Uma Breve História Do Cristianismo

Uma Breve História Do Cristianismo Geoffrey Blainey

Resenhas - Uma Breve História do Cristianismo

Leituras e Reflexões 13/10/2021

Como qualquer recorte histórico, muita coisa fica de fora. Afinal, pra conter todos os detalhes importantes, o livro teria umas mil páginas rsrs... e quando se trata só dos 3 anos de atuação ministerial de Cristo, como diz o Apóstolo João, ?nem todos os livros do mundo dariam conta? (minha livre tradução).
Mas eu gostei da forma como o historiador colocou a maioria dos pontos e de suas conclusões, apesar de não transmitir uma visão espiritual da história.
Recomendo. Acho válido para cristãos de um modo geral e também para não-cristãos!

Elissandro 04/06/2012

UMA BREVE HISTÓRIA DO CRISTIANISMO
"É notável que um homem que viveu há mais de 2000 anos, que não tinha cargo público ou riqueza e que não viajou além de alguns dias de caminhada de sua cidade natal tenha tido tanta influência na história mundial." Uma Breve História do Cristianismo reconta magistralmente os passos de Jesus, esse homem com uma vida tão curta e uma história tão longa. Do mesmo autor de Uma Breve História do Mundo, um livro abrangente, dinâmico, rico em detalhes e extremamente agradável de se ler. O consagrado historiador Geoffrey Blainey analisa de forma imparcial os primeiros passos do Cristianismo, investiga os eventos que possibilitaram sua evolução e conta por que a doutrina cristã permanece tão viva nos dias de hoje quanto nos seus primórdios. Afinal, quem foi Jesus? Um mito ou um homem de infinita sabedoria? Qual a origem dos Evangelhos e o que se sabe a respeito daqueles que os teriam redigido? Que fatos levaram a disseminação do Cristianismo ao redor do mundo? E qual o papel de outros personagens desta história, como Francisco de Assis, Martinho Lutero, John Wesley, João Paulo II e até os Beatles?"
Um livro de história, mas uma história passada de forma simples, ascessível. Traça com uma praticidade que nunca vi antes nos livros de história, toda a trajetória da maior religião de todos os tempos, o Cristianismo. O autor desenrola os fatos aquém a qualquer credo, mostra os acontecimentos históricos e invensões que marcaram e caminharam junto com o Cristianismo, bem como todas as Igrejas cristãs que nasceram durante todo esse período da história e suas lutas para permanecerem vivas até hoje.
O autor conta ainda de forma peculiar como se deu a separação das igrejas cristãs, as revoltas, o avanço do ateísmo, o crecismento do inslamismo, sempre com fatos ligados a momentos históricos como a ascenssão do comunismo e a primeira e segunda guerras mundiais. No livro ele relata ainda todas a tentativas de união dos cristãos em prol de algo muito maior que era manter viva a chama do Cristianismo, tentavivas essas todas frustadas pelo jogo de interesses e poder ou até mesmo por discordâncias de crença.
O livro está mais que recomendado, muito bom mesmo, simples de ler, os fatos se desenvolvem com rapidez, na verdade esta obra transporta vc até as primeiras décadas do Cristianismo.

Dan 30/04/2020

Cristianismo com lágrimas. Cristianismo sem lágrimas.
O enfado que se manifesta no percurso de algum autor de fôlego se deve a opção dos temas anexados. Na minha opinião, em diversas vezes o tema principal se reduz a outros assuntos subjacentes com um grau mínimo de envolvimento. Trocentas datas numa mesma folha ou descrições verborrágicas atrapalham um pouco da experiência.

A bíblia tem 300 profecias que se cumpriram; se isso não é a ciência mais exata - como disse Newton - eu não faço ideia do que seja. Eu percebi que quando destinamos uma ofensa a alguma religião, estamos na verdade insultando o único verdadeiro sentido para essas pessoas, quem sabe até tirando suas vidas e isso ninguém admite.

Peterson Boll 21/09/2012

Eficiente e didático, satisfaz a quem queira ter uma ideia geral sobre o assunto, como também dá as dicas para quem queira se aprofundar. O estilo quase jornalístico é positivo, limitando-se a explanação sem partidarismos.

Fran 01/10/2020

Instigante
De forma resumida relata fatos histórico ao longo da expansão do cristianismo que deveriamos como cristaos conhecer. A leitura desse livro me incentivou a conhecer mais a jundo sobre o tema.

Nycole 16/05/2021

Uma breve história do cristianismo
Um ótimo para quem tá começando a se aprofundar no mundo do cristianismo. Ele nos dá um panorama geral sobre as principais transformações do cristianismo ao longo da história e abrange também várias doutrinas protestantes e seus líderes.

Philipe 18/01/2013

Toscamente parcial
Apesar de afirmar se posicionar nas páginas iniciais em uma postura imparcial, não é isso que se observa ao longo do livro.
Até mesmo as cruzadas são consideradas "historicamente injustiçadas" pelo autor, pelo seguinte motivo: "as cruzadas recuperaram apenas uma parte do território que tinha sido tomado pelas forças do islã".
Não encontrei qualquer crítica à cegueira que a religião impõe às pessoas. O autor escolhe deliberadamente apenas o que há de positivo e favorável ao cristianismo para desenvolver a obra.
Um outro fato que me chocou foi a inexistência de notas de rodapé e citações fundamentadas. O autor realmente espera que o leitor se curve à sua autoridade e aceite tudo aquilo que diz? Tudo deveria ser baseado em fontes confiáveis e transparentes ao leitor.
Me decepcionei.
MARIO 11/03/2016minha estante
O fato dele não ter falado aquilo que você esperava, não significa que não foi imparcial.

Rodrigo 31/08/2020

Um resumo muito bem feito
O livro faz um resumo da história geral do cristianismo, sem se aprofundar muito em detalhes. Mas para um começo de estudo sobre o assunto é muito bom. Destaco a abrangência que o autor deu a reforma protestante, que faz entender melhor as diferentes doutrinas religiosas de hj.

Amanda 12/09/2012

Problemas na tradução
Achei um livro muito bom, com um bom conteúdo. Porem infelizmente a tradução deixou muito a desejar. Muitas vezes as frases não faziam sentido pois estavam mal traduzidas.
Golbery 07/10/2012minha estante
Percebi a mesma coisa. Cheguei a pensar que o problema era só na minha cópia. Aqui ou ali aparecem frases truncadas ou sem sentido. Faltou uma revisão.

Inlectus 28/05/2012

Cativante.

Como sempre o professor Geoffrey Blainey, passa bom conhecimento, de forma melhor ainda.

Golbery 02/08/2012

Um resumão superficial para leitores leigos
O livro talvez tenha mais sentido para um leitor de um dos países anglófonos de maioria protestante pois aparentemente foi escrito para este público. Escrito em capítulos curtos, ele parece ter sido pensado como uma leitura mais suave, para quem não é um estudioso desta área.

Apesar disso, ele apresenta um panorama geral da história do cristianismo. De forma bem resumida, "breve", como o próprio livro o diz. Nesse sentido, ele cumpre o que promete e não vai muito além disso.
Uilians 06/10/2012minha estante
Golbery, descordo de sua opinião o livro é bem genérico e dá uma boa ideia do que é o Cristianismo e o que ele representa para o planeta, outra coisa o Brasil é hoje o segundo maior país protestante do mundo.

Golbery 07/10/2012minha estante
Uilians, o livro pouco fala do que foi a Cia. de Jesus e todo o movimento de Contra-Reforma que marcou muito a história dos países latinos. Parte de todo aquele ouro que reveste o Vaticano veio de nossa terra. Senti muita falta do autor comentar um pouquinho mais sobre a expansão do cristianismo no mundo. Por isso que digo que ele é mais centrado num protestantismo anglófono, que se diferencia do protestantismo latino ou em outros países pobres.

Mas não se pode exigir muito, uma vez que pela própria introdução e título o autor já deixa pistas de um não-aprofundamento.

No mais, a discordância é salutar e sempre promove crescimento para aqueles se abrem à convivência com ela.

Marcos.Wagner 17/09/2020

Ótimo livro
Eu recomendo um livro com um panorama histórico do cristianismo Franco claro e objetivo

CleuzaFaustino 22/01/2014

História da igreja católica
O livro trata basicamente da história da igreja católica. Tudo bem que a igreja católica é realmente uma das principais referências religiosas. Porém, o autor vai bem fundo no detalhamento de fatos e personagens específicos do catolicismo e passa bem superficialmente por fatos e personagens importantes de outras religiões cristãs, as quais ele chama de "seitas".

No final, ele se desculpa pelos erros... De fato, talvez tenha faltado uma leitura mais cuidadosa... da Bíblia! Assim, ele não cometeria equívocos como este:
"Segundo Thomas Chalmers, "só se vive uma vida plena quando se aceita totalmente Cristo como salvador."

Segundo Chalmers??? Ou segundo o próprio Jesus???

O autor faz um convite à reflexão, dizendo que "o indivíduo tem o direito de dizer que não acredita em Deus. Mas calar-se e fugir à discussão sobre a natureza humana que cerca todo o conceito de "Deus" é não perceber por que o cristianismo faz tanta gente pensar há tanto tempo."

Assim, para quem gosta e deseja entender as raízes da igreja católica, é um bom livro.

Rodrigo.Bittencourt 23/03/2023

Bom para iniciar no tema
O livro se mostra interessante, sobretudo no início , em que as histórias se concentram nos anos iniciais do cristianismo. Considerando a dificuldade de condensar 2 mil anos de história em menos de 400 páginas, o livro traz um bom apanhado da religião. Entretanto, acredito que eventos importantes (e negativos) como as inquisições e as cruzadas foram negligenciados.