Memórias do Fantasma

Memórias do Fantasma Carlos Rodrigo

Resenhas - Memórias do Fantasma

Pri 07/06/2015

Fantasmas tenebrosos
Arthur é um rapaz de 17 anos que tem um problema sério. Seus pais morreram em um incêndio alguns meses antes, então ele está tendo que aprender a viver sozinho. Arrumou um emprego, saiu do colégio e mora em um condomínio aonde quase ninguém gosta dele. Mas o maior problema dele é outro: seu pai se transformou em um fantasma horripilante, e vem o atormentado frequentemente, seja com pesadelos terríveis, seja com a própria presença e seu toque que causa queimaduras no filho. Arthur não entende como seu próprio pai, de quem foi tão amigo em vida e guarda tantas boas recordações, poderia ser capaz de fazer mal a ele.
Diariamente, Arthur acorda a vizinhança com seus gritos noturnos. As pessoas acham que ele é louco, mas ainda assim ele encontra amigos em seu prédio: Ágata, Mateus e Mirella. Seus amigos conhecem seu segredo e tentam ajudá-lo da melhor forma que podem, mas eles não têm muita ideia de como lidar com acontecimentos sobrenaturais, além de terem medo de que o fantasma também vá incomodá-los.

"Laura tinha algo de diferente. Arthur não tinha se interessado por nenhuma outra garota dessa forma. Ela com certeza não era qualquer uma. Poderia Arthur estar apaixonado?"

Enquanto isso, conhecemos Laura. Ela é uma garota de 17 anos, muito bonita, mas que deixou de ser humana após ter uma morte trágica, então faz de tudo para passar uma aparência de rebelde, na tentativa de manter as pessoas à distância. Apesar disso, está decidida a ter uma vida o mais normal possível. Dessa forma, acaba conhecendo Arthur. Ela não quer permitir que ninguém se aproxime demais e acabe descobrindo o que realmente é, mas percebe que talvez não consiga manter-se longe dele por muito tempo.
Na tentativa de acabar com seu sofrimento, Arthur e seus amigos se metem em muita confusão, e mexer com esses seres sobrenaturais pode ser perigoso. Arthur e Laura também acabam se conectando, mas com tantos segredos entre os dois talvez seja difícil construir uma relação sólida. Arthur só deseja conseguir se livrar do fantasma que o importuna, para talvez então ter uma vida normal e alegre.

"— Ter uma vida não é apenas possuir um coração que pulsa sangue constantemente e um cérebro que funciona. É saber construir momentos felizes a cada dia..."

O livro possui uma história interessante, com uma versão bastante macabra dos fantasmas. Achei que o autor foi muito criativo ao descrever essas criaturas, suas atitudes e sua forma de "viver". Mas em outras coisas, achei que deixou a desejar... Encontrei vários erros de escrita, o que me incomoda bastante (principalmente vírgulas fora do lugar... sou meio cismada com as vírgulas), e também achei que os pontos de exclamação foram usados em excesso. Talvez isso se deva ao fato de que o autor era bem jovem e ainda não tinha a escrita muito aprimorada, mas também acho que faltou uma boa revisão da editora. (Espero que não me achem muito chata com esse negócio da escrita... Eu sei que não tenho uma escrita perfeita, mas sempre espero que nos livros tudo seja o mais perfeito possível)
Outra coisa que me incomodou um pouco foi que em alguns momentos há um detalhamento exagerado das situações e em outros eu ficava confusa sobre o que estava acontecendo. Esse tipo de narrativa, juntamente com a troca de pontos de vista entre os vários personagens, às vezes me deixava perdida e um pouco cansada da história. Achei que ficaram assuntos incompletos e pontas soltas, tanto na história do Arthur como na da Laura. Talvez isso seja compensado nos próximos volumes, já que esse é o primeiro livro de uma série, então o autor deve explicar mais detalhes depois. Também achei que alguns acontecimentos foram meio desnecessários... O Arthur já passa por tantas coisas, será que ele precisava ter ainda mais preocupações? rs
Com exceção desses detalhes, o livro é bom, a leitura é simples e rápida, e o enredo conseguiu me deixar curiosa para saber como tudo se resolveria. Agora quero ler a continuação e descobrir se o Arthur finalmente conseguirá ter um pouco de sossego na vida.

site: http://www.sigolendo.com.br/2015/06/cheiro-de-livro-novo-memorias-do.html

Aldemir Alves 10/07/2013

Memórias do Fantasma - Atormentado
Memórias do fantasma – Atormentado

Estou com esse livro a algum tempo, confesso que demorei em poder ler, isso pelo fato de estar com muitos trabalhos acumulados e escrevendo muito nos últimos dias.

O livro conta a história de Arthur Lourenço, um jovem de 17 anos que está órfão há algum tempo. Após a morte de seus pais o menino precisou aprender a se virar sozinho, e para sobreviver após a tragédia, contava com os melhores amigos: Ágata, Matheus, Mirella.

O início da leitura já prende a atenção do leitor, com o prólogo “parque dos horrores” o autor inicia a sua trama. Logo nesse começo já gostei muito da narrativa e a proposta do Carlos Rodrigo, sabe aquele clima de “Pague Para Entrar, Reze Para sair” então, o parque de diversões me lembrou muito o filme.

O livro é bem interessante e os diálogos no estilo adolescente conseguiram me cativar bastante. O romance entre Arthur e Laura evolui muito no decorrer da leitura e suas diferenças é o que mais torna a leitura recheada de suspense. Já imaginou um romance entre um fantasma e um mortal? Eu nunca pensei que isso seria possível, mas não mãos do Carlos isso foi possível e a ideia foi muito bem explorada por ele.

Sou fã de livros no gênero adolescente, com narrativas simples e bem elaboradas, por isso gostei muito de Memórias do fantasma.
Recomendo muito o livro para fãs de suspense, e terror leve, não é um livro assustador, mas é muito bem escrito e inovador.

Cotes:

“Quando se faz amigos, espera-se que essa amizade esteja sempre evoluindo. Amigos sempre querem saber de sua vida e isso era algo que Laura teria que estar se esforçando constantemente para camuflar, até porque ela não possuía vida. Apenas morte ao seu lado”.

Se você gosta de um bom suspense, com um toque de sobrenatural, não pode perder essa aventura.

site: http://aldemir-resenhas.blogspot.com.br/2013/07/resenha-memorias-do-fantasma-atormentado.html

Mylena Araújo 09/06/2013

Atormentado - Autor Carlos Rodrigo
Bom acho que palavras são o bastante para descrever o quão este Romance juvenil, expressa a confiabilidade nas palavras escritas, por um autor bem jovem. A cada página lida, me sentia realmente dentro da estória, como se conseguisse sentir os personagens -passarem por mim. O que é incrível-.

Leiam a Sinopse:
Após a morte de seus pais, Arthur Lourenço, um jovem de 17 anos, precisou adaptar-se a uma nova rotina, totalmente diferente a qual vivia. Outro lar, novos amigos, e, a decisão de abandonar o colégio. Ele até poderia aceitar esse fato, se não fosse pela condolência em ver o pai tornar-se um fantasma tenebroso. Como alguém seria capaz de se acostumar com essa tormenta? Felizmente, Arthur possui amigos dispostos a ajudá-lo se livrar deste sofrimento. Especialmente, Ágata: A bela garota que porta sinais de bipolaridade.
Quando a sua preciosa vida foi retirada por bruxos das trevas, em um ritual manipulado há uma década, Laura Mendez, sofreu uma transformação que jamais desejou. Ela já não era mais humana. Porém, felizmente, um dia conhece Arthur, pelo qual o seu coração passa a bater mais forte. Embora ela tente reprimir ao máximo esse sentimento...
No entanto, de que modo Arthur reagiria ao descobrir que estava apaixonado por um ser sobrenatural? Isso parecia improvável, pelo simples motivo de já vir sofrendo o suficiente com esse lado sobrenatural do mundo, antes mesmo de conhecer Laura.

Tudo começa com Arthur, 17 anos de idade, teve sua vida mudada drasticamente após a morte de seus pais. Abandonou os estudos e para piorar a situação seus vizinhos o tem como um maluco, -o rapaz começa a receber a visita do fantasma de seu pai, que ao tocar sua pele, provoca serias queimaduras-. Mas o jovem Arthur não está sozinho ele tem a companhia e ajuda de seus amigos, Mirela e Matheus (irmãos)e Ágata.
Revistas

Com o passar de cada capítulo pude acompanhar o sofrimento deste personagem marcante e me cativei ainda mais com Ágata que acaba descobrindo que pode prever o futuro das pessoas.

Ah e não posso me esquecer de Laura, ela é um fantasma também e acaba conhecendo Arthur, os dois se tornam muito próximos... Mas Catarina ameaça esse novo sentimento, - A jovem fantasma pensa o pior de Arthur e acha que o mesmo tentou a aproximação por querer ajuda com seu pai-.

Não vou contar mais detalhes - Terão que ler para descobrir.

O enredo é bem cativante, sobrenatural é o que não falta... Eu realmente recomendo a leitura e dou 5 estrelas... Parabéns ao Autor.

Agora só nos resta ler a continuação, estou ansiosa!!!!!
Yara 29/06/2013minha estante
5 estrelas super merecidas, se pudesse eu dava 6. Atormentado me encantou!

Mylena Araújo 21/02/2016minha estante
Sim... é uma ótima história *-*

Erick F 09/06/2013

Nessa história os fantasmas deixam de ser um genuíno espírito ou alma e se tornam horríveis assombrações que podem nos machucar ate a morte!!!
Não é novidade que o mercado editorial do Brasil tem certa carência por não ter bons livros nacionais escrito por autores brasileiros, mas de uns tempos pra cá, a coisa parece ter mudado, autores nacionais como Raphel Draccon, Carolina Munhoz, Thalita Rebouças, se tornaram os queridinhos de leitores brasileiros, eles se tornaram autores lidos pelos seus leitores e isso não é só bom, como um ótimo sinal. Sendo assim, autores iniciantes começam a aprender que o mercado editorial no Brasil não é fácil. Mas deixando isso de lado, vamos à resenha.
Memórias do Fantasma, é a prova de que no Brasil existem boas histórias nacionais, o livro tem um começo um tanto assustador que me lembrou os filmes da saga Premonição.
O livro é escrito em terceira pessoa, que por sinal tem ótima escrita conduzida por Carlos Rodrigo. Somos apresentados a vida de Arthur Lourenço, e seus amigos, depois conhecemos Laura Mendez, uma personagem um tanto rebelde, arrogante e revolta, adoro personagens com personalidade forte, pois eles sempre têm uma grande ferida no passado que os deixam assim.
Carlos Rodrigo consegue manter o leitor preso a história, mas é do meio para o final da história que ele chega ao ponto crucial da história. A verdade e que dei um pulo da cama e disse: “Caramba agora a coisa ficou seria”, bem, foi mais ou menos isso teve um palavrão no meio, tipo assim: now was fucking serious!!! Isso correu em uma cena que Arthur esta socando um fantasma, quando na verdade era... (só lendo para saber rsrsrs...)
Com personagens cativantes e de personalidades totalmente diferentes uma das outras, que faz com que o leitor pense que eles são reais; com uma história muito boa e sobrenatural Carlos Rodrigo faz seu primeiro livro de estréia seja nada menos do que, sensacional, com cenas de terror assustadoras, com um suspense básico faz de Memórias do Fantasma um Sobrenatural incrível.
Confesso que estava com saudades de ler um bom sobrenatural e Memórias do Fantasma, matou um pouco dessa saudade.
Desejo toda sorte do mundo para Carlos Rodrigo, que seu livro seja lido e reconhecido por vários leitores brasileiros, é isso.

XOXO Galera!
Erick F 10/06/2013minha estante
Esqueci de dizer que fiquei com gostinho de quero mais no final, estou ansioso para o lançamento dos próximos livros, recomendo a leitura para todos.

Yara 29/06/2013minha estante
Realmente, no final temos aquele gostinho de quero mais. Vale a pena ler.