Adeus à Humanidade Marcia Rubim

Resenhas - Adeus à Humanidade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rosita 26/05/2013

Sensacional!
Galera, para quem gosta de um sobrenatural com ênfase em romance, este é o livro ideal! Amei a escrita da autora. A história nos envolve do início ao fim! Fiquei com ressaca literária! Quero o Richard para mim!!!

Maria Gabriela 13/05/2013

este livro é muito bom, e muito lindo. tomara que tenha continuação pois eu quero ler o segundo. eu amo os personagens. eu gostei de mais deste livro Adeus á Humanidade.

Geeh 13/04/2013

Stephanie é uma adolescente comum, como qualquer outra de sua idade. Mas essa sua singularidade é algo que a incomoda,principalmente quando comparada a mãe, ex-modelo fotográfica e até hoje uma mulher deslumbrante. Deslocada e um pouco frustrada com a sua aparência , Stephanie só divide suas inseguranças com a melhor amiga, mas até mesmo com ela é difícil se abrir, a certeza de não estar no lugar certo e algo constante em sua vida. Não importa a quantidade de pessoas que esteja a sua volta, a sensação de solidão esta sempre presente. Filha de pais separados, ela decide morar com o seu pai no exterior, e investir na areá da enfermagem, já que seu pai é um renomado hematologista.

(...)Às vezes eu parecia um peixe fora d’agua. Sentia falta de ter um objetivo, de fazer planos para o futuro. Não fazia parte de lugar nenhum neste mundo. (...)

Quando enfim das coisas começam a se acertar, ela esta focada em seu estagio, uma ligação de sua mãe acaba com a sua paz. Seu padastro foi assassinado.E como se isso não fosse o suficiente, seu pai desaparece misteriosamente, deixando apenas um bilhete. Desesperada, Stephanie precisa voltar para o Brasil para ajudar sua mãe a retomar a vida. Mas, ao chegar, ela percebe que a situação esta pior do que imaginava, sua mãe esta a cada dia mais depressiva e seu irmão com problemas de saúde precisa de tratamento constante, mas o dinheiro esta acabando, já que seu padastro não tinha emprego fixo.Sem alternativas, ela é obrigada a procurar emprego, mas com a falta de oportunidades em sua areá no Rio de janeiro, ela decide aceitar uma proposta para trabalhar em um hospital em São Paulo, mesmo precisando ficar longe de sua família.
Ter de se adaptar a uma nova cidade e a um novo emprego já deveria ser suficientemente difícil, mas Stephanie ainda precisa enfrentar o Dr.Richard. O poderoso Richard, que nunca perdeu paciente nenhum, o medico dedicado que não mede esforços para atender os que precisam de seus cuidados, mas que também é exigente,intolerante, mal- humorado, extremamente ignorante e o pior de tudo : incrivelmente sexy e bonito.
Dr. Richard não perde a oportunidade de implicar com Stephanie, e ela tenta a todo custo evita-lo, mas Richard é imponente e parece estar sempre por perto, mesmo quando ela tenta fugir. O que a deixa completamente mexida é perceber que apesar de tudo, ela sente a necessidade de estar perto dele, mesmo que o seu cérebro grite que ela deva odiá-lo.
Quando decide se afastar por completo e pedir demissão, e o momento em que ela conhece uma nova faceta desse contraditorio medico. Que por trás da fachada de medico competente e intocável, esconde um coração amoroso, meigo e protetor. Mas esse não é o único segredo de Richard, será que Stephanie esta preparada para descobrir a verdade sobre ele? será que o sentimento avassalador que os liga pode suportar a verdade sobre o passado de Richard?
Como um amor tão improvável sobrevivera? Do que você seria capaz de abdicar para salvar e vivenciar;mesmo que por pouco tempo, um amor jamais sentido antes?

(...)Não importa a eternidade que leve até que se encontre o verdadeiro amor, e sim a intensidade com que o sentimos quando ele se manifesta em nossas vidas.(...)

Ok, ok, devo confessar que fiquei com muita raiva quando o Doutor- super sexy- Richard Hacket apareceu! ele é um ogro (desculpa sherek), ele humilha a coitada da Stephanie, fiquei com muita raiva dele, e dela, quando me vem com aquela historia de se sentir atraída por ele. Deu vontade de esbofetear ele e gritar com ela, mas quando o romance finalmente acontece, você pensa: Eu quero o Richard pra mim!!! *-* Ele é engraçado, romântico, atencioso, sexy ... e mais um monte de adjetivos que eu não vou colocar aqui. Resumindo: PERFEITO. Stephanie tbm é uma mocinha e tanto, esquecendo o drama inicial de ninguém me ama e ninguém me quer e eu sou magra e feia, ela é uma batalhadora, super decidida, ela corre atrás do que quer, e foi isso que me fez gostar dela. Amo personagens decididos.
Vamos falar da capa!! QUE CAPA, por sinal. "Não julgue um livro pela capa", não, não faça isso, ok? mas em "Adeus a humanidade" a capa faz juz a historia. Fiquei completamente encantada, e faz bastante sentido, depois que vc conhece a estoria.
Para quem não sabe, Adeus à humanidade é uma serie, mas ainda não tem data de previsão do lançamento do próximo volume, porque, acreditem ou não, não tem editora. Então, pessoal? vai ficar assim? eu quero mais Richard, e vcs?

ESSE BLOG APÓIA A PUBLICAÇÃO DE "QUANDO A HUMANIDADE PREVALECE".

Quer conferir a resenha completa? é só dar uma passadinha no blog:

Michelle Ladisl 20/03/2013

Adeus à Humanidade
A escrita do livro é maravilhosa, você não se perde em nenhum momento e a leitura é muito leve , tanto que você não consegue desgrudar do livro até acabar( li o livro em menos de 24 horas).
Essa história é muito fascinante, no início me coloquei muito na personagem principal a Stephanie, me parecia muito com ela na adolescência. A Anna sua melhor amiga , mesmo tendo vergonha da sua mãe e tendo se arrependido de um fato acontecido, se mostra realmente uma amiga leal e que conhece muito bem Stephanie. Sua mãe é uma ex- modelo e seu pai Alan um hematologista de muito sucesso, que após a separação foi morar nos Estados Unidos.
Stephanie decide morar um tempo com o pai e acaba se formando em enfermeira, mas do nada vê sua vida virando de cabeça pra baixo, quando seu padrasto é assassinado, deixando sua mãe viúva e seu irmão mais novo órfão, sendo assim , teve que voltar ao Brasil para ajudar sua mãe a se reerguer.
No Rio de Janeiro, ela não conseguia emprego, então foi para São Paulo, onde sua vida mudaria radicalmente. Lá ela conhece o Dr. Richard e começa a auxilia-lo , um hematologista sérioe de sucesso, mas ao mesmo tempo não dá nem idéia para Stephanie, mas seu tratamento com ela, sempre foi com grosseria, estupidez, mas o que tinha a favor dele era ser sexy demais, lindo, maravilhoso!
Depois de um certo tempo eles se redem a paixão e daí surge o grande dilema do livro. Como Richard irá salvar sua amada? Pode ter certeza, que ele não medirá esforços para isso!
“ – Você não! Você não! Não, não, não, não !
Ele continuava gritando, sacudindo a cabeça e socando o resto do móvel, demonstrando sentir uma dor descomunal. “
Página 289

Minha opinião:

Com relação aos personagens:

Stephanie, ela era uma típica adolescente carioca, mas se sentia muito solitária, feia, tinha só uma amiga verdadeira e se sentia um patinho feio. Me identifiquei muito com ela, na minha adolescencia me sentia hororrosa e não tinha muitos amigos. Com certeza muitos de identificarão com ela .

Anne é a melhor amiga de Stephanie, está com ela para o que der e vier, em todos os momentos tanto de felicidade, quanto de tristeza.

Dr. Richard, hematologista muito sexy ( como é sexy, uau! ) , lindo , maravilhoso, instigante, mas também amargurado, com todos os acontecimentos que ocorreram em sua extensa vida como vampiro.

Allan , pai da Stephanie, um hematologista de sucesso e brilhante pesquisador, que por um período da história fica desaparecido.

Rachel, mãe de Stephanie e ex- modelo, depois da separação de Alan se casou novamente e teve Juninho, seu irmão mais novo.

O livro é surpreendente, nunca imaginaria que seria tão bom! A autora soube como ninguém, me prender do início ao fim da história. Torci muito pela Stephanie e Richard, teve horas que ri muito e outras que chorei, me colocando no lugar da personagem a todo momento.

A única coisa que me fez ficar triste é que ainda não saiu a continuação... hehehehe

Estou esperando viu Márcia!

Da mesma maneira que me apaixonei pelo livro, vocês com certeza irão se apaixonar!

Fulana Leitora 24/02/2013

Resenha feita por Kezia Martins para o blog Fulana Leitora: http://fulanaleitora.blogspot.com.br/2013/02/resenha-adeus-humanidade-marcia-rubim.html
Stephanie é uma jovem solitária, um pouco triste e deslocada. Sua insegurança aumenta ainda mais quando se compara a sua mãe, Rachel, uma ex-modelo bonita e atraente, mesmo com o avançar da idade. Sua insegurança e frustração só é dividida com sua melhor, e inseparável, amiga, Anne. Stephanie tem 23 anos e nunca conseguiu emplacar um relacionamento, assim como nenhuma área de sua vida. Ela tem uma vida abastada, sem muitas preocupações, mas, por alguma razão, não consegue se sentir realizada, completa.

Seu pai é um renomado hematologista e vive nos EUA, Stephanie resolve ir visitá-lo e lá ela consegue achar algo que lhe dê um pouco de satisfação; enfermagem. Ela decide morar um tempo com seu pai e se graduar em enfermagem. Ela começa a trabalhar em um hospital local e tudo, aparentemente, está no rumo certo, até que seu pai desaparece e seu padrasto é assassinado.

Stephanie se vê obrigada a voltar para o Brasil para ajudar a mãe a cuidar de seu irmão que tem problemas de saúde. Com a mãe em estado depressivo e o irmão necessitando de tratamento médico, Stephanie precisa arrumar um emprego urgente, e, na falta de coisa melhor no Rio, ela decide aceitar uma oferta para trabalhar em São Paulo. E aí sim sua vida vira de cabeça para baixo.

Stephanie sofre para se adaptar a nova realidade, nova cidade, novo emprego, e ao Doutor-sexy-Richard, um médico intolerante, ignorante e mal-humorado. Richard é extremamente bonito, imponente e persuasivo, e, com o tempo, seu lado meigo, protetor e carinhoso vem à tona. Ambos tentam negar seus sentimentos, até que a atração se torna insuportável e eles se entregam a esse amor. Mas quando o destino lhes prega uma peça, esse amor tornasse impossível. Um segredo, uma doença, uma cura, e uma escolha. Esse amor sobreviverá?

“Não importa a eternidade que leve até que se encontre o verdadeiro amor, e sim a intensidade com que o sentimos quando ele se manifesta em nossas vidas.”

O começo me pareceu um tanto morno, talvez por que eu estava muito ansiosa para que um tal Doutor-vampiro-sexy aparecesse. A narrativa é instigante, rápida e fluida. A autora conseguiu pegar um tema conhecido, e um tanto batido, e trazer algo novo, aguçando nossa curiosidade. O livro contém a dose certa de romance, drama e clichê. Uma ótima leitura para quem gosta de sobrenatural.

Glaucia 12/02/2013

Leitura rápida, agradável e instigante
Resenha: Adeus humanidade – Marcia Rubin

Stephanie é uma jovem com baixa estima e solitária. Sua visão das coisas é dificultada pela sombra da mãe Rachael, uma ex-modelo linda e atraente, fazendo se sentir estranha. Ser filha de uma mulher tão bonita e não possuir o mesmo tipo de beleza a deixa ainda mais insegura. Seu único consolo é sua única amiga, Anne, com quem divide seus anseios e dificuldades. Ela não consegue se relacionar com os rapazes e se sente deslocada, vivendo em um mundinho só seu, sem se adequar a sua própria vida.

Em determinado momento, Stephanie resolve ir visitar com seu pai, o renomado hematologista Dr. Allan Werneyck, em Maiami. Lá ela se sente um pouco melhor, vivendo longe de sua realidade. Resolve fazer o curso de enfermagem e viver um tempo com seu pai e sua ciumenta madrasta Janet. Ela conclui sua graduação e começa a trabalhar em um hospital local. Sua vida é quase normal, exceto pelo ciúme da madrasta e as brigas dela com seu pai.

Os rumos na vida de Stephanie mudam quando após uma viagem o seu pai desaparece. Ela fica muito preocupada, mas nem tem tempo para tentar resolver as coisas, pois o marido de sua mãe, Otávio, é assassinado. Assim se vê obrigada a voltar para o Brasil. Em casa as coisas não são nada fáceis. A mãe entra em um estado de depressão e o irmão Juninho fica muito fragilizado. A situação financeira da família se complica bastante e ela se vê obrigada a procurar um emprego para provê o sustento da família.

A prima de sua amiga Anne arruma uma colocação em um grande hospital de São Paulo e Stephanie parte para esse novo desafio. Lá ela se instala em uma pensão barata e passa muita dificuldade, mas o seu pior desafio é o novo trabalho ao lado do Dr. Richard, um médico intransigente, intolerante e o terror das enfermeiras.

Richard é um homem enervante, que faz Stephanie sofrer um bocado. Ele dificulta o máximo seu trabalho e leva a nossa heroína ao seu limite. Porém em meio a tantos conflitos, uma atração implacável une esse casal em uma trama misteriosa e excitante. Stephanie descobrirá um segredo poderoso e que pode comprometer a sua própria vida. Em nome de seus sentimentos, ela abrirá mão de sua própria humanidade e encontrará finalmente o seu lugar no mundo.

Dou cinco estrelas e um coração para essa leitura rápida, agradável e instigante. Peço, urgentemente, que a autora publique logo a continuação do livro. Fiquei completamente apaixonada por ele e praticamente devorei em algumas horas. Quando terminei, fiquei com aquela sensação inquietante de quero mais. Marcia Rubim conseguiu fazer um sobrenatural delicioso e aguçou muito a minha curiosidade. Apesar de Richard ter me deixado com os nervos a flor da pele, eu me apaixonei por ele e sofri muito no final, chegando a chorar pelo casal. Agora preciso demais e espero pela continuação.

Simplesmente não fiquei para ouvir o resto. Comecei a correr no sentido contrário, pedindo a Deus que me deixasse sair dali ilesa. Ouvi, já distante, um último grito que suplicava:
- Stephanie, ouça-me, por favor! Eu te amo! Pág. 186

Leitura super recomendada!

Bjs no core

Marcia Lopes 01/02/2013

Adeus à Humanidade
Esse é outro livro que ganhei de aniversário. Como já disse algumas vezes aqui, eu gosto de história de vampiros sanguinários, mas não resisto uma história de amor e Márcia Rubim em Adeus à humanidade me encantou, me envolveu e me exasperou no final, porque vou ter que esperar para ler o segundo volume da série. OMG!
Quando a autora descreve os sentimentos da personagem, você chega sentir as sensações, as descrições são tão exatas e profundas que parecem poesia.
Stephanie é jovem, bonita embora não se sinta assim, sempre teve boas oportunidades, filha de um renomado hematologista e de uma ex modelo, mas não tem nada que ela goste demais, que a empolgue, ela vive mas não se sente viva, amigos só tem uma e por causa do padrasto fotografar é o que lhe dá mais prazer.
Porém sua vida virou de cabeça pra baixo depois que seu padrasto fora assassinado e ela se viu chefe de família, sua mãe entrou em depressão e ela passou a arcar com todas as despesas , principalmente pelo seu irmãozinho que tem um problema de saúde e para piorar o pai sumiu deixando apenas um bilhete: " por favor não me procure".
E na falta de algo melhor no Rio de Janeiro, conseguiu uma colocação em um hospital como enfermeira em São Paulo e mal sabia ela que sua vida nunca mais seria a mesma.
Richard é o médico bam bam do hospital , ele não apenas cuidava de seus pacientes, ele os curava, mas tinha fama de irascível, exigente e nenhuma enfermeira aguentava trabalhar ao seu lado e com ela não foi diferente, no entanto tudo ficou diferente. rs
E entre tantas farpas e sentimentos camuflados... O amor foi inevitável , era isso que os dois esperavam a vida toda e ele por uma eternidade.
Só que nem tudo são mar de rosas... Segredos são revelados e o amor comprometido, não por falta, mas por amor irrefutável.
Paro por aqui porque sou mestre em spoillers. rs
E nem preciso dizer que a leitura desse livro é recomendável!

@cheiade9h 29/01/2013

Olá vampiros
Conheci a Marcia Rubim via skoob, vi que ela era escritora e li a sinopse do livro pra ver se a estória me interessava. Bom, vampiros não é meu tema predileto na leitura, quem leu meu primeiro post aqui no Livroterapias sabe disso e quem não sabe tá sabendo agora –q mas dei a chance de ler algo novo e nacional! E não me arrependo disso!

A escrita da Marcia foi o que me cativou em primeiro plano, não é aquela linguagem bobinha mas também não é antiquada. É escrito em primeira pessoa, e a narração da Stephanie é muito boa. A editora Novo Século também está de parabéns, porque... folhas amarelas

Leia mais em http://livroterapias.blogspot.com.br/2012/12/resenha-adeus-humanidade.html

Evelee 26/01/2013

Resenha que publiquei no meu blog A Vida de um Bookaholic
Link: http://avidadeumabookaholic.blogspot.com.br

AVISO: Essa resenha foi publicada ano passado no meu blog. É a primeira resenha que eu faço depois de muito tempo. A última fez que eu tinha feito ainda estava no ensino médio.

Narrado em primeira pessoa pela protagonista Stephanie. Uma carioca, enfermeira, bonita, jovem e com bom poder aquisitivo. O livro conta como sua vida, aparentemente perfeita, vira do avesso. Seu pai, um hematologista super famoso, desaparece e seu padrasto é assassinado. Então, ela começa a trabalhar em um hospital de São Paulo para sustentar financeiramente a sua mãe e seu irmão mais novo. É nesse hospital que o Doutor-Vampiro-Bonitão Richard trabalha e o próprio será seu chefe.
Um romance começa, mas nada de "Um vampiro! Meu sonho se realizou!". Horror vai ser a primeira reação dela quando descobrir. Quando tudo parece estar perfeito, uma doença incurável está prestes a por fim na vida de Stephanie. O resto só lendo para saber! #soumá. Malvada mesmo é a autora que colocou o início do livro dois só pra me deixar com água na boca!

Sempre me perguntei o motivo de os vampiros modernos nunca se alimentarem em bancos de sangue e hospitais. Esse foi o único livro que colocou essa questão. Amei a originalidade! Na verdade eu amei o livro como um todo. Ele é perfeito e virou meu xodózinho.

Link da Resenha:

Lina DC 19/01/2013

Em primeiro lugar, eu volto a reforçar o quanto fico emocionada ao ler uma obra nacional bem escrita. Temos tantos talentos por aqui que me deixa emocionada. Confissões à parte, vamos ao livro. É sempre importante observar que alguns autores conseguem utilizar temas que já são considerados “clichês” e reciclá-los, tornando-os uma leitura gostosa. Foi o que eu senti ao ler o livro da Marcia Rubim. Não sabia exatamente o que esperar do livro, mas tive uma surpresa maravilhosa durante a leitura.
O livro vai narrar a história de Stephanie, que começa a trama como uma jovem digamos “ingênua” e termina o livro totalmente ciente do mundo. Seus pais são separados, e seu pai é um hematologista mundialmente famoso. Stephanie apesar de ser amada por seus pais; irmão e melhor amiga, sente-se “desconectada” do mundo, sempre afastando as pessoas do seu verdadeiro eu. Em uma das suas viagens para visitar o seu pai, Stephanie vai descobrir sua vocação, tornando-se uma enfermeira realmente devotada a seus pacientes. Infelizmente uma notícia avassaladora faz com que Stephanie retorne ao Brasil, para cuidar de sua mãe e de seu irmão. Nesse meio tempo, descobre que o seu pai também sumiu! Tantas situações tristes deveriam ter derrubado a protagonista, mas não, ela segue em frente, mesmo com o coração despedaçado e muda-se do Rio para São Paulo em busca de um emprego para ajudar a pagar as contas de sua mãe. E é nessa rotina de trabalhar, comer e dormir que Stephanie dá de cara com um médico com uma reputação profissional perfeita, porém com habilidades sociais totalmente enferrujadas: o dr. Richard. Confesso que o Richard não me convenceu no início da trama, sendo sempre rude e totalmente inadequado, mas com o tempo ele fica um pouco melhor. E é nesse “meio hospitalar” que uma relação vai surgir. Isso até Stephanie descobrir o segredo do Richard. Será que ela vai aceitar a sua verdadeira identidade? E será que o desaparecimento do seu pai foi aleatório? São algumas das perguntas que serão respondidas. Alguns personagens são simplesmente fofos, como a melhor amiga de Stephanie, a Anne, que tem uma história também de superação e é muito observadora. Outros personagens ganham destaque e ajudam no desenvolvimento da trama, como a Ava e o Dr. Luciano. O final é uma graça e eu sinceramente não esperava uma continuação. Achei que a história poderia ter terminado no primeiro livro, mas estou bem curiosa para saber o destino deles em “Quando a humanidade prevalece”.

Diéssica 13/01/2013

Diferente, interessante, apaixonante!
Adeus à Humanidade é o primeiro livro da série escrita por Marcia Rubim. O livro foi escrito de uma forma muito particular: uma linguagem bastante coloquial que deixa a leitura leve e fluente, tendo espaço, inclusive, para algumas gírias.

Apesar do tema ser bastante tratado ultimamente, Marcia, conseguiu escrever uma estória diferente e envolvente.

O que eu mais gostei da estória é a forma com que a personagem principal enfrentava seus problemas, sem fugir, sem procurar atalhos, apenas os enfrentou de frente com todas as consequências. Uma personagem forte, com uma personalidade marcante.

O livro é narrado pela personagem principal, Stephanie, que após uma reviravolta em sua vida, precisa se mudar para São Paulo, onde conheceu o irresistível, impecável e perfeito Dr. Richard. Além dos problemas familiares e financeiros, Stephanie enfrentou o conflito entre seu coração e sua razão. E, quando finalmente pensou que seria feliz, uma doença bateu a sua porta, ameaçando sua tão recente felicidade. Porém, com a ajuda de seu pai ela teve uma pequena chance de vencer mais este desafio.

ou

Michael 10/01/2013

Quebrando esteriótipos com Adeus a Humanidade!

O selo de novos talentos faz jus a obra de Marcia Rubim que na minha opinião tinha tudo para ser mais um dos inumeráveis clichês sobre romances vampíricos que para dizer a verdade eu detesto. SÓ QUE NÃO. Como disse anteriormente na resenha de O Pássaro da Samanta Holtz e torno a repetir: EXISTEM DIVERSAS MANEIRAS DE CONTAR CLICHÊS, o que importa é como você o conta e a trama da Marcia foi bem contada e merece o devido reconhecimento. Por isso, eu digo, se você gosta de romances e de vampiros, “Adeus à Humanidade” é uma ótima indicação, e veja bem, está recebendo indicação de alguém que não gosta. Por que? Vou explicar sim, e sem spolier. ☺

Começarei então a explicar o porquê da estranha indicação e das minhas sensações durante a leitura.

INICIO DA LEITURA

O livro é narrado em primeira pessoa pela personagem Stephanie. Eu pensei que fosse me sentir desconfortável em algumas partes por questão disso, mas foi um mero engano. A narrativa de Marcia é muito gostosa de ler e o primeiro terço do livro conta bem como é Stephanie e o tipo de personalidade que ela possui. Os personagens secundários da estória aparecem de forma sutil o que fez me sentir como personagem ouvinte da história. Pra explicar melhor, a narrativa acontecia assim, primeiro surgiam os personagens e depois eles eram apresentados e a cada momento eu ia descobrindo as personalidades e defeitos que cada um possuía, por isso que o começo me fez pensar que estava vivendo junto com Stephanie. [risos] Doido não? Por que acham que eu conseguir nadar contra a corrente e ler um livro de um tema que eu não gosto?
Nesse inicio acontecem algumas coisas misteriosas que sustentam basicamente toda a história.

MEIO DA LEITURA

A parte mais empolgante da leitura pra mim. A Stephanie ou a Marcia me deram lições de medicina e nessa questão eu dou aplausos a autora. Ela soube escrever e detalhar o novo ambiente de trabalho de Stephanie, as teorias cientificas e até alguns termos médicos que não tornaram a leitura chata, pelo contrário, muito mais interessante.
O galã, ou digamos par romântico da Stephanie aparece na estória, o problema é que ela não o suporta e ao mesmo tempo o ama. Como é? É isso mesmo! O que eu mais gostei na Stephanie é que mesmo com todas as qualidades descritas anteriormente que nos faz pensar quer ela seja anormal em relação a outras garotas, ela nos mostra que tem um lado B meigo e carente. E o mais divertido é que ela tem a forma maluca de toda mulher amar um homem: gostar e rejeitar no começo e depois... LOVE! (sem machismo por minha parte!).
Nessa parte da estória, outros personagens são apresentados, entre eles Ava, que nessa parte é considerada a “pedra no caminho” de Stephanie. Algumas criticas sociais são feitas bem de leve, como agressão a mulheres e incentivo a drogas.

FIM DA LEITURA

Na parte final acontecem as surpresas e os mistérios foram esclarecidos. O que mais me motivou no fim da leitura não foi nem a solução do mistério. Foi a ideia da trama. Marcia Rubim nos traz um argumento muito bom e cientifico para uma suposta doença capaz até de matar um vampiro e a cura de alguém pode ser o veneno de outro alguém. O quem vem escrito na contracapa do livro define bem o desfecho da estória. Que surpreendeu até a mim!
É isso ai! o/ Finalmente um livro de vampiro que não termina com “ ♪♫ a luta épica entre vampiros bons e maus, ou vampiros contra lobisomens! ♪♫”. O livro da Marcia não tem momentos de luta ou ação excessiva e ainda assim a estória é muito bem sustentada até o fim.

Agora que terminei de falar das minhas impressões da leitura, hora de falar um pouquinho das personagens. ☺

STEPHANIE: Vamos começar pela protagonista é obvio. No começo eu senti que iria me abusar das reclamações sobre o vazio de Stephanie, mas me enganei e sabe por quê? Marcia Rubim soube dosar bem o humor dela, o que transformou ela apenas em uma personagem definida pelo popular “Antes só do que mal acompanhada”, o que me divertiu muito!

ANNE: A melhor amiga de Stephanie. Amei essa personagem. Sabe aquele amigo ou amiga que o conhece melhor do que você e que parece compartilhar do seu cérebro e o coração? Essa é a Anne.

RICHARD: Bem, quando ele aparece imaginei uma grande barra de chocolate... De tão sem sal que ele era. Detesto egocentrismo e foi o que ele demostrou quando apareceu na estória. Mas no decorrer da trama ele fica mais suportável, as juras de amor dele são lindas e o lado B de criança teimosa dele me divertiu muito.

AVA: Não vou revelar quem essa personagem é por que seria spoiler, mas eu gostei bastante dela. Ela não tem muita participação na trama em si, mas eu gostei dela.

DR. LUCIANO: Em todo romance tem que ter um amigo que quer ter mais do que amizade e esse é tipo de personagem que é o Dr. Luciano. Embora na estória Stephanie diga que ele era muito brincalhão, eu senti falta de todo o humor descrito sobre ele.

Bem, eu não vou falar dos outros personagens por que eles são mais secundários, e não que não sejam significativos na estória é que o pouco que eu tenho para falar deles acabaria “spoliando”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como disse no começo do post, Marcia Rubim se faz merecedora de ser considerada um novo talento da literatura brasileira. Não apenas pela trama bem criada e explicada, mas pela estruturação de seus personagens, que para mim foi o que me manteve interessado na leitura, a narrativa e a semântica é muito boa também.
O que me surpreendeu nessa obra é que mesmo odiando o tema eu consegui lê-la. O que prova a competência de Marcia Rubim, eu poderia ter parado de ler e ter começado a ler os outros vários livros que ainda não li da minha estante (e não são poucos!), mas não consegui, quis ir até o fim e descobrir o que diabos iria acontecer.
Por ter vampiro na história eu imaginei que devesse ter milhares de assassinatos, lutas, disputa de poder e etc, que sempre tem em livros do segmento e novamente me surpreendi. Em Adeus à humanidade não tem, ou seja, sem repetições, sem coisas que todo mundo já cansou de ler e Marcia Rubim sustentou tudo com as teorias cientificas e explicações sobre uma doença.
No livro eu não consegui encontrar erros de digitação, então parabéns a Fernanda Guerriero que foi quem revisou a obra.
A capa do livro é linda e eu imagino as vezes que seja mesmo o Richard e a Stephanie na imagem. O material da capa e do miolo são muito resistentes e as paginas em papel polen soft deixaram a leitura prazerosa.
Por fim termino a resenha reafirmando minha indicação da obra.

Quando eu leio um livro eu jamais consigo vê-lo apenas como páginas, letras e palavras. Eu vejo a alma do autor, vejo a história em que ele acredita e tento acreditar nela, obrigado Marcia Rubim por me fazer acreditar na sua história e ver que estereótipos podem ser quebrados a todo momento. Adeus à Humanidade pra mim é mais interessante que The Vampire Diaries e ponto final. #precisava falar.

Giulia 27/12/2012

Prazer, me chamo Livro - www.prazermechamolivro.com
Resenha publicada no blog 'Prazer, me chamo Livro'.
www.prazermechamolivro.com/2012/08/resenha-adeus-humanidade-marcia-rubim.html

Li algumas resenhas bastante positivas, mas mesmo assim fiquei pé atrás, principalmente porque todo mundo falava que era bastante diferente do famosérrimo Crepúsculo. Ora bolas, se não segue a linha do que faz sucesso, como pode ser bom? Deixei meus preconceitos de lado e lá fui eu.

Stephanie é uma menina fechada a relacionamentos, sejam eles de que tipo forem, e que tem problemas de auto-aceitação. Só tem uma amiga, Anne, mas que vale por muitas: é engraçada e a conhece tão bem que não é preciso ela contar toda a história pra saber o que está acontecendo.

Seus pais são separados: Allan vive nos EUA com uma madrasta chata; a mãe mora no Rio com o padrastro Otávio e Juninho, o irmão mais novo.
Steph morava com a mãe, mas depois de uma reviravolta, precisou trabalhar para sustentar a família. Conseguiu um emprego como enfermeira em um hospital em São Paulo.

Lá ela conhece Richard, um médico que é, coincidentemente, da mesma especialidade que seu pai: hematologista. Não preciso dizer que ele é o vampiro da história, né?

Richard é tudo aquilo e mais um pouco, o sonho de toda mulher. Ok, a gente precisa levar em conta o fato de ser caladão, um pouco estúpido e anti-social, mas depois você percebe o motivo de tanta exclusão. Ele é um plantonista que vive afastando as enfermeiras.

E é aí que entra Steph. Ela é mais uma que suspira por ele, mas não quer deviar o foco do trabalho e vai reprimindo seus sentimentos. Ambos vão levando os encontros aos trancos e barrancos: ele sempre rígido; ela tentando ser profissional. Só que o sentimento foi crescendo e acabou falando mais alto.

Quando eles finalmente conseguem se render à paixão, é algo lindo. Não é aquela coisa água com açúcar, mas também não é nada censurado; é picante na medida certa. Você consegue sentir o amor deles de tão bem descrito pela autora. Fora que eles são engraçados, quebrando aquela melação típica dos novos relacionamentos. Fiquei apaixonada pelo casal!

E aí vem a grande questão e você entende o que vem escrito na sinopse. Agora que ambos conheceram o amor e a felicidade fez sentido em suas vidas, eles estão condenados à separação.

Recheando a história temos outros personagens maravilhosos! Allan, o pai de Steph, que tem um papel importante no clímax da história. Ava, a acompanhante maravilhosa de Richard. Dr. Luciano, outro plantonista que começa a dar em cima de Steph...
Todos têm sua importância e te cativam de algum modo.

Fiquei encantada com a escrita de Marcia Rubim. A história me envolveu do início ao fim, não quis largar o livro enquanto não acabasse. A leitura é fluida, sem enrolações.

A única coisa que me incomodou um pouquinho foi que algumas partes eu consegui sacar antes de ler. Eu juro que queria ter sentido a surpresa, mas acabei entendendo logo. Mas não chego a considerar isso previsível, pois a autora "disfarçou" muito bem. rs!

É muito bom ver o quanto a literatura nacional vem ganhando destaque e mostrando sua qualidade!!!
Marcia 10/08/2012minha estante
Caramba, Giulia! Que resenha maravilhosa! Amei! S2

Suhet 23/12/2012

Adeus á Humanidade

Após eu ler a história da autora, eu observei que muitos livros de romance que eu já conheci, a personagem principal é linda e se acha feia. Respondam para mim: Vocês mulheres entre 18 a 25 anos, realmente sofrem desse complexo? Porque estou começando a acreditar realmente que a mulherada em geral pensa assim. (srsrsrsr)

Enfim, Stephanie é assim, linda e possui um corpo belo, um olhar penetrante, e por fim, se acha feia. O que gostei na história da Márcia é que sua personagem principal tem muita força. Ela é a dona da história. E uma boa história exige personagens assim, bem construídos e fortes.

Mesmo com os complexos que Stephanie tem, eu gostei muito dela. Líder de si mesma e decidida. Após acontecimentos graves em sua família ela se vê responsável pelo pouco que sobrou. Então ela sai do Rio de Janeiro para se aventurar na floresta de pedra que é a cidade de São Paulo a fim de colocar comida na mesa no final do mês para a mãe e o irmão mais novo.

O Timing da trama é bem andante, tirando o começo. Lógico, a autora teve que ir mais lentamente por causa de uma série de fatores que seriam apresentados mais a frente e necessitavam de uma base sólida no começo. Porém mesmo assim, poderia ter enxugado mais o começo.

O crescimento que ela proporciona a Stephanie é surpreendente. Após o enredo finalmente se estabilizar em uma velocidade boa para a leitura, Márcia nos traz um romance épico, que toda garota na face da terra sonha em viver. E meninas realmente ela faz vocês irem às nuvens.

É quando a personagem principal começa a trabalhar em um hospital na grande São Paulo que tudo se intensifica. Márcia nos da uma refeição repleta de sedução, frustrações, intrigas, auto-análise e MUITAS risadas. Sério, teve páginas que eu caia na gargalhada, por causa das situações constrangedoras em que Steph passa.

Márcia demonstra um amplo conhecimento na área médica, o que me instigou em muito, pois fazia sua história ficar muito real. O timing realmente foi muito bem empregado. Steph se encontra apaixonada pelo mesmo homem em que ela sente profunda vontade de jogar pelo último andar de um prédio. Isso trás uma confusão em sua mente e quem se delicia com isso tudo somos nós, pois ela cai em cada situação que dá pena, e nós lógico, caímos na risada.

Uma coisa que realmente eu senti falta na trama foi das sensações da personagem. A história é narrada em primeira pessoa, então sensações como frio, calor, toque, deveriam ser mais exploradas na história. Márcia manipula com perfeição sentimentos, mas manipula pouco as sensações. A não ser é claro quando ela está com seu príncipe encantado, mas ai é outra história... srsrsr

E agora Stephanie se vê em um impasse. Só o sangue dele pode curá-la. [CURÁ-LA DO QUE?] – Leia o livro e você descobrirá. – Mas o sangue dela pode matá-lo. E aí? Você abriria mão da pessoa amada para poder ficar com ela apenas mais um pouco?

Embora o final não foi inesperado para mim, alguns pontos de viradas da história forem fracos e um tanto atropelados, gostei do final.

Critérios de Avaliação

a) Arte da Capa:
A capa de Adeus à humanidade é simplesmente linda. O capista Adriano de Souza fez um trabalho excelente que consegue transmitir a essência da história.

b) Trama:
A trama é bem desenvolvida com um timing bem gostoso. A autora mesca romance com cenas engraçadas e descontraídas. Peca em fatos que poderiam ser cortados no começo e em alguns pontos de viradas fracos no decorrer da história.

c) Caracterização das Personagens:
Marcia conseguiu fazer bons personagens. Cada um deles possui uma naturalidade excepcional. Estão realmente vivos entre as páginas e a personagem principal possui muita força. Não gostei das atitudes do pai de Steph, me pareceu muito robozinho, foi a única falha da autora com relação à personagens.

d) Qualidade do Livro (papel, letra, erros, etc):

A editora Novo Século realmente faz um excelente trabalho com seus livros. Eles não possuem um tamanho exagerado e é bem resistente, além de possuir as páginas amarelas que eu tanto gosto.

e) Comparação com outras obras do gênero:
Marcia nos trás uma típica história entre humano e vampiro. Sua inovação foi que o sangue da personagem principal pode matar seu grande amor. Esse é o fator chave em sua história e também os momentos de descontração, onde com momentos engraçados a autora proporciona um novo fôlego à historia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6