Os Crimes do Mosaico

Resenhas - Os Crimes do Mosaico

1 | 2 | 3 | 4

te amo shawn 31/07/2023

Bom, ruim, médio
O livro começou TÃO bem, mas não sei no que deu no autor, que ele se perdeu no meio da história. a investigação foi deixada de lado em grande parte do livro, dando lugar à tópicos da vida de Dante (oq eu n gostei). esperava mais

Pauliane.Brito 09/07/2023

Muitas teorias confusa
Tem uma forma inteligente de escrita que torna prazerosos o ato de descobrir a junção das palavras em frases bem montadas. Aprazível mais pela construção da escrita pelo estilo do autor do que pela história em si. A história fica com muitas teorias pouco explicadas, o personagem principal não se constroe como ante herói nem como herói e fica tudo pelo caminho. A história tambem fica pelo caminho com seus muitos personagens e descrições que exigem inspiração e força na imaginação. Para quem gosta de história, filosofia e leitura em estilo diferente é uma boa.

YoMisma 08/06/2023

Os crimes do Mosaico
O livro inicia com um assassinato e chamando o prior Dante Alighieri para ajudá-los a desvendar.
Entretanto, o que era para ser o desenrolar disso, ao meu ver, aparenta que o autor se perdeu, deixando a investigação em segundo plano e colocando como primeiro plano pontos de reflexão de Dante - falando nele, homem muito arrogante, presunçoso e que só vê o pior em todos, como se ele fosse o único certo.
O desenrolar da história passou acontecer nas últimas páginas, o que me trouxe muita decepção.
Por fim... Não recomendo.

Diogo310 09/02/2023

Ignorando a investigaçao xoxa sem graca é interessante pra entender a história da itália, conhecer uns nomes e entender melhor sobre a arquitetura desse periodo, (que eu me apaixonei estudando sobre)

mas pqp é um desrespeito usar a figura do dante alighieri pra incorporar nesse livro um homem CHATO INSUPORTÁVEL

Sabrina.Uliana 01/05/2022

Dante insuportável.
Que livro ruim. Gente, sério.

A história tinha tudo para ser boa, porém...
Dante é insuportável, agressivo, arrogante.
O final é fraco, sem lógica nenhuma.
Os pontos filosóficos surgem do nada e terminam em lugar nenhum.
Não gostei nem um pouco.

moni 26/01/2022

horrível
Eu literalmente passei 2 anos lendo esse livro de tão RUIM que é.

É horrível, tudo nesse livro é podre. Ainda bem que esse lixo do Dante é um personagem fictício pq se fosse uma pessoa eu faria questão de meter a porrada.

Garota do brechó da av paulista vc me paga caro por falar q esse livro era bom

Paola322 17/11/2021

cansativo demais
Acho que a proposta é boa, mas o desenvolvimento não funcionou pra mim.
O crime que seria a base de tudo simplesmente não prende em nada e nao desenvolve.
Cada coisinha que aparece recebe uma descrição detalhada super enjoativa, que né tirou todo o gosto da leitura.
Penso que ideia de desenvolver Dante, como o escritor que é, e querer transmitir cada pensamento e confusão da cabeça dele deixou maçante demais.

Marina Assis 14/12/2020

Coloquei muita expectativa e me decepcionei.
Engana-se quem pensa que o livro trata de um romance policial. Ao folhear o livro, percebi que o que era pra ser o principal enfoque, acabou se tornando um segundo plano, pois o autor Giulio Leoni tentou fazer com que Dante Alighieri fosse um personagem muito mais filosófico do que investigativo, o que na minha opinião fez com que a história torna-se cansativa já que coloquei uma expectativa muito alta a respeito. A única parte que verdadeiramente prendeu minha atenção, foi na descrição do crime.

Para quem gosta de histórias assim, irá encontrar questões amorosas, influências da astrologia em nossa vida e conspirações.

O texto foi bem escrito, o autor retratou bem a cidade de Florença e costumes daquela época, mas como disse antes, a história foi muito cansativa e sempre que eu me perdia na leitura, não tinha vontade de voltar para entender. Só não desisti pelo fato de não gostar de abandonar nenhum livro.

Enfim, o personagem é chato, a história é chata e eu não recomendo.

Luís 31/10/2020

Muita expectativa e historia razoável para ruim
Muita expectativa e historia razoável para ruim
O autor enche detalhes ao criar uma Florença medieval, abre diversas formas de introduzir conhecimento dos costumes e do tempo, bem como ligações com a cristandade e a mitologia clássica que recheiam o romance. Porém, nem tudo são flores... O autor se fia muito na erudição e acrescenta diversos conhecimentos desnecessários para tentar remontar o pensamento da época, porém a história é simples e a conexão entre as peças do mistério não logrou o êxito que o autor queria. Ficou bem fantasiado ao final e no decorrer do livro passa bem monótono.

herbert.goncalves 15/06/2020

haja saco
tomei conhecimento por "os crimes do mosaico", de giulio leoni, em meados de 2012, mas só neste ano que resolvi dar uma conferida nele e ler. lembro que ele foi considerado uma espécie de "código da vinci" mais inteligente, pois é um thriller de época que mistura fatos e pessoas reais a outros fictícios, e conta até com o escritor italiano dante alighieri como personagem principal e investigador. e como eu meio que esperava, o resultado final é bem meia-boca. o crime investigado por dante é interessante pra cacete, mas o autor decide enrolar até não poder mais e levanta muitos supostos motivos para o assassinato (intrigas palacianas, seitas satânicas, entre outras coisas pra encher o livro desnecessariamente), só que no final joga tudo para o ar e apresenta outro motivo completamente novo, fazendo o leitor de imbecil. história completamente enfadonha, que nunca prende a atenção do leitor (tanto que as primeiras 200 páginas eu li forçando hahahaha). "os crimes do mosaico" faz parte de uma trilogia de thrillers policias "estrelados" por dante alighieri, mas olha, se um dia acontecer de eu ler os outros dois livros, é porque faltará opções de buscar outros, porque não estou nem um pouco a fim de voltar a ler algo desse autor.

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

Patrick 03/04/2020

O livro nos dá uma boa ideia do que Florença no século XIV, o autor apresenta um Dante com uma personalidade forte que por vezes soa até arrogante...

Day 25/12/2019

Não achei a história tão chata como foi colocado em algumas resenhas aqui, mas realmente não é lá grande coisa e o personagem Dante é insuportavelmente chato!
A construção da história, do ambiente e dos crimes são até legais, mas o que diz na capa sobre "manter o suspense da primeira à última linha" foi uma grande forçada de barra.

Hildeberto 02/08/2016

Ganhei "Os Crimes do Mosaico", de Giulio Leoni, no meu aniversário de 2006. Na época eu era fã dos livros de Dan Brown (em minha defesa, eu era um pré-adolescente) e uma tia minha, por sugestão de um vendedor, me presenteou com este livro. Me lembro que não consegui chegar até a página 100.

O tempo passou, terminei o colégio, fiz universidade. Organizando minha estante, encontrei este livro e pensei "Na época talvez o enredo fosse muito complexo para mim, mas quem sabe se, 10 anos depois, eu não consiga lê-lo com outros olhos?".

Estava errado. Antes da página 100 me deu, novamente, vontade de desistir da leitura. Não o fiz apenas por força de vontade, lutando contra o sono, tédio e confusão.

A proposta de enredo do livro é interessante: na Florença do século XIV, um crime horrendo é cometido. Cabe a Dante Alighieri, grande poeta e Prior da cidade, tentar desvenda-lo. Na trama, uma mulher misteriosa, um grupo de sábios suspeitos, rivalidades políticas e o poder da Igreja Católica. No desfecho, um segredo surpreendente.

Mesmo assim, o autor não conseguiu criar uma obra instigante. A começar, seu estilo de narrativa é muito confuso. Não sei se isso é efeito da tradução ou do texto original, mas, embora a linguagem não seja difícil, várias vezes tive que voltar a ler trechos que me pareciam desconexos. As personagens não são bem elaboradas. Leoni cria algumas, bem interessantes, mas não se aprofunda nelas, as deixando jogadas ao relento, sem nenhuma melhor definição ou profundidade. Mesmo a construção da personagem principal, Dante Alighieri, deixou a desejar.

Os embates filosóficos contido nas falas dos personagem possuem um certo interesse. Nada extraordinário, mas é um aspecto de alguma qualidade no livro. O desfecho da obra e a revelação do segredo salvam, um pouco, mas não completamente, a leitura - embora o modo como ele construiu o caminho até este final não tenha sido conduzido com qualidade.

Esse é um dos livros que vieram na esteira do sucesso de "O Código Da Vinci", de Dan Brown, nos meados da década de 2000. A moda já passou, vivemos em outro momento. Como um livro que seguiu tendência, já está ultrapassado. Talvez se tivesse sido melhor escrito ainda possuísse algum interesse; mas como não este não é o caso, não aconselho a leitura de "Os Crimes do Mosaico".

1 | 2 | 3 | 4