Piratas do Caribe

Piratas do Caribe Tariq Ali

Resenhas - Piratas do Caribe

Cris 24/10/2023

Desatualizado
“A unidade linguística (com exceção do Brasil) proporcionou à América Latina uma entrelaçada, ainda que diversa, cultura política (...)” Pág. 151

Este livro foi escrito por um jornalista paquistanês que escreve sobre situação política em vários locais do mundo, especialmente na Ásia e América Latina.

Neste livro, ele fala sobre a América Latina, especialmente: Venezuela, Bolívia, Equador e também um pouco sobre Cuba.

Eu não costumo ler sobre o assunto, então, foi um livro que saiu bastante da minha zona de conforto. Apesar disso, eu achei que teria mais dificuldade com a leitura, mas acabei lendo bem rápido, porque achei o assunto interessante.

O autor não é nada imparcial, ele faz críticas ferrenhas a governos como o dos Estados Unidos e ao Capitalismo em geral. Ele também critica muito a imprensa, inclusive, citando nomes. Nem o Brasil escapa das críticas, visto que ele classifica o país como possuidor de uma política de esquerda diferenciada dos demais países da América Latina.

Este livro foi publicado em 2008, e de lá pra cá, muita coisa mudou no cenário político mundial: mudanças de governos, morte de algumas pessoas citadas no livro e muitos outros acontecimentos importantes para a história da América Latina. Por isso, a história do livro está ultrapassada. Não acompanho o autor, e não sei dizer se ele mantém a mesma visão de quando este livro foi publicado há 15 anos.

Eu gostei de algumas coisas no livro, especialmente pra abrir os olhos quanto a notícias que são circuladas livremente para atingir a objetivos específicos, e também gostei de conhecer um pouco da história de alguns países, especialmente a Venezuela, que nunca tinha lido nada sobre. Porém, em termos de contexto atual, o livro já está bem desatualizado e não considero uma boa fonte de informações e visão sobre o nosso mundo de hoje.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/