Por Isso a Gente Acabou

Por Isso a Gente Acabou Lemony Snicket

Resenhas - Por isso a gente acabou

Mary 23/07/2013

Ruim
Talvez tenha sido a tradução que está péssima, mas realmente não gostei. Muito tedioso. A menina fala todos os detalhes de um namoro numa carta e faz referências de filmes desconhecidos o que me deixou perdida na história. Não recomendo.

GABRIELA BRUNO 21/01/2021

Ideia boa, desenvolvimento médio, final desastroso...
Esse livro vem com uma boa proposta: usar os objetos deixados pelo caminho para recontar uma história de amor. No entanto, o autor abusa da boa sorte quando faz referencias demais a filmes antigos que podem ser realmente muito interessantes para quem curte, mas que passa longe do conhecimento/interesse do público mais juvenil, ou seja, o autor meio que ignora os gostos do seu público alvo e isso se tornam um tanto petulante. A história infelizmente cai na infantilidade e o final não desenvolve bem a trama e tão pouco seus personagens, achei bem desleixado e confuso.

Carol 15/12/2020

O livro mostra o final de um relacionamento, mostrando os motivos de não ter dado certo, pelas grandes diferenças de ambos.

GaldinoLivisss 31/12/2022

Vergonha do ano
Acho que esse foi um dos piores livro que eu li esse ano, vi muitas pessoas falando que com 14 anos elas adorariam esse livro, mas eu, posso dizer por testemunho próprio que odiei.
A protagonista é EXTREMAMENTE chata, o autor resolveu inventar esse facino dela por filmes antigos e a cada 10 palavras tem alguma referência a algum filme, oque é extremamente repugnante se levar em consideração que só a protagonista assistiu a esses filmes, e eu tenho certeza que a maioria das pessoas que leram esse livro não entenderam nenhuma das referências.
O melhor amigo da protagonista não tem personalidade alguma e o Ed é o típico atleta que fica com todas as pessoas do colégio e que eu tenho certeza que você já viu algum personagem igual esse em outros livros.
O casal nunca teve química alguma, os dois são extremamente opostos, e por mais que digam "Mas os opostos se atraem", a Min foi pro Ed só mais uma garota que ele ficou, enquanto para ela o Ed foi o grande amor de sua vida.
Eu achei todos os motivos para eles "terem terminado" muito insignificantes (tirando o último motivo é claro), é tipo: "Aí Ed, e eu tive que ficar assistindo ao seu jogo, mesmo não gostando nem um pouco, e foi por isso que a gente terminou..." Aí, por favor né, me poupe, se poupe, nos poupe.
A leitura é bem arrastada, e os diálogos são todos muito tediosos.
Mas enfim, não entendo como tem gente que conseguiu dar 5 estrelas para esse livro, mas eu respeito (mesmo sem entender), não recomendo nem um pouco e provavelmente vai para a minha lista de piores leituras desse ano.

ladyamnesia 28/03/2013

finalmente, acabei!
basicamente, o livro é uma desgraça.
faz duvidar que daniel handler e lemony snicket são a mesma pessoa.

Fernanda1024 21/12/2020

Esperava mais...
A ideia do livro é boa, mas detestei. Estava com altas expectativas, achei o enredo bem fraquinho, esperava mais do livro.

Giovanna Leles 05/03/2020

Por Isso a Gente Acabou
esse é um livro escrito em cartas, uma narrativa muito pessoal e ilustrada, o que me fez imergir completamente na história e compor todo o ambiente dela. Por Isso A Gente Acabou é sobre romances adolescentes, o fato de que talvez os opostos podem até se atrair mas nem sempre podem dar certo, e toda a jornada de superação de um término de namoro. um livro talvez infantil demais, mas ainda assim, divertido.

mateusilvp 06/09/2023

Quanto arrependimento
Esse livro não foi nem de longe o meu tipo de leitura. Não gostei da escrita, não gostei de como a história foi contada(o formato) eu sentia que tinha obrigatória que ler tudo de uma vez por quê os capítulos não eram um ponto final, pra entender o capítulo seguinte você precisava ler o anterior, do contrário ficaria a maior confusão, os personagens são muito fracos, a história é fraca, a idéia do livro até que é legal mas não me pegou e não valeu a pena o tempo que eu gastei lendo.
Não leria de novo, é uma história facilmente esquecível água com açúcar(mas faltou mais açúcar).
A protagonista é um porre, muito dramática, muito infantil, e enquanto você lia, pelo menos eu, não consegue torcer pelo casal.
O livro é muito grande e poderia ter cortado pelo menos umas 100 páginas, que não ia fazer a menor falta. Muito cansativo e maçante. Dormi várias vezes enquanto lia e demorei uns dois meses pra conseguir terminar. Péssimo não recomendo nem pra o meu pior inimigo.

Dani 09/12/2020

"Você sabe que eu quero ser diretora, mas você nunca viu de verdade os filmes da minha cabeça e foi por isso, Ed, que a gente acabou."
Essa frase é a que, na minha opinião, melhor descreve o livro.
E também é a que mais me marcou.

É uma leitura fácil e rápida. Me prendeu facilmente, queria muito saber o que o Ed tinha feito e ainda fiquei surpresa com o final, com raiva.

A escrita de Daniel Handler é muito característica. É um caso pessoal meu de amor e confusão.
Amo a forma como ele te faz se sentir como se fosse a personagem, e descreve coisas e sensações de uma forma 100% real. É uma habilidade com storytelling magnífica, pois te imerge na história de forma a entender cada sentimento e explicação da personagem. É como se você estivesse ouvindo um amigo contar uma história. Mal parece que está lendo um livro, e sim curiando na vida de uma pessoa. E isso eu acho um grande talento.
Me prendeu bastante por isso.
Meu caso de confusão, pelo que eu vi nas outras resenhas aqui depois de ler, não é só meu e vocês entendem. A forma de escrever dele é meio perdida às vezes.
Eu fiquei sem entender algumas coisas pela forma como ele fala e fala e também fala assim e assim e vai adicionando e adicionando e usando poucos pontos e vírgulas para descrever algo e continua numa linha de raciocínio eterna e não finaliza os parágrafos e frases de uma forma normal e rotineira.
Então várias vezes tive que voltar ao começo da frase ou parágrafo pra entender que bulhufas está acontecendo e uma ou outra fiquei sem entender quem disse o que para quem e porquê.
Além de que suas referências (que eu descobri agora que não são reais) são realmente em excesso. Mas isso é uma crítica pessoal, eu acho que cada um deve ter sua forma de escrever e ele tem que ter suas diferenças mesmo, é só o que me atrapalhou na minha leitura. Mas não me impediria de ler o livro, valeu super a pena.
Voltando às referências. Ele sempre começa um capítulo com alguma referência cinematográfica com nomes de atores, diretores e filmes ou descrevendo alguma cena que a gente nunca viu na vida e percebi que sempre que era incluso tal tipo de referência meu cérebro dava uma pausa e eu tinha que pesar um pouco pra voltar a atenção.

A história me marcou pessoalmente, então gostei bastante. Cada sentimento dela eu compartilhava, e cheguei a fazer minha própria lista de razões.
É uma ótima terapia.
É um ótimo livro. Vale a pena.

Milena 22/12/2020

decepção total. ideia boa mas o enredo é fraco e a narração entediante

Ana 26/12/2013

Processos mal passados
Para ser publicado, um livro tem que passar por vários processos, como todos sabemos, até finalmente chegar à livrarias e enfim às nossas queridas casas. Por Isso a Gente Acabou fez o mesmo, porém em um dos estágios mais importantes, tropeçou.
Não é culpa de Daniel Handler, se é isso que você está pensando. Nem da ilustradora. E sim do tradutor, que tinha apenas UM dever e o fez de qualquer jeito.
No meio da história, apenas para desconcentrar o leitor, aparecem palavras como "babysitter", "fodidamente" e muitos "feeling". Por mais natural que possa parecer para o tradutor, essas palavras poderiam ser traduzidas para sinônimos do nosso vocabulário, ou se não, para aquelas com significados semelhantes em nossa cultura.
A história é narrada com grande criatividade e se encaixa muito bem no perfil do eu lírico adolescente. As ilustrações são um fator muito charmoso que não atrapalha a imaginação do leitor, mas dá uma melhor aparência e sentido ao livro. O pior erro foi mesmo na tradução, que realmente pode acabar com o humor de qualquer um.
Lu Corral 19/01/2014minha estante
eu também acho que ter deixado a palavra feeling em inglês foi importante. porque eu acho que tem um sentido diferente do que apenas "sentimento", sabe?

Ana 22/02/2014minha estante
Pensando nisso, tem sentido. "Feeling" soa bem mais adolescente que "sensação" ou "sentimento", e combina com a personalidade da Min... Concordo.

sbllmrn 02/02/2023

aí que bobice!!!
personagem chata, insuportável, meu deus parece que a Taylor Swift escreveu esse livro pra ter tanto rancor e "memórias" de uma ficada de nem 2 meses
Larissa Destro 15/06/2023minha estante
Kkkkk parece que a Taylor escreveu? Vai ver foi por isso que eu amei!

Izabele24 02/01/2022

Tóxico
Protagonista machista, SUPER homofóbico e imaturo e eu nem vou gastar palavras depreciando ele porque não vale meu tempo.
A ideia do livro é muito boa, mas foi executada da pior forma possível.
Tem tanta referência a filme que eu pulava as palavras automaticamente, o interesse amoroso deles não é bem construído, é tudo tão esteriotipado que eu me considero uma vencedora por ter lido até o final.
Tem muita página e parece que não foi contada a história inteira, o final acabou de forma tão brusca que pareceu preguiça do escritor.
grazi. 03/01/2022minha estante
eita e vamos de nunca ler esse livro na vida ??