Pandemônio

#teamalex

Kmilinha 24/04/2013minha estante
#teamalex ³³³³

Agny 26/04/2013minha estante
CARA, acabei de terminar e tive a mesma sensação de "WHAT?"
Na verdade eu estava a ponto de dar uns 3,5 pro livro, apesar de todo o "Pandemônio" e tau, estava esperando algo mais, ficava o tempo todo pedindo pra que ela não se apaixonasse pelo Julian, que o Alex estava vivo, dae quando estava perdendo as esperanças e aceitando a ideia, aos 46 do segundo tempo.... AAAAAAAAAAAAAAAAAH, CARACA, cadê Requiem?! Isso é maldade !

Juliana Walker 05/05/2013minha estante
Concordo com voce!

Stefany* 08/05/2013minha estante
Acabei de ler....e estou como vocês...o que foi aquele final eu quase morri, mas eu meio que tava esperando por isso, porque convenhamos a Lauren não podia matar o Alex, se não eu que ia morrer kk'
Sou team Alex também...o Julian poderia sei lá ficar com a Hana, quem sabe?!
aiii MEU DEUS quando vai lançar o próximo????
estou quase comprando Requiem mesmooo O.O
ansiedade que me mata!!!

KellyJ 17/08/2013minha estante
Eu sou totalmente team Julian. Quase não engoli Delírio exatamente por causa do relacionamento da Lena com o Alex.

Stephanie 25/11/2013minha estante
#teamalex

caroolbu 08/04/2014minha estante
Acabei de ler, bom tava super torcendo para Alez estar vivo e ele está uhul! E se a Lena não ficar com ele vai ser um crime!
Não gostei que ela se apaixonou pelo Julian apesar de fazer sentido! Tô loca pelo próximo quando será que lança no Brasil? #teamAlex Só tô com medo do fim, esse nome Requiem aí tá me dando desespero!

Tali @letrasmaislivros 17/02/2023minha estante
Amei sua resenha. Sou #TeamJulian! Ansiosa para ler o último livro e descobrir o desfecho da trilogia.

MiCandeloro 21/04/2013

Bombástico
Oi pessoal, hoje eu vou fazer a resenha do livro Pandemônio, da Lauren Oliver, a tão esperada continuação do livro Delírio.

Pandemônio foi o primeiro livro que solicitei para a Editora Intrínseca logo após fecharmos parceria. Eles me enviaram junto um bótom muito fofinho. A capa é tão linda quanto à de Delírio, ótimo trabalho de diagramação.

ATENÇÃO. Essa resenha pode conter spoilers sobre o primeiro livro da trilogia: Delírio. Se vocês ainda não leram Delírio, confiram a resenha dele AQUI.

Pandemônio começa exatamente do ponto em que Delírio terminou. Lena havia recém cruzado a fronteira, adentrado na Selva e perdido o amor da sua vida. Alex morreu para tentar salvá-la. Baleada, desnorteada e extremamente fraca, Lena tenta avançar em meio a Selva, um território desconhecido por ela e cheio de perigos. Quando ela tem a certeza de que não vai aguentar e vai morrer é salva por um grupo de Inválidos.

Depois de se recuperar, Lena passa a viver com esse grupo de sobreviventes. Aprende a dinâmica de funcionamento do local e divide tarefas que aparentemente poderiam ser banais, mas que na Selva são de suma importância, como procurar por água, alimentos, controlar o recebimento de mercadorias vindas da "Zumbilândia", etc.

Com a chegada do inverno o grupo é obrigado a rumar para o Sul, mas as coisas não são fáceis e muitos acabam morrendo no meio do caminho. Além disso, eles contam com duas ameaças: dos Reguladores que querem dizimá-los a todo custo e dos Saqueadores, um grupo de Inválidos rebelde e desgarrado que querem saqueá-los.

Lena e seu grupo percebe que está cada vez mais difícil viver fugindo, portanto, eles resolvem se infiltrar no mundo dos curados para tentar fazer com que os não curados "acordem" para a realidade e lutem contra a cura. Lena vai morar em Nova York junto com Graúna e Prego, portando uma nova identidade, um novo nome e uma nova história.

Sua grande missão é se infiltrar na ASD, uma associação liderada por Thomas Fineman que tem como objetivo reduzir a idade da intervenção e aplicar a cura em todas as pessoas o quanto antes possível. Em uma das manifestações que acaba sendo invadida pelos Saqueadores, Lena é sequestrada juntamente com Julian Fineman, o filho do líder do movimento.

Lena e Julian passam por maus bocados aguardando pelo resgate que nunca chega. Lena acaba tendo que tomar uma grande decisão e conta para Julian que é uma Inválida, torcendo para que ele entenda e a ajude mesmo assim a escapar do cativeiro. Mas durante as tentativas de fuga Lena descobre que as coisas não são como ela imaginava. Existe uma linha muito tênue entre o movimento a favor e contra a cura e segredos sombrios vêm à tona e sua vida vira de pernas para o ar.

Em quem Lena poderá confiar? Será que ela irá escapar e sobreviver? Até que ponto vale a pena lutar pelo amor? Leiam e descubram!

***

Gente, faz alguns dias que terminei de ler Pandemônio e confesso que até agora a história está reverberando dentro de mim. Às vezes me dou conta de que estou pensando no livro, ainda de boca aberta, ainda chocada pelas coisas que aconteceram. A Lauren simplesmente acabou comigo e fico maluca pensando que terei que esperar pelo último livro para descobrir o que aconteceu com Lena!! Minha nossa, haja nervos de aço.

Bom, todos os capítulos são alternados entre o "antes", período em que a Lena estava na Selva, e o "agora", momento em que ela estava morando em Nova York. De início achei que os capítulos alternados dificultaram o andamento da história. Demorou um pouco para engrenar porque quando estava acontecendo algo bombástico o capítulo terminava e os acontecimentos mudavam. Depois achei uma jogada interessante, porque simplesmente me fez não querer largar o livro para ficar constantemente querendo saber o que ia acontecer em seguida.

Senti certo estranhamento em relação à Lena no início da história, porque no primeiro livro ela era tão doce e inocente, e neste segundo ela já está muito amargurada, endurecida, mas também né, depois de tudo o que ela passou, não podia ser diferente. Rapidamente esse estranhamento passou e me acostumei com a pessoa que ela se transformou.

Pandemônio é um livro de muita ação, muitos acontecimentos bombásticos, diferentemente de Delírio que basicamente é uma linda história de amor proibido, apesar de ter ficado mais eletrizante no final. Pandemônio não, ele é eletrizante do início ao fim, mal deixando a gente respirar e pegar um fôlego.

E o final!! Meudeusssssssss do céu!! Que final é aquele. Se em Delírio morri chorando, em Pandemônio morri chocada. Gente, não creio que "aquilo" aconteceu no final. E agora?????

Simplesmente amei demais Pandemônio. A narrativa é fluída, leve, gostosa. A gente se aventura nas cenas de ação, torce e teme pela Lena e se delicia com as pequenas cenas de romance e de amor que a Lauren delicadamente pôs no enredo para a história não ficar maçante.

Para quem leu Delírio, Pandemônio é leitura obrigatória. Para quem ainda não leu nenhum dos livros, leiam, essa trilogia é uma das que mais amo, em se tratando de distopia/ação/romance. Vale super a pena.

Quem já tiver lido Pandemônio, me digam o que acharam.

Resenha originalmente postada em: http://www.recantodami.com/2013/04/resenha-pandemonio.html
Tali @letrasmaislivros 17/02/2023minha estante
Excelente resenha! Acabo de ler o livro e tive a mesma sensação.

Kawane.olv14 27/03/2021minha estante
Qria ver KKKKKK

Kawane.olv14 27/03/2021minha estante
Dps eu vejo

@_Mizinhaa 27/03/2021minha estante
Kkkkkkkkkk merma sai daqui

csmazevedo 27/03/2021minha estante
Pois é menina... Ficamos literalmente com o coração na mão!

Valeska19 10/06/2021

Legal, eu achei o primeiro livro da trilogia melhor mas esse é legal.
O final é simplesmente fantástico, quando eu pensei que aí ficar tudo bem já tava tudo resolvido acontece isso, mas pra que o final feliz? Né? Quando podemos ter mais um pouquinho de tragédia.
Rodolfo_Domingos 10/06/2021minha estante
Esse é meu favorito da trilogia.

Paula 09/05/2022minha estante
Eu gostei mais do primeiro também!

Jaquelline.S. 11/04/2023

Sabia!
Esse eu gostei um pouquinho menos do que o primeiro. É bem clichê, então foi fácil de adivinhar o que iria acontecer. O primeiro também é um pouco clichê. Mas ainda assim to achando legal. A única coisa que me incomodou bastante mesmo, tanto no primeiro quanto no segundo, é a referência a religião. Se você tem religião, vai achar de boa. Vamos ver o último agora.

26/01/2021

Esse livro com certeza me surpreendeu. No início estava meio com preguiça de ler e não sei se foi isso que deixou a leitura um pouco devagar. Mas com o decorrer de algumas páginas, tudo mudou e me prendi de tal forma que não consegui mais parar. Pandemônio é, sem dúvidas, o melhor da trilogia pra mim.
C A R A C A.

Eu tô chocadaaa KKKKKK

Kawane.olv14 26/01/2021minha estante
Nem sabia que tu tava lendo esse livro

Mds

É o próprio flash

26/01/2021minha estante
Menina, esse livro é muito melhor que Delírio (eu achei né) kkkkkk

To apaixonada

26/01/2021minha estante
Mas já vi resenhas do terceiro e tô desanimada kkkkkkk se for ler, não procure resenhas, conselho de amiga

Kawane.olv14 27/01/2021minha estante
Pois tô doida pra ler ele, então. Quero favoritar um livro. E não vou ler as resenhas do terceiro. Obrigada pela dica kk

Gabi 11/12/2020

Eu estava super animada para continuar a trilogia Delírio, especialmente por ter visto muitos comentários que diziam que esse segundo livro é o melhor dos três, mas como sempre, pra mim não funcionou tão bem quanto o primeiro. Apesar de ter mais cenas que me prenderam a atenção e me surpreenderam, a autora caiu no mesmo erro que parece dominar todo mundo que resolve escrever uma trilogia de distopia (que não vou dar detalhes para não ter spoilers) e me decepcionou demais. Enfim, a história tem um grande potencial no sentido de 'será que eles conseguirão mudar a sociedade em que vivem?', mas no sentido dos protagonistas a trama já me deixou muito desanimada, visto que o final deu à entender que a história seguirá um rumo que eu sempre odeio ver em livros (e que honestamente? Estava tão cara aquele final que foi desnecessário.) Eu realmente espero queimar minha língua, vou torcer por isso, porque o primeiro livro tinha realmente me deixado muito empolgada.

Desi Gusson 20/04/2014

Porque um gancho no final não é o suficiente...
“O outro lado da liberdade é: quando você está completamente livre, também está completamente sozinho.”

Ah, o final de Delírio.

Como proceder depois daquele final? Como dona Oliver, como??
Lembram que, a muito tempo atrás, eu disse que Delírio era tão devagar no começo que quase o chutei pro fim da fila? Então, Pandemônio começa de onde Delírio acabou, e é tudo, menos parado!
Enquanto Delírio foi focado em amor proibido e na alegria de novas descobertas, Pandemônio é todo sobre Lena e sua nova vida. Eu sei que muita gente detestou a coisa do Antes e Agora, eu, particularmente, amei. Deu um ritmo inesperado para a leitura, como quando você fica indo de um personagem ao outro, só que desta vez eles se juntam e formam um só no final. Muito bom!

Então a Lena está na Selva. Ou devo dizer, aquela que um dia foi Lena está na Selva. Imaginem um personagem que evoluiu, mudou, se transformou completamente e não em uma só aspecto, mas em vários. A Lena de Delírio era uma coisinha tontinha, assustada e fragilizada pelas próprias descobertas, a Lena de Pandemônio já não tem mais nada a perder, somente memórias dolorosas.

Ela pensa no Alex, é claro que ela pensa, acho muito injusto que digam que a Lena o deixou de lado! Só que ela tem coisas mais urgentes pra se ocupar, tipo não morrer de inanição, não morrer de sede, não morrer de frio, esse tipo de situação chata que pode tomar o tempo de uma pessoa… Na minha humilde opinião ela até usa essa nova realidade como escudo contra suas feridas emocionais.

Temos mais ação agora. Lena encontra Graúna, Prego e outros ‘Inválidos’ que a ensinam o que há para ser ensinado em termos de sobrevivência com quase nada. Apesar de amar romances, gosto muito de livros com perseguições, correria, tiros de um lado pro outro. Não estou dizendo que temos tiros de um lado pro outro sabe, porque isso seria um spoiler sabe, mas não vai te fazer mal ter uma arma pra se defender enquanto estiver lendo, sabe, só por precaução…

Também é bom se preparar para toneladas de novos personagens e apenas lembranças dos antigos, essa mudança não poderia ser mais emblemática, tudo aquilo que Madalena um dia conheceu se foi. Ela se deu conta disso quando se deu conta que já havia passado tempo suficiente para Hana ter passado pela Intervenção e que a única pessoa que compartilhava e, mais importante, entendia os segredos de Lena estava perdida para sempre.

Para sempre é meio pesado né, eu pessoalmente acho que essa coisa toda de curar amor parece algo que daria para ser revertido, mas sei lá, é só uma especulação, quem sabe que tipo de agonia a Lauren Oliver ainda planeja para a gente?

Em suma, Pandemônio não tem delicadezas, mas tem paixão, não tem romance, mas tem saudade, não tem respostas, mas tem várias perguntas e, principalmente, tem um gancho de matar no final, assim como Delírio. Vamos esperar que Réquiem seja conclusivo, tenho medo dessa mania de deixar os leitores com o coração na mão da Oliver…

site: http://desigusson.wordpress.com/2014/04/19/pandemonio-lauren-oliver/
Carol 24/07/2014minha estante
Adorei a resenha. Também achei o livro ótimo, e mesmo muita gente reclamando do "antes" e "agora" para mim isso ajudou a manter o suspense...
O final me deixou tão sem chão que tenho até medo do próximo livro. Não vejo a hora de ler Réquiem *-*

Summy 19/03/2020

Surpresas
Esse deveria ser o nome desse livro. Porque até a última página sou surpreendida pelo que acontece. Vamos ver o último... ansiosa

Anny | @annykindle 23/04/2023

O segundo volume tem um início denso o que torna o ritmo de leitura mais lento, porém a dualidade dos capítulos nos faz querer ir para o próximo e o próximo, dessa forma conseguindo prender o leitor até que volte a dinâmica de acontecimentos do primeiro.

Ver o sofrimento e adaptação da Lena nesse livro foi necessário para entendermos futuros amadurecimentos da personagem. Outro ponto é a mudança de cenário e a aquisição de novos personagens que é bem radical, no entanto dá ao leitor novas possibilidades e borboletas no estômago pelo que pode vir.

No geral, foi uma leitura de conexão, nem tão boa e nem tão ruim. E o final foi uma bomba sendo solta em nossos colos.

Simplesmente leiam.

AndyinhA 04/08/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Eu tenho visto um padrão se repetindo nos livros de distopias. Mudam-se os enredos, mas no geral quase sempre podemos dizer que:
Livro 1 – Menina descobre a verdade sobre o sistema, encontra o carinha e foge do sistema;
Livro 2 – Ela volta infiltrada (pelo sistema ou pelo grupo rebelde), entra em cena o segundo carinha;
Livro 3 – Ela vira o ícone da liberdade.

Quase todos os livros que li seguiram a teoria acima, alguns um pouco mais, outros um pouco menos, mas no geral, quase tudo infelizmente pode-se resumir nisso e como esse é o livro dois de uma trilogia, poderia terminar a resenha pedindo para vocês lerem a minha teoria. Mas vou falar dos personagens (chatos) da trama.

AiMeuDeusDoCéu que Lena mais chata ever!!!!!!! Quase larguei o livro porque a personagem ficou de mimimi o tempo todo e sem contar que o livro é dividido entre o “Antes” e o “Agora”. Sendo o antes quando ela conta os eventos que aconteceram após o fim do livro anterior. Mas o agora estava tão chato e monótono quanto a descrição do antes. Preferia que a autora tivesse pulado esse livro, ter feito um compilado de 50 páginas e colocasse no início do próximo. Resumindo, esse livro nem deveria existir.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2013/05/poison-books-pandemonio-lauren-oliver.html

ROBERTO468 01/06/2013

Infelizmente decepção.

Eu estava louco para ler este livro, pois Delírio termina e deixa nossos nervos a flor da pele, querendo a continuação.
Pois bem, finalmente li Pandemônio, e desculpe a palavra pois o livro foi uma DECEPÇÃO.
O livro continua com Lena sozinha, atras da fronteira entre a selva e a cidade, após sua fuga.
E acompanhamos o renascimento de uma nova Lena, uma Lena que é obrigada a deixar o passado para trás e continuar com sua vida, SOZINHA.
O livro intercala entre ANTES e AGORA, o antes na selva e o agora numa nova cidade, onde Lena está vivendo uma nova vida, disfarçada como membro da ASD.
Que chato!!!!
Eu sei que muita gente gostou da reviravolta da história, mas eu ainda acho que a autora deveria dividir esse livro em dois, pois o momento do ANTES foi contado muito rápido, e eu senti um pouco de pressa na estória.
Outro ponto negativo foi o simpático Alex, a autora consumiu com ele, e eu achei muito estranho, pois no primeiro livro o romance entre eles foi simplesmente MARAVILHOSO e neste livro ela apagou essa maravilha, colocando um triângulo amoroso clichê.
Julian entra na estória como um amigo da Lena, mas depois os dois vão descobrindo uma nova química, eu não consegui gostar de Julian, ainda torço para Alex.
A estória tem romance, ação e suspense, se você gosta de distopia com muitaaaaaaa repressão do governo, prepare pois o livro é um prato cheio.
Infelizmente vou dar 4 estrelas para o livro, mas eu ainda acho que a autora não poderia ter esquecido personagens tão marcantes, como Alex e Hana.
Espero que no próximo livro tudo volte ao normal.
Cathy 10/07/2013minha estante
Concordo com o seu ponto de vista. É exatamente o mesmo do meu.

Lygia 16/05/2013

Sequência arrastada!
Lena está viva, mas preferia não estar, a princípio. Depois de sobreviver à "travessia", agora ela terá que adaptar-se à nova vida no mundo dos Inválidos. A garota junta-se a um grupo de sobreviventes, liderado por Graúna, e Lena começa a entender como as coisas são muito mais difíceis do que ela imaginava.

Como muitos de vocês já devem saber, o livro é dividido entre o 'Antes' e o 'Agora', ou seja, uma Lena fragilizada e sobrevivente, e uma Lena forte, moldada para uma missão. No grupo à que pertence no 'antes', tarefas são divididas entre todos, sejam crianças ou velhos, a comida é muito escassa e toda uma série de rituais e cuidados devem ser respeitados e executados. Na narrativa do 'agora', Lena está de certa forma sozinha e com uma responsabilidade em suas costas, tudo por uma grande causa.

'Pandemônio' é o típico livro que serve como 'elo' para o grand finale. Sim, coisas importantes acontecem, é fato, mas senti um grande excesso de coisas desnecessárias. Lena tem alguns surtos de chatice, mas nada completamente insuportável. Eu entendo que muita coisa serviu como justificativa para a lapidação de seu caráter. Temos também novos personagens, como Graúna já citada, Prego, Azul, entre outros, com personalidades bem distintas e obrigados a conviver no mesmo local. Ponto para a Lauren que soube desenvolver essa espécie de 'Big Brother' forçado. Impossível não haver desavenças entre pessoas tão diferentes, e ainda mais quando é a sobrevivência que está em jogo.

Do 'outro lado', temos como personagem apresentado também Julian, filho (não curado do Deliria) de um dos maiores nomes da ASD, a maior organização existente pela luta da cura do Deliria. Eu gostei da construção do personagem à princípio, que está pronto para morrer pela causa (se submeter à cura do Deliria pode matá-lo), mas após algumas páginas Lauren conseguiu, infelizmente, desconstruir o personagem que ela havia criado! u.u

Apesar de ser um livro predominantemente de ação, não consegui lê-lo em uma velocidade satisfatória. De alguma maneira a narrativa ficou truncada, e tinha que intercalar com outros livros. Agora uma coisa é fato: Lauren Oliver sabe como terminar um livro e deixar o leitor ansioso para o próximo! =P 2 linhas no final e o leitor fica "OMG! Cadê Requiem?". É, e eu estou assim também. Cadê Requiem? X_X