O morto ao telefone

O morto ao telefone John le Carré

Resenhas - O Morto ao Telefone

Domino 04/06/2023

3,5
Este é o meu segundo contato co o autor, e eu gostei bastante achei um livro divertido com mais ares de #thriller do que de #policial, mas uma ótima garantida. Como esta é a primeira historia do protagonista isso me surpreendeu ainda mais pois ele estreio bem, e fazendo a diferença em sua narrativa. Esse é um daqueles livros para devorarmos em dias chuvosos.

Alisson Serigy 25/04/2023

O início
O Morto ao Telefone é o primeiro livro do, para muitos, o maior escritor de espionagem, John Le Carré.

Neste livro que vai surgir o icônico agente George Smiley, diferente em todos os quesitos de James Bond, Smiley é gordinho, baixinho e nada charmoso.

A história se passa em uma investigação de um agente que acomete suicídio logo após ser entrevistado por Smiley.

A obra é curta e pode ser lida em 1 ou 2 dias, apesar de ser uma boa história, ainda não faz jus ao grande nome de Le Carré, em certos momentos sentimos falta de uma melhor conexão entre cenas, como se tivesse pressa em terminar cada fase do texto. Contudo as reviravoltas do final e as respostas de cada acontecimento fazem valer muito a pena lê-lo, principalmente se você deseja uma iniciação aos livros de John Le Carré e as aventuras de George Smiley

Gabs. A 06/06/2022

Assassinos & espiões
Primeiríssima novela do espião menos charmoso e mais adorável da história : George Smiley .

Em sua primeira história, nos deparamos um George Smiley bem diferente daquele que conhecemos em O espião que Sabia demais, aqui ele ainda é um "jovem" falante, um tanto insubordinado, mas nem um grama menos sagaz.

Parafraseando sua secretária, ele é um " ursinho fofinho", podendo até ser visto com maus olhos por aqueles de fora, que não imaginam a grandeza das ideias desse homem.

Logo nas primeiras páginas, nos é contando como George foi "recrutado" nos tempos de uma Alemanha pré guerra, e desenrolar de sua carreira até a Cambridge Circus.

E o jovem Peter Guillam também dá as caras aqui, com seu comentários engraçadinhos de sempre.

Um livro excelente, o desenvolvimento da história é muito bom, dispensa comentários para não revelar spoilers aos futuros leitores.

Gabriel1994 23/05/2022

Morto ao Telefone e Discurso Racista Desnecessário?!?!?
Smiley é um baita de um detetive, que gostei muito de ter conhecido e espero encontrar em outros livros do autor.

Morto ao Telefone foi o meu primeiro livro do mestre da espionagem e renomado diretor Jhon Le Carré.

Personagem cativante e super interessante. Carré fez uma construção simples de história de espionagem, muito legal de se ler e sem um romance necessariamente conduzindo o declínio da história, na verdade, existe uma frustração amorosa que foi ponte para algo desnecessário no livro.

Colocar uma frustração amorosa só para dar pauta a um discurso ridículo e racista igual eu encontrei nessa história foi broxante! Me fez quebrar o encanto pela história e reduzir muito a minha nota, pois pareceu muito mais um grito de [*****] manso refletido em um livro do que algo partido do personagem principal da história.

História bacana, mas com um ponto derradeiro, que espero eu, não ser algo recorrente nos livros de Jhon Le Carré. Vou ter a certeza disso no próximo romance que ler, caso tenha, abandonarei os livros do autor.

Karol 30/04/2021

Detalhes
O livro é legal, mas demorei um tempão pra ler, não sei porque, já que ele é super curto.
Livro de investigação que se apega aos detalhes.

Suphie 13/08/2020

Bom livro
Um livro curto, fluente e interessante. Não achei muita generalidade da parte do protagonista, mas mesmo assim merece reconhecimento. Caso alguém queira saber o que realmente acontece no livro sem ler ele todo é só ir para o penúltimo capítulo que tudo é explicado com detalhes, fica claro também para quem leu e deixou escapar alguma coisa, gostei desse detalhe. Eu gostei desse livro, recomendo para quem goste de investigações e não goste de muitos enrolação.

Tha 07/08/2020

Curtinho e dinâmico
Se eu dissesse que é um típico romance de espionagem, talvez eu estaria mentindo. Eu poderia passar, com isso, a impressão de que estamos diante de um James Bond, o que definitivamente não é o caso. Aqui temos uma espionagem mais realista, com personagens possíveis. O protagonista é um homem extremamente comum - exceto pelo fato de ser um agente secreto.

A escrita do autor é bem gostosa, dinâmica, a história é envolvente e interessante. Curtinho, dá pra terminar bem rapidinho.

Sandro.Gomes 26/02/2020

Gostei!!!
O primeiro livro que leio do autor, gostei!!!
Um livro muito bem escrito, uma trama inteligente e envolvente.
Certamente vou querer ler outras aventuras (citando a capa que diz ser essa a primeira aventura) de George Smiley.
Recomendo.

Inlectus 17/09/2018

Bom.
Aquele romance de serviço secreto mais a moda antiga, no cotidiano.

Fabio Shiva 21/01/2012

Esta é a primeira aventura de George Smiley...
...o fascinante espião criado por Le Carré. Baixinho e gorducho, parecido com um sapo, desprezado e humilhado pela esposa, e ainda assim o maior espião de todos os tempos! Não poderia ser maior a antítese do James Bond...

Aqui Smiley está às voltas com um estranho suicídio que o coloca em uma posição delicada junto ao Ministério do Exterior... terá sido mesmo um suicídio? Nesse caso, por que o morto programou uma chamada telefônica para o dia seguinte?

A trama assemelha-se a um romance policial, com o acréscimo do sórdido e desumanizante mundo da espionagem, tão bem retratado por Le Carré. É uma mistura irresistível, que mantém o leitor grudado nas páginas do livro.

Esse é o terceiro que leio desse autor, e percebo que ele, assim como Asimov, parece ter criado uma certa continuidade em suas obras. Boa parte dos personagens desse livro irá aparecer também no ótimo “O Espião que Sabia Demais” e no magistral “O Espião que Saiu do Frio”. Muito bom!

***

Comunidade Resenhas Literárias

Aproveito para convidar todos a conhecerem a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros: