Noite Eterna

Resenhas - Noite Eterna

1 | 2 | 3 | 4

Stefanny 12/02/2024

Que finalização espetacular!
Confesso que depois de ler A Queda, fiquei com receio sobre como a trilogia se encerraria. O livro anterior se mostrou apenas um meio para chegar ao fim, o que me decepcionou bastante. Mas em Noite Eterna temos um desenvolvimento na história junto de um salto no tempo, mostrando como o mundo estava depois da dominação dos vampiros e como a sociedade se adaptou à nova vida forçada.

O livro narra muito bem como as pessoas se acostumaram ao caos instaurado e também como algumas pessoas se negam a viver daquele jeito, o que é o caso de Eph, Nora, Vasiliy e Gus, que fazem parte de um tipo de resistência. Acredito que uma das coisas que mais me impressionou foram as regras trazidas pelos vampiros: mulheres grávidas eram tratadas extremamente bem, enquanto os demais faziam “doações” de sangue constantes para alimentar os vampiros. Basicamente, os humanos viraram um tipo de gado para que os vampiros pudessem se alimentar, mas sem extinguir a espécie.

A história é muito bem conduzida ao seu final, explicando diversos pontos que ainda traziam dúvidas aos leitores, como por exemplo o surgimento do Mestre. Achei interessante o modo como del Toro e Hogan fizeram a criação do vampiro mais temido do mundo, um tipo de misticismo que ainda não tinha visto em nenhuma história desse ser mítico.

Por fim, Noite Eterna entregou um conteúdo incrível! Em diversas cenas fiquei chocada com os acontecimentos e outras me fizeram até mesmo sentir raiva, exatamente o que esperamos de uma boa história de suspense. A Trilogia da Escuridão foi uma leitura incrível e que superou as expectativas (apesar do segundo livro).

site: https://www.tiktok.com/@isterbooks/video/7317765283765128453

Campos 11/02/2024

Corrido e sem emoção
Acho que a distância que tive entre os outros livros acabou estragando a experiência para mim. Vi muitos defeitos no livro com conclusões apressadas de personagens e a trama toda sendo resolvida rapidamente.

Neidinhap 01/12/2023

Muitíssimo bom
O tipo da série que merece uma adaptação...e tem..vou assistir para vê se chega aos pés do livro..
Amei a escrita do Guillermo del Toro.. parece que estava dentro da história..
Uma história cheia de suspense e surpresas..
Aínda estou digerindo esse final... agridoce..e sensacional...

Julialavalle 10/11/2023

O final poderia ser melhor mas ..
Eu adorei ter conhecido a trilogia da escuridão do renomado Guillermo del Toro, dos 3, o que mais gostei foi o segundo, achei que foi mais bem desenvolvido. Nesse terceiro, poderia ter elaborado um final menos sofrido, mas parando para pensar.. acho que não teria outra forma mais aceitável para este final. No entanto, são livros muito bons! Recomendo para quem gosta de pós apocalíptico e horror.

Gabriel 04/10/2023

A Luz
Depois de 8 meses sem ler, não somente termino este livro, mas esta trilogia também.

Da série The Strain que me apresentou a trilogia e me proporcionou novas experiências e aventuras nesta saga.

Valeu a pena a leitura, recomendo.

Leo Vieira 19/05/2023

A Trilogia da Escuridão Vol. 3 - Noite Eterna
Uma das grandes surpresas literárias que tive nos últimos anos, foi ler Noturno, em 2020. Livro do qual eu não conhecia nada mas ganhei de presente. Ainda nas primeiras páginas, me apaixonei pela trama.

No entanto, o segundo livro acabou dando uma freada na qualidade, embora eu ainda tenha gostado muito. Mas, o terceiro e conclusão a saga, é um desfecho SENSACIONAL.

No último livro, os humanos sobreviventes liderados por Ephraim, tentam se reerguer após as perdas do ultimo livro e buscam uma nova maneira de por fim de uma vez por todas ao Mestre e sua corja de vampiros.

O livro nos mantém imersos em todo o decorrer da aventura. São 414 páginas de ação, terror e suspense recheado de drama familiar e críticas sociais. Os desfechos para cada subtrama, não pecam em nada e elevam a história.

O final é assustador e caótico, no entanto, possui uma bela mensagem bíblica que faz com que essa trilogia, ganhe fatores que a tornam em uma saga épica!

Este é sem duvidas um dos melhores livros de vampiros, com uma das reformulações mais criativas envolvendo este mito. Recomendo muito.

Suelem 16/04/2023

Previsível, mas bom.
A série é ótima, mas chegou um momento em que era possível ter total certeza do que iria acontecer. E o desfecho, mesmo sendo óbvio, não teria outro mais adequado.

Sandro.Menoncin 15/02/2023

Noite Eterna
Após um livro 2 muito fraco esse terceiro livro elevou novamente o nível da série dando um final digno a ela, a perda de um dos personagens principais (e o meu favorito) ao final do segundo livro é muito sentida na narrativa e na continuidade da história mas era necessária para a que outros personagens tivesse seu desenvolvimento
Com um bom ritmo e todo o clima apocalíptico você quer muito saber o que vai acontecer ao final do livro, uma trilogia muito boa que recomendo a leitura a todos.

Igor 25/10/2022

A noite eterna dos Vampiros
Nesse terceiro e último livro acompanhamos o desfecho de Eph e os outros sobreviventes contra a nova ordem mundial dos Vampiros, comandados pelo Mestre.
Depois do final de A Queda, saltamos dois anos no futuro, em uma sociedade totalmente dominada por Vampiros, onde humanos vivem em locais semelhantes a campos de concentração.
Vemos ainda o grupo da resistência tentando decifrar os código do livro que pode ajudar a acabar com o mestre.
Esse último livro, na minha opinião, foi superior aos outros dois. A leitura me prendeu mais, consegui finalmente me importar e ter um pouco de empatia com os personagens, e passar horas preso nesse mundo.
Conhecemos ainda a origem dos Vampiros Nesse mundo, o que eu pessoalmente achei bem inventiva, porém bem fraca.
O final em si foi bom, empolgante, mas talvez um pouco previsível.
Para concluir, foi uma trilogia que eu entrei esperando muito, e acabei de decepcionando um pouco. Porém não deixa de ser uma leitura recomendável para quem gosta do tema.

Rafa Roseno 13/07/2022

Foi triste esperar mais dessa trilogia e principalmente desse livro. O primeiro livro dos três foi ótimo, tinha tanto potencial...
Esse livro poderia ter sido simplesmente reduzido a cem páginas. O eterno conflito/rixa entre dois personagens foi TÃO insuportável. Eu odiei isso. Desnecessário. Várias coisas foram desnecessárias. O final? Razoável. Apenas isso.

Cachamorra 27/06/2022

Um bom final de trilogia
Esse terceiro livro da trilogia da escuridão consegue finalizar de forma justa a saga. Não é épico, mas é bom. Você termina a leitura sentindo que até valeu a pena.

O livro traz antigos personagens em um cenário arrasado. Há momentos que algumas decisões não fazem sentido, mesmo no campo emocional. A humanidade está refém de vampiros e ainda assim alguns personagens colocam tudo a perder por interesses sem sentido. Mas, é assim que o povo estadunidense pensa, então, que seja.

Alguns arcos de Personagens são simplesmente chatos e outros personagens são colocados na história apenas para morrerem. Esse é um recurso que o Del Toro e o Hogan usam a todo momento em cada um dos livros. Se você ler em sequência, como eu fiz, o padrão fica óbvio e perde a emoção.

Mas, como escrevi antes, um bom final.

Danilo.Andrade 08/05/2022

Noite eterna é a conclusão da trilogia escuridão. Pra mim o melhor livro da trilogia e o primeiro. O que eu mas gostei foi como os autores criaram os vampiros totalmente fora do convencional. Mas o mito em volta dos vampiros não gostei muito porque principalmente nesse livro mudo de científico pra religiosa e fico meio estranho. Os personagens não consegui gostar de nenhum, não que são personagens são ruim ou sem desenvolvimento só não curti. A conclusão é muito boa com muita destruição e lágrimas.

Gian 10/03/2022

Acredito que seja a melhor trilogia que já li até hoje!
O mistério e suspense do primeiro livro, a apreensão e sobrevivência do segundo livro e a esperança do último livro encaixou tudo perfeitamente!
Gostaria que o livro tivesse um final diferente do que teve, porém não deixa de ter sido uma boa conclusão!
Indico muito!

1 | 2 | 3 | 4