Manuelzão e Miguilim

Manuelzão e Miguilim João Guimarães Rosa

Resenhas - Manuelzão e Miguilim

Cristiane 29/02/2024

Histórias bem construídas e fascinantes. Campos Gerais emociona, dando um aperto no coração e mostra o quão maravilhosa é a escrita de Rosa.

Thali 03/02/2024

Esse foi meu primeiro contato com Guimarães Rosa. Realmente é diferente de tudo que já li. O autor escreve de um jeito único, relatando a vida das pessoas do campo, vaqueiros, fazendeiros, as pessoas dos "Gerais". Gostei muito da história de Miguilim, muito delicada. E também gostei da história do Manuelzão, apesar de ter me pegado menos. Achei Manuelzão mais difícil de ler, mais difícil de fazer fluir. Não dá pra fazer pausas na leitura, senão perde o ritmo na escrita do autor.

Karen614 25/01/2024

Surpreendente, tive de ler esse livro para a faculdade, a professore de português nos fazia le-lo e assim, sentia que parece que eu estava aprendendo a ler, e o lia em voz alta, e foi um grande aprendizado, já que o mesmo mostra uma linguagem mineira bem antiga, e sou de MG, e mesmo assim, tive dificuldade... mas gostei de tudo e conhecer essa historia, foi bem impactante e emocionante, me marcou muito!
Karen614 25/01/2024minha estante
professora*

Matheus656 25/01/2024minha estante
Guimarães Rosa não é fácil mesmo. Demorei uns seis meses pra terminar Grande Sertão: Veredas kkkkkk. Mas fui até o final. Depois fui ao Primeiras Estórias e Msnuelzão e Miguilim e que livro adorável. Talvez por ser do interior de MG, fico muito encantado por livros que têm como local interiores de roças do Brasil.

janja fragão 10/01/2024

Comece por aqui
O título desta resenha é uma proposta para quem quer começar a ler Guimarães Rosa.
Campo Geral tem por protagonista uma criança com seus sonhos, invencionice, parâmetro para direção de vida.
Uma estória de amor, traz o sertanejo, suas crenças, costumes e propósito de vida.

Sophia.Black 05/01/2024

Leitura da escola
Ouvi audiobook do livro, pq tava zero a fim de ler livro obrigatório pela escola.
Fiquei bastante surpresa até, pq eu meio q gostei do livro? Mas me decepcionei horrores com o final. Tipo, aconteceu td aquilo pro final ser isso?! Q ódio.
O livro é bom, mas achei o final fraco comparado à história em si.
Rafael964 05/01/2024minha estante
Final: míope ksksks

Ed Carvalho 03/01/2024

Mais um Guimarães Rosa de muita qualdiade
Muitos falam da forma de escrita do autor, de suas recriações de palavras e termos, de sua semântica particular, mas o que me encanta de verdade é todo universo que ele nos ambienta, num tempo geralmente lento, silencioso e diferente que suas "estórias" carregam. Nada é forçado, fingido, é tudo natural. Emocionei-me com Miguilin, senti a solidão de Manuelzão...obra maravilhosa. Mago das palavras.

bibioslivrosecia 31/12/2023

A história de Miguilim, com foco na infância, me emocionou mais, mas nem por isso a de Manuelzão é menos linda ou interessante, amei as duas.

Kenny G 15/11/2023

Campos pacatos
Li por conta da Fuvest (que pede Campo Geral). O início foi bem sofrido, é uma leitura desgastante por conta da enxurrada de palavras pela qual o autor é conhecido, os regionalismos o neologismos obrigam uma leitura paciente e atenciosa. A monotonia do começo do livro também dificulta adesão por parte do leitor, entretanto, após a metade do livro, com o desenvolvimento de Miguilim pelos eventos traumatizantes, a história engrena e fica interessante.

moara 02/10/2023

ô lindeza mais linda de todas.

ocupandoespacoqueprecisaternessetrecoderesenhadesseaplicativodelivro

estantedogabs 19/07/2023

Tenho tentado me encontrar mais em histórias clássicas, e ainda não achei bem o meu lugar. Essa indicação foi um passo que me agradou bastante.

Se tem uma coisa que amo em livros, é o bom uso de sotaques e marcas culturais, e esse é cheio disso. Amei conhecer a história de Miguilim e todas as duas descobertas. O foco em Manuelzão já não me prendeu tanto, sinceramente.

A primeira metade do livro foi uma leitura excelente, e me deu uma animada a seguir buscando mais títulos clássicos. Gostei muito da indicação.

AngelaS.DiasNagami 04/06/2023

Miguilim <3
Primeiro contato com o autor e não posso dizer que foi um livro fácil, mas, que depois do ritmo pegado, foi bom!

O conto de Miguilim me lembrou muito Meu Pé de Laranja Lima e, foi meu preferido!

Solange 04/06/2023

Sobre o poder da literatura, o poder da ficção de ensinar o caminho, a verdade, a reconhecer as verdades, a encontrar verdades nunca suspeitadas, de aprender sobre a vida, sobre o interior mais profundo de cada um de nós, de compreender as divisões que nos habitam e a viver mais sabiamente conosco próprios e com os outros seres humanos.

Guilherme.Oliveira 02/05/2023

Guimarães Rosa tratando sertão de uma maneira tão poética e linda.

Os dilemas do dia a dia na história dos personagens são tratadas com muita beleza.

De um lado, as descobertas de Miguilim, e na outra novela, a vivência do Manuelzão e as suas reflexões.

Adriana1037 27/04/2023

Retrato do Brasil rural
Maravilhoso retrato do sertão e dos seus habitantes. A linguagem é bem regional, mas ao mesmo tempo reflexiva e poética. Miguilim é incrível. Me identifiquei demais.

Gabriela Gonçalves 17/04/2023

Primeira vez tendo contato com a literatura de Guimarães Rosa. A professora de Teoria da Literatura pediu para a gente ler o conto "Campo Geral" e eu, como boa estudante que sou (rsrsrs), resolvi ler o livro inteiro. Estou encantada pela escrita e pelo trabalho do Rosa! É de uma sensibilidade enorme e encanta demais. É um pouco desafiador, mas acredito que começar por esse livro é mais interessante para familiarizar a mente e pegar gosto pelo autor e daí depois você encara Grande Sertão. Eu gostei muito dessa leitura, acho que meu preferido foi o conto do Miguilim. Adoro narrativas que mostram os encantos, desencantos e fantasias da infância. O conto do Manuelzão também é muito lindo e traz um senso de "comunidade que se junta por uma causa" que é lindo demais. A forma como Guimarães escreve é incrível, estou chocada com tanta perícia e entendimento da linguagem. Enquanto lia, fiquei me questionando como deve ser difícil traduzir seus livros para outros idiomas. São vários neologismos, combinações e palavras específicas da região... Enfim, gostei muito de fazer essa leitura e conhecer esse autor tão importante para a nossa literatura. Com certeza lerei mais escritos do Rosa!