Branca de Neve

Branca de Neve Alexandre Callari

Resenhas - Branca de Neve

CassianiMotta 02/01/2023

Para conhecer os contos que deram origem à princesa que conhecemos hoje
Branca de Neve: os contos clássicos - org. Alexandre Callari. Editora Generale.
7 contos clássicos que deram origem à história da Branca de Neve que conhecemos. Além disso, um capítulo sobre as histórias de Branca de Neve na contemporaneidade: cinema, animações... Esse livro é pra quem é fã da princesa mais doce e gentil de todas.
Histórias tristes, nem todas com finais felizes, mas interessantes para pensar sobre a moralidade da época em que foram criadas. E ainda, no final do livro, o organizador apresenta seu próprio conto original, uma história envolvente, que não fica pra trás das primeiras narrativas.

Mr. Jonas 03/02/2018

Branca de Neve de Alexandre Callari
Originalmente um conto adulto do folclore oral europeu, Branca de Neve remonta séculos de tradição, mesmo antes de os irmãos Grimm a registrarem pela primeira vez. Versões magníficas da história, que impressionam pela inventividade, lirismo e crueza, nos trazem o modo de pensar de diferentes povos e épocas, correndo a Europa desde o século XVI. Fugindo ocasionalmente das formas livres às quais pertenciam, apareceram na literatura em diversas ocasiões. Seis dessas versões, inéditas em português, são neste livro traduzidas e comentadas pelo professor Alexandre Callari, também autor de “Mundo dos espelhos: lobos, sangue e neve”, conto escrito especialmente para esta publicação.Branca de Neve: os contos clássicos traz ainda um rico caderno ilustrado, contando em detalhes a trajetória da personagem na cultura contemporânea, com destaque para adaptações cinematográficas, animações e pastiches.

Nathy520 11/02/2016

Amei!
Todo mundo aqui conhece a história da Branca de Neve Certo? Branca cono a Neve, Lábios vermelhos como sangue e cabelos negros como ébano. Se não a conhecem pela historia versão dis Irmãos Grimm, óbvio que já ouviram falar de um tal de Walt Disney.

Mas, imagina você que a história da Branca de Neve é muuuuito mais antiga, alem de existir muitas outras versões. Eu fiquei maravilhada com a possibilidade de conhecer versões em que Branca de Neve é uma escrava e você repara que o numero 7 tem realmente um significado. Os Sete anões poderiam ser vistos como sete caixões ou sete ladrões. Branca de Neve nai ser desperta por um beijo, mas por um tapa no rosto.

A madrasta sendo sua real mãe ou um pai que sucumbe às vo tades da "sempre má" madrasta. São tantas histórias e eu amei Lee cada uma! E como o epilogo já nos avisa... Algumas histórias podem realmente "perturba-los", mas de uma forma boa. Eu, pelo menos adorei.
Entre as historias temos comentários que NIS ajudam a enxergar alguns costumes entre culturas diferentes que esta história ficou conhecida.
E um conto inédito! Que eu adorei!!

E a diagramação??? A capa?? Nossa, é impossível não se apegar. Eu indico baaastante!

site: www.livrosdanatyrangel.com.br

Suka - Pensamentos & Opiniões 18/09/2015

Há algum tempo atrás eu comprei esse livro pra mim, mas com a correria da vida e tendo que ler os livros primeiramente dos parceiros, fui adiando essa leitura, depois que compre pensei que não devia ser tão interessante assim.
Mas recentemente comecei a lê-lo e finalizei ele com uma rapidez que nem eu mesmo acreditei, ele é muito bom. Para quem é fã de contos de fadas vai amar e se encantar com esse livro.
O livro é dividido em três partes, primeiramente ele começa trazendo para os leitores os contos publicados por diversos autores em diversas nações e faz comparações entre eles. Na segunda parte ele comenta sobre as diversas formas em que Branca de Neve foi publicado dentre eles HQs que eu desconhecia até então, filmes e teatro. E por fim, e a melhor parte que eu achei foi o conto completo "Mundo dos espelhos: lobos, sangue e neve" de Alexandre Callari. Gente essa versão é maravilhosa! Pelo menos eu amei!!!
Sem falar que a diagramação do livro é maravilhosa!

site: www.suka-p.blogspot.com

nyquest.smile 07/03/2015

Interessante
O livro "Branca de Neve", do Alexandre Callari, é um verdadeiro guia para quem quer saber mais sobre um dos mais aclamados contos dos Irmãos Grimm. Há várias versões da estória sobre a perspectiva de diversos países. A mudança de nome da própria Branca de Neve e quem protagoniza o papel de vilã (por ex: em vez da madrasta, a mãe é o algoz de Branca). Além disso, nós temos uma espécie de enciclopédia com dados sobre o uso do conto para outras artes (cinemas, HQs, teatro). Por fim, é apresentado o "conto inédito" feito pelo próprio Alexandre (obs: o livro é dividido em 3 partes).
Nas características gerais do livro, ele tem um ótimo trabalho de arte (as páginas são decoradas, a capa é atrativa, etc), apesar de não oferecer imagens coloridas. Em relação ao Callari, eu gostei dos comentários dele tanto quanto aos contos quanto à pesquisa. Foi algo muito bem construído e que me instruiu sobre coisas que não fazia ideia sobre a estória.
Porém, o que "mancha" o livro, na minha opinião, é o conto do próprio Callari. Primeiro: O começo é muito rápido. A "Baronesa" (como é chamada a madrasta) tem uma raiva pueril, praticamente injustificada, que a fez mudar da água para o vinho só de ver a Branca de Neve. Segundo: em certas partes do livro, parecia mais que eu estava assistindo a um filme (devido à alternância de cenários muito rápido). Há vários pontos que não quero comentar para não dar spoilers, mas seria um conto que eu não recomendo.
No entanto, foi um livro extremamente proveitoso, claro como a água e que valeu a pena.

site: www.readbooks.blogspot.com

Página 94 15/01/2015

Branca de Neve
O livro Branca de Neve trás além do tão famoso conto dos Irmãos Grimm, outros contos que surgiram antes e depois deste, todos comentados pelo autor Alexandre Callari, que explica os simbolismos de cada conto e como ele era interpretado em sua época. Com prefácio da autora Babi Dewet (da trilogia Sábado a Noite), vemos também livros, filmes e peças de teatro que foram inspirados na história.

Mas o destaque do livro, se dá pelo último conto: "Mundo dos Espelhos: lobos, sangue e neve". Escrito por Callari, o conto trás elementos da história original, mas mostra uma Branca de Neve que não é omissa (como nas outras versões) e uma madrasta insana, com um aterrorizante prazer em torturar jovens moças. Esta versão tão violenta da madrasta é o que mais se destaca no conto, dando a esta história tão conhecida, um tom menos infantil e mais atraente para o público mais adulto. Na minha opinião, esta versão de Callari é a melhor de todas, melhor até mesmo que o conto original.

Isabella 13/07/2014

Chato.
Quando me indicaram o livro, fiquei muito ansiosa pra ler, gosto muito de contos de fadas e Branca de Neve foi um dos primeiros que eu conheci.
Esse livro é dividido em 3 partes.
A primeira parte contém 7 contos bem antigos que são as primeiras versões da Branca de Neve, e essa parte é interessante, porque é legal ver a história de uma forma um pouco diferente da que já conhecemos.
A segunda parte foi a parte que mais me agradou no livro, porque contém o ''histórico'' do conto Branca de Neve, as passagens pelos cinemas, Teatros, Pastiches e HQs.
A terceira parte é um conto inédito do autor do livro. A história tem como base o conto Branca de Neve, mas o desenrolar da história é modificado, é bem violento, e tem alguns trechos bem nojentos, então pra quem não curte ler essas coisas, aconselho que não leia essa parte. O conto é muito massante e demorado.
Mas acho que vai da opinião de cada um, eu não gostei do livro, não faz muito meu estilo e a história não me prendeu. Algumas informações foram interessantes como a origem da história, conhecer outras versões e aprender sobre onde a história passou e como esse conto antigo faz sucesso até hoje. Mas não é um livro que eu indicaria ou teria na minha estante.

Nat 29/11/2013

Alexandre Callari apresenta, na primeira parte do livro, versões do conto da Branca de Neve encontradas em países como Alemanha, Escócia e Suíça, comentando cada uma, apresentando um pequeno histórico do conto. Na segunda parte, ele apresenta e resume as principais representações do conto nos cinemas, peças teatrais, HQ’s e pastiches. Na terceira e última parte, o autor apresenta sua própria variação do conto da Branca de Neve.

Um livro excelente que analisa de forma breve, mas brilhante, o conto da Branca de Neve. Com prefácio de Babi Dewet (uma boa surpresa), o autor faz um apanhado das variações do conto da Branca de Neve em diversos países. O leitor pode se surpreender e deliciar com a variedade de representações, mas que apresentam quase sempre os mesmos elementos, com os quais ele (o leitor) já está acostumado: um objeto envenenado, a inveja da mulher mais velha,... Outra boa surpresa é a quantidade de representações artísticas que existem deste conto, algumas totalmente desconhecidas do público jovem (muito diferentes da já conhecida versão da Disney e talvez até mais interessantes). O conto escrito por Callari também é muito bom, porque nele Branca de Neve é demonstrada de uma forma menos submissa e um pouco mais ativa. De modo geral, eu adorei o livro. Fiquei muito interessada na época do lançamento (não só por causa do burburinho em torno do filme Branca de Neve e o caçador, que mostra uma visão mais adulta da princesa), mas porque sempre amei contos de fadas. Quando terminei, me vi desejando que o autor lançasse mais livros sobre as outras princesas dos contos de fadas, adoraria ver o histórico por trás de Cinderela, Bela Adormecida, Mulan... Enfim, um livro muito indicado, não só pela escrita simples, mas pelas informações valiosas que contém.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2013/02/branca-de-neve-alexandre-callari.html

maybortolo 24/08/2013

Incrível livro para quem procura aprender mais sobre um conto tão clássico como o da Branca de neve. Descobri a origem da historia e junto tomei conhecimento de diversas versões.
O último conto, Mundo dos espelhos: lobos, sangue e neve escrito pelo organizador do livro Alexandre Callari é incrivelmente envolvente. Realmente diferente de tudo que já foi escrito sobre a Branca de Neve, porém, ainda sim, se assemelha muito com uma recente adaptação, Branca de Neve e o Caçador.
Recomendo a leitura.

Glaucia 25/02/2013

Branca de Neve - Vários Autores
A maioria de nós cresceu ouvindo histórias de contos de fadas. Eu particularmente, adquiri gosto pelos livros devido ao incentivo que recebia da minha mãe, que desde cedo, sempre me presenteava com gibis e livrinhos infantis.

Entre histórias de príncipes e princesas, objetos e animais falantes, sempre tive uma queda pela história da Bela e a Fera, me achava parecidíssima com ela, imaginação fértil de criança. A Branca de Neve também sempre esteve entre meus livros favoritos e adaptações cinematográficas.

Mas o que se pode fazer, quando você descobre que a história que sempre ouvimos desde cedo, na realidade já vem sendo adaptada à centenas de anos?

Que à principio, era a mãe de Branca de Neve quem tinha inveja da própria filha e mandou matá-la e trazerem o coração e fígado para que ela comesse?

Ou informações a cerca de que no inicio tais contos eram feitos unicamente para adultos lerem, e que com o tempo e principalmente a adaptação para a Disney, tornou-os infantis?

Neste livro estão reunidos cerca de sete contos, de vários cantos do mundo e com diferentes enredos, mais um conto inédito.

É possível verificar através dos comentários ao fim de cada conto, informações sobre a época que os mesmos foram escritos, qual a mensagem contida nas entrelinhas, a região, os autores.

O livro está dividido entre as adaptações da história para os livros, teatro e cinema. A capa é linda e a diagramação está perfeita! Eu amei o livro e recomendo a leitura!

Resenha escrita por Glaucia Matos – www.leitorait.com ©

Flah 27/12/2012

Branca de Neve - Alexandre Callari
Percebi esse ano que houve uma grande febre pela volta dos Contos de Fadas, principalmente na forma de adaptações das histórias, ou até mesmo nas recontagens delas. Começou pelo tão anunciado “Once Upon a Time”, depois teve “Espelho, espelho meu”, “Branca de Neve e o Caçador”, “Beauty and the Beast”, “Grimm” e vários outros filmes/seriados que se perderam por ai. E há de se reparar, também, que pelo menos nesses lançados em 2012, a maior parte fez alusão ao conto da Branca de Neve.
Acredito que ainda ouviremos falar de várias outras adaptações que chegarão por ai baseadas em algum conto de fadas, e admito que eu gosto bastante disso, embora muitas vezes saiam histórias bem ruins. Esperemos o que 2013 tem para gente, isto é, se o mundo não acabar!
Comprei esse livro justamente por causa dessa febre. Em meio a tantas histórias diferentes sobre o mesmo conto, eu precisava saber a história original. Quero dizer, sem ser aquela da Disney que estamos acostumados a ver quando pequenos.
Eu o achei bem interessante, principalmente por não se tratar de uma única história. É óbvio que um conto criado oralmente e transmitido por várias gerações, além de criado em vários países diferentes ia ter versões diferentes. E não, os Grimm’s não são os donos da verdade. Eles fizeram uma pesquisa interessantíssima e criaram a sua própria versão daquilo que ouviram, mas existe um acervo muito mais rico e, à sua maneira, mais intrigante espalhado pelo mundo.
E foi justamente isso que Callari fez. Ele pegou várias versões, de vários lugares diferentes e colocou em seu livro, fazendo comentários sobre a sua origem e costumes da época em que foi criado. Juro que fiquei com vontade de estudar conto de fadas depois desse livro. É um mundo interessante demais e muito, muito rico. Existem tantas histórias perdidas por ai, tantas! Espero sinceramente que haja uma versão similar para os outros contos recolhidos pelos irmãos Grimm’s, ou mesmo os outros contos que serviram de inspiração para tantos filmes famosos por ai.
O livro é muito bem editado, com páginas bonitas e bem elaboradas; uma capa simples, porém completa e poucos erros de ortografia/digitação que eu pude perceber. Além do mais, apesar de se tratar de uma pesquisa, ele não é maçante. Foi escrito com fluidez e leveza, sem palavras muito difíceis ou que pudessem complicar a leitura. Dá para ler em uma sentada!
Outra coisa interessante é que, no final, ainda há um conto muito bacana que o próprio Callari escreveu, mostrando a sua visão da história da Branca de Neve. Eu gostei bastante de como ele tratou os personagens e fez bom uso da moral em que se desenvolve a história. Vale a pena ser lido. É um trabalho muito bem feito.
O livro valeu cada centavo e não me decepcionou! Eu o recomendo (:

Vanessa Meiser 25/09/2012

Esqueça as histórias de Contos de Fadas que você ouviu desde que era criança. Neste livro a Branca de Neve definitivamente deixou de ser a jovem inocente, sensível e frágil, sim definitivamente!
Quer dizer, ela não se tornou vilã ou algo assim, é só que a princesa simplesmente não aceita quieta os mandos e desmandos de sua madrasta. Os nossos amigos anões são outros personagens que sofreram algumas modificações significativas nesta coletânea de contos reunida pela Generale que por sinal, eu preciso dizer que acertou em cheio em publicar este livro!!!
Para você que ainda não leu e que pretende ler, sugiro que se prepare para gratas surpresas que irão mexer com seu imaginário. O fato é que Branca de Neve sempre esteve na moda e ultimamente devido ao filme "Branca de Neve e o Caçador" este conto mundialmente conhecido voltou com tudo para as prateleiras atingindo todas as pessoas independente da idade.
Este livro contém versões de várias épocas e escritas por pessoas diferentes de países diferentes. Cada conto possui no final uma explicação detalhada - e muito bem vinda - com muitos comentários de Alexandre Callari que é o autor de "Mundo dos Espelhos : lobos, sangue e neve" o último conto presente neste exemplar. Aqui encontramos muitas versões e informações, não apenas sobre a personagem principal, mas também sobre a cultura por trás dos contos de fadas, considerando que estão presentes no livro histórias escritas na Itália, na Alemanha, Escócia, Suíça, Rússia e Brasil em épocas bem diversas.
Uma característica comum à todos os contos é o fato de as histórias possuírem personagens mais reais, mais próximos do leitor. A obsessão pela beleza e o ciúme também está presente em todo o livro, isto é universal e existe desde que o mundo é mundo, assim como a inveja, a vaidade e a avareza.

"Independente de cada época ou cultura, o bem e o mal são sempre interpretados por figuras femininas - vilãs, heroínas e vítimas - , e só muito tempo depois personagens masculinos deixam de ser meros coadjuvantes com destaque para o Príncipe e os anões na história de Branca de Neve."

Na introdução do livro podemos verificar que a versão mundialmente famosa escrita pelos irmãos Grimm em 1857 não é a mais antiga. Segundo o livro, a primeira versão registrada foi escrita em 1634 e se chama A Jovem Escrava, por sinal este é o segundo conto do livro e foi escrito por Giambattista Basile na Itália.
Na minha humilde avaliação, eu pude notar que os contos reunidos no livro fazem alusão a vários outros, como por exemplo Cinderela e Bela Adormecida, achei isto um fator muito interessante e me fez pensar se estes outros contos também tão famosos não foram originários de Branca de Neve ou simplesmente fragmentos deste que é um conto maior....
O livro é dividido em três partes, a primeira é composta pelos contos, a segunda por indicações de filmes, Histórias em Quadrinhos e Peças de Teatro, a terceira parte fica por conta de Alexandre Callari e sua belíssima versão de Branca de Neve. Uma história inédita que encerra o livro com chave de ouro.
Enfim, para completar o trabalho da editora, só mesmo a diagramação impecável com que a Generale brindou o livro!

Super recomendado!!!!