Akhenaton

Akhenaton Roger Bottini Paranhos

Resenhas - Akhenaton

Pedro.Rangel 29/03/2023

Leitura edificante
Um livro com bastante ensinamentos sobre perdão, respeito, coragem e acima de tudo, amor a divindade maior, que é nosso grande Pai. É para pessoas que acreditem ou que queiram aprender sobre a vida eterna do nosso espírito. Super indico o livro!

Fabiana.Franco 27/05/2020

Akhenaton, o predecessor de Jesus
Esse livro narra a tentativa da espiritualidade de implantar o monoteísmo através da mensagem amorosa do faraó Akhenaton, que foi,e ainda é, incompreendido e mal interpretado. Chamam-o de louco, herege, mas a leitura desse livros trás uma nova imagem e esclarece a história desse período conturbado do antigo Egito de uma forma nunca vista.
Jazz 02/11/2020minha estante
Mas os estudos já provaram que ele não implantou o monoteísmo.

Fabiana.Franco 13/12/2020minha estante
Por isso falei em "tentativa".

Jazz 16/12/2020minha estante
Mas muitos estudos apontam que não era uma tentativa de monoteísmo para o povo, apenas para a corte

Fabiana.Franco 26/12/2020minha estante
O que não deixa de ser uma tentativa.

Jazz 09/01/2021minha estante
Monolatria é o nome do regime religioso que ele queria aplicar

Henrie 23/03/2021minha estante
Jess querida, vai estudar, vai? Akhenaton é conhecido como o primeiro monoteísta da história. Provavelmente você nem meu o livro e está dando palpite no que não sabe.

Henrie 23/03/2021minha estante
Fabiana, ótima resenha.

Jazz 13/01/2022minha estante
Hahahahahaha cara eu estudo na pós sobre ele a sua MONOLATRIA. Se vocês leram um livro ou dois, aí é impossível de descutir. Leiam artigos científicos, revistas de arqueología e afins. Triste gente que não se aprofunda nos assuntos vir discutir o básico

Henrie 21/01/2022minha estante
Jess, você diz que o monoteísmo de Akhenaton era uma reforma religiosa apenas para a corte e se acha detentora de grande conhecimento? Percebe-se que não tem o mínimo conhecimento do contexto político, social e religioso da época em que Akhenaton viveu. Em que faculdade fundo de garagem você estuda? Não me surpreende, no Brasil as faculdades formam profissionais incapazes. E ainda nos manda ler artigos científicos, quando seus conhecimentos não corroboram com o que a ciência diz. Triste retrato do negacionismo e da ignorância.

Jazz 26/02/2022minha estante
Cara não foi monoteísmo e se você acha que sabe mais que os doutores no assunto que estudam no Egito lendo os hieróglifos, sua ignorância e arrogância são extemas. E estudei numa das melhores federais do país, onde todos os professores da área tem doutorado. Já que você é burro e se orgulha e parece ser incapaz de estudar a fundo, vou citar um fato que prova que não existiu monolatria para Akenaton, em armarna foram encontrados templos onde existia figuras de Hator por exemplo, em armarna, não del el medina

Jazz 26/02/2022minha estante
Ah e não foi uma reforma religiosa, foi social, política e religiosa, já que no Egito não havia separação, e eu disse que essas mudanças ficaram na corte, o povo nunca aderiu, logo, não chegou até eles essa mudança, como o cristianismo fez com locais onde os cultos eram pagãos

Jazz 26/02/2022minha estante
Ah e uma dica, qualquer pessoa que estuda a fundo o assunto sabe que ler livros de mais de 10 anos atrás é mais por hobby, estão defasados, informação atualizada só com artigos científicos mesmo, muitos estão em francês porque vêm de lá grande parte das pesquisas, mas vale a pena o esforço da tradução. E existem professores especialistas que dão aulas na internet de graça, escuta umas aulas e verá explicações simples de pq NÃO foi um monoteísmo. Estou falando de boa, sou contra discussões que não agregam, posso até indicar professores de carreiras reconhecidas e que ainda se dedicam a pesquisa

Henrie 26/02/2022minha estante
Todo mundo sabe que a religião de Aton era monoteísta. Quer dizer então que minha amiga egiptologa (além de tantos profissionais da arqueologia e egiptologia) estudou egiptologia na universidade de Manchester na Inglaterra e não sabe que a religião de Akhenaton não era monoteísta? Pra uma ignorante como você pode ser, afinal o ser humano acredita sempre no quer quer, difícil vai ser você convencer toda a esfera acadêmica de sua fantasia. Estou esperando as fontes científicas de que estou errado. Gostaria de ver suas fontes, não adianta falar de artigos e me taxar de ignorante, se você não prova o que diz. Você estudou nas melhores faculdades fundo de garagem, mas seu estudo não impede de descer ao nível da ofensa, visto o ser baixo que é, porque conhecimento na mão de uma qualquer não vale nada.

Henrie 26/02/2022minha estante
Então o burro não sou apenas eu, mas todos os egiptologos e arqueologos com especialização em antigo Egito. A prova de sua mentira é dizer que estudou isso mas melhores federais do país, usando o plural, mostrando o exagero, fora que me ofender e não mostrar fonte corrobora com sua mentira. Precisa mentir, ofender pra sair por cima, porque não passa de uma orgulhosa, arrogante e intelectualmente inepta, provavelmente defende terra plana também, é típico de gente da sua laia.

Henrie 26/02/2022minha estante
Autores especializados e renomados como Kara Cooney, que escreveu e publicou The Good Kings em novembro do ano passado, e James K. Hoffmeier que escreveu "Akhenaten and the Origins of Monotheism" em 2014, não tem nem 10 anos, estão errados? Todos escreveram sobre o monoteísmo de Akhenaten. São burros também, segundo tua opinião insignificante. Mas quem tem razão é tu, kkkkkkkk esquizofrênica. Você não tem nenhuma importância ou relevância perto deles. Teu mal não é ser ignorante, é ser arrogante e fingir que sabe sobre assuntos sobre os quais você não possui nenhum conhecimento.

Jazz 26/02/2022minha estante

O canal antiguidades e paradigmas é feito por um grupo de professores de universidades e apresentado por um doutor na área, nas aulas dele ele explica muito bem que nem o conceito de monolatria define da melhor maneira, monoteísmo então nem chega perto.

Essas são em português, que pela maneira esdrúxula que você se comunica, acho que será mais fácil de comprender. São todas pessoas da área. E vale ressaltar que eu acredito que Akenaton QUERIA evitar o culto dos outros deuses, ele até perseguiu as pessoas por isso, a questão é que para ser monoteísta precisa se acreditar na EXISTÊNCIA de apenas um deus, o que não era o caso. Ele queria o culto a apenas a família faraônica e apenas ele e Nefertiti poderiam se comunicar diretamente com o deus.

Jazz 26/02/2022minha estante
Releia os comentários e verá quem é que ofende constantemente, você ao menos debruçou horas para compreender exatamente a diferença de monoteísmo e monolatria?! Você sabe que se precisa estudar CENTENAS de artigos para se chegar numa conclusão quando se está buscando escrever um a? trabalho científico, como é meu caso?!
Se você acha que a UFPR onde me formei, e a federal de São Paulo, Rio Grande do Sul dentre outras que uso como fonte de pesquisa e procuro os autores que me interessam são universidades sem valor ou credibilidade, você não é burro ou ignorante, é louco mesmo.
Eu até comentei que poderíamos trocar fontes, porque acredito realmente no diálogo, mas para isso, ambas as partes precisam ser minimamente civilizados e possuir vontade de adquirir novos conhecimentos, e não ficar agarrados no que se aprendeu uma vez como verdade absoluta. Me formei acreditando no monoteísmo de Akenaton e precisei de muito estudo para aceitar que estava equivocada. Na ciência, não há espaço para verdades absolutas.

Jazz 26/02/2022minha estante
Eu estudei numa das melhores federais do país, UMA das, não precisa ser nenhum gênio para compreender o que escrevi. Com essa interpretação, pode ler o quanto quiser, não adianta de nada.
Eu não citei a instituição pq não acredito que seja o suficiente para de saber algo, mas foi VOCÊ que falou de onde eu estudei. VOCÊ tocou no assunto, então não venha querer me julgar por te responder, esse tipo pobre de argumentação não funciona.

Henrie 26/02/2022minha estante
Hoje mais cedo pesquisei sobre monolatria no Egito, após ler o que você me escreveu, e vi esse "artigo" do Arqueologia Egípcia: curto, sem nenhum aprofundamento, sem nenhuma discussão sobre a tal monolatria. Eu contei aqui no contador de caracteres, o artigo tem apenas 120 palavras, e 83 palavras se formos ignorar as palavras finais que não tem nada a ver com o artigo central. É assim que você pretende me convencer? Os livros acadêmicos, inclusive os que mandei, foram escritos para o vento? Me poupe! E acho curioso você criticar a forma "esdrúxula" com a qual me comunico, quando você mesma me ofendeu nos comentários anteriores. Não tente me culpar por ofensas, quando você mesma não faz por onde. Cobra diálogo civilizado, mas desce também ao nível da ofensa, é ridículo tanta cara de pau e sonsidão. Ou você é sonsa, ou deve ser mulher baixa de comunidade, sem muita instrução. Gente desse nível pode estudar a vida toda que a mentalidade vai continuar a ser medíocre.

Henrie 26/02/2022minha estante
Pelo visto você se formou certo e através de estudos duvidosos e escassos jogou sua formação no lixo e se tornou equivocada, uma lástima. A ciência é justamente a busca por verdades absolutas, é a ciência das evidências e buscas concretas. Qualquer coisa que fuja disso entra no campo da especulação, não passa de teoria, continua sendo busca contínua. Não faltam evidências da depredação de templos por Akhenaten, no Grande Hino à Aton ele nunca sequer citou outros deuses, e você o defendendo como monolatra.

Henrie 26/02/2022minha estante
Nicholas Reeves é considerado o MAIOR ESTUDIOSO E ESPECIALISTA no período de Amarna e defende veementemente Akhenaton como um faraó MONOTEÍSTA. Ele esclarece precisamente, além dos fatos que citei, porque a religião de Aton era monoteísta, mas para você, uma ninguém, todos esses estudiosos estão errados. Parabéns, seu nível de arrogância (ou estupidez) bateu o recorde de hoje. Merece seu nome no Guinness Book.

Henrie 26/02/2022minha estante
Por último, gostaria que você me explicasse três coisas (por favor não ignorar, porque tornarei a perguntar):

1) Se a religião de Akhenaton era baseada na MONOLATRIA, porque ele fechou os templos dos demais deuses e mandou depredar os templos de Amon em Karnak em Tebas, além de riscar o nome do deus de todo o Egito, sendo que a monolatria não nega a existência de outros deuses.

2) Eu gostaria que você refutasse (de forma inteligente) Kara Cooney, Rita E Freed, Sue D'Auria, Yvonne J Markowitz, Anna Stevens e Nicola Reeves. Todos eles (e muitos outros) escreveram amplamente sobre Akhenaton e defendem o atenísmo como uma religião MONOTEÍSTA.

3) Quero livros acadêmicos sérios e recentes que expliquem de forma científica a monolatria de Akhenaton.

Geo 05/03/2023minha estante
Show com a palavra Akhenaton "O NOSSO ESTÁGIO DE CONSCIÊNCIA NÃO NOS PERMITE MAIS SERMOS MAS FELIZES COM A DESARMONIA QUE REINA ENTRE OS HOMENS. SÓ SEREMOS FELIZES SE PUDERMOS CONTRIBUIR PARA EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE". Aí fica a pergunta, já passaram 3323 anos, e nós estamos na mesma.........

Juliana1153 12/03/2023minha estante
Por mais que existam mil artigos cientificos e gente muito seria, arqueologos, professores, e ate companheiros aqui discutindo nesta plataforma (e sim todos sao serios), o que nao podemos deixar de levar em consideracao eh que as pessoas daquela epoca estao encarnadas aqui hoje; manipulando as informacoes e os vestigios pelo caminho. Mas havera um momento que toda a verdade tera de ser revelada. Nao facamos como naquela epoca: desrespeitar a maneira como o outro pensa.

Cris Marques 08/08/2022

Já é a terceira vez que leio este livro, e a cada vez tiro mais ensinamentos e minha consciência se aviva. E o quanto a história é distorcida em relação ao que aconteceu a mais de 3 mil anos.
Infelizmente estamos longe de aprender o que Akhenaton nasceu para ensinar a tanto tempo.

sjmarcel 29/08/2010

Excepcional, Esplêndido, Único
Raras as vezes que faço questão de escrever para um autor, esse livro foi uma das vezes que fiz questão de parabenizá-lo. Não irei dizer que o livro tem contos históricos indubitáveis, mas chega muito próximo ao que a arqueologia e história descreve, a história é estupenda e cheia de grandes lições. Indispensável para sua estante. A história é magnífica.

Nanda Fernandes 01/11/2020

Fantástico!
Ler a encarnação de Akhenaton sob a perspectiva espiritual foi esplêndido, embora o objetivo do livro não tenha sido focar somente nele.

O livro trouxe toda a construção social, artística, política e intelectual da época (o que me encantou muito) e os objetivos da espiritualidade para aquele povo (implantar o monoteísmo). Infelizmente, o livre arbítrio mal utilizado pelo povo egípcio atrasou imensamente a evolução da humanidade.

Para quem ama história é uma oportunidade imperdível ler esse livro (durante a leitura fiz muitas pesquisas para acompanhar o contexto histórico que era narrado, tudo se encaixou perfeitamente).

Extremamente bem escrito, o livro traz informações, esclarece pontos obscuros e desconhecidos daquele período além de, claro, tocar nossa alma com lindas lições.

Amei!
Livia 01/11/2020minha estante
Que legal. Deu vontade de ler.

Nanda Fernandes 02/11/2020minha estante
Oi, Livia! Como estão as coisas? Ahh, esse livro é muito, muito bom. Não cheguei perto de mencionar metade do que ele contém. Se um dia tiver oportunidade de ler, acredito que vai gostar. Bjs ;*

Livia 02/11/2020minha estante
Ei, Nanda. Tudo bem comigo e com vc? Que bacana. Vou ver se o encontro por aqui. Abraços!

Nanda Fernandes 02/11/2020minha estante
Por aqui também, graças a Deus

paulamaria 05/01/2010

Impressionante descrição de como mentes imperfeitas podem destruir os planos da Espiritualidade Maior. Mentiras, corrupção, vingança, ódio e vaidade são facetas do orgulho de um povo ainda primitivo moralmente. É triste pensar que qualquer um poderia facilmente ser um deles, mas também é uma felicidade saber que o pior já passou e que a humanidade caminha inexoravelmente para o mundo de regeneração.

cid 19/04/2012

A mensagem espiritual no vale do Nilo
Livro de leitura muito agradável, falando de um projeto espiritual que teria acontecido no antigo Egito, com vistas a encarnação de Jesus.Tudo é matéria para pensar e meditar. Nenhum povo foi esquecido, recebendo sempre mensageiros do mais alto.

Vivi Martins 16/06/2016

Grande Projeto Monoteísta no Antigo Egito
Esse é um daqueles livros que se agradece aos céus pela oportunidade de lê-lo. Agradeço ao aval do Mestre Jesus em trazer esse rico conhecimento à humanidade, que hoje já se encontra mais preparada evolutivamente para compreender mais à fundo a sua trajetória neste planeta.

É uma obra escrita pelos espíritos de Hermes, o Trimegisto e Radamés, psicografada por Roger Bottini Paranhos. Começa mencionando suas existências na antiga civilização Atlântida e os motivos que levaram aquela civilização à extinção. Vamos conhecer um pouco mais a trajetória dos capelinos em nosso planeta e o compromisso que os respectivos autores em conjunto com outros espíritos atlantes firmaram em contribuir na evolução desses irmãos vindos de outro orbe.

Akhenaton, espírito muito elevado, habitante da extinta Atlântida, em seu pacto de ajuda aos irmãos capelinos, encarna no Egito Antigo durante a décima oitava dinastia. Foi enviado pelo “Grande Espírito” (Jesus) para amar e ensinar os homens a viver segundo a crença verdadeira do Deus Único, representado como o Deus Aton. Como faraó e detentor do poder máximo do Egito, Akhenaton, não compreendeu a limitação do povo egípcio na época e impôs um Deus ao qual ainda não estavam preparados para aceitar, o que tornou o projeto mal sucedido, pela incapacidade de devoção a um Deus abstrato.

Foi um homem muito além de seu tempo, levou mudanças e melhorias na qualidade de vida de seu povo, pregou a igualdade e fraternidade, mas poucos o compreenderam, sendo taxado de louco!No fim, foi objeto de conspirações e tramas ardilosas dos sacerdotes de Amon, a fim de retomar a crença pagã politeísta.

Radamés também não deixa de fora de sua narração a autêntica Rainha Nefertiti, a esposa Real de Akhenaton, personagem imprescindível na missão ao Deus Único. Seu filho herdeiro, o faraó Tutankhamon, também foi usurpado de seu trono através das artimanhas de seu vizir. Pondo fim definitivamente ao Projeto de Revolução Espiritual do Antigo Egito.

Ísis e Ramósis (espírito de Hermes), participantes do grande Projeto, muito me emocionaram pela grandeza de suas almas e pela resignação diante dos sofrimentos mais cruéis que ambos enfrentaram em nome do amor e da fraternidade.

Tudo isso é apenas uma vírgula diante de todo o aprendizado que podemos adquirir através dessa preciosa obra, que vem em benefício daqueles que buscam as verdades espirituais, desmitificando vários aspectos ignorados pela nossa História.

cid 18/06/2016minha estante
Muito bom Vivi. Li ultimamente "A morada do Filho do sol", que também retrata Akhenaton com as mais belas cores.

Vivi Martins 19/06/2016minha estante
Ainda quero ler este Cid.

Caroline 21/07/2016minha estante
Tenho muita vontade de ler esse livro, Akhenaton era genial, não entendo porque foi taxado de louco :-(

Vivi Martins 21/07/2016minha estante
Não deixe de ler Caroline. Ele foi taxado de louco porque foi um faraó muito a frente de seu tempo, e pouquíssimos na época do Antigo Egito estavam preparados para fantásticas transformações no meio político e religioso.

cid 21/07/2016minha estante
Vivi, eu li um texto em que Freud diz que a única idéia de um Deus único era do faraó Akhenaton, um Deus para todos os homens. Os judeus tinham um deus particular, um deus daquele povo. Akhenaton foi além.

Vivi Martins 21/07/2016minha estante
A missão de trazer a crença do Deus Único às massas ignorantes ficou sob a responsabilidade de Akhenaton, que nomeou o Deus Único como Aton. Como foi um projeto mal sucedido, então Jesus enviou Moisés, e o Deus Único já conhecido dos israelitas, chamou-se Yahwéh (Aquele que cria). Os judeus são os israelitas descendentes da tribo de Judá.
Akhenaton foi mesmo o precursor de tudo!

cid 24/07/2016minha estante
Ainda considero o projeto de Moisés muito aquém do que já havia sido tentado.
Muito particular. Muito restrito. Muito preconceituoso...

Vivi Martins 24/07/2016minha estante
Pode ser Cid, mas não foi um projeto de Moisés, foi um projeto de Deus que escolheu Moisés para sua execução. Akhenaton que não obteve sucesso no projeto, encarnou posteriormente como Amenófis, sacerdote que teve a missão de preparar Moisés para essa grande empreitada. E cá entre nós, foi através de Moisés com seu espírito guerreiro que hoje vivemos a crença do Deus Único, difundida por aquele povo que outrora no Egito recusou a mensagem de Akhenaton.

cid 24/07/2016minha estante
Grata pela explicação Vivi. Admiro sua fé e fico muito feliz em dialogar com você, ainda que seja pelo skoob. Um abraço

Nathalia Cecconello 21/01/2022

Fantástico! Esplêndido!
Oi :)

Eu sou uma pessoa que ama thriller, mistério, suspense policial e esse livro fugiu totalmente da minha zona de conforto literária.

Li esse livro por conta de adorar o Egito e a sua história. Também porque sei de como a história do Akhenaton foi adulterada ao longo dos anos. Fazia tempo que queria ler sobre a história real de uma forma confiável.

ESSE É UM DOS MELHORES LIVROS QUE EU LI NA VIDA! A história verdadeira, contada de uma forma leve e envolvente, de fácil entendimento. É impossível não ficar presa na leitura.

É um livro canalizado por Hermes, de autoria de Roger Bottini Paranhos o que faz o livro ser ainda mais especial.

Para quem quer saber a verdade, de forma confiável, da visão espiritual, vale muito a pena a leitura. Eu li em apenas 3 dias e é um dos poucos livros que eu me proponho a reler em breve.
Gratidão aos seres de luz, à Deus, por permitir que esse livro chegasse até mim!

Katy :) 31/08/2023

Uau! Quantas emoções durante esta leitura..
Um mergulho profundo em conteúdo histórico, moral e espiritual de um dos períodos da nossa própria história como humanidade - e como espíritos eternos ainda imperfeitos, relutando por tanto tempo contra a luz amorosa de Deus.

Me pergunto como estaríamos hoje, caso o projeto de Akhenaton tivesse vingado plenamente e a luz de Aton pudesse ter brilhado em nossos corações embrutecidos daquela época...

De todo modo, os planos divinos seguem firmes, sempre escrevendo certo em linhas tortas...

Definitivamente favoritado e já quero terminar a trilogia.

jaaf99 21/12/2012

Proposta a frente do Tempo
Amei o Livro....Pena que a humanidade recusou a proposta do Akhenaton e seguiu pelas trevas. Não estavamos preparados para sua mensagem de luz.
Livro muito bom de ler.

Karina.Carvalho 11/10/2022

Mais um daqueles livros que explodem a mente da gente.
Mais uma psicografia que narra um importante período histórico da nossa vida terrena. O quanto o impacto do Deus Aton teria sido benéfico para nossa humanidade.

Amei demais o livro!!

Pelegrino 08/12/2009

O autor desenvolve a trama desde a Atlântida chegando ao Egito e desse modo revelar um pouco do mais controversos fáraos da antiguidade, que após sua passagem ficou conhecido no Antigo Egito como o Herege.

Maurício 12/03/2023

Primoroso
O livro é incrível, você expande sua consciência de forma bem profunda, além de fazer você refletir sobre a origem e o desenvolvimento da humanidade através da perspectiva daqueles que viveram em Atlântida. Infelizmente ainda somos muito primitivos na evolução espiritual, o que nos faz pensar sobre o tempo naquela época e a atualidade; não mudamos "nada".
É louco pensar que a nossa civilização já era para ser avançada desde o antigo egito com o projeto Amarna do faraó Akhenaton. Mas como sempre, nós mesmos colocamos tudo a perder pela nossa infantilidade espiritual e moral.

O livro é fantástico e rico além de emocionante.