No sufoco

No sufoco Chuck Palahniuk

Resenhas - No Sufoco

Greg 13/04/2024

Tudo é vício.
Mais um livro do Chuck, mais um personagem totalmente quebrado. E isso é a parte sensacional. Somos apresentados a um cara viciado em sexo e com uma mãe com problemas mentais e que se engasga propositalmente em restaurantes para que paguem sua conta, mas isso é a ponta do iceberg, porque ao longo da leitura, já que o outro doido ( o que escreveu) consegue transformar isso em um vício em se sentir útil aos outros, em fazer com que se pessoas se sintam especiais, nem que por um momento. Mas, não se deixe enganar. Isso aqui é Chuck palahniuk. Vai ser feio, vai ser escatológico, vão jogar os maiores absurdos na sua cara com naturalidade e o pior, eles vão fazer sentido. Se você gosta de leiturinha romântica da época que se vivia no máximo até trinta anos e morria com uma simples febre, isso aqui não é pra você. Agora, se você se sente degenerado em algum nível, sente-se em um lugar confortável e aproveite a jornada, pois quando você terminar, nada estará como começou.

yvnvitx 11/04/2024

No sufoco, de Chuck Palahniuk
O cara é um viciado em sexo, tem uma mãe doente da cabeça e finge que se engasgou nos restaurantes pras pessoas se sentirem responsáveis por ele e mandarem dinheiro.

Não gostei muito do livro, muito forçadinho e muito puxado na escatologia, parece que um adolescente que escreveu.

Tem algumas citações legais, a ideia por trás da mãe dele é legal mas só isso, não gostei mt de nada.

Dani Guimarães 02/04/2024

Jamais vu
"A primeira coisa que acontece aqui já vai te deixar indignado. Depois piora. Depois piora mais."

E é isso amigos, o próprio autor avisou. Mas pra quem como eu, decidir continuar, vai valer a pena. A leitura é super interessante, eu juro!
Chuck faz a gente sentir/pensar coisas que demoram um tempo pra digerir e eu adoro isso nele. É um autor totalmente fora da caixinha.

"Tudo que você puder adquirir, é só mais uma coisa que você vai perder."

CallmeRoberta 02/03/2024

Assustada e confusa, me definem em relação a leitura desse livro.
De todos os livros que já li, até os abandonados no meio da leitura, esse com certeza foi a pior leitura da minha vida até o momento. O Victor Mancini é uma pessoa confusa, traumatizada, viciada e incompreensível. A leitura é totalmente massante, os personagens secundários são chatos e superficiais.
O livro toca em alguns assuntos que podem ser claramente gatilhos para algumas pessoas e tratam como uma brincadeira, como algo normal e sem "papas na língua". A história toda é confusa, é um vai e vem entre presente e passado confuso, você nunca sabe em qual data está se passando a cena, não é tão explicado e formulado como por exemplo, Outlander.
Sem dúvidas alguma, eu JAMAIS leria esse livro novamente e não indico a ninguém, ninguém mesmo.

Let.163 26/02/2024

Bizarro?
Desconfortável não é a palavra certa, mas é a primeira que me ocorre.

Comprei este livro porque vi que era do mesmo autor do Clube da Luta, o que me fez criar altas expectativas. Por mais que não tenham sido completamente satisfeitas, ainda assim, é um livro que vale à pena.

Narrando o dia a dia do Victor, um sexólatra em reabilitação, o livro mostra tudo o que a humanidade tem de pior da maneira mais desconfortável possível, como se o leitor estivesse presenciando cada atrocidade.

Assim como dito do primeiro capítulo, não recomendaria pra quem é sensível ou se sente facilmente ofendido, pois aborda temas delicados, como sexualidade, religião, estupro etc. Contudo, o livro tem uma reflexão a se fazer, concluída no último capítulo, mas desenvolvida durante toda a obra.

...
"A não ser que tudo fique pior, nada vai ficar melhor".

claracoutorosa 23/02/2024

?Há uma série de coisas que não queremos saber sobre as pessoas que amamos?

Chuck Palahniuk você é incrível!

Deborah.Coine 16/02/2024

Decepção
Apesar de dar uma nota alta para o livro, achei o mesmo muito difícil de prender a atenção no começo. Perto do final fiquei mais curiosa pelo desfecho final. Confesso que esperava mais do livro, até pela sinopse do mesmo.

Mônica 01/02/2024

Comprei o livro depois de ver na capa que era do mesmo autor de O clube da luta. A história me prendeu do começo ao fim. Desde o aviso nas primeiras para não continuar, até o plot twist no final. O plot twist não é tão surpreende, parte eu tinha certeza desde as visitas no hospital, e o resto, mesmo sem saber exatamente qual seria a reviravolta, sabia que não era exatamente aquela a história real. Acho que tem muito a ver com o estilo do autor e por conhecer O clube da luta, o tipo de história que você simplesmente sabe que nada é o que parece no final. A revelação nos últimos capítulos me pareceu um pouco rápida demais, poderia ter sido um pouco maos elaborado talvez. Mas, pelo menos na minha opinião, não estragou o livro por completo. O livro é excelente, mesmo com as pequenas falhas.

Stefan 27/01/2024

Estranho e divertido
O livro tem uma velocidade quase cinematográfica, onde o autor narra a história de forma divertida e rápida, acontecem tantas doideiras... No geral é um livro divertido, meio maluco, com uma boa crítica a sociedade, aos vícios, e a natureza humana, que sempre decepciona.
Não é um livro ruim, mas se comparado ao Clube da Luta, No sufoco, sai perdendo.

kirao0 15/01/2024

DOIDERA
Que livro maluco
Eu amo como o chuck consegue descrever coisas horríveis e nojentas de uma forma em que eu me sinto presenciando aquilo,que história interessante e plot bom,AMEI

Eliane406 01/01/2024

A verdade nua e crua
?A fuga emocional está ligada a um breve momento de prazer e logo em seguida a sensação de fracasso e culpa, a realidade nem sempre é suficiente, o abatimento cerca algumas almas perdidas.

?O autor é esse crítico obstinado da sociedade contemporâneo, com uma escrita direta e ácida e que mostra de forma crua e real os mais variados males de nosso cotidiano. O personagem tem uma vida conturbada, perigosa e sem nenhuma noção de caráter, envolvendo-se em ambientes e com pessoas que compactuam dos mesmos vícios.
A trama possui uma reviravolta que transforma as certezas do leitor em uma grande farsa.

?"-- Não vivemos mais no mundo real -- ela falou -- Vivemos num mundo de símbolos."pág.141
"É patético a gente não conseguir viver com o que não entende. Como tudo precisa ter rótulo, explicação, desconstrução. Mesmo que seja totalmente inexplicável. Mesmo Deus."pág.217

juria 27/12/2023

No Sufoco
O livro é bastante doido, você entra na cabeça nos personagens e fica um pouco sem saber onde essa história vai dar. É uma loucura sem fim

glwrix 10/12/2023

?bizarro? não é a palavra certa, mas é a primeira que me ocorre.

um livro definitivamente escrito pelo chuck palahniuk.

aqui, ele leva as reflexões ao extremo. um protagonista excêntrico, com conflitos mais excêntricos ainda.

tive dificuldades de me conectar com a história e o ritmo em alguns momentos, o que fez com que a leitura se arrastasse um pouco.

por outro lado, a autenticidade da obra e as reviravoltas tornaram toda essa jornada interessante.

pagan_babie 06/12/2023

Fui com muita sede ao pote, pois já tinha lido outro livro do autor e tinha gostado, mas esse aqui foi muito arrastado, sem contar o protagonista que era um tédio sem fim. O plot também não gostei, achei bem meia boca. Dito isso, pra mim, foi realmente um sufoco ler esse livro