O Povo Brasileiro

O Povo Brasileiro Darcy Ribeiro

Resenhas - O Povo Brasileiro

Mauricio 01/01/2024

Para entender de onde viemos
No livro Darcy Ribeiro faz uma análise étnica, cultural e antropológica do povo brasileiro, com destaque para as suas três principais matrizes de formação, a indígena, a negra e a europeia. Não se aprofunda em detalhes e fatos históricos, enfatizando entretanto os aspectos mais práticos, narrando de uma forma cronológica os principais eventos e os percalços pelos quais o nosso povo foi passando para chegarmos onde estamos atualmente. É interessante o paralelo feito entre os vários ciclos econômicos e a dinâmica das populações como os do açúcar, da borracha, do ouro, do café e outros menores. Através dessas dinâmicas populacionais Darcy define e detalha as variações étnicas que surgiram a partir da miscigenação, os "brasis" sertanejo, caboclo, crioulo, caipira e o sulino, o último com as sub variações açoriano, gaúcho e gringo. No texto há muitas inferências empíricas e opiniões do autor sobre vários assuntos, mas isso não deixa o texto menos interessante e valioso, pelo contrário, contribui para melhor compreensão da obra. Na opinião dele, diferente de países como EUA, Austrália, Canadá, não somos "meros transplantes da Europa para amplos espaços de além-mar".

Deixo aqui duas frases que só são um breve resumo da obra, mas a leitura toda é muito interessante:

"Essa massa de mulatos e caboclos, luzitanizados, pela língua portuguesa, que falavam, pela visão do mundo, foi plasmando a etnia brasileira e promovendo, simultaneamente, sua integração na forma de um Estado- Nação".

"Na verdade das coisas o que somos é a nova Roma. Uma Roma tardia e tropical".

Ana 14/07/2010

Um livro e tanto! De encomenda para curar preconceitos, serviu inclusive para aplacar algumas implicâncias com meus conterrâneos (os gaúchos, que fazem algo que - meio pejorativamente - o Darcy chama de "gauchadas" ) e entender um pouco as diferenças regionais desse Brasilsão que vivo percorrendo. A parte IV (Os Brasis na história) foi a que mais gostei, talvez por explicar mais coisas relacionadas à nossa vida diária.
Apesar de ser muito bom, muito bem escrito e estruturado, demorei meses e meses para terminá-lo - o que acho esperado de um livro "técnico" (para sociólogos) lido por uma leiga-curiosa-diletante. E devo ressaltar, mesmo demorando tanto, o fio da meada não se perde. Darcy Ribeiro escreveu um livro cheio de opiniões (e tem como ser isento num tema como esse?) de forma clara e envolvente, evitando crises de amnésia tediosa no leitor.
Por fim, todo esse tempo com o livro valeu a pena pelo final ufanista quase utópico, com ares apoteóticos e mais do que simpático:

“Na verdade das coisas, o que somos é a nova Roma. Uma Roma tardia e tropical. O Brasil é já a maior das nações neolatinas, pela magnitude populacional, e começa a sê-lo também por sua criatividade artística e cultural. Precisa agora sê-lo no domínio da tecnologia da futura civilização, para se fazer uma potência econômica, de progresso auto-sustentado. Estamos nos construindo na luta para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical, orgulhosa de si mesma. Mais alegre porque mais sofrida. Melhor, porque incorpora em si mais humanidades. Mais generosa, porque aberta à conveniência com todas as raças e todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa província da Terra.”

Danilo Keys 22/09/2011minha estante
Também levei quase dois meses pra concluir por conta da liguagem densa...

Laysse.Pessoa 10/03/2022minha estante
Sempre gostei de palavras difíceis, elas me atraem, mas esse livro apresenta vocábulos que nem no Google tem, 30 anos que ele levou o fazendo e refazendo e por isso tem uma linguagem tão rebuscada, creio que é resultado de tanto capricho rsrs.
O meu é diferente, ele tem a capa verde e mais de 400 páginas.
Ganhei em 2016 e achei enfadonha a leitura e desisti de ler. Retomei em Janeiro e concluí, finalmente agora .

comprido 27/04/2022minha estante
Eu acho que um livro escrito por um sociólogo, não é um livro de opinião

Isabelle 27/10/2020

Outro da graduação... Darcy Ribeiro é incrível, não tenho muito o que falar, somente recomendar! Ele te deixa triste e desesperançosa, ao mesmo tempo que te faz sentir um apreço enorme e amor pelo Brasil que poucos autores fazem...
Kiki 27/10/2020minha estante
Milênio passado, na UFMG, escutei Darcy Ribeiro palestrar. Foi maravilhoso. Nunca me esqueci.

Isabelle 27/10/2020minha estante
Imagino a emoção... Eu com certeza choraria

leiturasdaursula 03/08/2022

Uma jornada de aprendizado
Em outubro de 2022, o escritor Darcy Ribeiro completaria 100 anos. Por esse motivo, a Global Editora decidiu publicar uma edição comemorativa de O povo brasileiro, uma de suas obras mais importantes. O autor passou grande parte de sua vida - cerca de 30 anos - escrevendo esse ensaio, que foi publicado em 1995.

?? Em relação ao conteúdo da obra, o texto é rico em referências bibliográficas e traz um apanhado cronológico da história de como se formou o povo brasileiro. O texto não é isento de opiniões pessoais do autor, porém de forma alguma deixa de ser um importante texto para aprender mais sobre a nossa história, trazendo uma ótica envolvente para se compreender a formação étnica e cultural do Brasil.

É interessante o quanto o autor foi inserindo informações que se amarram e se completam, enriquecidas por citações de registros que marcaram a história do Brasil. É um livro importante para estudo e compreensão do caráter multicultural do país.

Eu recomendo a leitura, embora não seja um livro para se ?devorar?. É uma jornada de estudo, aprendizado e reflexões.
Aqui vamos aprender um pouco dos povos indígenas além de entender melhor sobre a inserção dos negros no país, bem como dos europeus. Vamos adentrar em temas como segregação, escravidão, colonialismo, miscigenação, preconceito e muitos outros que compõem o processo de formação do povo brasileiro.

É uma leitura reflexiva e necessária, embora desafiadora e que exigirá do leitor atenção e paciência! Fiquei impactada e preciso ressaltar a importância de compreender mais nossa origem!

Isa409 19/03/2023

Achei bem o livro bem legal, a linguagem não é muito técnica então dá para entender sem muito esforço. Uma das coisas que mais me tocou é perceber que alguns preconceitos antigos com determinadas raças e origens continuam até os dias atuais

Kamyla.Maciel 07/09/2021

É esse o Brasil que queremos?
Não vou fazer um resumo do que o livro trata, dispensável ja que muito conhecido e o próprio título já nos diz que falará sobre a formação do povo brasileiro, questões econômicas, políticas , culturais e sociais. Mas prefiro falar o que senti.

Quando terminei esse livro, fiquei me questionando se um dia o Brasil daria certo. E , na data de hoje, essa pergunta ecoa na minha cabeça. Um país formado e construído na base da exploração, genocídio, estupros e desapropriações ainda pode chegar em algum lugar?! Questionamentos como esses são frutos da leitura desse livro fantástico.

Darcy desenhou a história da formação do povo brasileiro como nunca li, desde o início, suas contradições e surpresas. Tudo isso sem querer se fazer imparcial, essa nunca foi a proposta. Impossível sair ileso e sem indignação dessa leitura. Se a história nos fosse contada desse posto de vista nas escolas, com pensamento crítico, estaríamos onde estamos? Um povo sem consciência do seu passado tende a repeti-lo. E estamos diante disso.

É revoltante pensar que esse livro foi escrito há anos e trata de tempos ainda mais remotos e mesmo assim poderia servir como crítica a classe média e a elite atual.

A leitura em si não é muito fluída, mas entendo que esse é para ser um livro que se avança aos poucos.. indico muito muito mesmo!!

Trecho que se encaixa bem agora:

Não é impensável que a reordenação social se faça sem convulsão social, por via de um reformismo democrático. Mas ela é muitíssimo improvável neste país em que uns poucos milhares de grandes proprietários podem açambarcar a maior parte de seu território, compelindo milhões de trabalhadores a se urbanizarem para viver a vida famélica das favelas, por força da manutenção de umas velhas leis. Cada vez que um político nacionalista ou populista se encaminha para a revisão da institucionalidade, as classes dominantes apelam para a repressão e a força.

Angelica75 06/09/2022

Formação do Brasil.
O que falar de um livro clássico como esse?

Apenas um desejo, gostaria que cada brasileiro tivesse acesso e pudesse ler sobre a nossa formação enquanto cidadãos. A importância de cada região e de cada povo.
Os indígenas, os europeus e os africanos formaram a raiz e a matriz dos brasileiros que somos hoje.

Darcy Ribeiro explica em seu livro os diversos brasis, para se entender a cultura brasileira. Após um processo de adaptação que absorve quatro séculos, emergem as variantes principais da cultura brasileira. Dão-se os seus primeiros passos: a cultura brasileira caipira, a cultura camponesa, a cultura crioula, a cabocla e a cultura sertaneja.

Um livro para compreender quem e o que somos.

Martony.Demes 14/06/2022

Desta vez, vou falar dessa obra prima: O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro. O livro é uma autêntica historia do Brasil. Se você quer conhecer e esmiuçar acerca da história de colonização, processos civilizatórios, a construção étnica do povo brasileiro, estará na referência correta. Não obstante, o livro vai além. Então vamos por partes.

Primeiro o livro apresenta uma parte chamada novo mundo! Nela, é exposto as matrizes étnicas formadoras: o tupi e a lusitanidade. Depois, Darcy mostra questões relacionadas à religiosidade para justificar a dominação sobre os povos originários no Brasil. Em seguida, o autor expõe sobre a Gestão étnica: a formação do governo geral, cativeiros indígenas e o cunhadismo! Já ouviu falar nesse termo!? Foi só um termo para justificar o uso da pessoa indigena, mulher. Ou seja, davam moças índias como esposa aos portugueses. Isso mesmo!

Ainda na gestão étnica, o livro aborda sobre maneiras de gastar gente e as imbricadas e complexas formações: os brasilíndios, os afro-brasileiros, os neobrasileiros e em seguida os brasileiros.

Na Terceira parte, Darcy expõe o processo sociocultural no Brasil: as guerras, a empresa brasil, a urbanização desorganizada, classe, cor e preconceito. Isso, conjuntamente acentuou o processo de assimilação e segregação: branco versus negros, e o imigrantes.;

Por fim, e o que achei mais interessante, Darcy fala sobre os diversos Brasis que formou-se e que há hoje. Ele mostra o quanto o povo brasileiro é heterogêneo. Temos os Brasis: Criolo, Caboclo, Sertanejo, Caipira e Sulinos! Para esse matiz de Brasis, Darcy esmiúça a formação, sua origem, integração, atuação e o papel na formação do Brasil!

Em geral, é um livro bem amplo, que nos dá muito saber sobre nosso Brasil. Tem alguns trechos meio complexos, talvez seja mais fácil para profissionais relacionados (historiador, sociólogo, etnógrafo etc). Mas em seu todo, é um livro excelente! Valeu a pena viajar por ele! E ficará em minha biblioteca em um importante lugar para consultas e lembranças!

Renato375 02/04/2021

Índio, negro e Latino! Se fez uma nação...
Certa vez eu assisti um grande Brasileiro dizendo que esse livro, “deveria ser entregue junto com a certidão de nascimento, e que a criança deveria ser alfabetizada através dele.”
Hoje, após realizar a leitura, consigo enxergar o que essa fala queria expressar. Esse livro é necessário!

A obra é capaz de reconstituir a discutir a formação do Brasil. Com competência e generosidade, utilizando de uma linguagem acessível a qualquer um de nós.
Darcy Ribeiro é genial!

Encadernação: 4/5
Fonte: 4/5
Espaçamento: 4,5/5
Cor do papel: branco
Preço: R$ 36,43

Amaurijbarros 28/12/2020

MUITAS RAÇAS EM UMA RAÇA
A história do Brasil não se conta ou não se entende sem a compreensão da formação de Portugal, pois tudo que foi feito no Brasil foi uma consequência direta das opções que os regentes ou mesmo os quem deles se aproveitavam, ditaram os modos e a forma de colonizar e criar uma colônia, desde o descobrimento até após sua independência criando uma cultura danosa na formação deste povo.
Indico a leitura, pois um olhar de antropólogo complementa a visão do historiador.

Otávio - @vendavaldelivros 24/07/2023

"Os privilegiados simplesmente se isolam numa barreira de indiferença em relação à sina dos pobres, cuja miséria repugnante procuram ignorar ou ocultar numa espécie de miopia social, que perpetua a alteridade."

Como povos com tantas nuances e particularidades se tornam um? Como um país de extensão continental consegue se manter unificado mesmo com suas regiões tendo evoluído para culturas tão distintas e próprias? Conseguir enxergar a unidade do povo brasileiro em meio a todas as suas especificidades é um trabalho para poucos, e Darcy Ribeiro definitivamente era um desses.

Publicado em 1995, "O povo brasileiro – A formação e o sentido do Brasil" é uma obra do antropólogo mineiro que parte em busca das bases que fundaram, deram e dão sustentação para a formação do que hoje entendemos como povo brasileiro. Analisando desde antes das viagens que trouxeram os primeiros colonizadores portugueses para o Brasil até a formação de nossos núcleos urbanos e nossas estruturas socioeconômicas, Darcy Ribeiro apresenta um diagnóstico profundo e rico sobre como chegamos até aqui.

É óbvio que uma obra dessa magnitude precisaria mergulhar em conceitos complexos, mas Darcy Ribeiro faz isso com a maestria de um romancista e com a sabedoria de um professor, conseguindo dar exemplos práticos e visíveis a qualquer um, facilitando a compreensão do leitor leigo em sociologia.

Como político de esquerda, o autor não nega desde o começo que sua visão terá esse viés, o que é importante para o leitor também perceber quais óculos foram utilizados para enxergar a formação do povo brasileiro. Não à toa, as críticas ao modelo de sociedade que temos no país têm foco nas elites econômicas.

Sou suspeito para falar sobre como esse livro impactou e ampliou minhas percepções sobre "quem são" o povo brasileiro. Tocante em muitos momentos, doloroso em tantos outros, o livro de Darcy Ribeiro se prova fundamental na compreensão de nossa identidade, dos caboclos, dos caipiras, dos sertanejos e de tudo que nos molda. A obra não saiu da minha cabeça e, cada vez mais, vou me encantando com esse trabalho. Fundamental para entendermos nosso povo e toda injustiça social que nos trouxe até esse ponto.

Laura 10/05/2020

Excelente!
livro fundamental para quem deseja entender sobre o processo se formação da sociedade brasileira. Indispensável

Igor13 06/06/2021

Contexto histórico distorcido, sem análise isenta e, declaradamente, político.
Já de cara o livro se diz declaradamente político. Não isento. Está lá. Elogio o autor pela sinceridade, pois, está longe de ser um livro histórico mesmo. E, ao meu ver, vai apresentar uma 'teoria' política da formação do povo brasileiro distorcida. Como é tudo em política. Se é isso que procura, defender uma 'teoria', um grupo, uma ideologia, sem bases reais empíricas, beleza. Mas se o leitor, como eu, busca entender a história de formação desse país, aí vai precisar ler muito mais livros, inclusive não só sobre o Brasil e América Latina, e com a cabeça aberta

Bem, superados os que só querem ratificar uma visão passada, erroneamente, desde a maioria das escolas, posso recomendar alguns autores e linhas a seguir. Sim, pois também tive que engolir esse tipo de simplificação mesquinha da realidade desde novo e inclusive na universidade, onde esperava história e análise técnica dos fatos, e sempre ouvia a mesma ladainha de opressor e oprimido, luta de classes, imperialismo, pureza e inocência do índio e vocês já conhecem o resto da novena.

O que ocorreu durante esses últimos séculos de colonização na América Latina e no Brasil foi terrível. Ninguém pode negar isso. Esse não é o ponto. Porém, o que aconteceu aqui, de modo similar, com peculiaridades, aconteceu na história da humanidade inteira em todos os lugares.

Não vou ir além disso. Meu ponto é, quer entender o povo brasileiro (como se não houvessem diversas formações distintas), vá estudar primeiro história (não ideológica) de outros povos pelo mundo. Boas biografias e livros mais específicos. Não pegue Eric Hobsbawm, por favor! Não seja preguiçoso. O autor também é declaradamente político. Peguem obras de historiadores mais isentos. Sei que não existe algo como 100% isento, mas há autores mais preocupados com os fatos e suas motivações específicas que super generalizações e teorias que abarquem tudo. Não funciona dessa forma.

Recomendo no Brasil o famoso 'penhinha', Eduardo Bueno, e Jorgue Caldeira. Há muitos outros. Já é um começo. Só nessas obras você já verá que não é bem como esse autor defende.

Quase me esqueci. Fui até 13% do livro. Não aguentei a tortura mais do que isso. Não dei classificação, pois teria que classificá-lo na categoria de capacidade de manipular os fatos em benefício de um grupo político. Não é a área que me interessa. Se bem que, pelo número de pessoas que elogiam essa obra, deve estar por volta de 4,5 de 5 no grau de manipulação.
Adamastor Portucaldo 24/04/2023minha estante
Realmente o autor é muito enviesado. Excelente análise. Os outros 87% também padecem dessa visão politizada. Mas acho que algumas coisas se salvam: cunhadismo, temericó, nheengatu? e a óbvia verdade: naqueles tempos a invasão foi de homens. Portanto as índias forneceram seus ventres para gestação inicial desse povo!