O Quiabo Comunista

O Quiabo Comunista Carlos Eduardo Novaes

Resenhas - O Quiabo Comunista

@vilmar_martins 12/03/2020

Carlos Eduardo Novaes, nunca critiquei...
O livro mais vendido de 1977. Acha pouco? E se eu te dissesse que o livro traça duras críticas a ditadura? E se eu te dissesse que o autor é um cronista genial que mescla crítica social com humor, sarcasmo e ironia? E se eu te dissesse que apesar de escrito nos anos de chumbo esse livro ainda é atual? E se eu te dissesse que o autor é um dos maiores cronistas da terra brasilis? E se eu te dissesse LEIA O LIVRO?
(lidos só 2021 em diante) 05/12/2022minha estante
Se depois você tiver um tempinho leia Sociedade Apocalíptica, provavelmente vai gostar também. Contos e crônicas, humor ácido, sarcasmo e ironia aos montes (só não é o livro mais vendido de 2022 ? haha). Pelo jeito tu tem boa bagagem nesse gênero. Tua opinião sobre seria espetacular.

CAMBARÃ 11/04/2023

O livro "O Quiabo Comunista" de Carlos Eduardo Novaes é uma obra que apresenta uma visão crítica e irônica do pensamento comunista.
Através de uma narrativa em primeira pessoa, o autor relata as suas experiências com o movimento comunista e a sua trajetória pessoal.

Novaes utiliza o quiabo como metáfora para representar a ideologia comunista, que se apresenta como um alimento saudável e nutritivo, mas que, na realidade, é amargo e desagradável.
O autor também utiliza a figura do "grande líder" comunista como um personagem caricato e manipulador.

Ao longo do livro, Novaes discorre sobre temas polêmicos como a luta de classes, a propriedade privada e a opressão do Estado.
Ele também questiona a ideia de que o comunismo é um modelo social justo e igualitário, mostrando como a teoria não se aplica na prática.

A escrita de Novaes é ágil e envolvente, trazendo uma abordagem diferente e original sobre o tema.
A obra é uma crítica bem embasada ao pensamento comunista, sem cair em estereótipos ou preconceitos.

Em conclusão, "O Quiabo Comunista" é uma leitura interessante e instigante para quem deseja entender melhor o pensamento comunista e refletir sobre as suas limitações e falhas.

Gladston Mamede 10/03/2024

Li nos anos 1980, reli agora, quarenta e tantos anos depois. Os temas estão velhos, mas o texto segue bárbaro, leve, gostoso. O mais curioso é perceber que o país continua o mesmo: grande e bobo.