A Rainha Branca

A Rainha Branca Philippa Gregory

Resenhas - A Rainha Branca

1 | 2 | 3 | 4

Biblioteca Álvaro Guerra 24/01/2024

Um romance histórico que conta a história de Elizabeth Woodville, uma plebeia que se torna rainha da Inglaterra ao se casar com o rei Edward IV, durante a Guerra das Rosas. Ela enfrenta a oposição da corte, dos inimigos e até dos aliados do rei, e usa seus supostos poderes mágicos para proteger sua família. Ela também é mãe dos dois príncipes que desaparecem misteriosamente na Torre de Londres

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/titulo.jsf?codigo=362810&fonte=

Ticiana 22/12/2023

Gostei
Apesar de estar lendo na ordem errada estou gostando muito dessa série ?? um romance histórico excelente

Mariane 29/09/2023

No geral, o livro é bom. Eu gostei bastante da história e achei que foi melhorando cada vez mais ao longo do livro. Também gostei bastante do final. A única coisa que me incomodou foi a escrita da autora, achei um pouco fraca, tive a sensação de que tudo acontecia muito rápido e de forma super resumida. Acho que tô muito acostumada com os calhamaços do Follet.

Camila Felicio 24/06/2023

É inegável que a leitura é fluída e divertida. No entanto, mesmo sabendo que a história dos Plantagenet é composta de pequenos fragmentos devido a falta de arquivos documentais, não posso deixar de citar que me parece extremamente fantasiosa a história! E sim, há como fazer um livro mais fidedigno mesmo com na ausência de grande documentação, prova disso são os demais autores de ficção histórica britânica.
Para quem vem depois de meses lendo a saga da Plaidy dos Plantagenet, onde ela abarca desde um período mais antigo até desembocar no mesmo momento descrito pela Phelippa, sabe que tem como não recorrer a questões fantasiosas ou magia para evitar lacunas.
Fica minha crítica a deturpação que a mesma faz a Elizabeth de York, uma rainha que fora feliz, ainda que feliz de acordo à sua época, com Henrique Tudor e colocá-la como amante do tio - algo evidentemente Shakespeariano, feito através de boatos maldosos - me irrita por conta da Phelippa ser uma autora que tanto a imagem da mulher forte. Em sua saga Elizabeth de York torna-se tola, arrogante e amante de seu próprio tio (Odiei o que fizeram em todo livro subsequente: A Princesa Branca -, que ao ser uma continuação deste, carrega os erros, e pior, os expande ao ser o enredo principal!!)
Dito isso, achei um livro gostoso, sei que Elizabeth de Woodville era forte ainda que às vezes cruel e cega pela ganância, mas, assim mesmo a admiro por sua coragem em uma Inglaterra que permeava ódio e a roda da fortuna não parava de girar.

anapaula 11/02/2023

A RAINHA BRANCA
Não sei ao certo o quê esperava deste livro! Li comentários sobre as licenças usadas pela autora na construção de seus livros e sei que isso é muito comum. Entretanto, achei a história muito fantasiosa em certos pontos. Creio que esperava uma narrativa mais próxima da realidade, já que apresenta personagens reais e situações que de fato ocorreram. No fim, não consegui formar uma opinião e o livro não correspondeu às minhas expectativas. Tenho mais três títulos da autora na estante, incluindo a sequência desta série. Mas, no momento, sem previsão de serem lidos.

Maria 02/01/2023

Uma grande mãe e rainha
O livro narra o romance histórico entre Elizabeth Woodville e Eduardo IV da Inglaterra. É uma romance do tipo ?o príncipe se apaixona e casa com uma plebeia?. Mas é um romance bem intenso, narrado e vivido no meio de uma das guerras mais sangrentas da Inglaterra (A Guerra das Rosas). O livro narra desde a ascensão até a ?queda? de Elizabeth Woodville, vale muito a pena ler, especialmente pra quem gosta de romances do tipo. PORÉM, o livro não serve para conhecimento histórico/científico, porque tem muita ficção e muita liberdade poética.
P.S.: O livro inspirou a série ?The White Queen?.
Amanda Milani 27/07/2023minha estante
Mas Elizabeth Woodville nao era plebeia?

Maria 29/08/2023minha estante
Era plebeia, sim! É só pesquisar direitinho que você vai achar informações sobre ?

Joy 27/09/2022

Elizabeth Woodville
A mulher comum que se tornou rainha da Inglaterra, ao se casar com Eduardo IV, o rei York. Depois de ter conhecido a história de Jacquetta dd Luxemburgo (A Senhora das Águas), fiquei muito empolgada para dar continuidade à série. O livro não decepciona. Philippa sabe como mesclar fatos e ficção. Amei conhecer mais um pouco da história dos ingleses. Muito recomendo e rumo ao terceiro livro!

Clau Verde 04/09/2022

Achei bem legal a história contada pela visão da rainha ... a leitura é bem gostosa e impossível não se apaixonar e torcer pela rainha Elisabeth.

Camila 24/07/2022

Para quem gosta de história
Quando vi uma resenha sobre esse livro não tive dúvidas de que eu adoraria lê-lo.
Assim como muitas pessoas, eu sou super interessada pelos acontecimentos da Idade Média, mais precisamente nas monarquias da época.
Os acontecimentos históricos reais somado a um pouco de suposições do que aconteceu ou não deixaram a história ainda mais gostosa de acompanhar, mesmo que tratando de guerras e conflitos o tempo todo.
Um impasse que me deixou confusa em vários momentos foi a quantidade de personagens e seus nomes complicados de ler e pronunciar (compreensível, já que são nomes em sua maioria ingleses e do século XV), sendo muito fácil esquecer quem eles são e que papel exercem na história.
Houve momentos em que tive que pausar a leitura para organizar as ideias. São uma enxurrada de acontecimentos que ocorrem em poucas páginas e que, se você não estiver atento, provavelmente se perderá no caminho.
Os personagens me emocionaram demais! Consegui plantar um sentimento específico para cada um e até mesmo conspirei junto com Elizabeth contra alguns. Falando da nossa protagonista do livro, Elizabeth, acho que é unanime que é uma moça bem rancorosa, desconfiada e fria, às vezes com razão, às vezes não. Sendo assim, tive que me acostumar com o seu jeito de pensar e de agir.
Por fim, o contexto da leitura foi fácil de imaginar na cabeça. Pude ter uma intimidade boa com toda a história, tendo contato com todos os cenários descritos.
Estou feliz de ter descoberto esta série sobre a história dos Plantageneta e ansiosa para começar os próximos livros da Philippa. Feliz ainda mais em poder aprender um pouco mais sobre os governantes que antecederam os Tudor.
Fica aqui a minha recomendação desse livro incrível.

Sara - @um_livro_por_ai 22/07/2022

A Rainha Branca
Fantástico. Um livro que te prende do começo ao fim. A Guerra das Duas Rosas contada em primeira pessoa pela própria Rainha Branca. Conflitos, intrigas, guerras, amor, traições... Indico muito!

Jessica852 20/06/2022

Eu sou muito suspeita pra falar porque simplesmente amo todos os livros da Philippa Gregory, mas ?A Rainha Branca? foi um livro que me conquistou.

Carol 12/02/2022

Versão interessante
Mesmo já conhecendo a história, ve a pena a leitura do livro.
A forma como a autora narra os acontecimentos do ponto de vista da rainha Elizabeth torna a história bastante envolvente.

Manu368 29/01/2022

Bom, mas ainda acho que o terceiro livro da série (primeiro, se for seguir a ordem cronológica) é melhor.

Tania_Lamara 21/01/2022

Resenha somente para estatística
Estou reorganizando meu skoob com livros que li há alguns anos e não estavam aqui. A maioria estava no ORELHA DE LIVRO. Portanto, muitos deles não me lembro tão bem da história para fazer a resenha. Portanto essa é mesmo uma forma de entrar pra estatística quando eu precisar. Espero que entendam!!!!

1 | 2 | 3 | 4