Pandemônio Lauren Oliver

Resenhas - Pandemônio

Marilan 02/12/2022

Como qualquer meio de trilogia, as coisas foram meio paradas nesse livro. A forma como a autora resolveu contar a história, alternando entre presente e passado, não funcionou muito nesse formato. Ainda ficaram algumas pontas soltas que não fizeram muito sentido. Mas ainda foi interessante e emocionante de acompanhar, especialmente as partes finais.

Espero que tudo exploda logo no terceiro (de um jeito bom, claro).

Bianca | @arteespressa 16/05/2020

A LUTA CONTRA O GOVERNO CONTINUA ☠️
"Pandemônio", vol.2 trilogia "Delirium" | @lauren_oliver_books | 304 pgs | @intrinseca

Nessa continuação distópica Lena conquistou a minha confiança. A garota muda da água pro vinho, enfia o seu medo no bolso e enfrenta obstáculos com unhas e dentes.

🚫 CUIDADO, SPOILERS! 🚫
Maiores explicações da sociedade na resenha anterior, "Delírio".

Depois dos acontecimentos eletrizantes do livro anterior, Lena se vê sozinha em meio aos inválidos. Dividida entre o antes, com um sofrimento imensurável, e o agora, onde ela precisa engolir o choro e lutar pela sobrevivência, Lena se torna uma infiltrada para lutar contra o sistema opressor que rege o país.

Seu maior desafio é conviver em sociedade, numa nova identidade, sem se tornar zumbi (modo como os inválidos se referem aos curados). Boatos de um atentado no evento da cidade surgem entre os infiltrados, mas Lena segue adiante com o plano de vigiar Julian, filho do médico responsável pela cura, que estará lá para um discurso motivador.

O atentado acontece e, mesmo em meio ao assassinato em massa, Lena continua de olho em seu alvo. Ao perceber que ele segue por um caminho secreto, ela o persegue. O que Lena não esperava era ser sequestrada e posta em um cativeiro com ele.

Os dois precisam se unir para sobreviver, e é aí que a história começa a se desenrolar de fato. Estratégias e um pouco de política são inseridos, trazendo a narrativa para a realidade. Em diversas vezes me peguei ofegante, lendo freneticamente e falando com o livro (pois é).

O cenário do cativeiro acaba gerando uma sensação de estagnação, nos faz pensar que a leitura não anda. Em certos momentos senti ódio da protagonista, mas não há como julgar se nunca fui sequestrada e obrigada pra lutar pela própria sobrevivência 😂.

O final foi TOTALMENTE inesperado. Li pela primeira vez quando o desfecho ainda não havia sido lançado. Entrei numa ressaca ordinária, gritei, chorei, sonhei com a história... Foi uma leitura realmente densa.

A sensação de estagnação me incomodou, mas talvez isso não seja um problema para vocês. Eu é que sou chata com distopias.

site: https://www.instagram.com/p/B_hu4VVDev-/

Carol 21/11/2014

Essa dona Oliver...
"Pandemônio" é o segundo livro da trilogia "Delírio" escrito pela queridona da Lauren Oliver. Comecei a lê-lo (devorá-lo) com toda animação/tristeza do mundo. Queria me envolver na história, mas ainda triste pelo final sangrento do último livro...
Eis que esse começa mostrando o Antes e o Agora de Lena, que depois de meses na Selva entrou para a Resistência. Vi aqui no Skoob que muitas pessoas criticaram essa sequência lógica (ou não) que Lauren criou. Devo confessar que em alguns momentos fica cansativo e quando queremos saber sobre tal momento a sequência lógica muda de novo, o que é no mínimo frustrante HUAHUA mas entendo o que a autora fez: queria que entendessemos a raiva contida de Lena, o desespero que sentia por estar sem o Alex e todo o sofrimento que passou na Selva, vendo vidas serem perdidas graças a um governo sem deliria, ou seja, sem amor, sem ódio e sem compaixão...
A dona Oliver tem um dom, eu acho. O dom de nos matar com esses finais, como proceder depois do final desse livro? (Assim como no primeiro haha)
Apenas desejando ler "Réquiem" com todas as minhas forças HUAHUA
Mimi 19/01/2015minha estante
Assim msmo. Ela tem o dom de nos infartar nos finais, só pode. Gostei MTO do segundo volume, assim como o primeiro e nao vejo a hora de ler o Requiem. :D

Lust 23/11/2021

Pandemônio
O segundo livro da trilogia Delírio, onde a história desenvolveu bem... porém não como o primeiro livro.

Hanns 02/05/2021

Pandemônio
Em primeiro lugar a excelência da autora em construir uma narrativa de renascimentos para a personagem é inegável.
Uma das coisas mais fantásticas é a forma como Lauren Oliver reformar até o vocabulário para mostrar que o processo de recriação da sociedade foi extremo.
A história de Lena é linda e o segundo livro mostra a trajetória e crescimento de Lena dentro de um mundo onde o amor não é uma doença.

Sophia1534 05/04/2021

Quando você está livre, também está sozinho
(spoiler leves)
O segundo livro da trilogia, ao contrário de muitos outros segundos livros, é melhor que o primeiro. Neste temos mais ação, luta, vemos mais das engrenagens políticas por trás de tudo, e a leitura ficou mais dinâmica.
Apesar disso, os capítulos continuam longos demais. Quantas vezes Lena precisa descrever o céu ou o cabelo das pessoas...?
Outra coisa que me incomodou foi o fato de que tudo é muito fácil. Arrombar uma casa? Fácil. Fugir de sequestro? Fácil. Matar pessoas? Fácil. Sempre tem um deus ex machina para salvar o dia. Nunca tem ?perigo? de verdade.
É um YA bem previsível, já sabia que certas coisas iriam acontecer, mas ainda assim é legal vê-las se desenrolar.

@sobreli.vros_ 16/05/2022

Pandemônio é o segundo livro da trilogia Delírio da autora Lauren Oliver, esta sequência é eletrizante, traz personagens marcantes e reviravoltas importantes, Lena se vê em uma nova fase de sua vida, onde ela terá que enfrentar a dor da perda, terá que aprender a confiar em pessoas que ela foi ensinada a acreditar que não existiam, a solidão é sua única companhia, sua amiga Hanna e seu amor Alex, não estarão ao seu lado para lhe auxiliarem, para sobreviver ela e seus novos amigos enfrentarão um inverno rigoroso, novas lutas e novas perdas cercarão a todos.
Diferente do livro anterior Pandemônio, tem uma narrativa fluida e emocionante, traz histórias que aquece o coração, os novos personagens que compõem essa narrativa, são fortes e cheios de personalidade, muita coisa acontece com a Lena para torná - la mais forte, para a nossa alegria, a resistência enfim começa atuar de forma efetiva para derrubar o regime totalitário da sociedade, porém, nada é fácil, existem defensores da “cura” que possui um poder muito grande de influência sobre a população.
No primeiro livro (Delírio), Lauren nos mostra a sociedade “perfeita”, após a intervenção da cura, Pandemônio mostra o outro lado da moeda, ela nos apresenta a vida dos "inválidos", suas lutas, suas motivações, suas perdas, neste livro conhecemos a resistência por dentro.
AVALIAÇÃO
Fui muito surpreendida neste segundo livro, pois o primeiro pensei em abandonar várias vezes, mas a Lauren realmente se superou, me passou a sensação de ter ganho confiança e como consequência, sua escrita trouxe uma narrativa, leve, fluida, objetiva e cheio de emoções. Ganhamos muitas reviravoltas de presente neste livro, vemos uma Lena forte que se sente capaz, encontros inesperados vão acontecer, me tirou o fôlego, eu recomendo muito este livro, vale a pena insistir na leitura do primeiro livro, pois o segundo surpreende e supera o desagrado de ter lido Delírio. 5,0 estrelas.

Fernanda 22/09/2014

Resenha: Pandemônio
Resenha: Pandemônio é o segundo volume da série Delírio, de Lauren Oliver, publicado pela Editora Intrínseca. Lembro que o primeiro livro me surpreendeu bastante por apresentar uma história inovadora, mas acho que esse título não se mostrou tão envolvente quanto o primeiro. Ainda assim posso dizer que o diferencial da obra em questão é o modo com houve uma divisão dos acontecimentos, gerando mais ansiedade para os próximos acontecimentos.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/09/resenha-pandemonio-lauren-oliver.html

Day Privado 25/03/2013

Sipnose
Sipnose- Dividida entre o passado — Alex, a luta pela sobrevivência na Selva — e o presente, no qual crescem as sementes de uma violenta revolução, Lena Haloway terá que lutar contra um sistema cada vez mais repressor sem, porém, se transformar em um zumbi: modo como os Inválidos se referem aos curados. Não importa o quanto o governo tema as emoções, as faíscas da revolta pouco a pouco incendeiam a sociedade, vindas de todos os lugares… inclusive de dentro.

Ana Luiza Silva 05/02/2021

Pandemônio é uma boa sequência pra Delírio, apresentando o caminho da protagonista Lena enquanto se autodescobre no outro lado da fronteira. Ainda assim, ela vai descobrir que mesmo os limites que ela achava que existiam (curados x não curados, Zumbis x Inválidos) não são tão preto no branco quanto ela supunha. Mesmo a resistência não é una, cada um luta por diferentes interesses. E a introdução de um outro elemento romântico faz parte da tendência das distopias jovens de incluir um triângulo amoroso nas histórias. Não vejo a hora de ler como isso será lidado no próximo livro, Réquiem, o último da trilogia.

Léo 31/07/2013

Até onde você vai por amor?
Esperava Pandemônio desde maio do ano passado, depois que li Delírio, e, assim que comprei, corri para ler.

Pandemônio é um livro de ação. Uma grande confusão. Não existe título que descreva melhor o que acontece no enredo. A história começa com a vida de Lena na Selva após fugir da sociedade. Fiquei bem contente com a alternância entre os capítulos: em um ponto, chamado de ‘Antes’, Lena descreve como ela consegue sobreviver lá sem a ajuda de Alex e o que ela realmente pensa ao estar entre os Inválidos.
Confesso que achei as 30 primeiras páginas do livro bem emocionantes ao ver Lena narrando as dificuldades e os laços formados do povo da Selva.

Em outro, chamado de ‘Agora’, vemos uma Lena de volta à sociedade, de maneira infiltrada e fingindo ter sido curada para tentar descobrir informações secretas sobre o sistema.

A escrita da Lauren Oliver evoluiu muito nesse segundo livro, assim como a Lena. A protagonista cresceu bastante e deixou de ser aquela menina chata que conhecemos em Delírio. Os outros personagens que tiveram mais destaque, como Graúna e Julian, foram bem construídos e tiveram cada um sua importância no decorrer do enredo.

Apesar de essa distopia ter foco no amor sendo tratado como doença, não é só de amor que essa série vive. No segundo livro é possível perceber o amor como um impulso que faz as pessoas agirem e também faz a história se desenvolver. O mais legal é que não é só o amor romântico que está em evidência. Temos outros tipos de amor que nos cativam tanto quanto o romântico. A narrativa nos prende e a ação no enredo é muito bem executada. E o final vai fazer você correr para ler Requiem, o último da série.

Enfim, se você gostar de romance, indico esse livro a você. Se não gostar, também indico.

Camilla 18/05/2013

Resenha postada no blog Segredos e Sussurros entre Livros
Amor Deliria Nervosa é uma doença grave e fatal. Seus principais sintomas são loucura aparente, nuvens sob os pés e dificuldade em obedecer às regras. Uma vez contraída, não há cura, a não ser a morte. Para evitar que os males da temida doença assolem a população, o governo disponibiliza A Cura. Todo cidadão tem direito ao procedimento que erradicará, de vez, o risco de se contrair a doença, a partir de um pequeno preço: eliminação total de qualquer sentimento.
Pandemônio é o segundo livro da série Delirium, escrita pela brilhante Lauren Oliver e publicada no Brasil pela Intrínseca. Delírio, o primeiro volume, foi a primeira distopia que me encantou, ainda que seu final tenha me arrasado. Pandemônio começa do ponto em que Delírio parou, ou seja, com Lena sozinha e acabada nas Terras Selvagens. (Breve resenha de Delírio aqui.)

Como posso expressar o que li em Pandemônio, sem que soe clichê ou vazio? Gosto muito de distopias. Muito mesmo. Sempre digo isso, eu sei. Distopias contém dor, romance e um mundo terrível, todos ingredientes para uma trama de tirar o fôlego. Lauren Oliver tem uma forma bizarra e um tanto amargurada de escrever suas histórias. Delírio não é só uma série distópica, mas a demonstração de dois lados de uma moeda. Alguém duvida de que o tal Amor é mesmo fonte da discórdia, loucura e confusão? Eu não. Mas também não dá para imaginar um mundo onde não haja amor, mas apenas pessoas com sentimentos robóticos. O fato é: Pandemônio superou minhas expectativas. Sim, eu li muitas resenhas afirmando que o final seria chocante e tal, a ponto de ter, realmente, sofrido por antecipação.
Bom, minhas impressões são óbvias, a esta altura, certo? Mas vamos aos detalhes. O livro mescla dois tempos distintos na vida de Lena: o antes e o agora. Ela narra, em capítulos alternados, tudo o que viveu no antes (a partir da fuga de Portland), e o que está vivendo agora (em missão em New York).
O antes é doloroso, desde sua recuperação e apresentação a um grupo de inválidos, até a memória constante e arrasadora de Alex. Lena se vê embrenhada em uma luta que nunca esperou, em um mundo que nunca imaginou, com pessoas que lutam pela sobrevivência. Personagens marcantes e, obviamente, de grande importância para o futuro da série, são apresentados de forma realista e humana, mas logo, a própria Lena se vê presa nos limites da insanidade provocada pela deliria e a vontade de cumprir um papel.
O agora é limpo, calculista e objetivo. Lena está em missão na cidade de New York, sob nova identidade e lidando com novos desafios. Ela precisa manter os olhos em Julian, um importante membro da sociedade curada, mas acaba surpreendida por uma situação ruim, sem instruções ou armas. Daí em diante, momentos tensos correm em ritmo frenético e quase sem pausa. Mesmo quando alterna os capítulos, o Antes está tão frenético quanto o Agora, de formas diferentes. Lauren não nos dá descanso, mas poucas informações e muita luta e lesões corporais.
Os novos personagens são ótimos e conquistam um espaço especial na trama. Raven, a rebelde, não assume o papel de Hana, mas ajuda Lena de forma dura e cheia de significados. Julian é um encanto, mesmo que Lena (eu, você...) não consiga esquecer Alex e ainda espere que ele esteja vivo.
Se posso arriscar uma opinião básica e passível de objeção, acho que Pandemônio tem uma dose absurda de emoção. Não senti tanto em Delírio, que mostrou uma Lena em descoberta, mas pouco sentimental, mesmo com a presença de Alex. O segundo volume traz uma Lena em luto e disposta a lutar por algo que não tem ideia do que realmente seja, o que a torna, no mínimo, corajosa e altruísta.
De tudo o que foi dito, acredite, nada te prepara para o final. Não é um final inpensável. Eu pensei nele, inclusive. Só não achei que Lauren o escreveria. Imaginei duas possibilidades, ambas cruéis. A menos provável foi, justamente, a escolhida pela tia Lauren. Para o melhor, ou para o pior...
Se você gostou de Delírio, o que está esperando para ler Pandemônio? Coragem? Vá na fé. Se não gostou, achou fraco e tal, você pode mudar de ideia com Pandemônio.

Leia mais em ssentrelivros.blogspot.com.br

Andréa Araújo 12/07/2021

O tipo de livro que todos deveriam ler.
Ainda estou tentando colocar em palavras o que foi esse livro. Simplesmente perfeito, todo o desenvolvimento do enredo, dos personagens, novos e antigos, as alianças e os problemas com as suas resoluções, simplesmente perfeito.

Eu sinceramente não tinha ideia de como seria esse livro, depois do final de Delírio, mas ver como Lena se transformou, mas ainda continua ela, tudo o que aprendeu e ver como as coisas funcionam do outro lado, foi simplesmente incrível. Eu amei todas as mudanças, mesmo ficando com uma dorzinha no coração a cada perda, a cada vez que eu lembrava (e que ela lembrava) de quem estava faltando. Mas é justamente essa a mensagem do livro, não?

Confesso que, mesmo fazendo de tudo para não querer, amei demais o novo interesse amoroso e fiquei a leitura toda dividida entre a fidelidade a Alex e a me render de amores por Julien. Socorro!

Gostei de como foi feita a divisão dos capítulos aqui, amava os trechos que tinham no primeiro livro e gostei de que nesse, a divisão é entre os tempo de agora e antes. Já vi que o próximo tem vários pontos de vistas, o que deu um quentinho no coração, porque quero muito ver a Hanna de novo e ler do ponto de vista dela! Além de quem apareceu no fim do livro, claro.

Agora eu estou mais do que ansiosa para ler o último livro e saber como essa história finaliza.

Yasmin.Guedes 20/03/2024

Sinômino li delírio e pandemônio aos 15 anos, não encontrava o terceiro para comprar.
10 anos depois comprei o terceiro livro e decidir reler os dois primeiros.
SIMPLESMENTE O QUE FOI ISSO, DO NADA ESSE FINAL.
Sinceramente preciso de um tempo pra digerir mas não vejo a hora de ler o réquiem.

Acredito que é um livro bom sabe, consegue prender você mas algumas partes se arrastam um pouco, mas só persistir o plot vem!