A Ferro e Flores

A Ferro e Flores Lygia Barbiére Amaral

Resenhas - A Ferro e Flores

Lee S. 04/11/2010

"Quando existe o amor, a fé e a esperança, tudo se torna possível"
O alcoolismo é uma doença crônica responsável por 10% de todas as mortes no Brasil, causa sérios problemas de saúde, enormes prejuízos, abala as familias e a sociedade... Esse é o tema apresentado no livro "A ferro e Flores", romance espírita de Lygia Barbiére Amaral, autora de livros como "A Luz que vem de dentro, O Silêncio dos domingos, O sono dos hibiscos e O Jardim dos girasóis".
Hoje em dia o alcool é infelizmente um problema constante que a sociedade enfrenta, sendo este causador de muitos problemas e perigos. Sendo tratado de maneira interessantissima e abordado de forma surpreendente, a trama focou muito bem nas consequências dessas ações e mostrou como se deve lidar com isso, com persistencia, determinação e o mais importante, a fé.
O livro conta a história de vários personagens que estão interligados entre si desde outras vidas e precisam aprender a lidar com as situações dificies, superá-las, aprender lições novas, evoluir espiritualmente e de fato provar que estão preparados para suas determinadas missões.
A história é tão bem narrada, tão bem detalhada e construída, que ao ler nos perguntamos se tudo aquilo não acontecera realmente, tal como foi descrito. A autora soube abordar o tema de forma maravilhosa e soube como cativar o leitor até o final, torcendo para que os personagens encontrassem as soluções para os seus problemas ligados ao alcool.
Temos a trama de Mag e Silvio, casados a bastante tempo. Silvio é alcoolatra, mesmo que não admita isso e Mag começa a perceber que a sua relação com o marido já não é mais a mesma. Suas filhas, Ana Teresa e Ana Patrícia (gêmeas) nunca colocaram sequer uma gota de alcool na boca e sempre foram muito obedientes e educadas. Ana Teresa namorava com Caian, um adolescente "descolado" que não perdia uma oportunidade para beber e Ana Patrícia por sua vez, gostava de Pedro, sendo este contra o alcool e mantinha sempre o bom senso. Porém, em uma festa Ana Teresa teve seu primeiro contato com a bebida e Caian a incentivou. Por causa deste ato de irresponsabilidade, sofrem um acidente, Pedro e Caian desencarnam no mesmo instante, Ana Teresa fica em coma por um tempo e a irmã não pode mais mexer as pernas.
Também nos é apresentada a história de Thalita que possui um pai alcoolatra que não a considera mais como filha. Sua vida dá uma volta quando o pai acaba ficando muito doente e ela precisa cuidar dele e acompanha-lo em seu tratamento.
"A Ferro e Flores" possui muitos personagens recorrentes que se ligam uns aos outros, todos passando de certa forma por problema relacionado ao alcool e suas consequências de outras e dessa vida, fazendo parte de um carma e de várias provações para a evolução espiritual de cada um.
O nome do livro significa quais são as maneiras para a superação e a solução dos problemas trazidos pelo alcoolismo. O elemento ferro simboliza a disciplina, sendo que aferro quer dizer perseverança, dedicação, constância... Tudo o que é preciso para vencer a doênça, mas acima de tudo a presença das flores se faz necessária, estas representam a esperança, a fé, o AMOR. Daí percebemos que a ferro e fogo, nada consegue, mas quando existe o amor, a fé e a esperança, tudo se torna possível.
A presença espiritual no livro é constante e confortante. Os espiritos aprendem, evoluem e ensinam com seus erros e aprendizados, entendendo a verdadeira função de suas experiências e de seus atos. Para quem gosta ou é adepto ao espiritismo, a dica é ótima. Mesmo para aqueles que não acreditam, professam ou gostam, vale muito a pena ler, pois vários conceitos sobre o alcool, suas consequências e como fazer para superar todas essas situações são mostrados de forma abundante e provida de esperança e amor.
Uma ótima leitura com certeza, me identifiquei em vários momentos com alguns personagens,até porque já tive na familia problemas relacionados a isso... Mas o importante acima de tudo é que não podemos deixar de ter fé e de acreditar ao máximo que vamos conseguir, esse é um dos ensinamentos do livro, não importa em que acrditamos e o que professamos, o importante é nunca desistir.
O legal também é que logo no fim do livro, nas últimas páginas se encontram vários grupos de apoio e orações. Realmente, fantástico.

Deixo aqui dois trechos de um poema da Cecília Meireles, citado em muitos capítulos pela personagem Thalita:

" O cipreste inclina-se em fina reverência
e as margaridas estremecem, sobressaltadas"

"Somente a árvore seca fica imóvel,
"Entre borboletas e pássaros."

Por Felipe Siciliano Consolini
Dani 05/12/2014minha estante
Fiz uma resenha no meu blog, bem resumida, se quiser ir lá deixar seu comentário: sonhodeamorespirita.blogspot.com.br

Juliana 25/04/2015

O álcool, o ferro, as flores e, por fim, o amor
Durante a leitura muitas pessoas elogiaram o livro. E de fato, esta não foi uma leitura ruim. O grande problema da história é o amarrar dos fatos.
Na história temos a explicação espírita para os malefícios causados pelo álcool.
A história começa com o acidente de Ana Patrícia e Ana Teresa. O namorado de Ana Teresa, Caian, bebe e insiste em dirigir. Ana Patrícia e o amigo/namorado, Pedro, também entram no carro, mas com a ideia de impedir que algo pior aconteça.
O meio como os jovens se adaptam, a culpa, a dor, as dificuldades e os diferentes caminhos que encontram para tirar uma lição do acontecido e crescerem espiritualmente é a lição do livro.
Paralelamente, temos a história de Hermínio, pai de Thalita, que tem uma neuropatia gerada pelo consumo excessivo da bebida. O convívio com um alcoólatra em tratamento e em como se exige paciência, abnegação, e amor da família durante todo o processo também é outra faceta da história.
É claro que por ser uma romance espírita há toda uma história do além, obsessores, rixas de outras vidas que criam um enredo paralelo e explicam muita coisa.
O que me incomodou foi que há várias falhas na trama. Principalmente no final da história, muitos personagens se contradizem para fazer as coisas acontecerem. Além disso, a forma simplória como tudo se resolve tira a força da luta das pessoas reais que lidam com o problema do alcoolismo.
E, por fim, apesar de eu não ser grande conhecedora da doutrina espírita há várias falhas no que a doutrina prega e o que acontece no livro. Sei que este não é um livro psicografado, nem nada assim, mas essa visão romântica do Espiritismo leva a incorreções que se propagam e não beneficiam.
Ainda assim, a importante mensagem de que é necessário amor, dedicação, carinho e muita compreensão para os familiares de pessoas envolvidas com álcool e demais drogas é passada com maestria.