A formação social da mente

A formação social da mente Lev Vygotsky

Resenhas - A formação social da mente

VitAria 08/11/2021

A formação social da mente
Esse foi um livro que eu estava lendo por indicação da faculdade. Não é um livro de leitura fácil e é um pouco demorado para que ela se torne fluída.

Mesmo assim gostei bastante do livro, estudar como o aprendizado e o desenvolvimento ocorrem nas pessoas é um tema interessante pra mim.

palavras chave: Linguagem - desenvolvimento - aprendizagem - signos
Mateus.Frota 11/01/2024minha estante
É uma leitura complexa mesmo.

Karina 17/03/2021

Livro para estudo
Este livro trata de alguns aspectos das mudanças em relação ao desenvolvimento infantil na concepção de Vygotsky (Ou Vigotzki? No próprio livro tem as duas formas haha)

Ele descreve os procedimentos metodológicos de alguns estudos que coordenou, explicando as conclusões e fazendo vários adendos.

Ele cita vários autores que lhe eram contemporâneos como Thordike, Piaget e Koffka. Os pensamentos desses autores são abordados de forma a ilustrar as semelhanças e diferenças em relação ao de Vygotsky.

Ana 04/12/2023

A teoria de Vygotsky é essencial para entendermos a importância dos processos sociais e culturais no desenvolvimento e processo de aprendizagem do indivíduo. A formação social da mente trás alguns pontos essenciais da teoria de Vygotsky, apesar de não ser uma leitura tão simples, é possível compreender os principais pontos que o autor quer apresentar.

C. 11/04/2009

Do Macaco ao Homem: O Símbolo como Diferença - Resenha do primeiro capítulo d’A Formação Social da Mente
Por meio de toda a sorte de experimentos, incluindo crianças, animais e plantas, cientistas têm se empenhado, durante os últimos séculos, em esclarecer dúvidas sobre o comportamento humano.

O que, afinal, seria preponderante na diferenciação comportamental entre homens, chimpanzés e samambaias?

No intuito de fundamentar sua hipótese de que o desenvolvimento de características tipicamente humanas é gerado, necessariamente, pela relação entre uso de instrumento e símbolo, três questionamentos essenciais, em princípio, são apresentados por L. S. Vygotsky em O instrumento e o símbolo no desenvolvimento da criança, primeiro ensaio de A Formação Social da Mente.

O primeiro questionamento diz respeito à relação entre homem e ambiente; o segundo, às atividades responsáveis por levar o trabalho a tornar-se meio inequívoco de relacionamento entre sujeito e natureza, além das conseqüências psicológicas disto decorrentes; chegando, por fim, à relação entre o desenvolvimento da linguagem e o uso de instrumentos.

Um breve panorama histórico esboçado pelo autor cita duas bases sobre as quais a psicologia tem constituído hipóteses desde o século XX acerca do desenvolvimento psicológico do ser humano: botânica e zoológica.

A base botânica, sobre a qual Karl Stumpf baseou seus estudos, tratava de estabelecer analogias múltiplas entre desenvolvimento da criança e da planta, associando o processo psicológico à maturação, desconsiderando a complexidade do comportamento humano.

A psicologia moderna, por sua vez, pretere o modelo obsoleto supracitado, construindo pontes de convergência entre psicologia humana e animal. Surgem daí os experimentos com chipanzés, cujos resultados e procedimentos, como aponta Vygotsky, “estão sendo transpostos dos laboratórios de experimentação animal para as creches”(p.22).

Embora indique a contribuição valiosa deste último paradigma ao estudo das bases biológicas do comportamento humano, o autor dá relevo ao risco da conclusão equivocada à qual chegaram muitos cientistas, os quais, observando comportamento similar entre chimpanzés e crianças pequenas em experimentos envolvendo o uso de instrumentos, supuseram que raciocínio técnico e linguagem estivessem completamente desvinculados um do outro.

É justamente este o contraponto dos experimentos e conclusões de Vygotsky e seus colaboradores.

São inegáveis os pontos, bem observados anteriormente, de semelhança entre chimpanzés e crianças pequenas. Entretanto, há diferença notória entre um e outro a partir do desenvolvimento da linguagem da criança:

“O momento de maior significado no curso do desenvolvimento intelectual, que dá origem às formas puramente humanas de inteligência prática e abstrata, acontece quando a fala e a atividade prática, então duas linhas completamente independentes de desenvolvimento, convergem”(p.27).

Enquanto a concepção mecanicista de Shapiro e Gerke procurava justificar toda espécie de comportamento a partir da imitação e repetição de atitudes, que supostamente forneceriam modelos mecânicos capazes de lidar com situações comuns ou novas, o estudo do autor engendra a compreensão de que o novo comportamento é, sim, gerado a partir da ação da atividade simbólica sobre o processo de uso dos instrumentos.

Por meio de experimentos com crianças, Levina, seu colaborador, pôde observar a relevância da fala egocêntrica na tentativa de resolverem desafios por ele propostos, como a ocasião na qual coloca num móvel alto um doce e pede que, utilizando como instrumentos apenas um banco e uma vara, uma menina de quatro anos pegue o doce.

Toda incursão da criança é permeada pela fala egocêntrica, que lhe permite organizar e planejar cada passo, bem como tirar conclusões a respeito.

Desta maneira, percebe-se como a fala, nesse sentido, é tão importante quanto a ação para atingir o objetivo da criança.

Enquanto os chimpanzés tomam atitudes relativamente desorganizadas, utilizando mecanicamente apenas aqueles objetos circunscritos por seu campo visual, as crianças são capazes de, por meio da fala, preparar, organizar e tirar conclusões sobre seus movimentos rumo ao objetivo. Além disso, no curso de seu desenvolvimento, surge também a função planejadora da fala, que permite ao sujeito a antecipação simbólica da ação.

A intersecção, portanto, entre o uso do instrumento e o do símbolo é justamente o que configura, segundo L. S. Vygotsky, a especificidade do comportamento humano.

Matheus 11/06/2022

A fala na formação das funções psicológicas
Embora tivesse contato, superficialmente na graduação em Pedagogia, com as zonas de desenvolvimento de Vigotisky, a obra pode alagar meus conhecimentos acerca das relações entre linguagem e formação social do pensamento, considerando os aspectos histórico-culturais inerentes ao ser humano. Este livro é fundamental não apenas para a Psicologia, mas também para a reflexão do conhecimento psicológico aplicado a Educação.

Carol 19/03/2020

O livro ?A formação social da mente? se trata de uma seleção dos mais importantes ensaios de Vigotski, organizados por estudiosos de sua obra.
O principal objetivo do livro está em caracterizar os aspectos do comportamento humano, apresentando hipóteses de como eles se desenvolvem ao longo da vida.
Vale ressaltar, entretanto, que por ser um livro organizado por autores, o livro apresenta algumas alterações e traduções que alterem o contexto.

Lau 16/12/2023

Lendo esse livro, percebi que a minha faculdade ensinou muito precariamente qual era a teoria e os conceitos formados por Vigotsky. Com ele, entendi o contexto muito mais amplo de suas considerações a respeito do desenvolvimento infantil e, com foco especial, da linguagem - tema que me interessa muito e diz respeito à nossa condição humana numa relação praticamente indissociável

É muito bom entender a linha de raciocínio até que ele chegasse às suas conclusões, que são perfeitamente plausíveis, ainda que os ensaios específicos compilados aqui não contenham dados, gráficos, nem tabelas. É mais descritivo, um resumo embasado das ideias, que contém início, meio e fim. Já vi o comentário sobre ele só ter conclusões óbvias... Mas lendo direito, percebe-se que não tem nada de óbvio nas suas observações. Acredito que poucas pessoas teriam o pensamento que ele teve, com o cuidado que ele teve. E se parece óbvio hoje, é porque Vigotsky estava lá para ser o primeiro a demonstrar

Não achei uma leitura muito fluida e a edição em si também não é muito boa, revisão ruim, página branca, coisas que acabam dificultando mais ainda. Mesmo assim, ao final é possível compreender bem o texto e as ideias se for com calma, penso apenas que poderia ter sido arranjado melhor e merece uma nova edição. Afinal, Vigotsky é um nome importante tanto na Pedagogia quando na Psicologia, acho necessário entrar em contato com a obra. E quanto mais fácil for a experiência, melhor

@gbdrt 28/10/2020

Tem pontos importantes para os estudos da psicologia do desenvolvido até hoje.

Cami.Leal 17/10/2021

Ótimo livro. Usei como referencia num artigo de conclusão de curso de licenciatura em matemática.
........................

kiverdego 17/03/2022

Reúne muita coisa para escrever obviedade
Chega até a concordar com a zona de desenvolvimento proximal de Piaget, dissocia aprendizado de desenvolvimento como se fossem duas coisas em isolado e no final explica pouco o porque do desenvolvimento infantil ser um produto do meio.

Tinthia(: 09/03/2023

Incrível!
Vigotski tem me surpreendido a cada livro!
De todos os livros que li, até o momento, esse é o melhor. É o mais completo, tem seus pontos de vista de forma clara e objetiva, sem ficar citando muitos teóricos para dialogar.
É primordial para quem quer realizar uma pesquisa embasada nos pressupostos vigotskianos.

Rosana 06/02/2016

Neste livro, Vigotski toma como objetivo dar características aos aspectos humanos do comportamento, elaborando hipóteses de como essas características se desenvolvem durante a vida do indivíduo. Para isso enfatiza 3 aspectos: A) Relação entre seres humanos e o seu ambiente físico e social. B) Novas formas de atividade que fizeram com que o trabalho fosse o meio fundamental de relacionamentos entre o homem e a natureza e as consequências psicológicas dessas formas de atividade. C) A natureza das relações entre o uso de instrumento e desenvolvimento da linguagem.
Bom, uma leitura cansativa e que exige um auto nível de concentração, porém de grande valia para quem curte teorias de aprendizagem e etc.

NatyNatalia 29/01/2019

Muito interessante
Essa obra é a reunião de todos os manuscritos de Vigotsky, analisados e editados por estudiosos das ideias desse autor. São abordadas semelhanças e diferenças entre as ideias de Piaget. Algumas questões são abordadas, como a importância do brincar na aprendizagem. Para quem gosta desse tema, o livro é interessantíssimo.