As Três Irmãs

Resenhas - As Três Irmãs

1 | 2 | 3 | 4

13marcioricardo 25/12/2023

Bem mais ou menos
Bom, não achei tudo isso. Mas, para ser justo, também devo dizer que foi das leituras em que absorvi menos. Difícil me concentrar, estava com a a cabeça na lua..

Cristiane 06/12/2022

As três irmãs
Olga, Irina e Macha são três irmãs que desejam voltar a viver em Moscou, acreditam que sua vida lá será cheia de sentido, de felicidade. Depositam em Andrei, seu irmão a esperança de que será um professor e elevará as condições de vida delas e ampliará suas relações. Ele namora Natacha, uma jovem que não agrada as irmãs.
O vilarejo recebe o exército e alguns oficiais estabelecem um vínculo com está família.
A história começa com o aniversário de uma das irmãs e termina com o exército indo embora.
As irmãs depositam sua felicidade não em sua capacidade de lutar por ela, mas em lugares (Moscou) ou em outras pessoas (Andrei, os oficiais) é claro que vai dar "merda".

Nat 21/07/2020

Olga, Irina e Macha são três irmãs que vivem com o irmão Andrei. Elas são três mulheres muito diferentes: Olga é solteira que vê seus 30 anos chegarem sem oportunidade de se casar, Macha vive frustrada com seu casamento com um ex-professor, e Irina é a mais nova e esperançosa das três. Para elas, Moscou é a salvação, pois é a cidade onde passaram sua infância. Enquanto elas tentam resolver seus problemas, Verchinin e seu destacamento chegam na província em que as irmãs vivem e se apaixona por Macha.

Um livro pequeno mas delicioso de ler. Não tenho muito conhecimento sobre autores russos, os que li foram por curiosidade mesmo e para desafios literários, então não tenho muito o que falar sobre estilos, mas esse eu gostei. Na verdade, o livro é uma peça, então isso acabou facilitando a leitura porque a história é simples. Existem questionamentos sobre vários assuntos, mas nada que fique chato de ler por ser filosófico demais. Recomendo

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2020/07/as-tres-irmas-anton-tchekhov-dll-2020.html

Gabrielle 04/04/2024

A parte que eu queria mesmo ler acbaantes da metade do livro, mas não me arrependi de lê-lo até o final. Os contos finais só me deixaram um pouco cansada por conta do tamanho da letra, mas de resto foi muito bom, mesmo os personagens sendo extremamente sofredores.

Ricardo Santos 30/12/2012

um mestre obrigatório
Tchekhov é considerado o pai do conto moderno. Ele revolucionou a narrativa curta (e o teatro) na virada do século 19 para o século 20. Abandona-se um estilo moralizante e onisciente para um texto mais aberto e ambíguo. Tchekhov é o mestre do silêncio, das entrelinhas. Para ele, menos era mais.

Otávio 13/01/2024

A história aborda como as frustrações vão se acumulando na vida das pessoas com o passar do tempo. É interessante mas esperava mais já que é considerada uma obra prima do autor. Confesso que achei os contos do Tchekhov bem mais instigantes. Mas não é uma peça ruim.

fallchord 18/11/2022

nós vamos ser esquecidas.
eu queria muito começar a ler literatura russa e livros curtos são uma boa aposta para isso. comecei a ler as três irmãs para começar a ter contato com esse tipo de escrita e não me arrependo.
eu gosto muito quando um livro explora a infelicidade e a raiva de mulheres, e esse faz isso com maestria. além de exibir outra característica que eu gostei que é a união entre irmãs mulheres, acho divino.
tive certa dificuldade em entender alguns pontos do livro, mas em um geral, consegui entender tranquilamente, afinal, a literatura russa é amedrontadora. portanto, entender um livro RUSSO é demais!!
a escrita é MUITO BOA, fiquei de cara com a pontuação extremamente correta em tudo.
as reflexões filosóficas também são interessantíssimas.
em um geral, é um livro com uma história cativante e legal, com certos tópicos complicados, mas compreensível. muito bem escrito :)
vale ressaltar que é uma peça! mas isso não impede seu raciocínio, acho que inclusive ajuda!
fallchord 18/11/2022minha estante
dei 3.5 pela dificuldade de compreender algumas passagens, acho que isso atrapalhou o decorrer do livro.

Elineuza.Crescenci 04/07/2021

Viver
Tema: Leituras de Julho 2021 (2)
Título: As três irmãs
Término da leitura: 5/07/2021
Ed Nova Cultural – SP - 2012

O Autor
Médico, dramaturgo, escritor.
Um dos maiores contistas dos últimos tempos.
Nasceu em uma cidade ao sul da Rússia em 1860.
Morre em maio de 1904 vitimado pela tuberculose, ao lado de Olga sua esposa.

A Obra
Três irmãs e um irmão de uma família decadente, vivendo isolados em um lugarejo da Rússia.
As três referem-se sempre ao legado de cultura e arte deixado por seu pai. Todas são cultas e sabem falar diversos idiomas.
A condição social de todos é decadente e dependem dos serviços profissionais como professora de uma das irmãs, do soldo do esposo de uma delas para pagarem as dívidas da casa onde moram.
Em meio ao bom humor entre os personagens e anseios de vida melhor, retorno para Moscou, casamento da irmã mais jovem.
Relata-se que esta é uma das obras mais renomadas do autor.

Considerações
1. A peça tem 4 atos. É bem curta.
2. Todos os personagens possuem seus sonhos.
3. É desenvolvida de forma bem simples.

Rose 17/05/2021

3 mulheres entediadas com sua pacata cidade e um desejo em comum
Entre o desejo de voltar a cidade que trás boas recordações e momentos de descontração elas não se separam e tem entre elas um refúgio e cumplicidade
(Gostaria muito de assistir a peça)

Debora696 03/04/2021

As três irmãs
Anton Tchékhov (1860–1904) foi um médico e dramaturgo que viveu entre o final do século XIX e começo do século XX. Suas peças foram encenadas várias vezes, algumas com sucesso, outras não. Revirando a internet, descobri várias adaptações brasileiras de As Três Irmãs.
As Três Irmãs é uma peça em quatro atos que relata a história de Irina, Olga e Masha, as três irmãs do título. Filhas de militar, mudaram-se para a província ainda jovens e sonham com um retorno a Moscou. Há ainda um quarto irmão, Andrei.
As Três Irmãs é uma história sobre potencialidades perdidas. O início da peça se dá no aniversário de Irina, justamente um ano após a morte de seu pai. As irmãs sonham em voltar a Moscou e sonham que seu irmão se torne professor universitário, porém o sonho fica somente na palavra, nunca na ação.
Irina sente vontade de ser útil e quer trabalhar, apesar de acordar tarde e passar a maior parte do dia deitada. Já Olga se queixa de que dia-a-dia perde a juventude em seu trabalho como professora do liceu. Por outro lado, Masha está desiludida com seu casamento, não sente admiração pelo marido, nem o vê mais com um homem inteligente senão como um bajulador pretensioso.
Os militares do destacamento da província visitam-nas, eles também com seus próprios sonhos não concretizados. Verchinin, comandante recém-chegado que outrora freqüentara a casa das moças em Moscou sonha com que sua esposa se cure da histeria; Tusenbach, oficial e barão sonha em uma vida a dois com Irina; Solioni, oficial cuja rixa com Tusenbach leva a um desfecho terrível; Tchebutikin, oficial-médico um tanto cínico à beira da aposentadoria. E também a visita da jovem Natalia Ivanovna.
Do primeiro para o segundo ato há um salto temporal. Andrei está casado com Natalia e é pai de um menino enfermiço. As irmãs Irina e Olga trabalham, uma no telégrafo; a outra no liceu. Masha tem um "chamego", uma atração por Verchinin que nunca sabemos se chegou à consumação.
Todos eles estão absorvidos pelo turbilhão da vida. Os sonhos são substituídos pelo cinismo. Natalia cada vez mais assume a casa como sua, ao passo que as irmãs são relegadas.
Existe como que uma acídia,uma vontade de alçar vôos mais altos que não se concretiza pela dificuldade mesma em atingir o alto. Há tristeza e desgosto em cada um deles, nos irmãos e nos militares amigos.

site: https://livrosetinta.medium.com/as-tr%C3%AAs-irm%C3%A3s-710a03adc9e5

Gihwest 07/02/2021

Interessante
É legal e tudo, mas tenho certeza que estou deixando passar algo, não pode ser só isso ou pode?

Angel 08/06/2020

As três irmãs e seu desejo de voltar para Moscou, a dificuldade em lidar com tudo que perderam, com o irmão, a cunhada e as tristezas da vida.

1 | 2 | 3 | 4