O Povo Brasileiro

O Povo Brasileiro Darcy Ribeiro

Resenhas - O Povo Brasileiro

Ana 14/07/2010

Um livro e tanto! De encomenda para curar preconceitos, serviu inclusive para aplacar algumas implicâncias com meus conterrâneos (os gaúchos, que fazem algo que - meio pejorativamente - o Darcy chama de "gauchadas" ) e entender um pouco as diferenças regionais desse Brasilsão que vivo percorrendo. A parte IV (Os Brasis na história) foi a que mais gostei, talvez por explicar mais coisas relacionadas à nossa vida diária.
Apesar de ser muito bom, muito bem escrito e estruturado, demorei meses e meses para terminá-lo - o que acho esperado de um livro "técnico" (para sociólogos) lido por uma leiga-curiosa-diletante. E devo ressaltar, mesmo demorando tanto, o fio da meada não se perde. Darcy Ribeiro escreveu um livro cheio de opiniões (e tem como ser isento num tema como esse?) de forma clara e envolvente, evitando crises de amnésia tediosa no leitor.
Por fim, todo esse tempo com o livro valeu a pena pelo final ufanista quase utópico, com ares apoteóticos e mais do que simpático:

“Na verdade das coisas, o que somos é a nova Roma. Uma Roma tardia e tropical. O Brasil é já a maior das nações neolatinas, pela magnitude populacional, e começa a sê-lo também por sua criatividade artística e cultural. Precisa agora sê-lo no domínio da tecnologia da futura civilização, para se fazer uma potência econômica, de progresso auto-sustentado. Estamos nos construindo na luta para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical, orgulhosa de si mesma. Mais alegre porque mais sofrida. Melhor, porque incorpora em si mais humanidades. Mais generosa, porque aberta à conveniência com todas as raças e todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa província da Terra.”

Danilo Keys 22/09/2011minha estante
Também levei quase dois meses pra concluir por conta da liguagem densa...

Alessandra 16/10/2013

O povo brasileiro, um livro de introdução
Darcy é uma antropólogo fantástico! E fantásticas são suas ideias.

Indiretamente e algumas vezes, também, diretamente, Darcy bateu nas seguintes teclas para o começo de um desenvolvimento ascendente do Brasil:
a necessidade de reforma agrária;
a necessidade da simples, porém espantosa (para alguns) distribuição da riqueza;
a necessidade de uma educação política para a massa populacional.

Concluindo que pela falta de tudo isso, o Brasil, mesmo tendo potencial, não se desenvolveu como os países colonizados na mesma época. Educação para todos, meus caros, acaba sendo a resposta final.

Adorei o livro, de uma clareza e simplicidade ímpar, que além de tornarem o processo de leitura mais fácil, resultam em um material conciso para ser introduzido à história do Brasil e suas políticas.

site: http://procurando-violet.blogspot.com.br/

Alexandre Kovacs / Mundo de K 06/04/2011

Darcy Ribeiro - O povo brasileiro
Editora Companhia das Letras - 480 páginas - Capa de Hélio de Almeida - Lançamento de 20/04/1995.

A análise apaixonada e parcial de Darcy Ribeiro sobre as origens do nosso povo e a formação da nação brasileira se, por um lado, não segue o rigor científico dos manuais de antropologia e sociologia, por outro, estabelece um clima de cumplicidade e até mesmo de criação literária ao tentar responder à clássica pergunta: "por que o Brasil ainda não deu certo?". Ao explicar as diferenças e as particularidades regionais, a saber: a cultura crioula do litoral, cabocla da população amazônica, sertaneja do Nordeste, a caipira do Sudeste e sulista dos gaúchos, Darcy Ribeiro ocupa um papel fundamental na bibliografia nacional ajudando a combater um certo complexo de inferioridade que está enraizado em nossa história e cultura.

Os brasileiros, resultantes do encontro entre o pequeno grupo de invasores portugueses com os índios e negros africanos, representam uma nova etnia muito diferente das matrizes. A formação deste novo povo, não foi pacífica como costumamos atribuir à índole do brasileiro. No caso da assimilação da cultura indígena, o que ocorreu foi um verdadeiro genocídio em vários níveis, principalmente no biótico, inicialmente como uma guerra bacteriológica entre as moléstias que o branco trazia e eram fatais para a população indígena, depois pelas sucessivas tentativas de escravização do índio. O negro, principal força de trabalho do sistema econômico colonial, primeiro no engenhos de açúcar e depois nas minas, encontrava-se fraco e abandonado em sua nova terra com outros escravos, iguais na cor, mas diferentes na língua e, normalmente, vindos de tribos hostis.

Darcy Ribeiro resume excepcionalmente bem a formação da nossa identidade da seguinte forma: "A sociedade e a cultura brasileiras são conformadas como variantes da versão lusitana da tradição civilizatória europeia ocidental, diferenciadas por coloridos herdados dos índios americanos e dos negros africanos. O Brasil emerge, assim, como um renovo mutante, remarcado de características próprias, mas atado genesicamente à matriz portuguesa, cujas potencialidades insuspeitadas de ser e de crescer só aqui se realizaram plenamente. A confluência de tantas e tão variadas matrizes formadoras poderia ter resultado numa sociedade multiétnica, dilacerada pela oposição de componentes diferenciados e imiscíveis. Ocorreu justamente o contrário, uma vez que, apesar de sobreviverem na fisionomia somática e no espírito dos brasileiros os signos de sua múltipla ancestralidade, não se diferenciaram em antagônicas minorias raciais, culturais ou regionais, vinculadas a lealdades étnicas próprias e disputantes da autonomia frente à nação".

No longo caminho de feitoria escravista colonial até a posição atual de candidato a nova potência mundial com domínio da tecnologia de exploração em águas profundas dos reservatórios petrolíferos da camada do pré-sal, o nosso país vai seguindo as indicações de Darcy que nos considerava uma nova Roma tardia e tropical, lavada em sangue negro e índio. "Mais alegre , porque mais sofrida. Melhor, porque incorpora em si mais humanidades. Mais generosa, porque aberta à convivência com todas as raças e todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa província da Terra".

Ma. 12/03/2013

Esse livro é obra fundamental, para compreender o porquê de tantos Brasis dentro de um Brasil. Darcy Ribeiro, brilhantemente nos apresenta a formação do povo brasileiro. O quanto, a exploração, mistura, apropriação das gentes foi o móvel formador desse pais; como somos desde nosso "apossamento" sobreviventes. Para entender o que somos é preciso olhar para esse passado de pouco mais de 500 anos e tentar desvelar o porquê ainda somos o Brasil que sempre pode ir além, mas não foi.

Pedro 22/10/2017

Leitura Obrigatória
A primeira cosia que o leitor de ter em mente é que Darcy Ribeiro é um antropólogo escrevendo história, não que isso diminua a relevância da obra - longe disso. É uma leitura acessível, voltada para o público em geral, porém se faz indispensável para comunidade acadêmica. Não obstante, é necessário (para os leitores que objetivem uma leitura mais especializada) leituras complementares, até pela razão de que algumas das informações apresentadas já estarem desatualizadas e carentes de maiores aprofundamentos, principalmente no que concerne ao Brasil Colônia e Império; neste aspecto mais que recomendo a leitura dos três volumes da coleção "O Brasil Colonial" (organizada por João Fragoso & Maria de Fátima Gouvêa) e "Da Monarquia À República" (Emília Viotti da Costa).

Ao decorrer da leitura, muitas vezes eu fiquei me perguntando: o autor está sendo preconceituoso ou simplesmente tratá-se de um crú e objetivo realismo? Depois de refletir fico com a última opção. Em alguns trechos o autor é repetitivo, porém essa repetição (em minha compreensão) é uma estratégia narrativa.

Além do que dito acima é necessário destacar a criticidade de Darcy Ribeiro, principalmente ao tão degradante e pernicioso conceito de "democracia racial", cunhado e defendido pelo Gilberto Freire. Procurarei não me prolongar tanto, até porque não quero ficar repetindo o que já dito em outras resenhas. Mas não posso deixar de dizer que concordo completamente com que: um dos principais motivos, exposto por Darcy Ribeiro, sobre nosso atraso econômico e social como Estado e Nação é o latifúndio e a perpetuação de seus herdeiros nas estruturas estatais do Brasil.

Mesmo que seja para discordar esse é um livro de indispensável leitura, que na minha opinião deveria ser trabalhado como leitura obrigatória; não somente em cursos de graduação mais também no ensino médio. Existem generalizações, imprecisões, desatualizações e um trato espaçotemporal as vezes falhos? Sim, porém não existe obra perfeita ou completa, nada na ciência é eterno e/ou imutável. Contudo algumas poucas obras conseguem alcançar o que rotulamos de clássicos; e "O Povo Brasileiro" é sem dúvidas um livro clássico.

ÃLINHO 03/10/2011

ETA POVÃO
Impressionante, depois de ler este livro, agora quando estou na rua, fico observando o biotipo e a fisionomia das pessoas e tentando analisar a sua origem. É incrivel, faça vc. tambem. E aí minha imaginação viaja......
Somos realmente um laboratório de raças, uma mistura muito grande, que nenhum país tem. Coitados dos indios e negros, como sofreram e ainda sofrem. Será que algum dia, teremos uma população que saiba contestar e lutar para melhorar. Somos um povo muito passivo e vivemos sem esperanças.
MELHOR MORRER LUTANDO DO QUE VIVER DE JOELHOS.

Marcos 03/09/2014

INCRÍVEL!!!!
Há uma expressão talvez um pouco mais apropriado para definir o livro "O Povo Brasileiro" do Darcy Riberiro, "inefável mas crível", pois aquele que o ler entenderá a expressão do homem brasileiro em sua cultura, em suas artes, em suas conquistas, em suas guerras, em seus horrores, em sua dor. Lavado com sangue de índio e negro, mas mais humano porque menos diferente e mais belo pois está no lugar mais lindo do mundo. Para entender o povo brasileiro temos que passar além da dor e perceber que nossa herança étnica e racial foi uma dádiva feitas pelos homens e cultuada por nossa gente.

Paulo 01/03/2017

Livro essencial para o entendimento do que é o brasileiro e, consequentemente, o Brasil.

O livro responde um dos porquês de uma pergunta que eu carrego há um tempo: de como um país tão grande e diversificado como esse conseguiu se segurar unificado, sobre um mesmo nome, ao contrário das colônias espanholas que se esfarelaram em países diferentes.

O brasileiro é fruto disso que Darcy chama de ninguendade. Esse acaba com o tempo criando sua própria identidade, embora a ideia de "Ser Brasileiro" ainda não tenha surgido nessa época. As diferenças dentro do teria fazem surgir movimentos de identidade própria, mas essas sempre surradas pela força imperial ou, mais a frente, a força nacional.

O modo escravagista também foi um dos motivos usados para a satisfação do agronegócio e seus donos de terra, assim mantendo o território sobre a mesmo controle. Daí o Brasil ser um dos últimos países a abolir a escravidão, senão o último.

Um livro que tem sintonia com aquele de José Murilo, cidadania no Brasil. A quem a história brasileira favoreceu e como surgiram e se desenvolveram os tipos brasileiros.

Repito o que já foi dito em uma das resenhas aqui, minha parte favorita é Os Brasis. O sertanejo, o caipira, o gaúcho, etc.

Pablo.Alejandro 06/11/2015

Vai uma flecha ai?
Achei o livro um tanto tendencioso na medida em que destaca muito o papel dos povos indigenas na formação do povo brasileiro, sem dar tanto peso aos negros e aos portugueses. Acho que a mistura foi mais equilibrada, ou seja todos tiveram os seus papéis com igual importância.
Matheus 29/01/2016minha estante
Como leitura complementar, veja Raízes do Brasil do Sérgio Buarque de Hollanda.

MVGiga 07/08/2015

Bom te conhecer, Brasil.
Essencial para aqueles que, tal como o navegador e explorador Pedro Alvarez Cabral, queiram desvendar e conhecer mais sobre esse paraíso tropical chamado Brasil. Conheci esse material por conta de uma pesquisa sobre livros que todos os brasileiros obrigatoriamente deveriam ler, para assim conhecer o Brasil. Umas das sugestões indicava a obra do Darcy Ribeiro como uma excelente introdução geral. E realmente, o autor nos apresenta, com maestria e de forma didática, a formação do povo brasileiro. A obra tem uma narrativa crua e reflexiva da construção do país, sem os enfeites “lúdicos” dos livros de Historia do ensino fundamental.

vintrava 22/10/2009

Para entender o Brasil
A obra de Darcy Ribeiro, assim como a obra de outros grandes pensadores brasileiros (Celso Furtado, Caio Prado Jr., Gilberto Freyre, etc.), é essencial para qualquer um que queira fazer o esforço de entender o Brasil. Neste livro, o autor busca explicar como se deu a formação do "povo brasileiro", enfatizando os aspectos históricos da mistura das etnias (antropológicos?) e os processos sócio-economicos da nossa formação. O povo brasileiro, segundo o autor, seria um povo novo, que surgiu da mistura de índios, negros africanos e brancos europeus, sendo que, dessa forma, é necessário que tomemos esse fato como ponto de partida para (re)pensar o Brasil enquanto nação. Qual é o nosso destino? Por que o Brasil não deu certo?

Nesse caso, não somos um povo "transplantado", como os norte-americanos ou os argentinos, por exemplo. Nosso povo se constitui como um povo novo, homogêneo, mas ao mesmo tempo heterogêneo (vide a diversidades regional-cultural).

Esta é uma leitura que deveria ser incentivada, aos poucos, desde o ensino fundamental, para que no ensino médio todo aluno pudesse fazer uma leitura completa desse livro. Acredito que seria um fator positivo para a formação de qualquer brasileiro. Apesar de o livre ser "grande", com muitas páginas, ele não se apresenta como cansativo em nenhum momento, pois está sempre trazendo novas informações, que o leitor vai relacionando com o que ele sabe (ou não sabe) a respeito da história do Brasil, e também porque a escrita de Darcy Ribeiro não é de forma alguma técnica-acadêmica, mas chega a beirar a literatura.

Recomendo também o filme, de mesmo nome, como forma complementar a discussão do livro. É muito bom para ser exibido em aulas e mesmo para assisti-lo em casa.

Volnei 19/03/2017

O povo Brasileiro
Esta obra traz de maneira bem clara como foi a formação da nação que hoje conhecemos como Brasileira.
lendo este livro alguns conceitos com certeza deixam de fazer sentido a partir do momento que compreendemos que somos a mistura de vários povos, das mais variadas etnias. Neste ponto o racismo passa ser algo irracional para um povo que traz em seu sangue as mais variadas misturas. Somos a nação mais completa do planeta pois temos aqui representados pessoas de todos os demais continentes

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Volnei 12/02/2013

A formação do povo brasileiro

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

darwinpons 29/05/2016

Informativo
O texto mostra as origens e as influências de todos os povos que confluem no que chama de povo brasileiro. Além das origens culturais, Darcy Ribeiro busca uma explicação classista para as influências, divergências e desfechos históricos que resultam na sociedade brasileira moderna.