A Ascensão dos Vesper Rick Riordan
Peter Lerangis

Resenhas - A Ascensão dos Vesper

Morning 16/10/2013

A Ascensão dos Vesper
A Ascensão dos Vesper é um livro de introdução à série Cahill vs. Vesper, continuação da série The 39 Clues. Pra quem não conhece se situar: The 39 Clues conta a história dos irmãos Amy e Dan Cahill, que após a morte da avó descobrem um segredo sobre a sua família: existem 39 pistas que foram escondidas ao longo dos séculos por membros da família Cahill e que podem conferir um poder enorme à pessoa que conseguir juntar todas elas. Os irmãos então resolvem ir em busca destas pistas, mas não será nada fácil com seus outros parentes também à caça.
AVISO: contém SPOILERS da série The 39 Clues.
A família Cahill tem um inimigo: os Vesper. Ninguém sabe exatamente quem são, mas eles estão sempre determinados a roubar os segredos da família Cahill. A Ascenção dos Vesper é um conjunto de 4 contos onde conhecemos um pouco sobre esse inimigo. O primeiro (de Rick Riordan) conta como Gideon Cahill (patriarca da família e pai de Luke, Katherine, Thomas, Jane e Madeleine) conquistou um perigoso inimigo que perseguiria sua família durante os séculos seguintes em busca de seu segredo.

O segundo conto (de Peter Lerangis) é sobre Madeleine Cahill, a filha mais nova de Gideon e cuja existência os irmãos desconhecem. Determinada a cumprir a promessa que fez a mãe de reunir a família novamente, Madeleine vai em busca de seus irmãos, fugindo sempre dos terríveis desconhecidos que perseguiam sua mãe e agora estão em seu encalço.

Uma Grace Cahill de apenas 13 anos é a protagonista do terceiro conto (de Gordon Korman). Grace sempre soube que sua família tinha muitos segredos, mas nunca soube nada sobre eles. Principalmente agora que a responsabilidade de cuidar do irmãozinho mais novo recai toda sobre ela. Mas após receber uma mensagem misteriosa Grace parte em uma aventura em meio a Segunda Guerra Mundial.

Os queridos Amy e Dan estão de volta em uma história narrada pela autora Jude Watson. A busca pelas pistas acabou e os irmãos voltaram para suas vidas normais. Mas pelo visto um Cahill nunca consegue uma vida normal. Amy e Dan precisam ir em busca de uma relíquia da família, muito antiga e que precisa ser protegida a qualquer custo. Em uma de suas aventuras mais perigosas, os irmãos Cahill vão descobrir que existem inimigos muito piores que seus parentes malucos.

The 39 Clues é uma das minhas séries preferidas. Não ligo que seja infantil, é ótima. Toda a trama é muito bem desenvolvida e é um mistério de deixar qualquer um [...]

Continue lendo no link abaixo:

site: http://oblogdazoey.blogspot.com.br/2013/08/livro-ascensao-dos-vesper.html

Bela 30/07/2021

A Ascensão dos Vesper
Lançado em 2012 pela Editora Ática, A Ascensão dos Vesper é escrito por Rick Riordan, Peter Lerangis, Gordon Korman e Jude Watson, sendo parte da série infanto-juvenil “The 39 clues”.

Sobre o Livro
Como parte da série The 39 Clues, “A Ascensão dos Vesper” introduz a chamada fase 2 dos livros da saga e conta o início da rivalidade entre as famílias Cahill e Vesper, dando prosseguimento em ordem cronológica aos eventos que culminariam nos livros da primeira fase da série iniciada em “O Labirinto dos Ossos”, com os protagonistas Amy e Dan Cahill.

Sendo uma narrativa de mistério, a série The 39 Clues parte da ideia de que os órfãos Cahill recebem do testamento da avó, Grace Cahill, a chance de receber a primeira de 39 pistas que levam a um grande tesouro da família, perseguido por gerações. Composta de 10 livros, a fase 1 da série acompanha os irmãos em disputa com demais membros da família, divididos em clãs que são rivais há séculos: Lucian, Janus, Ekaterina, Tomas e o misterioso clã Madrigal.

Em meio ao contexto da fase 1, “A Ascensão dos Vesper” apresenta a introdução da fase 2 ao contar o início do que dividiu a família Cahill em clãs rivais que se digladiariam por anos, além de apontar um motivo que deveria fazer com que eles se unissem: a ordem Vesper que tenta destruir os membros da família há tanto tempo quanto eles tentam destruir a si mesmos. Iniciando em 1507, a história acompanha Damien Vesper e Gideon Cahill, dois amigos isolados numa ilha para fugir do mal agouro da peste enquanto pesquisam uma cura.

“Vesper olhou fixamente para ela com os punhos cerrados, brancos, sobre o cabo da espada. Olivia sustentou o olhar, fazendo-o ver que ela (…) podia ser mais perigosa naquele instante do que qualquer arma que ele poderia vir a criar. Ela iria conseguir seu intento, ou o destruiria.”

Financiado por Damien, Gideon passou a comportar-se de forma suspeita nos últimos dias e a ambição de Vesper faz com que os dois briguem e passem a perseguir um ao outro. Com a família ameaçada por aquele em quem confiou um dia, Gideon pede para que os filhos Luke, Jane, Katherine e Thomas fujam da ilha com a mãe, Olivia, antes que Vesper descubra a formula segreda que ele acabou de inventar e que caindo nas mãos erradas pode provocar uma guerra no mundo. Porém, a rivalidade entre as crianças e o segredo que Olivia não contou a nenhum deles até então pode acabar gerando mais problemas do que soluções para os Cahill.

Em uma narrativa que perpassa diversas gerações, o livro apresenta correlações com personagens históricos reais e coloca os Cahill como centro segredo de disputa por todos os países enquanto mostra como o início dessa briga familiar foi impactar a vida de Amy e Dan lá na primeira fase da história, instigando o leitor a juntar as peças do quebra cabeça sob o qual toda a série foi construída.

Minha Opinião
Meu primeiro contato com a série “The 39 clues” foi durante a escola, em um dos projetos de incentivo à leitura que tinha os livros da série entre as opções de serem alugados durante a semana. Lembro de ter ficado fascinada pela história, principalmente por conta da narrativa de mistérios que a proposta da série emanava e também por ela ser escrita pelo Rick Riordan. Um dos livros que herdei dessa fase foi justamente “A Ascensão dos Vesper” e esse ano decidi fazer uma releitura da narrativa e me encontrei de volta a uma história fácil e empolgante que me encantou quando criança.

A narrativa de “A Ascensão dos Vesper” é bem simples e até mesmo rápida demais em algumas soluções e decisões de trama, o que de certo modo é perfeitamente compreensível por ser uma história focada em crianças, porém, mesmo com soluções que sob outros olhos soaria fácil demais ou novelesca demais, a história consegue ser empolgante e fácil de se gostar. Os personagens apresentados seguem bastante aquele clichê de arquétipos: Luke é frio e calculista, Katherine é inteligente, Jane é a artista, Thomas é o esportista. As características principais deles são aquelas que irão definir também seus clãs no futuro, o que não é inovador em uma trama pensada agora, mas que para crianças é uma narrativa convincente e divertida, já que instiga a descobrir “qual o seu clã” à medida que você vai lendo, além de alimentar o mistério que gira em torno do quinto clã surgido nessa história: os Madrigal. É uma história de condução fácil, empolgante e que abre espaço para que crianças desvendem mistérios e se empolguem com a trama que perpassa momentos e figuras histórias que entram em contato com os Vesper e os Cahill.

Não restringindo-se a uma única linha do tempo, a história apresenta várias gerações, chegando até mesmo as crianças protagonistas da fase 1, Amy e Dan, mostrando o papel deles dentro dessa disputa familiar provocada pela rivalidade original entre seus antepassados. Buscando a fórmula do soro criado por Gideon Cahill, a família brigou por séculos, interferindo na ciência, na política e na história de países, tudo em busca do objeto que causou a fragmentação entre eles.

“Pensou em seu pai, um homem que nunca conhecera. Sua mãe dizia que ele tinha sido o maior alquimista do mundo e um pai ainda melhor. Madeleine esperava que, onde quer que ele estivesse, pudesse olhar para baixo e ver os resultados dos estudos de alquimia dela. Mais ainda: esperava que estivesse orgulhoso dela”

Contrastando cada tempo em autores diferentes, temos um livro dividido entre os anos de 1507, narrado por Gideon Cahill sob a escrita de Rick Riordan, 1526, narrado por Madeleine Cahill com a escrita de Peter Lerangis, 1942, narrado por Grace Cahill sob a mão de Gordon Korman e, por fim, o ano “presente”, com Amy e Dan Cahill, escrito por Jude Watson. As narrações dos 4 são muito bem elaboradas e dão tom próprio a voz de cada personagem, dinamizando a trama e a apresentação de cada um deles. Com o objetivo de introduzir a fase 2 das histórias, o livro deixa ganchos que certamente serão abordados na série posterior, denominada “Cahill vs Vesper” e atraí principalmente pela rapidez de sua execução e pelos mistérios que ela proporciona.

Como um livro infanto-juvenil, “A Ascensão dos Vesper” é uma ótima recomendação para ser indicada às crianças, uma vez que gera engajamento por parte do leitor e traz personagens ótimos de se acompanhar, podendo ser lido mesmo sem ter a leitura da fase 1. Para leitores mais velhos, o livro soa divertido e recorda narrativas de mistério e caça ao tesouro tão apreciadas da fase de infância já vivida uma vez.

site: https://resenhandosonhos.com/a-ascensao-dos-vesper-rick-riordan-outros/

Synthia 31/12/2021

Achei esse melhor que os dez livros juntos. Contou basicamente a origem dos clãs, a desgraça que caiu sobre a pobre Madeline, o passado de Grace em sua primeira “missão” e um gancho para a próxima série com os irmãos Cahill (embora tenha fatos que aconteceram diferente dos que tinha no livro negro da família Cahill). E não responderam para que serve a porcaria do anel.

Douglas.Augusto 06/02/2022

Inicia-se a treta entre famílias
Conta um pouco do início da história de Grace Cahill nas aventuras relacionadas as pistas e conflito com os Vespers, contextualizando os seus irmãos pouco envolvidos nos livros anteriores.
Inicia a participação de Dan e Amy contra os Vespers por conta do anel da família.

C.aguiar0 14/07/2022

Ruim
O livro conta, basicamente, sobre a origem dos Cahill e a "aliança" com os Vesper.
Ele em si é bem ruim para mim (não sei se é porque eu não li os outros ou o jeito como foi escrito).

Gabriel Paiva 06/09/2015

resenha
O livro contém uma introdução de alguns eventos que originaram toda a história por trás da família Cahill e suas rivalidades! Sendo assim não achei tão interessante quanto os outros 10 livros q tinham um ritmo rápido e até bem divertido de se ler! Eu dei 3 estrelas para esse livros por esse motivo, e por achar que algumas histórias ficaram "fantasticas" demais! Mas estou com muita esperança para a continuação da série! afinal sou super fã!

Isabel.Primo 25/03/2017

Sinopse:
Os irmãos Amy e Dan tinham uma missão, encontrar 39 pistas que revelavam o segredo do poder da família Cahill. Depois de viajar pelo mundo e desvendar as pistas, eles descobrem que têm um inimigo ancestral.

Em "A ascensão dos Vesper", quatro histórias apresentam essa rivalidade que já dura cinco séculos. Em 1507, descobre-se a origem da disputa entre os Cahill e os Vesper, os motivos que levaram à cisão dos irmãos Luke, Katherine, Thomas, Jane e Madeleine e conhece-se um misterioso anel. Vinte anos depois, pode-se acompanhar Madeleine em sua primeira missão Cahill e descobre-se então a origem dos Madrigal. Durante a Segunda Guerra Mundial, vê-se a jovem Grace mergulhar de cabeça nos negócios da família e partir numa arriscada viagem. Na contemporaneidade, pode-se testemunhar Amy e Dan recebendo uma última herança, que traz consigo um legado inimaginável.

Servindo de introdução para a segunda serie de livros de The 39 Clues, o livro é divido em cinco contos, cada qual é ambientado em épocas diferentes.

O primeiro é dedicado a contar a história de Gideon Cahill, sua esposa, Olivia, e seus quatro filhos: Luke, Katherine, Thomas e Jane. Descobrimos o mistério sobre o soro do Cahill e a rivalidades dos irmãos, dando inicio a separação que em alguns anos gerou os poderosos clãs. O livro traz a história de Madeleine Cahill, vivendo em segredo com a mãe, com medo do poderoso Lorde Vesper.

A jovem Madeleine é descrita como curiosa e obstinada, sonhava com um pai que nunca teve chance de conhecer e imaginava se ele se orgulharia dos estudos de alquimia dela. Após um incidente, Madeleine da inicio a sua missão de vida.

Grace Cahill, quando jovem, assemelha-se muito com Madeleine Cahill. E pra quem tem curiosidade ou desejava ler alguma aventura de Grace, o terceiro conto certamente vai lhe satisfazer. Ela mostra porque o clã madrigal é tão importante pra manter essa família estável.

Somente o último conto é ambientado no presente, demostrando quais consequência pós caçada trouxeram Dan e Amy. Não adiantaria pensar que eles voltariam pra sua rotina depois da caça as trinta e nove pista, se tudo resumisse apenas aos pesadelos, do desajuste social e a falta que Dan sente das aventuras ou com responsabilidade que Amy sente como líder da família Cahill. Mas agora eles tem um novo inimigo que se faz mais presente do que nunca.

A Ascensão dos Vesper, juntamente com os contos Jogo rápido, são essenciais para compreensão das próximas historias dessa série. Além de esclarecer detalhes da primeira temporada, criando mistérios para as próximas aventuras dos Cahill.

site: http://www.sociedadedosleitores.com.br/2017/03/resenha-ascensao-dos-vesper.html