passivo e vivemos sem esperanças.
MELHOR MORRER LUTANDO DO QUE VIVER DE JOELHOS.