Mutações em Educação segundo McLuhan

Mutações em Educação segundo McLuhan Lauro de Oliveira Lima

Resenhas - Mutações em Educação segundo McLuhan

Kev 26/09/2014

Lauro de Oliveira faz em seu livro uma análise das ideias de Mc Luhan sobre perspectivas educacionais, tendo como objetivo mostrar o efeito que as mutações causadas pela tecnologia têm causado na sociedade e, visando essas mudanças, propor o modelo ideal de educação para lidar com essa nova realidade.
A tecnologia começou a entrar nas escolas através dos livros didáticos, que poderiam ser usados de maneira criativa pelos professores, fazendo com que seus alunos não precisassem mais copiar a matéria, já que esta estava presente nos livros. Porém, eles utilizaram isso como mais um método para educação em massa, fazendo os alunos decorarem por repetição o que diziam os livros. Em outras palavras, não importa a tecnologia inserida no cotidiano estudantil, se o método de educação não mudar, a educação continuará sendo a mesma tradicional, porém por meios diferentes.
Por muito tempo a escola foi vista como um lugar que nos prepara para o mundo, porém não podemos preparar uma criança para um mundo que está sempre em avanço. O pensamento que temos hoje, não será o mesmo de amanhã, portanto, não podemos querer que as pessoas permaneçam no status quo em um mundo que está em evolução. As crianças devem crescer junto com o mundo, por isso a escola tem que ser um lugar de desenvolvimento de si mesmo.
Em um mundo que sofreu tantos avanços é inaceitável que a escola permaneça a mesma que a de décadas atrás, mas para que a educação se torne eficaz, é necessária uma completa mudança.
O professor atual não deve ser apenas um informador, mas um mediador, pois com as mídias presentes no mundo, não podemos mais garantir que a informação venha apenas do profissional docente - como aconteceu por muito tempo - hoje o aluno pode consegui-la através da televisão, computador, rádio, livros e tantos outros meios.
O incentivo da educação não deve ser a competição para um futuro melhor, (o culto a meritocracia) mas deve-se trabalhar a funcionalidade da cooperação, mostrando que se relacionar com o próximo é uma das melhores técnicas de ensino, onde o aluno pode: escutar, se impor, criar e conviver em harmonia, mesmo com divergências de ideias. Onde a diversidade dos alunos seja algo positivo para a aprendizagem. Onde o ensino seja lúdico.
Com essa forma de ensino, o professor não seria o mestre, mas um orientador - o que não envolve facilitar o conteúdo para o aluno, mas acreditar na sua capacidade de ser um pesquisador e de descobrir - e assim, incentivá-lo. Neste ponto de vista, o aluno seria o foco e, a escola não seria um lugar, e sim estado de aprendizado, onde o professor seria qualquer pessoa que pudesse lhe acrescentar conhecimento. O aluno seria um grande pesquisador.
A análise termina dizendo que se essas mudanças tivessem sido devidamente aceitas, hoje teríamos uma educação diferente, porém a persistência no status quo pareceu mais seguro e viável resultando na educação que temos hoje.

"O palhaço não precisa de diploma, precisa de maquilagem"

Saracino 24/11/2012

É impressionante como em 40 anos a educação tenha se transformado tão pouco! Lauro de Oliveira Lima faz uma análise dos escritos McLuhan sobre perspectivas educacionais.
O livro sugere mutações (que se tivessem sido feitas 40 anos atrás, teriam transformado a educação brasileira em referência mundial) que hoje só podem ser aplicadas por meio de uma verdadeira revolução.

Substituição da aula expositiva por dinâmicas de grupo, transformar aulas em atividades lúdicas, aulas somente em grupo com professores de diversas áreas trabalhando as notícias do momento, inserção das tecnologias no ambiente escolar, escola de portas abertas para a comunidade, professor como instigador do autodidatismo. Ou seja, transformar essa coisa que fazemos na escola hoje em educação.
Severino.Augusto 18/11/2019minha estante
Sou formado em Pedagogia, me formei em 1989, estudei na SUAM, SOCIEDADE UNIVERSITÁRIA AUGUSTO MOTTA, fiz Administração Escolar e Formação de Magistério.
Meu professor de Sociologia recomendou ler o livro eu li e gostei. O Mc Luhan tinha uma visão futurística. Ex: ele já previa o surgimento da internet, quando ele diz que no futuro a informação estará ao alcance das pessoas. Elas irão acessar as bibliotecas, acessando os livros em casa. Diz, ainda, que o mundo estará impregnado de informações educativas; Out door, Televisão, Jornais, Rádios, Revistas etc. e, assim, estarão aprendendo sem frequentar as Escolas.
Hoje vemos isto acontecer. Mas esses meios de comunicações tem, ainda, que melhorar a qualidade das suas publicações para servir como formador de cidadães honestos e possuidores de cultura.