Veneno nas Veias

Veneno nas Veias M. G. Scarsbrook

Resenhas - Veneno nas Veias

Liza 17/02/2024

Digno de mais estrelas se fosse possível.
Apenas elogios para uma obra tão envolvente e dramática. Veneno nas veias lhe faz terminar cada capítulo com uma sede por mais. Os personagens bem construídos lhe fazem vibrar e pegar ódio por alguns. Surpreendente do início ao fim.

Obs: apesar da discrepância entre a Lucrécia retratada na história como igualmente uma tirana e outros aspectos, fica nítido que no livro uma visão mais imaculada é retratada, porém quem somos nós para apontar o dedo? Fatos históricos apontam tais traços repugnantes, porém em outros a apontam como alguém que sofreu repressão por nascer em um meio decadente e que rumores falsos foram espalhados pelos inimigos dos Borgias. Quantas vezes não nós deparamos com casos de imagens falsas sendo pintadas sobre pessoas vivas? Quem dirá dos mortos que não podem se defender! Não devemos criticar o livro por querer passar essa versão da garota, já que nunca saberemos a verdade sobre suas ações e seus pensamentos. Dito isto, julgo o livro como uma obra SENSACIONAL, independente da verdadeira personalidade da loira. Quem foi verdadeiramente Lucrécia Borgia em seu último suspiro não mudará em nada a minha vida, então me abstenho em apenas julgar o enredo envolvente do livro.

Spoiler a seguir:

A dor de Cesar me proporcionada uma espécie de pena misturada com desprezo. A raiva, a falta de credibilidade em si que sempre enfrentou do próprio pai, juntamente com as injustiças fizeram o rapaz um marionete do jogo doentio da casa Bórgia. Como no leito de sua morte admitiu que não valherá a pena toda a desgraça causada a sua irmã, com certeza em disparada ele se tornou um personagem capaz de lhe causar o mínimo de comoção. Me doeu imaginar como apesar da besta ferida que o outro carregava na alma, ainda sim existia um rapaz minimamente bom e que seria diferente caso tivesse um ambiente saudável. A mãe dos meninos teve poucas páginas e foi uma espécie de alívio em meio ao caos desenfreado, ver que finalmente alguém ali tinha senso. O único alívio que me trouxe de toda essa desgraça foi saber que a personagem partiria para os braços de sua progenitora, juntamente com seu filho que terá a oportunidade de curar esse veneno de suas veias que pode ser um dos piores e te destruir de forma igual chamado família.

Maay 25/11/2023

Lucrécia Borgia, a filha do Papa
A narrativa é bastante flúida, acompanhos a história na visão de Lucrécia Bórgia e, com certeza, gostei bastante da personagem.
Ela é uma mulher doce, inteligente, sagaz, e muito bonita. Destaque honroso também para seu irmão César Borgia, que por muitos é apontado como seu amante ao longo da história da família Borgia. Aqui não há qualquer menção ou insinuação de incesto entre eles (o que pra mim poderia ser decepcionante após ter assistido a excelente série The Borgias da Showtime).
O grande problema deste livro encontra-se história em si, o autor nos trouxe uma Lucrécia quase santa, como se ela nada tivesse a ver com os crimes e intrigas dos Bórgias, ela não participa de nada, e isto para mim que já li tanto sobre a história da Lucrécia real, é um tanto puéril.

Euborgesleticia 18/06/2023

Lucrécia PERFEITA.
Esse livro conta a história de Lucrécia Bórgia, filha ilegítima de Rodrigo Bórgia, importante personagem italiano do Renascimento, que viria a se tornar o papa Alexandre VI.
Essa família não possui um bom histórico na praça. Tudo que eles estavam envolvidos envolvia morte, assassinatos, envenenamentos, corrupção, etc.

O que mais me impressionou nesse livro é que, por mais que Lucrécia tenha crescido em uma família completamente má e corrupta, ela não possuía as mesmas características. Mas o mais bizarro é: ELA SEMPRE FOI PINTADA DE CRUEL E ASSASSINA DE MARIDOS. E pasmem - mulheres que sabem o que querem e fazem o que querem SEMPRE SÃO AS VILÃS....que loucura né?

Lucrécia foi uma mulher linda, forte, inteligente, e justa, mas sua família não cooperava.
Por ser uma mulher belíssima, ela foi usada por seu pai para fazer alianças por meio do casamento. E assim foi feito. Ela se casou mais de uma vez. Mas o mais bizarro é que se a família não tivesse contente com a relação de poder entre as famílias os maridos iam de arrasta pra cima em dois tempos...loucura. E sabe o que é pior? A fama de ruim só caia na pobre da Lucrécia - Mulheres.....

Mas o mais importante é: Lucrécia não foi essa terrível mulher envenenadora de maridos como se prega por ai. Inclusive em algum outro livro, li a seguinte coisa: Lucrécia Bórgia entrou para história como uma mulher má, envenenadora de seus maridos, mas a história contada pelas correspondências da época mostra uma mulher bem diferente. Além de ser linda e delicada como a Santa Catarina de Pinturicchio dos aposentos dos Bórgia, há relatos de que quando governou Ferrara em ausência de seu marido, ela foi justa proibindo discriminações contra os judeus, aplicando severas penas aos que as descumprissem (AZEVEDO et al., pag. 4).
Ou seja: uma líder nata - mas não significa que ela uma SANTA também.

-Faz tempo que li o livro, então não vou conseguir expressar com muitos detalhes sobre a história. Mas o importante é: Lucrécia foi uma boa filha, boa esposa, boa mãe e boa líder. Sempre soube se virar e dar seus pulos.

Vale a pena ler.
ps.: a Igreja Católica era MALUCA, mds..

É isso...

Mialle @mialleverso 05/09/2019

fraco e sem graça
Lucrécia Bórgia faz parte de uma das famílias mais polêmicas que já controloram o Vaticano. Filha do Papa Alexandre VI, Lucrécia tem uma rede de rumores sobre si, sobre ser uma mulher inteligente e maliciosa, acostumada a envenenar seus maridos e amantes, também acusada, com alguma frequência, de manter um relacionamento não saudável com seu irmão Cesare Borgia.

Em Veneno nas Veias todas essas possibilidades serão atiradas pela janela sem cerimônia enquanto o autor se apega e desenvolve o que, sem dúvidas, é a versão mais sem graça de Lucrécia Borgia.

Aqui encontramos Lucrécia como uma jovem inocente que deve ser surda já que nunca ouviu falar que "os Borgia são um bando de assassinos". Completamente alheia ao cenário político que sua família, Lucrécia parece tão inocente que é preciso ter paciência durante o começo do livro.

Com a morte de seu irmão Juan, Lucrécia se vê envolvida nas tramas de sua família enquanto tenta proteger seu marido das maquinações dos Borgias. Em algum momento o autor também decide inserir Maquiavel na história como um novo amigo de Lucrécia.

Um romance histórico tem suas liberdades criativas, mesmo se utilizando de personagens que foram reais, as Veneno nas Veias pega toda a graça e nuances da família Borgia e transforma numa disputa entre o bem e a inocência de Lucrécia contra a maldade de sua família. Neste livro, Lucrécia é uma personagem infantil e boba que tende acreditar no que lhe dizem. Os outros Borgias tem personalidades sem profundidade onde Rodrigo é apenas malvado e Cesare se divide apenas entre seu amor pela irmã e as conquistas militares.

Se você ignorar completamente todo e qualquer contexto histórico não é um livro ruim, mas também não tem nada especial.

sentilivros 09/08/2012

resenha de Veneno nas Veias
A resenha de hoje é de Veneno nas Veias, livro que solicitei a editora parceira Geração Editorial.
Já havia escutado falar e lido, poucas coisas, sobre a família Bórgia, por isso resolvi, por curiosidade, ler esse livro e posso dizer que não me decepcionei. Achei-o super interessante. Tá certo que este está escrito em forma narrativa, ficcional, pela própria Lucrécia e isso deixa o livro envolvente.
Lucrécia começa como uma moça inocente. Vê o pai, o papa Alexandre VI, como um ídolo. Porém, ela começa a "conhecer" realmente sua família na noite em que seu irmão mais velho, Juan, saí para o "carnaval romano" e não volta, apesar de sua vigília...
Nesta " noite problemática", Lucrécia, toma conta de certas atitudes de seu irmão e de seu pai. E, desse momento em diante vai descobrindo os "venenos" de sua família.
Com esse enredo de intrigas, violência e corrupção, Lucrécia é surpreendida por um casamento arranjado para si com Don Afonso, duque de Bisceglie da família Aragon.
Por cada vez mais tentar descobrir os segredos de sua família, ela é levada a ser prudente e se armar, colocando tanto a si como sua própria família em perigo. Entretanto, descobre um amigo no improvável embaixador Nicolau Maquiável, o qual lhe deu conselhos relevantes e sempre esteve ao seu lado.
Uma história eletrizante que me fez ficar ainda mais curiosa sobre essa família tão famosa por sua história de crime e corrupção.
"Madonna, sabe o que está errado com o mundo? São as pessoas como a senhora: inteligentes, bela se fortes. Elas partem do princípio de que todas as outras pessoas possuem as mesmas virtudes que elas possuem. Se assim fosse, não precisaríamos de Tiranos..." pg. 141

"É este o seu problema! Não tente igualar-se a eles, Lucrécia! Você pode fazer melhor que isto, pode superá-los! As mulheres que procuram ser iguais aos homens têm uma séria carência de ambição. Se você duvidar de si mesma, só estará ajudando-o a prevalecer. Não se consegue ganhar uma batalha se não se imaginar a vitória. Combata-os de volta." pg. 271

Recomendo!!!
Como sempre, sou suspeita para falar de livros que contenham fatos históricos reais, pois adoro a mistura de realidade e ficção proporcionada por eles. Então, leiam e tirem suas próprias conclusões *-*.

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2012/08/veneno-nas-veias-memorias-de-lucrecia.html