Uma Breve História Do Cristianismo

Uma Breve História Do Cristianismo Geoffrey Blainey

Resenhas - Uma Breve História do Cristianismo

Rodrigo.Bittencourt 23/03/2023

Bom para iniciar no tema
O livro se mostra interessante, sobretudo no início , em que as histórias se concentram nos anos iniciais do cristianismo. Considerando a dificuldade de condensar 2 mil anos de história em menos de 400 páginas, o livro traz um bom apanhado da religião. Entretanto, acredito que eventos importantes (e negativos) como as inquisições e as cruzadas foram negligenciados.

Thaiana 27/07/2022

Ótimo pra começar o tema!
Há tempos queria ler mais sobre o tema Cristianismo, mas precisava formar um "pano de fundo" pra partir para leituras mais complexas e específicas. Essa foi uma ótima escolha. É um livro que fornece uma introdução, uma visão ampla sobre o Cristianismo, sem se aprofundar em temas mais específicos. Geoffrey Blainey tenta analisar de forma imparcial os caminhos da história do Cristianismo. Por ser um livro histórico as vezes ficava um pouco cansativo, mas li alternando com outros e a leitura fluiu tranquilamente com sua escrita fluída. Ótimo pra começar.

Lucas.Nassur 03/03/2022

A história do Cristianismo na visão de um conservador.
Mais indicado para um público cristão, pois por mais que tente passar como uma obra imparcial, no decorrer do livro se torna possível notar o posicionamento do autor tendendo para o Catolicismo, no meu entender. Começando pelo retrato de Jesus mais teológico do que histórico, cita-o sempre como Cristo e as vertentes protestantes como "seitas", entre outras coisas. Fala da Ciência com críticas que achei um tanto tendenciosas e por mais que exponha pontos negativos do Cristianismo, "passa pano" para a maioria dos erros relatados por ele e ignora outros pontos importantes para uma visão de fato imparcial; mas não invalida a leitura, pois também há de se levar em conta os pontos positivos do livro e da religião cristã no mundo. Como sugere o título, é uma breve história mesmo, que serve pra mapear e mentalizar melhor a cronologia dos fatos importantes, as ramificações da religião e seus principais personagens de forma sucinta, para quem quiser posteriormente se aprofundar no assunto, até porque são aproximadamente 2 mil anos de história.

Leituras e Reflexões 13/10/2021

Como qualquer recorte histórico, muita coisa fica de fora. Afinal, pra conter todos os detalhes importantes, o livro teria umas mil páginas rsrs... e quando se trata só dos 3 anos de atuação ministerial de Cristo, como diz o Apóstolo João, ?nem todos os livros do mundo dariam conta? (minha livre tradução).
Mas eu gostei da forma como o historiador colocou a maioria dos pontos e de suas conclusões, apesar de não transmitir uma visão espiritual da história.
Recomendo. Acho válido para cristãos de um modo geral e também para não-cristãos!

Nycole 16/05/2021

Uma breve história do cristianismo
Um ótimo para quem tá começando a se aprofundar no mundo do cristianismo. Ele nos dá um panorama geral sobre as principais transformações do cristianismo ao longo da história e abrange também várias doutrinas protestantes e seus líderes.

Fran 01/10/2020

Instigante
De forma resumida relata fatos histórico ao longo da expansão do cristianismo que deveriamos como cristaos conhecer. A leitura desse livro me incentivou a conhecer mais a jundo sobre o tema.

Marcos.Wagner 17/09/2020

Ótimo livro
Eu recomendo um livro com um panorama histórico do cristianismo Franco claro e objetivo

Rodrigo 31/08/2020

Um resumo muito bem feito
O livro faz um resumo da história geral do cristianismo, sem se aprofundar muito em detalhes. Mas para um começo de estudo sobre o assunto é muito bom. Destaco a abrangência que o autor deu a reforma protestante, que faz entender melhor as diferentes doutrinas religiosas de hj.

Dan 30/04/2020

Cristianismo com lágrimas. Cristianismo sem lágrimas.
O enfado que se manifesta no percurso de algum autor de fôlego se deve a opção dos temas anexados. Na minha opinião, em diversas vezes o tema principal se reduz a outros assuntos subjacentes com um grau mínimo de envolvimento. Trocentas datas numa mesma folha ou descrições verborrágicas atrapalham um pouco da experiência.

A bíblia tem 300 profecias que se cumpriram; se isso não é a ciência mais exata - como disse Newton - eu não faço ideia do que seja. Eu percebi que quando destinamos uma ofensa a alguma religião, estamos na verdade insultando o único verdadeiro sentido para essas pessoas, quem sabe até tirando suas vidas e isso ninguém admite.

Luciano Luíz 22/03/2019

Se tem algo que se tornou comum no mercado editorial é o termo utilizado em títulos de livros de história de uma forma compacta. Muitos autores publicam coisas que começam com “Uma Breve Qualquer Coisa”. No entanto, se bem me lembro o primeiro (ou quem realmente se destacou) foi GEOFFREY BLAINEY com seu UMA BREVE HISTÓRIA DO MUNDO (que não li).
Livros escritos por historiadores geralmente são produzidos mais especificamente para historiadores. Usam duma linguagem científica ou então ainda quando mais popular, são obras chatas ou didáticas demais e não ficam tão interessantes (mesmo que o tema o seja, mas a qualidade da escrita não ajuda). O primeiro que li de Geoffrey foi UMA BREVE HISTÓRIA DO SÉCULO XX. Não gostei, apesar de conter boas informações, mais parece um livro escolar que me foi empurrado goela abaixo e eu tinha de digerir de todas as maneiras possíveis. O segundo foi UMA BREVE HISTÓRIA DAS GUERRAS e este foi horrivelmente ruim. Tudo nesse volume era cansativo: a qualidade da narrativa e o conteúdo. Apesar do título guerra, a obra em verdade mais se assimilava a uma breve história da paz.
Depois destes dois livros, achei que não mais teria interesse por outros títulos do historiador. Porém, leitor tipo rato de biblioteca como sou, acabei mergulhando de novo em busca de uma aventura, fosse do que fosse. Aí me deparei com UMA BREVE HISTÓRIA DO CRISTIANISMO. Não vou mentir, fiquei com receio, pensando que seria mais um livro desastroso. No entanto, foi surpreendente.
Aqui a narrativa de Geoffrey está muitíssimo mais elaborada (simples, mas competente e simpática). Sua escrita se deu bem com o tema e o livro em hipótese alguma fica lento ou mesmo chato em quaisquer páginas. Ele soube abordar o assunto com uma qualidade que possivelmente deve estar presente em outras obras (assim espero).
A linguagem é completamente acessível. O autor percorre dois milênios da história apresentando o cristianismo com uma gama de detalhes profundos. Mesmo sendo um livro da série Uma Breve História, a quantidade de informação é respeitável.
A obra é fundamental para quem gosta de estudar religiões independente de seguir alguma, ser agnóstico ou ateísta.
O que não gostei foi de algumas partes onde é mencionado “outros historiadores”, mas não há nomes. Fica apenas assim: “Segundo um historiador...”
E desse jeito o livro fica um pouco sem sentido na questão de pesquisa. Outra coisa que ficou vaga foi a questão da Inquisição. Ela é mencionada somente uma vez em uma curta frase. O curioso é que este livro contém muitas coisas más relacionadas ao cristianismo e apenas a Inquisição foi simplesmente deixada de fora. Talvez porque o autor pretenda lançar uma possível BREVE HISTÓRIA DA INQUISIÇÃO? Sei lá...
No entanto, além de atrocidades cometidas em nome de Cristo, há também muitas coisas boas praticadas. Ali vemos até mesmo esportes criados em meios religiosos como o basquete. Há também a luta contra o racismo, o preconceito com as mulheres, vemos a Reforma Protestante, a origem de diversas seitas (crenças menores no início), muitas informações sobre Jesuítas, Franciscanos, o Islamismo, etc. e tal e principalmente, pessoas que empreenderam suas vidas em prol de outras com amor ao longo dos séculos até o início do 21.
Enfim, esse é um livro que compensa ter na estante.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Deilson Barbosa 03/11/2018

Uma breve história do Cristianismo
Uma breve história do Cristianismo - Geoffrey Blainey
Impressões sobre a leitura do livro.
São 335 páginas dispostas em 31 capítulos. É dividido por duas partes, uma que vai do nascimento de Jesus, características de sua terra e do judaísmo na sua época, até a época das cruzadas e das ordens mendicantes. A segunda parte vai dos pré reformadores até os desafios enfrentados pela religião no século XX, passando por temas como surgimento do metodismo, crescimento do ateísmo, colonialismo e as duas Grande Guerras Mundiais.
Sem "spoiler" do livro, podemos dizer que ele vai mostrar a difusão do cristianismo após a crucificação de Jesus, evidencias de sua existência e posterior perseguição dos cristãos. O livro mostra como de deu a absorvição pelo Império Romano e pelo povo do ocidente, principalmente devido ao auxílio aos doentes em períodos de epidemias.
A partir daí são mostradas as principais transformações do cristianismo ao longo da história e suas dificuldades tanto internas quanto externas.
Foram batalhas, teológicas, políticas, conquistas e derrotas em torno da fé cristã. O livro mostra as diferenças entre a igreja do ocidente e do oriente, principais concilios e o grande cisma da igreja. Na época da Reforma e Contra Reforma (Reforma Católica) é mostrado como esse evento se tornou o germe do nosso pensamento moderno e da nossa democracia. Um ponto positivo do livro é que ele consegue em poucas páginas mostrar os principais nomes da igreja dw cristo ao longo da História, tanto na igreja Católica, quanto no meio Protestante e Ortodoxo além das demais ramificações do Cristianismo, sem deixar a desejar na parte Histórica.
O livro é um auxilio a mais à nossa fé, mostrando que em momentos de crise (pessoal e histórica) a fé de muitas pessoas é avivada e o cristianismo se reformula voltando ao centro do que é a vontade de Deus.
Vejo nesse livro que é necessário estudar os fundamentos da nossa fé. E buscar auxílio no Espírito Santo e ter coragem e humildade de seguir a Cristo, aceitando o propósito de Deus para nossa vida como esses homens e mulheres retratados nesse livro fizeram

site: http://humahistoria.blogspot.com/2018/11/uma-breve-historia-do-cristianismo.html

Nassor 28/12/2017

Um ponto de partida
O livro passa por momentos chave do cristianismo sem para isso se propor a esgotar nenhum dos temas e períodos históricos que pretende relatar. Recomendado para quem precisa de um panorama geral, e a partir dele, partir pra obras mais densas, com referências mais explícitas em caso de pesquisa académica, ou mais extenso mesmo, por curiosidade, em termos espirituais não podemos classificar o livro, é mesmo imparcial e a proposta dele não é ser um evangelho, as brutalidades, cisões e virtudes do cristianismo estão todas ali expostas.

José 30/11/2017

Parcial história do cristianismo
Achei parcial. Mais do ponto de vista do catolicismo.

Fernando 23/08/2017

Perfeito
O autor consegue transmitir dados históricos pesados de uma forma muito agradável. Recomendo muito a leitura