Sôbolos rios que vão

Sôbolos rios que vão António Lobo Antunes

Resenhas - Sôbolos Rios Que Vão

DIRCE 18/04/2014

O estilo da escrita roubou o sabor da leitura.
“Sôbolos rios que vão” é um livro que chegou até a mim iluminado pelas 5 estrelinhas e foi direto para Estante dos favoritos, pois se trata de mais um mimo da sempre tão delicada Paulinha.
Só que no decorrer da leitura, as estrelinhas foram se apagando uma a uma. O motivo? A escrita de António Lobo Antunes. Sendo minha estreia na literatura desse escritor, desconheço o seu estilo, portanto não sei se a escrita descontinuada, fragmentada e com o predomínio de palavras soltas é comumente utilizada por ele (lembrou-me muito Faulkner) ou se foram as reminiscências confusas, conturbadas de um moribundo solitário,o Antoninho – o Sr. Antunes para os médicos e enfermeiro as responsáveis por um tipo de escrita que fez com que minha leitura fosse enfastiante.
Não fosse o estilo da escrita, as estrelinhas continuariam brilhantes mesmo diante dos dias agonizantes do Sr. Antunes que se arrastavam em meio da dor e das morfinas, pois em contraponto com a morte que se aproxima, uma vida inteira surge pelas lembranças. Lembranças desencadeadas pelos cheiros e movimento de dentro do hospital que levam o Sr. Antunes de volta ao seu passado, volta a ser o Antoninho.
E foi no labirinto dessas lembranças (narradas por um anônimo – ou não) me deparei com passagens belíssimas como as das pags.: 13 :
“[...] E por segundos uma doçura de perfume e um sabor de carne viva, a palavra filho a fazer sentido, sou seu filho e ao dizer mãe digo uma coisa verdadeira [...]
Ou ainda às pags. 181:
“[...]tudo o que não teria importância se a mãe
– Antoninho
e o peito dela o sítio onde ancorar o seu medo do mundo [...]
Como são lembranças de uma vida claro que nem tudo foram flores e desilusões, traições também fizeram parte dessa vida.
Não posso encerrar meu comentário sem deixar de falar sobre o título: Sôbolos rios que vão. Claro que um termo que me era tão estranho me levaria buscar conhecer o seu significado.Por meio das minhas pesquisas fiquei sabendo que: A palavra sôbolos corresponde à flexão do masculino plural de sôbolo. Esta é uma forma do português antigo, contração da preposição sobre com artigo definido antigo LO e significa SOBRE.
Fiquei sabendo também que António Lobo Antunes retirou o título do Poema de Camões:
“Sobolos rios que vão
Por Babilônia m’achei,
Onde sentado chorei
As lembranças de Sião,
E quanto nela passei.
Ali o rio corrente
De meus olhos foi manado;
E tudo bem comparado,,
Babilônia ao mal presente
Sião ao tempo passado.” (…)

Mas o que eu não esperava era encontrar um Poema do Mário Quintana intitulado SÔBOLOS RIOS QUE VÃO.

SÔBOLOS RIOS QUE VÃO.
muito mais...
Vida, sonho de um segundo
---isso é vulgar mas atroz ---
e tenho pena de mim
como a que eu tenho de voz...
e sigo
todo florido
destes nossos velhos sonhos
imortais
---o misterioso tão sem fim ---
eu sigo todo florido
cadáver desconhecido
vogando, lento, à deriva
nos rios todos do mundo!
Mario Quintana in: Esconderijos do Tempo.

Como eu disse ao iniciar meu comentário, Sôbolos rios que vão irá figurar entre os meus favoritos, todavia para não ser injusta, opto por não avaliá-lo,uma vez que o estilo da escrita me roubou o sabor da leitura. Acho que também devo considerar o saldo positivo da leitura: os novos conhecimentos adquiridos.
Agora, quanto a indicá-lo para leitura...bem se o leitor gostar de desafios que vá em frente, mas por sua conta e risco. Mas adianto que não é uma leitura fácil.
09/10/2016minha estante
Li há uns dois anos A Explicação dos Pássaros do Lobo Antunes e passou a ser um dos meus livros favoritos. Simplesmente adorei o estilo da escrita dele, totalmente fragmentada e passeando entre passado, presente e futuro sem avisos, com toques poéticos e ao mesmo tempo ácido. Depois de um tempo li Que Cavalos São Esses que Fazem Sombra no Mar (os títulos dele são lindíssimos) e gostei bem menos. Dessa vez o estilo me incomodou como incomodou a você. Recomendo muito A Explicação dos Pássaros. Quem não gosta deste, realmente não gosta do Lobo Antunes. Eu adoro.

DIRCE 09/10/2016minha estante
Obrigada, pela dica.
Pela sinopse é um livro que tem muito para me agradar. Já o inclui nas minhas leituras futuras.

melbernardoo 25/07/2023

EXEUNT OMNES
Primeiramente, se faz necessário saber que a escrita de António Lobo Antunes é altamente fragmentada e peculiar, para que a leitura seja minimamente proveitosa, o leitor em questão deve estar disposto a selecionar os trechos que contém fatos relevantes para a história para assim, separar o que é realmente conteúdo proveitoso do que se trata de divagação apenas.

António é o personagem principal e narrador desse romance escrito em prosa. O enredo inicia com a visão que Antunes tem da janela do hospital logo após a retirada de um tumor, que ele chama durante todo o decorrer da história de ?ouriço?. É importante ressaltar que o autor faz uso de simbolismos para se referir ao tumor, ao médico (dono do hotel dos ingleses), ao hospital (hotel dos ingleses) e as enfermeiras (as empregadas do hotel), talvez como forma de aliviar a tensão em que o personagem está inserido.

A fraqueza do corpo, a monotonia do hospital e o uso de medicamentos para aliviar as dores contribuem para o estado mental conturbado do personagem, que está a todo momento divagando sobre suas vivências pessoais do passado. O delírio é constante, uma vez que o mesmo em diversos momentos vê seu pai e sua mãe ainda que eles já sejam falecidos. Ainda que sua filha Maria Otília esteja junto a ele no hospital, Antunes se sente só a todo momento, com a possibilidade da morte sempre a confrontá-lo.

Tudo se desenrola entre 21 de março de 2007 à 04 de abril de 2007, António escreve diariamente seus pensamentos desordenados e faz revelações de fatos do passado. Entre eles, a traição do pai com a empregada; a tentativa de suicídio do tio; o assédio sofrido por parte de seu tio durante a infância; a mudança de seu tio para a espanha; e um amor de infância não correspondido.

Valéria 01/09/2020

Lobo Antunes não é um autor fácil, sua escrita incômoda, fragmentada, conturbada, em total desacordo com o convencional faz despertar em nós a certeza da total ausência de controle sobre o tempo, suas linhas soltas misturando passado e presente, perdidas em pensamentos que não se completam, confundindo prazer e dor, nos convida a reviver a nossa linha do tempo. E o que salta é sempre a dúvida.

Acompanhar o solitário Antoninho em toda sua escuridão e medos no alongar da sua frágil existência em meio as incertezas da doença, com todas as sensações que vão e voltam, nos dá vertigem, esse constante lembrar de quem se é, de quem foi e do que talvez consiga ser, faz da grande força, a dúvida. A dúvida que cerca a finitude da vida, que o toca indecente e feroz, tão próxima e tão distante, que se apressa a estar, mas não se encerra, e os dias vão seguindo no capricho de equações complexas em mentes distraídas.

E a dupla delícia fica por conta do esbarrar num poema de Quintana com seu Sôbolos Rios que Vão:

Olha, eu talvez seja esse

muito mais...

Vida, sonho de um segundo
---isso é vulgar mas atroz ---
e tenho pena de mim
como a que eu tenho de voz...

e sigo
todo florido