Israel em abril

Israel em abril Erico Verissimo

Resenhas - Israel Em Abril

Debora956 15/07/2023

Shalom!
Fazia tempo que não lia alguma coisa de Érico Veríssimo, li o segundo volume de "Solo de Clarinete" no ano passado. Ele é um dos meus escritores brasileiros favoritos, gosto dele porque mistura romance, história e política em seus livros. Em 1969, foi lançado "Israel em Abril", onde o autor escreveu sobre a sua viagem em Israel feita em abril, três anos antes da publicação. Erico Veríssimo também viajou para o México e morou duas vezes nos Estados Unidos. O livro tem apenas doze capítulos, sem introdução ou epílogo, simples e direto. O conteúdo não é um romance mas sim um livro de viagem sobre o país, por onde o autor e sua esposa estiveram, conhecendo pessoas e lugares como templos, sinagogas, museus, ruínas, universidades e hospitais. Veríssimo também escreveu sobre a história e política do país, gostei muito porque pouco eu conhecia sobre a criação do Estado de Israel, também tem as partes bíblicas dos hebreus e povo judeu no nazismo. Também fala um pouco sobre os Árabes, os turcos, as guerras que aconteceram e ainda acontecem, o que levou a criação do país. Mesmo em uma região semi árida da Palestina, os judeus conseguiram irrigar as terras e assim plantar alimentos para a população, se desenvolvendo e prosperando mesmo estando cercado de inimigos. O livro é bem interessante e muito informativo, simplesmente comecei a ler e só parei quando as páginas acabaram. Gostaria de ler sobre quem se põe contra Israel sem apelar para o fanatismo religioso e político. Este livro é uma das últimas publicações de Érico Veríssimo, falecido em 1975.

Marsuelem 25/05/2023

Viagem sem sair do lugar...
Érico faz parte de minha vida desde criança, o primeiro livro que li dele foi " Um certo capitão Rodrigo ". Comecei e terminei no mesmo dia fascinada com a escrita e descrição totalmente realista do nosso estado gaúcho. Daí em diante se tornou meu autor favorito, com a saga " O tempo e o vento" onde em muitas de ventania ( como dizia Ana Terra(noite de vento, noite dos mortos) me fez companhia. Agora aos 26 voltando a biblioteca municipal me deparo com essa edição antiga do autor, me fascino ao ver que é um livro de memórias e me deparar com a pessoa que o autor é, uma pessoa culta que ao escrever suas memórias nos transmite ricos detalhes que nos fazem viajar milhares de quilômetros sem sair de casa.

Luciane 09/04/2021

Israel em abril
Um diário de viagem, iniciada em abril de 1966, na qual Erico Verissimo descreve o país de uma maneira muito cativante, mesclando explicações sobre questões de política Internacional, geografia, história, judaísmo e sionismo. Leitura muito agradável, como as demais obras de Verissimo.

Mari 20/01/2021

Um diário de viagem que relata as impressões do escritor quanto ao Estado de Israel, ainda caminhando em seus primeiros anos de existência. Érico conseguiu descrever o país com uma maestria digna somente dos grandes escritores, ainda mesclando com explicações sobre sionismo, judaísmo e questões da política internacional.
Li o livro durante uma visita a Israel, e confesso que foi uma experiência maravilhosa ver o país através de meus próprios olhos, e compartilhar da visão de mundo de um autor tão querido.

larissa dowdney 10/06/2020

É um diário de viagem. Nada mais que isso. Na verdade, tem algo a mais por ser Érico Veríssimo. Sua escrita é tão cativante que até um diário de viagem tem valor. Apreciei a leitura pelas reflexões e pela maneira a la Érico de ver o país.