Zoya

Zoya Danielle Steel

Resenhas - Zoya

L 06/06/2011

Acho que eu tenho uma veia masoquista. Esses livros da Danielle Steel me fazem chorar, chorar, chorar e no final... Chorar ainda mais. E eu não consigo parar de ler! Completamente viciante.

Apesar de triste, esse livro é maravilhoso. E li com o Google aberto ao lado, para ir pesquisando sobre os personagens históricos citados, que são muitos, durante todo o livro - não se resume apenas ao czar e sua família... Diria que 80% dos personagens citados são reais, como a decoradora de NY, o médico do czar, o tutor dos filhos, etc. Além dos velhos conhecidos, como Roosevelt, Rockfeller, Kennedy, entre outros.

Em determinado momento ela chega a dizer que o George V da Inglaterra é muito parecido com o primo czar Nicolau II da Rússia. E lá fui eu ver as fotos no Google... Iguaizinhos, realmente!

E é maravilhosa a forma como a Danielle amarra os acontecimentos históricos, usando como pano de fundo para a história da condessa russa Zoya. Revolução Russa, Primeira Guerra, Crise de 29, Segunda Guerra, tem de tudo.

Deu vontade de voltar pra escola, pras aulas de história.

Nota 10!!!

Mas tem que estar com os lencinhos a postos!

Tatynha - @cantinho_datati 11/06/2013

A primeira parte da história se passa em S.Petersburgo,Zoya foge de lá com a sua vó,pois o Czar Nicolau teve que abdicar e não poderia tomar conta delas.Seria perigoso pois a revolução tinha estourado.
Depois que elas saem de S.Petersburgo,vão para Paris.Muitas pessoas conhecidas que também tiveram de fugir estavam lá.Por sorte conseguem um apartamento e Zoya começa a dançar balé em uma academia de balé russo.Depois de uma das apresentações ela conhece o Capitão Clayton Andrews,por quem acaba se apaixonando.Eles se casam e vão para Nova York,onde têm dois filhos Nicolau Konstantin e Alexandra Marie.Na crise de 1929 da Bolsa de Valores eles perdem toda a sua fortuna,Clayton não aguenta o choque e morre com um infarto.
Depois de quase dez anos ela conhece Simon Hirsch com quem se casa e tem um filho chamado Mateus Simon.Infelizmente a Segunda Guerra Mundial é declarada e Simon resolve se alistar,para o desespero de Zoya,e acaba morrendo.
cleide.souza.56 28/11/2014minha estante
É uma historia maravilhosa , ja li varias vezes e todas as vezes q li me emocionei pq é uma historia linda que relata tantos acontecimentos historicos de um passado nao tao distante, vale a pena ler, e eu vou reler quantas vezes sentir saudades.

Lauane 18/08/2013

Zoya Ossupov é a mulher mais azarada. E a mais sortuda também.
Sendo prima do czar, cresceu rodeada das melhores famílias da Rússia e recebeu a melhor educação. Mas sua vida vira de cabeça para baixo com a Revolução de 1917. Sua família é assassinada, assim como a do czar, e ela consegue escapar com sua avó para Paris.
O livro é repleto de referências históricas (é interessante lê-lo com o Google aberto)e, Zoya, a grande heroína, passa pela Revolução Russa, pela Primeira Guerra Mundial, o Crash de 1929 e até pela Segunda Guerra Mundial. Ela sempre perde alguém, mas sempre consegue se reerguer. Na juvetude, sua salvação foi o ballet, mas quando está velha demais para dançar, se lança no mundo da moda. E constrói seu próprio império.

WellingtoNescau 01/02/2009

Um livro apaixonante.

Marc Kat 08/04/2012

Sinceramente um Espetáculo

A biografia de Zoya, uma condessa aristocrática russa, que passa por bons e maus momentos após ter de deixar sua terra natal após a revolução de 1917 é simplesmente brilhante. Uma lição de vida.

ritita 29/03/2020

òtimo
Zoya, menina riquísima, mimada e linda, que da vida só conhece o mundo superficial dos russos muito ricos, vê sua vida e dos seus desabar de forma trágica e irrevogável durante a revolução russa, e é obrigada a atravessar cinco países com a avó (como ela, única sobrevivente), até chegar em Paris com a única riqueza que conseguiram levar - pequenas jóias valiosas costuradas nas roupas, o que não lhes é de muita valia numa cidade de muitos refugiados russos, onde todos vendem o que tem para sobreviver. Entendendo que tem que buscar uma forma de sustento para si e a avó, consegue um lugar de dançarina no balé russo da França, que lhe permite alugar um pequeno e pobre lugar para morar, até que (.......).

Depois de muitas idas e vindas,muita fome e pobreza, e após a morte da avó casa-se com um soldado americano e vai morar nos EUA. A vida vai muito bem, retornam os bons tempos de luxo e ostentação, mas o marido infarta durante o crash da bolsa de N. Iorque, onde perdeu toda a fortuna, inclusive a mansão onde moram, deixando Zoya novamente com uma mão na frente, outra atrás, agora com dois filhos pequenos.

Enfim, trata-se de uma saga onde a ex condessa (Zoya) tem que se reinventar de acordo com as mudanças mundiais (revoluções, guerras, epidemias, etc.).

A morte violenta e trágica de entes queridos ronda sua vida desde a adolescência até a velhice; ela chora, sofre, se desespera, mas tal a música primorosa de Milton, ♪mas é preciso ter força, É preciso ter raça, É preciso ter gana sempre♪ E Zoya tem.

Leitores mais sensíveis irão chorar rios de lágrimas, mas eu me detive na perspectiva histórica e na reconstrução de Zoya diante tantas adversidades.

É um livro gostoso de ler, mesmo para quem não gosta de acontecimentos históricos, que apenas permeiam o romance.

P.S.: Demorei um montão a terminar porque estou lendo Sashenka, também um livro que se passa na época da revolução russa, também sobre uma mulher forte, mas do outro lado da briga.

Tive que tirar meu chapéu e aplaudir Danielle neste romance. Um primor! Escreveu-o como gente grande.

Nota 5/5 com louvor.

Adrya_Daewen 04/08/2009

Literatura de massa...
Bom,é o único da Daniele Steel que ainda consegui ler todinho e isso se deve ao fato de explorar a vida da família real russa, Romanov. Detesto o estilo da autora, mas esse aqui ainda dá pra aturar.

Livia Soares 07/01/2010

é a estória de uma mocinha que tinha tudo, vivia em palacios, com fartura de tudo. Mas depois da guerra, se vê pobre. Só com a avó em Paris, com algumas poucas jóias que não valem quase nada em época de crise.
Até que um militar lindo e charmoso se apaixona por ela, e enfim se casa.
Tem filhos, e é muito feliz. Mas o marido dela morre, porque já tinha idade avançada. Ela se vê de novo, arregaçando as mangas e indo trabalhar com moda.

Otimo.

Tauan 12/09/2015

Danielle vai à Rússia
O livro narra a vida da jovem condessa Zoya Konstantinovna Ossupov (que relutava em usar o título da família), prima do Czar Nicolau da Rússia. A história começa com referências aos bons e saudosos momentos vividos pelas duas famílias, que, com o descontentamento da população russa, vêm seus mundos virarem de pernas para o ar.
É neste cenário que a Revolução Russa estala, em 1917, e tanto a família real, como a família de Zoya morrem, havendo apenas uma escassa esperança de sobrevivência para Zoya, sua avó e o seu fiel Feodor. Sendo obrigados a fugir do seu país natal, trazem algumas "pequenas riquezas" escondidas e o essencial para viverem, e partem para Paris em busca de uma nova vida.
De um momento para o outro, passam de uma vida de ostentação e riqueza para uma vida de pobreza e desconforto, praticamente sem dinheiro nenhum. Zoya, sentindo que tem o dever da cuidar da avó, arranja trabalho como bailarina no Balé Russo, indo contra todas as aspirações da avó para o seu futuro. Numa visita após um bem sucedido espetáculo de balé, Zoya conhece um soldado americano estacionado em Paris e apaixona-se por ele. Evgenia (a avó) foi terminantemente contra esta relação, pois achava que ela não devia sair com pessoas de fora da sua classe social.
Ela morre (provocando verdadeira desolação na neta), e Zoya se casa com Clayton Andrews, o soldado americano, depois do final da I Guerra Mundial. Deste modo, partem para a América, onde são muito felizes e têm tudo, não precisando passar qualquer necessidade.
Mas mais uma vez, no ano de 1929, a sua vida e o seu mundo mudaram. Dá-se a Depressão na bolsa e Clayton incapaz de sobreviver à perda de todos os seus bens e de olhar nos olhos da sua mulher, decide suicidar-se, deixando duas crianças ao encargo de Zoya. Ela volta a passar por necessidades, mas agora não pode pensar só nela, tem que pensar igualmente nos filhos. Ela luta contra a depressão e, mais tarde, apaixona-se por Simon Hirsch, um comerciante de roupas.
A vida começa a sorrir de novo... tem a sua própria loja, onde ajuda os clientes com as suas acertadas opiniões e consegue voltar a ter uma vida estável. Quando tudo parecia ir bem, Simon vai à guerra e morre, mas dessa vez, com a viuvez ela fica ainda mais rica, ela não passará mais por necessidade.
Por todos estes momentos houve sempre uma peça que a acompanhou: um ovo imperial, uma memória irrefutável do seu passado.
Esta história tem como pano de fundo as grandes mudanças sociais e políticas que tiveram lugar ao longo do séc. XX, desde a revolução russa de 1917 até aos acontecimentos dos anos 80, passando pelas duas grandes guerras mundiais e pelo crash de 1929; o que faz dela não só um bom romance, mas também um bom relato histórico do referido século.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Janaina.Borges 07/06/2016

Como todos os livros da autora simplesmente apaixonante, ver a transformação de Zoya uma princesa cercada de mimos e protegida em uma bem sucedida mulher de negócios. Acompanhar um pouco da historia desde a revolução russa ate Nova York dos anos 90 as perdas e ganhos dessa mulher maravilhosa vale muito a pena.

Daia.Fernandes 28/08/2016

Zoya
Uma linda história, onde Zoya passa por momentos difíceis, perdendo pessoas que ama, e quando parece que tudo vai ficar bem, a vida lhe passa outras rasteiras.
A história se passa em época de guerra.

Meninas que Leem 20/12/2016

Blog As meninas que leem livros
"Este livro, escrito no ano de 1988 por Danielle Steel, retrata a vida da jovem condessa Zoya Konstantinovna Ossupov, prima do Czar Nicolau da Rússia."
[...]

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2009/09/zoya-danielle-steel-este-livro-escrito_24.html

Leonardo Bezerra 07/03/2020

Em mais um livro com personagens bem feitos e uma história interessante, Danielle Steel apenas peca ao colocar inúmeras tragédias na vida da personagem que, ao meu ver, em um determinado momento me soaram um tanto quanto forçadas. No mais, o livro é bastante interessante e emocionante em alguns momentos.

ana 20/06/2020

Intenso
A história muda toda hora, é difícil se entediar. Chorei em várias partes mas amei, recomendo!

Márcia 08/04/2023

Zoya - Danielle steel
Este livro, escrito no ano de 1988 por Danielle Steel, retrata a vida da jovem condessa Zoya Konstantinovna Ossupov, prima do Czar Nicolau da Rússia. O livro começa com referências aos bons e saudosos momentos vividos pelas duas famílias, que, com o descontentamento da população russa, se vêm obrigados a permanecer nos seus palácios, embora os homens sintam que devem cumprir o seu dever e lutar contra o que está mal. É neste cenário que a Revolução Russa estala, em 1917, e tanto a família real, como a família de Zoya morrem, havendo apenas uma escassa esperança de sobrevivência para Zoya, a sua avó e o seu fiel empregado. Sendo obrigados a fugir do seu país natal, trazem algumas "pequenas riquezas" escondidas e o essencial para viverem, e partem para Paris em busca de uma nova vida. De um momento para o outro, passam de uma vida de ostentação e riqueza para uma vida de pobreza e desconforto, praticamente sem dinheiro nenhum. Zoya, sentindo que tem o dever da cuidar da avó, arranja trabalho como bailarina no Diaghilev''''s Ballet Russo, indo contra todas as aspirações da avó para o seu futuro. É então, numa visita após um bem sucedido espectáculo de ballet, que Zoya conhece um soldado americano estacionado em Paris e apaixona-se por ele. Terminantemente contra esta relação foi a sua avó, que achava que ela não devia sair com pessoas de fora da sua classes social, tentando sempre arranjar-lhe um par. Algum tempo passa, sempre com o sabor das agruras da guerra nas suas vidas e algumas separações entre os dois amantes, que Zoya sofre um duro golpe: a sua avó morre. Sempre ao seu lado está Clayton Andrews, o soldado americano, que depois do final da I Guerra Mundial a toma como sua noiva e casam-se. Deste modo, partem para a América, onde são muito felizes e têm tudo, não precisando de passar quaisquer necessidades, pois o Clayton era rico. Mas mais uma vez, no ano de 1929, a sua vida e o seu mundo mudaram. Dá-se a Depressão na bolsa e Clayton incapaz de sobreviver à perda de todos os seus bens e de olhar nos olhos da sua mulher, tem um ataque do coração, deixando duas crianças ao encargo de Zoya. Volta, então, a passar por graves necessidades, mas agora não pode pensar só nela, tem que pensar igualmente nos filhos. Ela luta contra a depressão e a II Guerra Mundial e, mais tarde, apaixona-se por Simon Hirsch, um comerciante de roupas. A vida começa a sorrir de novo... tem a sua própria loja, onde ajuda os clientes com as suas acertadas opiniões e consegue voltar a ter uma vida estável. Por todos os momentos houve sempre uma peça que a acompanhou: um ovo, uma memória irrefutável do seu passado.
Nessa época, a história já está atravessando a Segunda Guerra Mundial e Simon decide se alistar, deixando os dois enteados e seu filho aos cuidados de Zoya. Nick, filho mais velho de Zoya, decide abandonar a universidade e se alistar como piloto na Inglaterra.
Um novo reves na vida de Zoya, Simon morre em combate e Zoya perde a vontade de viver.
Dessa vez, Zoya fica bem financeiramente e herda as fábricas de tecido de Simon.
Alguns anos depois, Sasha , filha de Zoya morre em um acidente de carro, deixando a sua filha aos cuidados de Zoya.
Os anos se passam, a vida e os negócios vão caminhando bem para Zoya até o momento que ela decide se aposentar e viajar com sua neta para a Rússia e voltar as suas origens.