O Povo Brasileiro

O Povo Brasileiro Darcy Ribeiro

Resenhas - O Povo Brasileiro

Andressa 13/04/2024

Perfeito
O autor é brilhante, não só nesta obra como nas tantas outras que escreveu. Essencial para entender a formação do povo brasileiro, dados confiáveis, sem palavras. Viva Darcy Ribeiro!

Yasmin 04/04/2024

INCRÍVEL
Livro maravilhoso. Tive que apresentar um seminário na universidade sobre Darcy Ribeiro e acabei ficando muito interessada nessa obra dele por isso decidi ler, é um livro que conta a história do Brasil da forma mais real possível, trás dados, e responde muitas questões que existem no Brasil até hoje, e aí trás o sentindo dessas respostas, muito válido pra qualquer ser humano aprender sobre questões raciais no nosso país, e entender realmente nossa história e como ela aconteceu em uma dimensão de opressão e aculturação muito forte, mas mesmo com isso trás a dimensão da resistência, mostra questões econômicas, sociais, psicológicas e como isso reflete até hoje em nossa história. Outro ponto maravilhoso do qual o livro vai abordar são as questões das diferentes raças das quais existe no Brasil, seu surgimento, e o surgimento do povo neobrasileiro. A leitura não é tão densa como eu imaginaria que fosse, mas são muitas informações então o ideal é ler devagar. Recomendo muito e vai se tornar fonte de pesquisa para mim a partir de hoje em diversos momentos.

NIMSAY 29/03/2024

Tudo é culpa do capitalismo mesmo né
"O que desgarra e separa os brasileiros em componentes opostos é a estratificação de classes.''
"Nós, brasileiros,nesse quadro,somos um povo em ser, impedido de sê-lo.Um povo mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado.Nela fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo."
Darcy Ribeiro nunca errou >>>>>

Larissa.@estantedalari22 25/03/2024

Me siga no Instagram @estantedalari22 ??
??UM LIVRO QUE DEVERIA SER OBRIGATÓRIO PARA TODO BRASILEIRO!

? ?Nós brasileiros, nesse quadro, somos um povo sem ser, impedido de sê-lo. Um povo mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Nela fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo.?

"O POVO BRASILEIRO" de Darcy Ribeiro é uma obra que transcede o tempo e que traz um conteúdo rico em informações.

Aqui neste livro autor aborda de torma clara e fluída o tema de miscigenação, e mostra como se deu o processo de formação do povo brasileiro e toda sua cultura.

É uma obra maravilhosa que mostra a luta dos indígenas desde o início quando houve a chegada dos portugueses, e também mostra a luta dos escr4vos trazidos da África, mostrando assim o drama da nova identidade brasileira que se formava ao passar dos anos.

Em minha opinião é um livro que deveria ser OBRIGATÓRIO para todo brasileiro, pois aqui entendemos melhor nossas raízes e os processos que o país passou para chegar onde chegou.

Também não posso deixar de elogiar a forma como o autor se dedicou em suas pesquisas para escrever este livro, é sensacional as informações contidas aqui, e mesmo o livro sendo algo mais teórico ele não é de modo algum cansativo, é uma leitura envolvente e que nos faz mergulhar no passado de uma forma maravilhosa!

?O LIVRO ESTÁ DISPONÍVEL NO SITE DA EDITORA @globaleditora E TAMBÉM NA AMAZON!

?Eai gostou da resenha? Já conhecia esse livro ? Você gosta de ler sobre a história do Brasil?

Nycolas 01/03/2024

É um livro incrível que com certeza vou revisitar pelas anotações e marcações durante meus anos na academia. Tenho algumas dúvidas e acho Darcy tem uma visão muito otimista do futuro, quando tange a unidade do Brasil. Além disso acho que se repete um pouco na última parte, o que deixa a leitura maçante, acredito que precise reler em algum momento.

Dennisovych 29/02/2024

Incrível!
Essencial para qualquer estudo sobre o Brasil, isso aqui é quase uma bíblia. Esperei muito desse livro e ele conseguiu me entregar mais do que o que eu já esperava.

Rudhi 15/02/2024

Leitura importante para entender o Brasil de hoje
O livro é uma excelente obra para refletirmos sobre o Brasil atual, buscando nossa origem como povo nas nossas diferentes regiões. Leitura densa, porém acessível.

Renata.Orlando 31/01/2024

Riquíssimo
Esse livro é uma jóia no estudo da formação do brasileiro como povo, complementa se com As veias abertas da América Latina de Galeano e entrega uma dose absurda de conhecimento sobre nossa origem miscigenada.

Lívia 27/01/2024

Recomendação
Meu professor de história que recomendou.
O livro fala sobre o povo brasileiro, contando como foi o desenvolvimento dessa população desde o início. De 1500, quando o Brasil era povoado apenas por indígenas, até os dias mais atuais (de acordo com a época que o autor viveu).
Um estudo muito interessante, por mais que eu tenha ficado com preguiça de ler depois de ler mais da metade, então demorei para terminar.

Sábio 24/01/2024

Ode ao nosso espírito étnico.
Sim, somos mistura. Não, não somos uma democracia racial.
Que trabalho impressionante de preciosismo e esmero... Darcy nos apresenta toda uma historiografia focada na construção do espírito nacional, com todas as suas mazelas e cicatrizes, mas que com uma escrita sensível sobre temas tão espinhosos demonstra que esse país ainda pode dar certo. Explorando muito a questão das classes e da divisão internacional do trabalho, Darcy defende uma subversão do sistema atual baseado numa significativa mudança calcada em lutas de emancipação do jugo mercantil internacional, que nos mantém refém do estrangeiro desde a colonização e exploração no século XVI de nosso povo.

Mauricio 01/01/2024

Para entender de onde viemos
No livro Darcy Ribeiro faz uma análise étnica, cultural e antropológica do povo brasileiro, com destaque para as suas três principais matrizes de formação, a indígena, a negra e a europeia. Não se aprofunda em detalhes e fatos históricos, enfatizando entretanto os aspectos mais práticos, narrando de uma forma cronológica os principais eventos e os percalços pelos quais o nosso povo foi passando para chegarmos onde estamos atualmente. É interessante o paralelo feito entre os vários ciclos econômicos e a dinâmica das populações como os do açúcar, da borracha, do ouro, do café e outros menores. Através dessas dinâmicas populacionais Darcy define e detalha as variações étnicas que surgiram a partir da miscigenação, os "brasis" sertanejo, caboclo, crioulo, caipira e o sulino, o último com as sub variações açoriano, gaúcho e gringo. No texto há muitas inferências empíricas e opiniões do autor sobre vários assuntos, mas isso não deixa o texto menos interessante e valioso, pelo contrário, contribui para melhor compreensão da obra. Na opinião dele, diferente de países como EUA, Austrália, Canadá, não somos "meros transplantes da Europa para amplos espaços de além-mar".

Deixo aqui duas frases que só são um breve resumo da obra, mas a leitura toda é muito interessante:

"Essa massa de mulatos e caboclos, luzitanizados, pela língua portuguesa, que falavam, pela visão do mundo, foi plasmando a etnia brasileira e promovendo, simultaneamente, sua integração na forma de um Estado- Nação".

"Na verdade das coisas o que somos é a nova Roma. Uma Roma tardia e tropical".

Ana Luz 01/01/2024

é um dos livros que nos ensina um pouquinho sobre quem somos. Darcy Ribeiro logo no começo levanta a pergunta ?por que o Brasil ainda não deu certo?? e essa talvez seja uma das perguntas mais difíceis de responder, e, mesmo que eu não concorde com ela nem com alguns pontos de Darcy, ele responde com maestria uma outra pergunta: ?o que é ser brasileiro??
e no fim ser brasileiro é essa mestiçagem sem fim, é o sangue de negros e índios correndo por cada um de nós, marcado em cada esquina deste lugar.

Tayanne 21/12/2023

No início, para mim, a adaptação a leitura foi complicada, por ser uma linguagem mais culta. Porém, depois de algumas páginas ficou mais fácil de acompanhar.
O livro foi uma baita experiência. Através dele é possível entender que as mazelas do nosso presente são justificadas pelo nosso passado. E, acredito, que o caminho principal para resolver o problema, é entender sua origem.
Enfim, adorei e indico a todos!

Brenno.Soares 13/11/2023

Excelente livro, traz um retrato muito sóbrio da nossa sociedade atual, apontando os verdadeiros alicerces dos nossos costumes e características. Obra realmente de grande proveito para todos que tenham interesse em conhecer as origens, ou mesmo entender o "povo brasileiro".

Edras 02/11/2023

Compreensão da história brasileira
Ler esse livro se faz necessário a quem quer conhecer um pouco do Brasil e suas realidades. O livro de maneira clara demonstra quem somos e nos dá a base de quem seremos, contextualiza o passado e nos revela as bases do futuro