As três irmãs & Contos

As três irmãs & Contos Anton Tchekhov

Resenhas - As Três Irmãs

1 | 2 | 3 | 4

analivramos 07/04/2024

Alguns contos até eram legaizinhos, mas a maioria me dava sono. Demorei dois séculos pra ler e atrapalhou minhas outras leituras. Não recomendo.

Guilherme 05/04/2024

Corriqueiro
As Três Irmãs, de Anton Tchekhov, é uma narrativa simples com foco nos problemas e dificuldades da vida. Sinceramente, não causou grande impacto em mim, mas sinto que essa era a ideia original do autor, subverter as noções de texto dramático vigentes. Ainda assim, não é algo que eu tenha apreciado e, se me perdoam a comparação, fez com que eu me sentisse assistindo um filme da sessão da tarde. Corriqueiro, cotidiano...
Cat Lu 05/04/2024minha estante
Acho que um filme da Sessão da Tarde é mais emocionante. Mas as pitadas de ironia e reflexões sobre a vida me fizeram gostar do livro, no final, apesar de que não me impactou também e vou esquecer dele eventualmente.

Gabrielle 04/04/2024

A parte que eu queria mesmo ler acbaantes da metade do livro, mas não me arrependi de lê-lo até o final. Os contos finais só me deixaram um pouco cansada por conta do tamanho da letra, mas de resto foi muito bom, mesmo os personagens sendo extremamente sofredores.

Cat Lu 24/03/2024

Primeiro livro dramático e russo que li.

Enrolei bastante para começar, pois não me interessava muito por esse gênero e achei que não fosse gostar. Contrariando minhas expectativas, a leitura não é difícil, muito pelo contrário. Mesmo tendo sido escrito em 1900 achei ele bem atual e só me perdi um pouco no que diz respeito à cultura russa (e alguns diálogos que achei meio sem sentido).

O drama conta a história de três irmãs que moram no interior da Rússia, mas sonham em voltar para Moscou. Os personagens são muito sofridos (e o motivo eu não entendi bem). Há várias reflexões sobre a vida durante a história e achei ela leve e interessante. O contexto banal do cotidiano aproxima ela do leitor (apesar de que, como eu disse, a diferença de cultura, época e linguagem fizeram com que eu não compreendesse o drama tão profundamente).
Guilherme 04/04/2024minha estante
Começarei a ler agora mesmo, debateremos em breve.

Priscila683 20/02/2024

As três irmãs
A história em si é muito chata, mas temos de lembrar que o Tchékhov era do movimento realista, portanto em suas obras, ele tenta retratar a vida assim como ela é. Por isso temos esses personagens com dramas psicológicos, problemas de dinheiro, vícios, desvios de caráter, etc. E, na história a desgraça parece acompanhar as irmãs, nenhuma está completamente feliz, nenhuma consegue exatamente o que quer, como na vida também acontece.

Karmille 29/01/2024

Nao achei que fosse terminar
Talvez como peça funcione melhor, mas existe um motivo pra eu ter me prolongado tanto num livro tao curto. As personagens pouco carismática, extremamente dramática e com uma história que nao cativou nem um pouco do meu interesse, tornaram a leitura extenuante. Boa sorte a quem se aventurar.

Otávio 13/01/2024

A história aborda como as frustrações vão se acumulando na vida das pessoas com o passar do tempo. É interessante mas esperava mais já que é considerada uma obra prima do autor. Confesso que achei os contos do Tchekhov bem mais instigantes. Mas não é uma peça ruim.

13marcioricardo 25/12/2023

Bem mais ou menos
Bom, não achei tudo isso. Mas, para ser justo, também devo dizer que foi das leituras em que absorvi menos. Difícil me concentrar, estava com a a cabeça na lua..

Luiz.Goulart 22/05/2023

Um clássico atemporal de Tchekhov
Mais um livro do gigante autor russo Anton Tchechov, de quem nunca me canso de ler os contos. Essa obra é um clássico de 1900 e que foi encenada no teatro milhares de vezes pelo mundo.

A história dos irmãos moscovitas Olga, Maria, Irina e Andrei Moscou que acompanharam o pai militar para uma cidade provinciana e que jamais se adaptaram à vida naquele lugar. As três irmãs sonham em voltar um dia para Moscou. No decorrer da peça, porém acompanhamos uma sequência de frustrações para os planos das moças. Como todo bom texto de teatro, esta obra se apoia nos excelentes diálogos plenos de questionamentos sobre a vida, a solidão e os desejos humanos de uma classe social burguesa decaída.

Estamos assistindo, impiedosamente, personagens à deriva e sem habilidade alguma para colocar suas vidas num rumo, qualquer rumo. Então, é surpreendente que o autor consiga trazer movimento e tensão para uma história que não anda para lugar algum. Está aí o trabalho de um gênio literário e que torna esta obra um dos maiores clássicos da ficção mundial.

Tim John 13/04/2023

Uma boa peça
É um livro muito divertido, porém ao se ler, é claro como várias das interações entre os personagens seriam muito mais vivas, engraçadas e dramáticas se fossem encenadas por atores. Não deixa de ser um livro bom, só que a peça é provavelmente melhor.

Jessica Moraes 19/02/2023

História de uma família em forma de peça de teatro, pela edição no e-book foi uma experiência de leitura ruim;

Artur.Sergio 01/02/2023

O que primeiro chama a atenção nesta peça de Tchekhov é essa espécie de "purismo" ao contar sua estória, pois quem a descreve são as próprias personagens, junto com seus estados de espírito e ações. Por isso, não há aqui um tipo de "psicologismo" por parte do autor ? diferenciando-se dos muitos conterrâneos e colegas de ofício da época.
Outro ponto da peça, muito visível, é a crítica à sociedade da época ? com destaque à burguesia e aos intelectuais. O sarcasmo cáustico que Tchekhov retrata os dilemas e conflitos existenciais das personagens beira a uma comicidade sem tamanho.
As queixas fúteis de uma burguesia acomodada e hedonista são tratadas aqui com humor e, às vezes, com um sentimentalismo afetado.
É justamente também com a superficialidade das personagens que Tchekhov tece e representa a sua sátira das classes prestigiadas do seu tempo. Estas, por sua vez, preocupam-se mais detidamente com o amanhã incerto que com o hoje ? o presente.
Em suma, um esboço recheado de comicidade e sentimentalismo acerca dos calvários banais da elite russa do século XIX.

ceci 10/01/2023

em 60 minutos deu pra ler tudo . é um livro no estilo texto teatral então ele é bem interativo .
fraquinho , história chatinha mas tu acaba se concentrando nele .

lucaismaia 10/12/2022

achei interessante

"não há uma só pessoa merecedora de um mínimo de atenção, capaz de despertar a inveja ou um desejo apaixonado de imitá-la... Elas se limitam apenas a comer, beber, dormir... Depois morrem... Nascem outras, que também comem, bebem, dormem, e para impedir que o tédio as destrua, diversificam a vida dedicando-se a mexericos venenosos, à vodka, às cartas e aos processos litigiosos, as esposas traem os maridos e os maridos mentem, fingem não ver nem ouvir nada, e esse ambiente vulgar arruína as crianças; a centelha divina apaga e elas se convertem em cadáveres miseráveis, semelhantes entre si, como foram seus pais."

Cristiane 06/12/2022

As três irmãs
Olga, Irina e Macha são três irmãs que desejam voltar a viver em Moscou, acreditam que sua vida lá será cheia de sentido, de felicidade. Depositam em Andrei, seu irmão a esperança de que será um professor e elevará as condições de vida delas e ampliará suas relações. Ele namora Natacha, uma jovem que não agrada as irmãs.
O vilarejo recebe o exército e alguns oficiais estabelecem um vínculo com está família.
A história começa com o aniversário de uma das irmãs e termina com o exército indo embora.
As irmãs depositam sua felicidade não em sua capacidade de lutar por ela, mas em lugares (Moscou) ou em outras pessoas (Andrei, os oficiais) é claro que vai dar "merda".

1 | 2 | 3 | 4