O Assassino

O Assassino Georges Simenon

Resenhas - O Assassino

Celle 23/01/2017

01/2017 - O Assassino - Georges Simenon - 1935
Quis fazer uma maratona de livros policiais sem saber a história de cada título. Busquei apenas os nomes dos autores que sempre quis ler e peguei na biblioteca o primeiro exemplar que vi.
Para minha inicial frustração, escolhi "O Assassino", de Georges Simenon. Sabia que não teria o comissário Maigret, mas pelo título julguei que fosse algo parecido. Mas não. Encontrei algo muito mais parecido com Dostoiévski do que um Edgar Allan Poe ou uma Agatha Christie.

Desde o início do livro sabemos que Dr. Kuperus cometeu um crime durante o inverno de Sneek, província holandesa. Alertado por uma carta anônima, descobre a traição da esposa Alice com Schutter, um bem sucedido aristocrata local e durante um ano, planeja a execução do crime.
A leitura é em primeira pessoa, estamos a par de tudo o que pensa Kuperus: médico que viveu sua vida toda uma rotina regrada dentro dos padrões sociais exigidos e que depois do crime, questiona-se a respeito de tudo: seus hábitos, seus desejos e sobre essa máscara social que todo mundo utiliza. Acompanhamos suas dúvidas, angústias principalmente em relação ao que os outros pensam dele. Interessante é que uma das grandes preocupações de Kuperus é como todos duvidam de sua capacidade de ser o assassino.