A Emancipada

A Emancipada Victor Margueritte

Resenhas - A Emancipada

Laila 30/01/2014

Uma Mulher à Frente de Seu Tempo
Por ser um livro tão desconhecido no cenário nacional, sinto até certa pressão ao escrever uma resenha, já que esta pode ser capaz de atrair ou afastar possíveis leitores. Lembrando que só consegui obter minha cópia através de um sebo na internet, sendo a única edição disponível a de 1956.

Monique Lerbier, Mônica em português, começa o livro como uma mocinha abastada e ingênua, porém que já faz certos questionamentos em relação à sua sociedade, já que a mesma nunca se encaixou muito bem no seu círculo social de jovens mimados e fúteis. Após descobrir que estava levando chifre do noivo mau-caráter, Luciano, a jovem decide de vez se afastar de toda a sujeira que está rodeada e sai de casa para ser dona de sua própria vida, já que nem os pais a defendem.

Felizmente, depois de muito esforço alcança sua tão sonhada independência financeira e se torna a típica garçonne de sua época, e a partir daí sua vida segue cheia de altos e baixos. Passa pela mais profunda solidão até uma vida social bem agitada, ora tem belos planos para a sua vida, ora tem grandes crises existenciais.

Mas o que mais chama a atenção neste livro é o quanto ele está à frente de seu tempo, pelo menos no que diz respeito à personagem principal. Seu comportamento choca os mais puritanos até mesmo nos dias de hoje. Ela é mulher financeiramente independente, com um comportando sexual muito livre, é bissexual e também abusa de drogas lícitas e ilícitas. Consigo até imaginar porque a obra causou tanto rebuliço na época, ou seja, na década de 1920!

Gostei principalmente do livro por seu questionamento quantos aos papéis de gênero na sociedade da época, sejam esses questionamentos feitos pela própria Mônica, pelos intelectuais que a rodeiam ou até mesmo pelo próprio autor em seu prefácio. Outros questionamentos, estes mais breves, são considerados, como a organização política (a Revolução Russa acontecera há pouquíssimos anos) e a guerra.

Quanto à trama em si, às vezes se desenvolve muito bem, às vezes é um tanto enfadonha. Os personagens não são tão carismáticos, inclusive a principal, apesar de eu admirar muito algumas de suas atitudes.

Não acho que chega a ser um livro genial, porém deve ser muitíssimo levado em consideração pelo seu contexto histórico e suas ideias visionárias, já que muitas das alusões feitas realmente se tornaram realidade. Espero sinceramente que algum dia esta obra se torne um pouquinho mais conhecida.
Marcelo.Alencar 19/02/2020minha estante
É em português?