Veneno remédio

Veneno remédio José Miguel Wisnik

Resenhas - Veneno remédio

Otávio - @vendavaldelivros 01/06/2023

“Todo esse edifício filosófico, erguido à maneira de um verdadeiro Maracanã metafisico para driblar o sentimento da existência humana como mal-entendido atroz que nunca mais o Brasil ganhará a Copa de 50”.

Ainda que você, leitor, não acompanhe futebol, sabe que é impossível negar a influência do esporte na história e no desenvolvimento social do Brasil. Existe um número considerável de pessoas que, mesmo não acompanhando, acabam tendo um time para torcer, seja por influência familiar ou externa. Ter um time funciona quase como uma marca de pertencimento e reconhecimento pelo outro. O futebol é parte do que é o Brasil.

Publicado em 2008, “Veneno Remédio” é um (longo) ensaio sobre o futebol e o Brasil, escrito pelo músico, ensaísta e professor de literatura José Miguel Wisnik. Aqui o autor mostra como o esporte se relaciona com a sociedade brasileira desde os primórdios de sua prática no país e como o futebol reflete e é refletido nos comportamentos e no pensamento dos brasileiros ao longo das décadas.

Dos primeiros jogos até a Copa de 2006, Wisnik mostra como o futebol de campo e bola, o jogo em si, explica muito do perfil sociológico do brasileiro e vice-versa. Usando de filosofia, psicologia e sociologia vamos viajando com o autor através de campos de terra batida até copas do mundo, enxergando como esse estilo tão particular de futebol que temos é o retrato de um grande pano de fundo histórico e social.

Amo futebol e sempre vi falarem muito bem sobre a obra. Não imaginava que seria um livro tão denso e com um estilo de escrita que às vezes divagava demais, mas nada disso atrapalhou a experiência. Pelo contrário, foi uma oportunidade incrível de enxergar esse esporte através de tantas “lentes” diferentes. As referências aos principais sociólogos brasileiros só engrandeceram o trabalho e deu ainda mais gás para entrar de cabeça no estudo sobre o Brasil.

Vale a pena superar qualquer dificuldade para sorver tudo que esse texto tem para oferecer para os amantes desse esporte único. O Brasil dribla as agruras com a magia de Garrincha e conquista o mundo com a realeza de Pelé e nós, que amamos o futebol, seguimos apaixonados.
Alê | @alexandrejjr 22/09/2023minha estante
O José Miguel Wisnik é uma das nossas cabeças pensantes mais interessantes. Uma pena que poucas pessoas conheçam o trabalho dele na literatura e na música.

Otávio - @vendavaldelivros 22/09/2023minha estante
Com certeza. Eu demorei um tempo considerável a conseguir o livro, inclusive. Era difícil de encontrar até em sebos.

Fabio Henrique 20/09/2017

Análise rica e profunda
Excelente texto. Trata de um assunto popular (futebol) com criatividade, rigor analítico e ao mesmo tempo leveza na escrita.

Para quem curte o esporte e as interpretações sobre o Brasil, é um livro imperdível.
sergiogalvani 04/05/2020minha estante
Estou lendo no momento e acho totalmente o contrário, não há leveza. É uma linguagem rebuscada, inclusive com muitas palavras que eu (que leio bastante, não só livros, mas revistas, jornais e etc) nunca vi na vida.