Danilo

Danilo E. C. Rezende

Resenhas - Danilo Contra o Senhor das Moscas

Brendinha 29/12/2014

Pelo nome, eu imaginava um livro bastante diferente, mas quando comecei a ler vi que era melhor do que eu imaginava Danilo um rapaz religioso, que mesmo com tudo que já passou em sua vida, não se voltou contra Deus, como sua mãe fez após a morte de seu pai. Então creio que por este motivo Deus o escolheu para uma missão tão importante.

O enredo é tranquilo de ser lido e de fácil entendimento, fala bastante sobre religião, que é algo que respeito bastante e creio também, portanto foi mais um dos motivos para que eu gostasse do livro!

Danilo, durante todo o livro foi muito corajoso, principalmente em permitir que um demônio frequentasse sua casa e saísse com sua mãe, sem quebrar o sigilo da promessa que fez para Deus e para Ezequiel, seu amigo anjo. Danilo tinha também Natan, um amigo da igreja, de seu grupo bíblico que não acreditava em nada do que Danilo contava que estava acontecendo.

Danilo fazia faculdade de direito, e como em todo lugar existe um brigão, e na sua sala da faculdade também tinha, seu nome era Wagner, um metido a valentão que chegou a bater em Danilo. Havia também, vários amigos principalmente em sua igreja, tinha também Clara o amor platônico de Danilo, que frequentava o mesmo grupo bíblico que ele.

Adorei a história, e estou super ansiosa para que saia o próximo livro, vou encerrar por aqui, pois se não conto a história toda, ai não vai ter graça! Mas super-recomendo! O autor foi incrível ao escrever o livro, pois nele você encontra suspense, romance, ação e aventura, muito bom!

site: http://livroaestantedavida.blogspot.com.br/2013/02/resenha-4.html

Lívia Stocco 03/11/2014

Um livro interessante com um ótimo texto.
Antes de começar a leitura há uma advertência no livro: Esta é uma obra de ficção, não tendo sido feita para fins de estudos religiosos. Preciso dizer que esta frase é totalmente desnecessária, já que sua única função é a de afastar possíveis leitores que imaginam que, independente do que está na frase, com certeza há um panorama religioso por trás da história.

Vamos ao livro. Comecei com o pé atrás justamente por causa da tal frase, mas a escrita fluída e por vezes divertida do autor me envolveu rapidamente. Danilo é um rapaz evangélico, que tem sua fé testada quando se depara com um desafio: aceitar uma missão trazida pelo anjo Ezequiel, que também não sabe exatamente o que acontece caso Danilo falhe. Nesta tarefa ele deverá lutar contra sete demônios com armas que ele não sabe quais são, para salvar sua amada de um destino cruel que ele não sabe qual é.

Embora eu já tenha visto este enredo algumas vezes uma pessoa de fé é testada aos limites e obrigada a enfrentar demônios que querem convencê-lo de que Deus não liga para as pessoas Danilo contra o Senhor das Moscas me surpreendeu. Me lembrei de histórias como Constantine e O Sétimo Selo, filme de Bruce Willis, mas o cenário dogmático da igreja evangélica foge dos habituais crucifixo, água benta e terços para afastar o demônio, o que é um diferencial. O anjo Ezequiel é divertido, tem sua fé inabalável, mas faz parte da classe mais baixa da hierarquia dos anjos, o que não o torna um super anjo protetor, mas mais um amigo também em busca de respostas, como Danilo. O herói, por sinal, não é nenhum exemplo de perfeição. Ele questiona a fé, é preguiçoso, briga com o amigo e provoca o valentão da classe por motivo nenhum. Os diálogos são interessantes, por vezes engraçados. As cenas de ação são empolgantes, e o final, como não poderia deixar de ser, deixa um gancho bem armado para a continuação. Também pudera, Danilo tem que enfrentar sete demônios, e o livro se apenas trata da batalha contra o primeiro deles. Não vi nenhum erro de coesão ou coerência na história, algo tão comum em outros textos, tudo acontece direitinho, e o leitor consegue acompanhar o personagem sem esforço, como se estivesse ao lado dele.
Se posso fazer algumas críticas, estas são as seguintes: há descrições detalhadas e desnecessárias sobre personagens que não fazem parte da trama, o que torna a leitura desses trechos um tanto aborrecida. A personagem Clara, motivo de toda a trama se desenrolar, não tem praticamente nenhuma participação na história, nem tem falas, apesar de alguns fatos inusitados ocorrerem bem diante dos olhos dela. Também, há um ou outro errinho de digitação, mas são pouquíssimos mesmo, o único erro maior que me chamou a atenção foi logo no início, quando se fala que a mãe de Danilo se formou em direito, mas abandonou a profissão e agora era assistente social. Não que isso não seja possível, mas ou ela trabalha como auxiliar num setor de assistência, ou fez outro curso, por que, pra ser assistente social, é preciso curso superior específico, e ignorar isso pode deixar alguns leitores indignados. E em alguns momentos, principalmente no início, as descrições sobre louvores e pregações podem ser suavizadas, caso o autor queira atingir um público mais eclético, porém isso é só um palpite, pois não sou evangélica e li todo o livro com gosto.
Danilo contra o Senhor das Moscas é um desses livros que me fizeram enxergar o que está acontecendo, e quando a imaginação consegue visualizar imagens tão brilhantes, é preciso aplaudir o escritor. Um livro interessante com um ótimo texto. Recomendo a qualquer um, e vou ficar de olho nos próximos trabalhos deste autor!

Veja mais resenhas no blog Pargaia
E conheça minhas obras em www.bhardo.net

site: pargaia.blogspot.com; www.bhardo.net

Nathália Magus 31/01/2014

Literatura fantástica religiosa com simplicidade
Peguei este livro na Amazon, demorei uns dias para começar a ler, mas quando comecei, levei algumas horas para ler ele todo.
Gostei muito da temática, nunca tinha lido antes, um livro cujo protagonista de literatura fantástica que fosse evangélico.
Detalhe: Eu sou católica. :P
O livro é curtinho e muito rápido, a forma como a história é escrita é simples e objetiva, com base na biblia.
Pontos positivos.
A descrição das cenas e dos personagens é bem clara e objetiva.
O Danilo é um Anti-heroi, tem seus defeitos, seus medos e suas angústias, isso é bom. Personagens perfeitos não me interessam.
Outros personagens, como o anjo Ezequiel, os demonios e outros eram interessantes também, a ponto de gostar deles ou sentir raiva. Como o Natan e o seu pai, o Sandro.

Pontos a melhorar nas proximas sagas:

Deu para notar que o autor é iniciante, e que a historia nao acaba no primeiro livro, não achei isso legal porque se, por algum motivo, o autor não puder continuar, os leitores podem se frustrar.
Eu realmente queria que o primeiro livro tivesse um começo um meio e um final, sem deixar nada aberto.
Por exemplo, em algumas sagas fantásticas, o primeiro livro é apenas para conquistar o público.

Verificar melhor a questão de erros de concordância, eram muitos.
Detalhar as cenas um pouco mais, pois o livro ficou muito corrido. Eu fiquei meio perdida, por exemplo, numa cena em que o Danilo e o Ezequiel são perseguidos pela rua, fiquei sem enxergar como eles enfrentavam a situação.
Melhorar o aproveitamento de personagens bons, como o Pastor Sandro, tenho certeza que ele poderia ajudar o Danilo na missão.

Enfim, eu acredito nesta historia, estou aguardando as proximas partes com ansiedade e desejo sucesso para o autor.
Abraço.
Nathalia Magus

Lara 17/09/2013

o livro tem uma completa e simples narrativa. otimo acompanhamento

jhonatas_nilson 27/01/2013

Muito bom!
No livro do autor brasileiro E.C. REZENDE tudo ocorre muito rápido e as descrições de tais acontecimentos são muito bem construídas, fazendo com que o leitor não queira parar de ler. Com uma mistura de ação, certo suspense e muita aventura nós entramos no mundo de Danilo, um jovem com a fé em Deus abalada após vários acontecimentos que colocaram sua vida de cabeça para baixo.
E no meio de tantos problemas, um anjo aparece para Danilo falando que ele tem uma missão. O anjo Ezequiel me surpreendeu, porque não condiz muito com a visão que tenho dos seres celestiais. Ele é muito limitado e muitas vezes age como um ser humano.
Já Daimon, o grande vilão, é um anjo caído e possui muitos poderes e é ele que complica ainda mais a vida do nosso herói.
Chega um momento do livro que Danilo se vê sufocado em meio a tantos problemas. Enfrentar demônios, salvar quem ama, descobrir como cumprir a missão e manter-se vivo é um desses “pequenos” problemas.
Sinto que o autor fez uma grande pesquisa para conseguir enriquecer a historia. Durante a leitura podemos ter algumas informações sobre anjos e suas hierarquias, o que é muito interessante.
Devo confessar que não gosto de livros com temática religiosa, mas esse me surpreendeu completamente. Comecei lendo sem pretensão alguma e agora que terminei de ler, estou ansioso pelo lançamento dos próximos volumes.
O livro é relativamente fino, menos de 160 páginas e a série terá 6 livros.

resenha inicialmente publicada em: http://omelhorparaseler.blogspot.com.br/

Aggie 30/11/2012

Resenha: Danilo Contra o Senhor das Moscas
O escritor E.C Rezende se aprofundou bastante em suas pesquisas para trazer aos seus leitores uma visão, por mais que seja fictícia, um pouco mais realista, se observarmos as crenças alheias.
Com uma mistura sobrenatural somada de crenças e mitos formados por pessoas desde a antiguidade, Edilson nos surpreende com a trama, nos levando a nos aventurar com o personagem principal Danilo e seu anjo “da guarda” Ezequiel.

Sempre com muitas dosagens de humor, o que de fato me fez várias vezes rir com a situação ironizada do personagem, pois na minha opinião, parecia mais humor negro do que o próprio sarcasmo que o escritor quis transmitir. A forma como Ezequiel transformava as coisas um pouco mais complicadas para Danilo, foi um dos momentos em que mais me impressionou. Como pode Deus enviar um anjo para ajudar Danilo, sem que o qual não tenha noção do que esteja fazendo?

Mas para tudo há uma razão... Um meio necessário de se chegar ao fim.
Tudo não passa de um teste, em que Danilo por perder sua fé em Deus, terá que renová-la para conseguir destruir o seu opressor.

Daimon, mais precisamente conhecido como “Belzebu” ou “O Senhor das Moscas”, simplesmente aterroriza a vida do rapaz, pelo simples fato de ele não obter conhecimento daquilo que somente Danilo trás consigo. Porém, como todo bom demônio que se preza, Damion articula várias fantasias com ajuda de um parceiro super misterioso e habilidoso, mas Danilo não se deixa intimidar. E é isso o que chama a atenção, pois mesmo não tendo o conhecimento e a ajuda necessária, Danilo nunca se rende à Daimon, o que o torna mais feroz ainda.

Agora, Será que Danilo consegue derrotar seu adversário, mesmo com toda a sua teimosia? Ah! Isso caros leitores, vou manter em segredo, pois a muito o que descobrir sobre as aventuras de Danilo, que ainda há de vir depois de “Danilo Contra o Senhor das Moscas" em outros livros da saga.

Sergio Carmach 13/08/2012

No último livro nacional que li – Lua Escarlate (Amargo/Doce), de Catalina Terrassa – tive uma aula sobre o mundo dos vampiros, inclusive com lições menos ortodoxas acerca de certos temas envolvendo essas criaturas lendárias. Agora, em Danilo Contra o Senhor das Moscas, aprendi várias coisas sobre os anjos: hierarquia, missões, poderes, limitações etc. Mas essa característica presente em ambos os livros está longe de deixá-los chatos ou modorrentos. Da maneira como foi utilizada pelos dois autores, serve para tornar suas histórias ainda mais interessantes e divertidas.

Na trama de E. C. Rezende, tudo acontece de forma muito rápida e ágil, em uma mescla de ação, humor e suspense. Depois que Danilo conhece Ezequiel – um anjo nada estereotipado, cheio de limitações e tiques humanos – e adquire a faculdade de enxergar o mundo celestial, a história ganha um ritmo ainda mais frenético. A partir daí, o leitor se depara a todo momento com cenas em que Danilo vive situações inusitadas, como ser transportado instantaneamente de um lugar a outro e experimentar o tempo de forma diferente.

Daimon é um personagem obscuro, que surge na história para deixar a vida do protagonista ainda mais complicada. Danilo enxerga a faceta perversa do estranho, mas ele consegue conquistar a simpatia de Ana com seu jeito de bom moço. Tudo, então, torna-se mais complicado. Enquanto procura entender sua missão e como executá-la, Danilo se vê envolvido em uma conspiração demoníaca. Como sair dessa? Que arma usar? De que forma Ezequiel poderá ajudar? O que fará quando a vida de dois amores estiver em risco e só puder salvar uma? E em meio a tantos problemas vindos do outro mundo, o protagonista ainda precisará enfrentar questões bem mundanas, como o bullying praticado por um colega de escola.

No embate final contra um dos sete demônios, o leitor é presenteado com cenas repletas de energia. Mas a solução encontrada pelo autor para encerrar a luta e definir um vencedor pode não agradar a todos. Alguns podem considerá-la um artifício inocente e despretensioso; outros, porém, podem enxergar nela uma mensagem doutrinatória subliminar. Nesse ponto, cada leitor dará seu veredicto.

Essa história de E. C. Rezende – primeira parte de uma série contendo 6 volumes (todos relativamente curtos, com aproximadamente 150 páginas cada um) – vale muito a pena ser lida. Mas o leitor deve iniciá-la sabendo que o autor traz a clássica visão antropomórfica de Deus, o que, de qualquer modo, é desejável em um livro de aventura fantástica. Para encerrar, segue um trecho da obra:

“Deus não se importa com ninguém, a não ser Ele próprio e Seus misteriosos planos; não se importa com quem vive ou com quem morre, contanto que no final Seus propósitos se cumpram. Ele não liga. Se ligasse, Seu filho não precisaria morrer por ninguém. Ele não é todo-poderoso? Então, poderia ter encontrado um meio menos doloroso de salvar a humanidade”.