Por Isso a Gente Acabou

Por Isso a Gente Acabou Lemony Snicket

Resenhas - Por isso a gente acabou

Grazielly 17/01/2023

De partir o coração
Por isso a gente acabou trata, com a comicidade uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar.
Min Green e Ed Slaterton estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento.

Esse livro estava na minha lista de leitura faz muito tempo e eu li ele no momento certo, ótima leitura e algumas lágrimas.

Karol Rodrigues 25/05/2013

Já ouviu falar do autor Lemony Snicket? Aquele, que escreveu a coleção de Desventuras em Série? Então, esse é o pseudônimo que ele usou para escrever os doze livros de sucesso. Para Por Isso a Gente Acabou, ele resolveu o usar seu verdadeiro nome: Daniel Handler. A obra, que foi lançada ano passado, ganhou a diagramação da Cia das Letras e as belas ilustrações (confira aqui) da Maira Kalman, que conseguiu deixar o livro mais lindo do que ele já é. Inclusive, acredito que ele só ficou lindo por causa desse diferencial.

O livro é basicamente uma carta (gigantesca) que a personagem Min Green escreveu para o seu ex-namorado, Ed Slaterton, com o qual namorou algumas semanas. Irritada e completamente arrependida de ter vivido esse tempo com o atleta, lindo e popular da escola, ela decide juntar todas as coisas que um dia fizeram parte do relacionamento dos dois, colocar em uma caixa, e deixar em frente a casa dele. Bom, a carta não é nada agradável de se ler.

"Estou contando por que a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais."

Por Isso a Gente Acabou tinha tudo pra ser um livro perfeito, mas o autor pecou em alguns aspectos. A narrativa é cheia de referências que o leitor não consegue identificar na história. É como ler uma piada interna sem fazer parte do que causou tal graça. A leitura demora pra engatar e é fácil olhar pro lado quando se estar lendo e quando voltar a leitura, não saber onde parou e o que aconteceu. Acredito que tudo seria mais fácil se o livro todo fosse lido de uma só vez. Fiz isso no fim de semana e acabei terminando a obra bem mais satisfeita do que quando eu comecei.

Apesar dos pontos negativos, o real entretenimento da obra ficou por conta das ilustrações, que não fariam sentido algum se o livro não fosse escrito do jeito que foi. A ilustração aparece, ela conta como e quando aquele objeto fez parte da vida deles e depois destrincha toda uma história e o rancor que ela guardou depois que eles terminaram o relacionamento. Interessante e criativo, mas infelizmente não foi o suficiente para se tornar a melhor história.

"Este é o ingresso do primeiro filme que a gente assistiu, que diz: Greta em Fuga, Matinê, 5 de outubro, uma data que vai me provocar para sempre."

Há humor, mas também há algumas repetições de diálogos que acabam cansando. Por ser apaixonada por filme, Min vive comparando todos os acontecimentos da vida dela com alguma cena de um filme aleatório. É exatamente nesse ponto que eu me senti fora da piada interna. Os filmes da obra são totalmente fictícios. Se o autor tivesse feito referências reais, talvez a história ficasse mais interessante.
Andréia 19/06/2013minha estante
Alguém imaginou uma trilha sonora pra esse livro, ou uma música para Min e Ed?

Karol Rodrigues 25/08/2014minha estante
Eu não costumo imaginar trilha sonora para os livros, Andréa. Mas acho massa quem consegue associar a narrativa com músicas. Infelizmente não tenho nenhuma ideia pra você :(

letty biachi 15/05/2020

ideia boa, narração nem tanto
a escrita é meio esquisita e não prende, por isso a gente demora pra acabar rs. eu comecei a ler em 2016 e só esse ano criei coragem pra terminar. a proposta da história é muito boa e interessante, mas o livro não

juliarfs 07/09/2022

e foi por isso, Ed, que a gente acabou.
a júlia de 14 anos ia amar demais ler esse livro. mas apesar de ser mais jovenzinho, a júlia de 20 anos também amou e se identificou muito com a protagonista dramática (não que os temas abordados sejam somente dramáticos, mas sim no sentido de que tudo parece ser mais intenso na cabecinha dela, assim como eu sinto que é na minha).

é um livro muito bom pra passar o tempo e com frases bem poéticas e fofas, tem uma escrita que te prende, principalmente por ser um apanhado de desabafos de uma pessoa com outra, torna tudo mais pessoal.

lsonkwan 27/01/2022minha estante
merecia 0.5

Karla.Silva 10/09/2022

....foi isso?
é, né. esperava bem mais !!!!!!! achei a maioria das coisas nesse livro MUITO confusas, começando pela narração da personagem. a única coisa que me envolveu na leitura foi a vontade de terminar !!
e eu não sei o que DIABOS essa personagem viu nesse macho, eita menino sem PERSONALIDADE. a justificativa dele para a traição tem o poder de deixar ele mais feio do que já é.
ed slatershit (e eu lá lembro o nome desse maluco), você é um BOSTA!
E min, minha querida, procure TERAPIA !!!!

Bia 05/06/2021

Poderia ser melhor
Gostei bastante do enredo, o problema foi a escrita. Foi mal escrito, falta de pontuação (vírgulas) que acabaram atrapalhando no entendimento e no conforto na hora da leitura. Achei incrível a escolha de mostrar os objetos no livro, mas fiquei realmente incomodada pela falta de vírgulas. Para quem não presta muita atenção nisso, vai gostar bastante.
Ps: não sei se a versão e-book tem o mesmo problema e se outros físicos já estão corrigidos.

Nay 27/05/2022

Por isso a gente acabou
Julguei o livro pelo título e pela capa achando que seria uma história muito boa mas me enganei. Não achei a leitura fluída e a história tem muita enrolação.

letAcia550 29/11/2022

terminei o livro não sabendo absolutamente nada sobre os personagens secundarios e consequentemente não dando a mínima pra nenhum deles. sobre a narradora do livro só fiquei sabendo duas coisas: ela gosta de filmes e é extremamente irritante!!

Debora.Olindina 08/05/2022

Sobre um fim deles, e um bom amor
Será que é ruim meu livro favorito de romance, ser sobre o fim de um amor? Kkkkk. Vai lá saber! É isso, gostei de como ela Min amou o máximo, mesmo recebendo o mínimo. Foi genuíno encantador e extremamente doloroso saber que os detalhes fizeram ele perder ela.

Felipe1205 05/01/2024

Primeira leitura do ano e já começamos bem ...
"por isso a gente acabou" é um livro viciante e divertido, que ao mesmo tempo consegue ser triste já que os personagens são super cativantes e divertidos , foi uma ótima leitura para iniciar o ano e Daniel handler é um ótimo escritor . Como eu queria também ver o ponto de vista do Ed (principalmente quando ele recebesse a carta ) , enfim livro incrível.

Napmchd 08/08/2023

Que gente chata
O livro começou bem pra mim, os capítulos eram rapidinhos, tinham as figuras que faziam toda a diferença e eu estava gostando de acompanhar tudo isso, mas lá pro meio eu já tava de saco cheio porque parecia que não evoluia, rodava em torno da mesma coisa o tempo todo.
No geral, ruim rs. Chato rs. Achei que a história não aprofundou em nada, não consegui me importar com eles, só fiquei de bode, porque olha, chatíssimos.

Sandi 16/10/2013

Por Isso a Gente Acabou- Daniel Handler
Resenhas boas são sempre mais difíceis de escrever. Como contar para todo mundo que o livro te arrebatou, principalmente quando esse livro não é unanimidade entre os leitores? No fim, acredito que os livros que amamos não passam de um reflexo de nós mesmos. E, Por Isso a Gente Acabou do Daniel Handler tem muito sobre mim.

O livro é uma carta de uma adolescente, Minerva, para seu ex-namorado contando todas as razões pelas quais o relacionamento não deu certo. Cada momento do namoro é resumido por um objeto que Min enviará para ele junto com a carta. Sabe aquelas lembranças que a gente acaba guardando do passado e não fazem bem algum? Minerva resolveu se livrar delas em grande estilo.

Embora a sinopse seja extremamente clichê e simples, o que me prendeu nesse livro foi o modo como o autor desenvolveu o relacionamento do casal. Ed é o típico cara popular, que namora todas e Min é a menina alternativa, com uma paixão extrema por filmes. Sessão da tarde? Não! Aqui a narrativa é crua, real e o autor descreve cada parte desse namoro,as boas e ruins. Por isso tanta identificação: é impossível não ver um reflexo de nós mesmos nas atitudes dos personagens. Quem nunca se apaixonou pela pessoa que obviamente é errada?

Quanto aos personagens, desenvolvi um sentimento de amor-ódio por cada um deles. Min tem uma personalidade forte, é determinada, mas ao mesmo tempo se torna chata com suas atitudes alternativas em excesso. Ed me conquistou muitas vezes, a ponto de eu torcer pelo casal(mesmo sabendo que em vão), mas se tornou a pior pessoa do mundo no momento da verdade. Enfim, Daniel Hadler nos trouxe personagens reais e intensos.

A forma de escrita é fluida, rápida e convincente. Alguns trechos são um espetáculo a parte e me fizeram re-acreditar que ainda há escritores na atualidade (John Green na lista) que se preocupam tanto com a forma como com o conteúdo.

Por Isso a Gente Acabou é um livro para quem tem um certo ceticismo quanto ao amor; para quem já teve experiências ruins; para quem sabe que o mundo não é cor de rosa, mas sobretudo para quem, apesar disso tudo, ainda está disposto a enfrentar essa loucura que é se apaixonar ;)

"Eu amo, sinto falta, odeio ter que te devolver, essa coisa complicada, foi por isso que a gente ficou junto.”

site: http://bora-ler.blogspot.com.br/

Ana 26/12/2013

Processos mal passados
Para ser publicado, um livro tem que passar por vários processos, como todos sabemos, até finalmente chegar à livrarias e enfim às nossas queridas casas. Por Isso a Gente Acabou fez o mesmo, porém em um dos estágios mais importantes, tropeçou.
Não é culpa de Daniel Handler, se é isso que você está pensando. Nem da ilustradora. E sim do tradutor, que tinha apenas UM dever e o fez de qualquer jeito.
No meio da história, apenas para desconcentrar o leitor, aparecem palavras como "babysitter", "fodidamente" e muitos "feeling". Por mais natural que possa parecer para o tradutor, essas palavras poderiam ser traduzidas para sinônimos do nosso vocabulário, ou se não, para aquelas com significados semelhantes em nossa cultura.
A história é narrada com grande criatividade e se encaixa muito bem no perfil do eu lírico adolescente. As ilustrações são um fator muito charmoso que não atrapalha a imaginação do leitor, mas dá uma melhor aparência e sentido ao livro. O pior erro foi mesmo na tradução, que realmente pode acabar com o humor de qualquer um.
Lu Corral 19/01/2014minha estante
eu também acho que ter deixado a palavra feeling em inglês foi importante. porque eu acho que tem um sentido diferente do que apenas "sentimento", sabe?

Ana 22/02/2014minha estante
Pensando nisso, tem sentido. "Feeling" soa bem mais adolescente que "sensação" ou "sentimento", e combina com a personalidade da Min... Concordo.