Pandemônio

Pandemônio Lauren Oliver

Resenhas - Pandemônio

Ana Flavia 27/11/2013

Resenha: Pandemônio-Lauren Oliver
Hoje vim postar a resenha do segundo livro da saga Delírio, Pandemônio. Eu não sabia qual era o significado da palavra pandemônio, então fui pesquisar. Pandemônio significa desordem, bagunça, então o título se relaciona com inúmeras situações do livro. É meio difícil fazer a resenha desse livro sem dar spoiler, mas vou resumir.
Então, depois de Delírio a vida de Lena passa a mudar completamente, sua realidade se modifica ao extremo. O livro não é dividido em capítulos numerados, mas sim em antes e agora, então a história vai indo e voltando, até que chega um momento em que o antes e o agora se encontram formando o agora (deu para entender? Hahaha). Você acompanha dois momentos ao mesmo tempo, falando assim parece confuso, mas amei ler dessa forma, faz com que você queira que o capítulo não acabe, você quer sempre chegar no agora para continuar a história, uma boa tática da Lauren não acha? Assim seus leitores não abandonam a leitura (apesar de ser impossível abandonar um livro dela).
Em relação a Alex, você até esquece ele um pouquinho, afinal só é revelado o que houve com ele na última página (por isso, pelo amor de Deus, não estrague o livro lendo a última página hahaha). Lena conhece pessoas novas e se envolve com elas, percebe também que há mais pessoas do lado dela que imaginava, que tudo o que vem acontecendo pode ser o início de um novo governo e a mudança do pensamento da sociedade.

site: www.sagasetrilogias.blogspot.com

jess 12/08/2019

Trilogia delírio - 2 vol. /pandemônio/
Neste segundo volume da trilogia, eu tive uma experiencia muito mais profunda com a personagem principal, a Lena, foi mostrado um grande desenvolvimento da personagem e como ela lidava com o novo cenário ao qual estava vivendo.

Tati oliveira 25/04/2013

Lena fugiu de sua antiga vida para não ter que passar pela cura, mas sua fuga não foi nada fácil, no caminho perdeu seu namorado, Alex, e ainda ficou entre a vida e a morte, por sorte algumas pessoas a encontraram e a salvaram.

Agora ela vive na selva junto aos inválidos, essa não é uma vida fácil, tudo é mais difícil, desde conseguir água até se proteger do frio, e para uma vida boa todos precisam colaborar.

Enquanto acompanhamos a trajetória de Lena com os inválidos vemos também uma Lena que vive em Nova York, uma garota que já passou pela cura e é membro da ASD(América sem Deliria).

As duas historias se passa em paralelo, um capítulo é sobre o "Antes", quando Lena esta morando na selva, e outro sobre o "Agora" quando Lena esta morando em Nova York em uma missão, infiltrada entre os jovens da ASD, acompanhando de perto todos os movimentos.

Falar sobre esse livro sem dar spoilers é um pouco complicado, até li outras resenhas para ver o que falar, mas achei que todas elas tinham spoilers então optei por não mudar a minha, meu resumo não faz jus a história, mas preferi a contar coisas que não devia.

Quem leu o livro anterior, Delírio, sabe que a autora não tem medo de matar as pessoas, vemos isso também aqui, o que, pra mim, é uma das melhores coisas do livro, não me entendam mal, não gosto quando as pessoas morrem, mas é algo que acontece. Algumas coisas da história são um pouco previsíveis, mas isso não tira nem um pouco da graça, e garanto que ainda assim terá coisas surpreendentes.

A história é bem simples, mas extremamente bem escrita e te prende do início ao fim. Lena é uma garota que poderia muito bem ser você, madura em alguns momentos e imatura em outros, alguém que já passou por muitas dificuldades, sente uma falta gigante de quem deixou pra trás, mas, ainda assim segue e, frente, com toda a força que consegue juntar.

Quanto a diagramação, não vi erros, as letras tem um bom tamanho, e a capa é linda, ela é roxa metálica *-*, os capítulos tem tamanhos bem variados, tem de uma página a cerca de oitenta oO, e o cheirinho dele tava tão bom quando comecei a ler :)

O que eu penso sobre o livro? Bem não é a melhor distópia que já li, sincera,ente esperava mais, afinal é o segundo livro da serie, deveria ter mais ação. Mas, ainda assim é muito bom, e vale muito a pena de se ler, E como em Delírio, Pandemônio acaba com um "preciso do próximo livro!", e realmente preciso rs.

fernanda comian 04/05/2013

Uma.... livro de transição diferente.....sera?
Comecei esse livro com altas expectativas...afinal de contas Delírio, terminou de forma ....pow.......
Aí a autora toma a decisão de levar de forma menos clichê o livro, e ainda to pensando se funcionou....
Confesso que as vezes fiquei super chateada....no capitulo com a maior ação...e derrepente....Antes ....Daí essas pausas vão dando uma certa frustração....
Claro, que a forma que a autora armou o livro, conseguimos ir acompanhando o amadurecimento da personagem, que na minha opinião, vezes
é super forçado...a autora faz a personagem divagar....divagar e divagar...tentando criar uma profundidade que as vezes é de fato alcançada outras não.
Gostei muito das cenas de ação,Deu muita movimentação ao livro.
E em resumo ....Quero logo o terceiro livro....Pra ver como vai se desenrolar esse Triangulo amoroso.

Priscila842 24/07/2014

Novos recomeços
Depois de um longo período em que li Delirium, tenho que dizer que Lauren Oliver não decepciona.
As pessoas mudam isso é fato, a vida que temos, as pessoas que convivemos tudo ajuda nessa mudança e foi o que aconteceu com a Lena. Eu acabei lendo em um dia esse livro, acho que foi a saudade de ler a Lauren ou é porque simplesmente essa trilogia é ótima.

Wilson 09/07/2013

Pandemônio
A primeira coisa que devo dizer é que, se você gostou de “A Hospedeira”, você com certeza vai se sentir à vontade com “Pandemonio”. O clima que se passa no livro é bem parecido, especialmente quando Oliver relata a experiência de Antes de Lena, ou seja, Lena passa a viver na Selva, em um abrigo bem parecido com o encontrado por Peregrina enquanto tentava encontrar Jared. Também temos aqui um líder do grupo (nesse caso, uma líder, Graúna), um membro mais bronco(Prego), morte de alguns personagens menos importantes, mas não menos carismáticos, e tudo o mais que se espera encontrar e que já foi visto em grande classe com “A Hospedeira”.

No entanto, vale ressaltar uma imensa diferença em relação ao livro de Meyer: aqui não há um amor platônico declarado, e muito menos um triangulo amoroso (ou quadrado, no caso de “A Hospedeira)”. O que há é o desenvolvimento de uma nova paixão de Lena por Julian, filho do presidente de uma das maiores associações americanas contra o Deliria (vulgo amor), após os dois terem sido sequestrados, porém sem todo aquele drama que vemos em muitos livros por aí. Muito pelo contrário. Os personagens são carismáticos, e o fato de Julian não saber como as coisas funcionam torna tudo ainda mais divertido e simples. A insistência inicial de Lena em não desenvolver um sentimento por ele devido a perda de Alex é algo que, em minha opinião, é justo e esperado, mas logo ela deixa isso para trás, o que torna o transcorrer da história mais agradável e menos meloso, foi na medida certa.

Além disso, existem mais cenas de ação, um clima de suspense muito melhor elaborado, especialmente quando Lena conta sobre o Agora. Uma controversa decisão sobre a cura de Julian, desaprovada por parte da sociedade já curada, bem como o surgimento dos Saqueadores, não curados que agem de maneira mais violenta, complôs organizados por todos os lados e muitas cenas explosivas garantem uma pitada maior de ação no livro de Oliver quando comparado à “A Hospedeira”.

A última página do livro garante que algumas coisas boas desse livro não se repitam no próximo da série, mas ainda assim o término da leitura deixa um gostinho de quero mais, e nos deixa ancioso para sabermos o que irá acontecer com Lena e todos os personagens ao seu redor.

Vanessa Sueroz 05/03/2014

Neste segundo livro a história começa assim que o primeiro termina, onde Lena fugiu para a Selva e seu amado Alex não conseguiu e ficou na cidade.

O livro é dividido em duas partes que vão sendo intercaladas no livro, quando Lena está na Selva e quando ela resolve ajudar a salvar o mundo e está infiltrada em uma associação de NY conhecida como ASD (América Sem Deliria).

“Em um mundo sem nenhum amor, é isto que as pessoas são umas para as outras: valores, benefícios e encargos, nada além de números e dados. Nós pesamos, quantificamos, medimos, e a alma é esmagada até virar pó.”

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/pandemonio/

Gabriela 28/04/2014

Ótimo.
O livro é ótimo. Vejo bastante diferença em relação ao primeiro. Agora Lena está decidida, mais forte. Para quem leu o primeiro e se apaixonou por Alex, vai sentir falta dele. Julian é o oposto de Alex. Ele não sabe das verdades sobre a Deliria, e Lena mostra a ele. Aconteceu quase a mesma coisa em Delirium, mas Alex sabia e Lena não. O livro se passa boa parte em Nova York, mas não é muito. Não fica muito clara a saída dela da Selva, e de uma hora para outra os capítulos "Antes" acabam. Mesmo assim é maravilhoso.
Recomendo.

Isadora 09/05/2014

Super decepcionada
Infelizmente, a autora fez um giro de 180 graus e mudou a história. O primeiro livro é tão bonito, tão poético, cheio de significados e mensagens... E, nesse livro, quase não vemos a beleza do primeiro. Algo trágico acontece e isso leva a mocinha a viver numa outra realidade, longe de tudo o que ela conhecia. Ela segue um novo caminho, conhece novas pessoas, quase esquece de outras...

Tudo o que eu esperava nesse livro, não aconteceu. Na verdade, foi pior. Aconteceu tudo o que eu não queria! A autora poderia ter feito uma história completamente diferente. Teria sido lindo de se ler. Mas, enfim, o que podemos fazer? Foi decepcionante.

Moonlight Books 22/05/2013

Após o final surpreendente de Delírio (resenha aqui), que me deixou de coração partido, seguimos agora com Lena em seu renascimento, como ela mesma nomeou este momento, e a tensão, ansiedade e emoção que me afligiram durante todo o livro anterior permanecem. Como li um em seguida do outro, estou no mesmo ritmo dos personagens, vivendo as mesmas sensações e angústias.

A narrativa do livro é dividida em antes e agora, cada capítulo trata de um período diferente de tempo. O antes se dá depois da fuga alucinada de Lena e sua chegada à Selva. Ferida por dentro e por fora, ela caminha dias sem rumo, buscando força na lembrança de cada coisa que Alex fez, os Inválidos a encontram e lhe dão abrigo, ajudando pelo menos na cura dos ferimentos físicos. Nesta fase, a protagonista não só aprende como viver na Selva, mas também como sobreviver em sua situação atual. Fome, frio, medo e muitas mortes fazem parte de sua nova rotina.

O agora é a Lena renascida, aquela que sobreviveu a dureza da Selva e resolveu trabalhar com a Resistência, o cenário é Nova Iorque, onde a garota, junto com mais dois Inválidos, desempenham o papel de espiões. Lena tem a falsa marca da cura, retoma os estudos e envolve-se plenamente na situação opressiva de sua nação, tudo em luta da derrubada da cura.

Com a narrativa em primeira pessoa, pela voz de Lena, vemos uma grande mudança na história em relação ao primeiro livro, em Delírio vivemos o cotidiano deste novo mundo, sentimos como é a vida de cada um e conhecemos todos os costumes desta sociedade, já em Pandemônio, estamos mais do que inseridos neste cenário, e desta forma a autora nos conduziu para a ação, não há mais aquela necessidade de fazer o mundo sem amor ser compreendido, agora vamos fazer parte da luta das pessoas por este mundo, alguns contra, outros a favor da cura. Tudo está mais violento e ágil. Tem muitos conflitos neste livro, guerras travadas nas ruas, a cidade vive em verdadeiro caos, os Inválidos, antes tidos como lendas, agora estão mais ousados e não há como o governo negar sua existência.

Continue lendo http://www.moonlightbooks.net/2013/05/resenha-pandemonio.html