Nosso Fiel Traidor

Nosso Fiel Traidor John le Carré

Resenhas - Nosso Fiel Traidor

Giselle 02/09/2013

Nosso fiel Traidor - John Le Carré
Quando li a sinopse do livro, e devido ao grande sucesso do autor, tive o impulso de comprar o livro porém, quando comecei, a história me pareceu um pouco confusa, talvez pelo fato de eu não ser muito fã dos romances sem uma linearidade temporal, ou por qualquer outro motivo que desconheço. Fui lendo, demorei bem mais do que eu imaginava e, quando finalmente me acostumei à narrativa, entendi a história e passei a agostar dela, já estava nas últimas 50 páginas. Mas é fato que, "Nosso fiel traidor" é uma estória incrível.
A estória começa narrando a viagem de Perry e Gail para umas merecidas férias em Antígona, num hotel de luxo. Lá, por ironia do destino conhecem Dima que, abruptamente os apresenta à sua enorme família. Perry, acreditava que não haveria problemas em cultivar a amizade com o russo Dima, estava parcialmente errado. dima faz parte de uma organização ilegal de lavagem de dinheiro na Russia e, estava com seus dias contados, com medo do que sua família iria sofrer, resolve contar tudo ao serviço secreto britânico e escolhe Perry como seu ouvinte/informante na Inglaterra. Dima só queria morar em segurança com sua família e, estava disposto a entregar todo o sistema de lavagem de dinheiro e entregar nomes importantes para o serviço secreto britânico.
Perry, que havia simpatizado com Dima, resolve ajudá-lo e, com isso, conta tudo sobre os encontros com Dima a Luke e Hector, agentes secretos que, resolvem tentar ajudar Dima em troca de informações. Entra então um super plano de ações para tirar Dima e sua família do alcance dos mafiosos e tentar convencer os chefões inglesses a liberarem a entrada deles na Inglaterra. Para isso, contam com a ajuda de Ollie, que ninguém sabe como, sabe vários segredos e truques que serão úteis durante a operação e , para isso também, trocam de nomes, para não serem ligados aos agentes secretos. Perry e Gail serão Milton e Doolitlle, Hector será Tom, Luke será Dick e Ollie será Harry. Perry e Gail se envolvem com a família de Dima e prometem ajudá-los em seu novo lar, mesmo sabendo que os chefões ingleses não estão muito interessados em ajudar e, isso torna a história bem interessante e com um certo ar de mistério, característico do autor.
Vale a pena descobri os segredos de Dima, Perry e Gail e, chegar ao fim dessa jornada deles em busca da proteção da família de Dima.

digo26 22/02/2015

Péssimo livro.Não lembra nem um pouco o jonh le carré do O espião que saiu do frio.história enrolada,de difícil entendimento,horrível.Não recomendo.

Valério 03/07/2015

Fraco, mal escrito, enredo sem conteúdo
Poucos livros se mostraram com um enredo tão fraco, dentre os que li ultimamente. Alguns personagens são bem marcantes, com características bem acentuadas, mas sem o exagero que vejo em algumas obras. O autor é bom em criar personagens. Mas aparentemente não sabe o que fazer com eles.
A história cria uma expectativa que não se realiza.
Desde o início, esperamos algo acontecer. Mas esse algo não acontece.
Nem como distração, a exemplo dos livros best seller serve.
Tampouco como uma distração em que pode aprender um pouco, como Dan Brown. Onde não há grandiosidade, mas se diverte e aumenta sua cultura.
Um livro inútil, serve apenas para ocupar espaço na prateleira.

Marcio.Caldas 10/01/2018

Fraco!!
Pelo autor que é e pela fama, esperava muito mais do que isso.