Invencível

Invencível Laura Hillenbrand

Resenhas - Invencível

Leila 05/02/2024

Invencível, de Laura Hillenbrand, retrata a extraordinária trajetória de Louis Zamperini, um herói improvável cuja vida é marcada por uma saga de sobrevivência e superação durante a Segunda Guerra Mundial. Embora esteja saturada de narrativas desse período histórico, devo admitir que minha experiência de leitura foi impactante.
O livro mergulha profundamente nas atrocidades cometidas contra os prisioneiros de guerra pelos japoneses, revelando uma faceta sombria e chocante da guerra que muitas vezes é negligenciada ou obscurecida. Hillenbrand apresenta essas crueldades de maneira vívida e perturbadora, forçando o leitor a confrontar a extensão da barbárie humana em tempos de conflito. Mesmo após já ter lido tanto sobre o tema ainda consegui ficar estarrecida com a brutalidade descrita e com a capacidade do ser humano de infligir dor e sofrimento a seus semelhantes.
O ponto central da obra, no entanto, é a jornada de Zamperini. Sua história de superação é verdadeiramente fenomenal, inspirando e tocando profundamente o coração do leitor. Desde sua luta pela sobrevivência em alto mar até sua experiência como prisioneiro de guerra, Zamperini personifica a resiliência e a determinação diante das adversidades mais extremas. A narrativa habilmente retrata não apenas suas proezas físicas, mas também sua batalha interna contra o desespero e a desumanização.
O retorno de Zamperini para casa e as dificuldades advindas dos traumas que enfrentou são igualmente comoventes. Hillenbrand capta com sensibilidade as lutas internas e externas do protagonista ao tentar se reintegrar à sociedade e superar os horrores que testemunhou e sofreu. Essa parte da história é profundamente enternecedora, destacando a complexidade do processo de cura e a importância do apoio e compreensão daqueles ao seu redor.
Enfim, Invencível é um livro que vai muito além de uma simples biografia. É um testemunho poderoso da resiliência humana em face da adversidade mais extrema, uma reflexão sobre a crueldade da guerra e uma homenagem emocionante à capacidade do espírito humano de encontrar esperança e redenção mesmo nos momentos mais sombrios. Recomendo vivamente esta leitura a todos que buscam uma história inspiradora e comovente.

Paulo 17/07/2023

Zamp, o Invencível
Vi Louie nascer, crescer e chegar no final de sua vida.
A história parece até fictícia, de tanto sofrimento que passou.
Confesso que não é meu estilo de leitura, inclusive achei o começo do livro muito fantástico e no final, onde fica focando nos japoneses, acaba perdendo um pouco o fio da meada. Mas nas partes do treinamento nas ilhas, deriva ao mar e sua reconciliação consigo mesmo no final, são muito boas.
Talvez o estilo da escrita seja um problema. Não deixa você se apegar direito com o personagem. Todo aquele sofrimento me deu a sensação de parecer ter sido lido com um vidro de uma vitrine na minha frente. Para se ter uma ideia, o sofrimento da morte do cavalo de Vronsky no livro da Anna Karénina, é muito maior e mais tocável que esse livro inteiro...
Serve de lição de vida e como um lembrete sobre as feridas da guerra.

Elizabeth 13/11/2022

Invencível
Leitura detalhada, necessária. Me trouxe ânimo para não desistir, acima de tudo. A fé pode vir de várias formas, mas na guerra não tem como ter palavras, só quem viveu.
Larissa.Giorgetti 19/11/2022minha estante
Amei ?

Jessica.Pinhati 14/05/2022

Sobrevivência. Persistência. Redenção
"um momento de dor vale a pena por uma vida inteira de glória. Louie pensou: relaxe."

O filme, é incrível, mas não possuí 1/3 da história relatada no livro.
De uma infância difícil à rebeldia na adolescência, o surgimento de sua paixão por correr, tudo que passou durante a guerra e depois dela. É uma história realmente impressionante.
A leitura é bem detalhada, porém, não é algo maçante, mas fluída, chega a ser difícil parar de ler.
Em resumo, é uma baita história de vida, e que nos permite entender, o porque do livro se intitular INVENCÍVEL.

Wes Janson 03/12/2021

Cativante e transformador!
Quanto mais fontes e pesquisa são usadas para uma biografia, mais extensa e completa ela tende a ser. É o caso deste livro, onde há uma contextualização excelente da Guerra no Pacífico, com a autora se preocupando inclusive como é o interior de um bombardeiro B-24 e como ele é manejado. Mas isso não torna a leitura cansativa, apesar de grande o livro. É fácil, flui naturalmente, e ficamos cada vez mais ansiosos em descobrir o que aconteceu.
Mesmo sendo um livro com uma ótima adaptação para o cinema, o que aparece no filme é apenas uma fração do que aconteceu com Zamperini e os outros prisioneiros, então a leitura é fundamental para quem deseja entender mais a história. Principalmente (mas não só) o pós-guerra.
O livro nos mostra tanto o pior do ser humano como o melhor, com uma mensagem de renovação e fé que mexe conosco. Leitura fundamental para todas as pessoas!!!

Roberto_Silva 21/11/2021

Um relato de superação e resiliência.
Quando iniciei a leitura, tive contato com a história primeiramente pelo filme, esperava que o livro fosse também ser focado totalmente na história do protagonista, entretanto foi além disso, como, por exemplo, explorando os efeitos da cultura na guerra, outros pontos de vista além do protagonista e que no lado inimigo dos prisioneiros também havia boas pessoas.

A narrativa é impecável, conseguindo nos prender independente dos arcos abordados que diferem muito um dos outros, como o corredor olímpico, e o soldado da aeronáutica. Em cada estágio proporcionando muitos detalhes e informações que enriquece o texto.

Para alguém que não curte biografias, tirei mais proveito do que esperava da leitura, aprendendo alguns fatos sobre a guerra que não conhecia. Caso goste desse estilo e tenha estômago para ler um livro que explore a crueldade humana. Recomendo a leitura.

Rafa 04/04/2021

História linda de superação em volta da temática da segunda guerra mundial! Leitura fácil.

Leandro. 25/01/2021

Nanquim.
   Em 1937, no início da invasão da China pelo Japão. Os militares japoneses cercaram a cidade de Nanquim, isolando mais de meio milhão de civis e 90 mil soldados chineses. Os soldados se renderam e, depois de receber garantias de que estariam a salvo, se sujeitaram a ser acorrentados. Em seguida, oficiais japoneses emitiram uma ordem por escrito: Todos os prisioneiros de guerra deverão ser executados.

O que sucedeu foram seis semanas de um frenesi de matanças que desafia qualquer possibilidade de articulação. Multidões de prisioneiros de guerra foram decapitadas, metralhadas, esfaqueadas e queimadas vivas. Depois, os japoneses voltaram a atenção para os civis, empregando competições de matanças, estuprando dezenas de milhares de pessoas, mutilando, crucificando-as e incitando cães a atacá-las. Os soldados japoneses tiravam fotos ao lado de corpos destroçados, cabeças cortadas e mulheres amarradas para que fossem violentadas. A imprensa japonesa publicava as contas de matanças como se fossem placas de partidas de beisebol, louvando o heroísmo dos competidores. Historiadores estimam que os militares japoneses tenham matado entre 200 mil a 430 mil chineses, incluindo os 90 prisioneiros de guerra, no que se tornaria conhecido como estupro de Nanquim.

Thiago.Nascimento 19/01/2021

Inspirador
Livro totalmente inspirador. Demonstra como o ser humano é capaz de superar obstáculos, sobreviver mesmo que todas as situações estejam contra a pessoa. Mesmo contra todas as esperanças, sem dignidade, e no ambiente mais hostil, não devemos desistir de lutar.

Emi 13/05/2020

Garra, e vontade de viver inquestionáveis.
É um dos livros mais emocionantes que ja li, os filmes nunca chegam perto do que é retratado no livro, li o livro primeiro me encantei assisti o filme por curiosidade e mantenho o interesse apenas no livro, que com toda certeza indico fielmente.

Gusta 06/03/2020

Pra quem gosta de histórias de superação
Sabe aquelas histórias reais que mais parecerem retiradas de roteiros hollywoodianos? Dignas de Oscar, Globo de Ouro e essas premiações cinematográficas? Então, isso é o que ocorre com a história de Louis Zamperini, um promissor velocista americano.
Por meio de uma biografia romanceada- corrijam-me se eu estiver equivocado quanto essa classificação-, Laura Hillenbrand descreve a vida de Louie desde o nascimento até a atualidade. Dessa maneira, você vai se deparar com essa figura central em diferentes períodos da vida, desde a infância conturbada até a velhice plena. Mas afinal, o que tem de mais na história desse sujeito pra render um livro? Resumidamente, tudo!
Louie foi um típico garoto problema que teve sua vida transformada pelos esportes. E como qualquer esportista de modalidade olímpica passa a sonhar com uma medalha de ouro pra chamar de sua. Após participar dos jogos olímpicos de 1936 na Alemanha nazista, esse desejo parece cada vez mais próximo de se tornar real. Todavia, ele tem sua vida transformada com o início da II Guerra Mundial e entra para a Aeronáutica Americana. É servindo a pátria que o nosso garoto da Califórnia se envolve em um acidente aéreo e fica à deriva no pacífico por mais de um mês sob as piores condições possíveis. Como não bastasse todo esse martírio, ele e seu amigo Phil são capturados pela Marinha Japonesa e tornam-se prisioneiros de Guerra.
A essa altura você pode até estar com raiva de mim, porque não marquei o botãozinho de spoiler, mas a verdade é que eu não te falei nem um terço da história. Ficou curioso pra saber mais? Leia, mas não espere se debruçar sobre o melhor livro da sua vida com uma narrativa inovadora e surpreendente; pois, apesar de ser "romanceada", ainda assim é uma biografia e a autora tenta ser fiel aos fatos.

Deza Farias 10/08/2019

SIGAM @RESGATADAPORUMLIVRO NO INSTAGRAM
Nota: 5+
???????????????????
Mais um livro com temática da Segunda Guerra mundial, como muita gente sabe, eu amo livros que abordem a 2GM.

Nesse livro vamos conhecer toda a trajetória de vida de Louie Zamperine, desde muito pequeno até se tornar um símbolo de resistência.

Louie era aquele garoto problema, a ovelha negra da família, vivia arrumando confusão, roubando, cabulando aulas, fungindo e já era conhecido das autoridades.
Ninguém nunca conseguia pega-lo quando ele roubava algo de tão veloz que o danado era.
Com a ajuda de seu irmão Pete, que viu nessa velocidade, uma forma de tira-lô dessa vida, de pequeno deliguente, ele o inscreveu na equipe de atletismo na escola onde já era atleta. E começou a treina-lo com afinco. Louie era tão bom que aos poucos começou a quebrar todos os recordes na sua categoria, e já almeijava os Jogos Olímpicos de Berlim em 1936. Se classificou, e ficou em oitavo lugar nos 5.000 metros.
Recebeu os cumprimentos de Adolf Hitler.

Sua vida mudou tragicamente quando os Estados Unidos entrou na guerra, e ele foi servir como Bombardeiro nas forças armadas.
Lutando ao lado de homens corajosos, Louei venceu os piores anos de sua vida.

Em várias de suas missões contra os Japoneses eles tiveram sucesso em a bordo do B24 "Super man". Até que um dia, eles perderam o seu tão precioso B24 no combate em Nauru. Pouco depois a tripulação de Louie foi mandada em uma missão de resgate a bordo do "Green Hornet" infelizmente eles não conseguiram resgatar a tripulação que tinha desaparecido. E o pior eles tinham sofrido um acidente agora estavam em alto mar, pedidos.
De toda a tripulação do "Green Hornet" apenas três homens sobreviveram, entre eles Louie.

Depois de passarem 47 dias aderiva, rodeados de tubarões, sem alimentação, sem água, cheio de feridas causadas pelo sal e sol, Louie e Phil únicos sobreviventes do naufrágio, caíram nas mãos dos inimigos. ??

Quando foram encontrados, os japoneses até que foram legais, o ruim mesmo foi quando Louie foi transferido para o campo de prisioneiros em Omori e encontrou com aquele que seria seu carrasco.

Mutsuhiro Watanabe (Bird) um homem que a maldade era indescritível, que perseguia os prisioneiro e em especial "Louie" desde o primeiro dia no campo, ele marcou Louie como o número 1, e sempre punia Louie de todas as formas possíveis e muitas vezes o deixava inconsciente.

O livro é muito bom, e se for para resenhar do jeito que eu gostaria, daqui a pouco ai ser outro livro.
Só leiam, a escrita da Laura é maravilhosa. (Pensei que a leitura ia ser massante, pois já tinha visto o filme antes) Mas a leitura fluiu muito rápidos! O livro te prende de uma maneira maravilhosa, o livro contém muitas imagens os que nos deixam mais envolvidos ainda. Quero agradecer a essa autora por toda a sua pesquis e dedicação em esmiuçar a vida de Louie desde sua infância até os seus últimos anos.

Para quem ama livros com essa temática e quer ter um outro ponto de vista da guerra, Ver como a guerra afetou outras nações, esse livro é super indicado. Uma forma de ver a guerra pelos olhos dos americanos. Conhecer um pouco mais da guerra no Japão.
O que eu mais amei nesse livro, foi toda a dedicação de toda a família e amigos do Louie, em especial seu irmão Pete. Além do fato de que em meio a tantas tragédia os homens em situações estarrecedoras de fome, peste e miséria, buscavam razões para viver.

"LEIAM ESSE LIVRO POR FAVOR"

E depois vejam o filme dirigido pela naravilhosa @angelinajolie e estrelado pelo gatão @jackoconnell, o filme é bem fiel ao livro, e vale muito a pena assistir. UM DOS MEUS FILMES FAVORITOS DA VIDA.

Boa leitura a todos!!!

Marcelo Melo 20/04/2019

Uma emocionante história de superação. Vale a pena ler.

Leituras e Reflexões 11/12/2017

A história real de um homem que viveu as privações, torturas e situações adversas mais inimagináveis e, por que não dizer também, improváveis que possam ter acontecido a uma só pessoa.
Sem dúvida um dos livros mais fascinantes que li este ano. FASCINANTE - é o adjetivo apropriado para ele. Muito bem escrito, entretecido com uma riqueza de detalhes que nos fazem ter a nítida impressão que estamos vivenciando muitas das situações que Louis Zamperini enfrentou.
Emocionante como ele suporta e sobrevive a tudo que já parecia ser sua sentença de morte e também ver a reviravolta que sofre a sua vida após o pregador Billy Graham cruzar seu caminho (confesso que essa foi uma das partes com as quais eu mais celebrei).
Indico a todos que, como eu, amam conhecer um pouco mais da história mundial e das histórias de verdadeiros heróis totalmente humanos... aparentemente frágeis, mas surpreendentemente sustentados pela mão de Deus. LEIAM ESTE LIVRO!

site: https://www.youtube.com/watch?v=LqwPbMV-lpA

Felicity 27/06/2017

Livro para mudar seu conceito sobre a vida
Eu não tenho palavras para descrever este livro , é mais que uma história, uma lição de vida término ele , sem fôlego , pois ele te remete a emoções desconhecidas , agora vou assistir o filme pada ver se eles conseguiram por em horas uma vida inteira ...