A Pianista

A Pianista Machado de Assis

Resenhas - A Pianista

Tábata Kotowiski 07/01/2024

Conto de Machado de Assis que conta a história da pianista Malvina, moça formosa mas de classe social baixa que acaba se apaixonando pelo filho de um fidalgo, o qual é contra o namoro e casamento. Um conto de destaca bastante o preconceito social da época. Um bom conto. Previsível mas vale a leitura. Gostei.

Lipson 06/01/2024

História bem leve
É uma história bem leve sobre o desejo de Tibério Valença de se aproximar dos fidalgos da corte, entretanto o filho se apaixona por uma órfã de um advogado. Achei a história bem leve e sem grandes reviravoltas, uma história gostosa de acompanhar como folhetim.

Liih.Meira 03/01/2024

Gosto muito do Machado de Assis, mas confesso que esse conto achei bem fraquinho.
Mas para o primeiro do ano, está bom kkk
Michela Wakami 05/01/2024minha estante
Eu amei esse, Liih. Realmente livro é algo muito pessoal.?

Liih.Meira 06/01/2024minha estante
Realmente kkkk

renaas079 08/12/2023

O filho de Tibério Valência e a pianista
A natureza pode comover a natureza, e que uma boa ação tem a faculdade muitas vezes de destruir o preconceito e restabelecer a verdade do dever.

História curta e cheia de significados. O pré-conceito pertinente à época colonial, devido às condições sociais de Malvina fizeram o sogro se afastar de Tomás, seu filho.

A percepção dos atos nobres na nora o fizeram perceber a importância do amor na vida de ambos e, por consequência, na dele.

Recomendo

phtrovisk 28/11/2023

Surpresa
Só lembro de Machado de Assis quando me vem as aulas de português do ensino fundamental e médio, eram aulas massantes e estressantes, além disso, não passava nada além de um conjunto de regras adensado. Decidi ler novamente, agora na minha maturidade mental, e que surpresa, o livro é curto mas sensacional. Leiam.

J.Morgado 19/11/2023

Machado de Assis dispensa comentários né, até mesmo seus contos são diferentes. Escrita impecável e belíssima.

raigabrielg 16/11/2023

A única obra que havia lido dele tinha sido o alienista no ensino fundamental, mas não me recordava de nada em relação a história e escrita do autor.

Grato fiquei por essa tomada de decisão minha, pois foi uma história acolhedora em suas virtudes e preconceitos; estes que se vemos bem ainda ocorrem até os dias de hoje.

Amei o diálogo da mãe de Malvina com o Tomás, o relacionamento deles, a reconciliação paterna, enfim, eu simplesmente gostei de tudo e sem dúvida alguma vale a sua leitura, é um bom conto como porta de entrada para o autor.

??????????????????????????????????????????????????????????????????

Obs: desculpe a inconstância nesses últimos dias, houve um imprevisto e ficamos sem internet por aqui, mas agora voltamos com tudo.

???

Lua 13/11/2023

Adorei! Como é tradicional na obra de Machado de Assis, a crítica às elites está fortemente presente. Nesse caso a quem veio das classes baixas e alcançou certa aparência de fidalguia.

Lu F. 10/11/2023

?Mas o amor tem o grande inconveniente de não guardar a discrição necessária para que os estranhos não percebam. Quando dois olhares andam a falar entre si todo o mundo fica aniquilado para os olhos que os desferem; parece-lhes que têm o direito e a necessidade de viverem de si e por si.?

Que saudades que eu estava da escrita do Machado. O maior escritor brasileiro, sem sombra de dúvidas.

Moreira 02/11/2023

A pianista (Machado de Assis)
Foi difícil, mas finalmente encontrei uma obra do Machado de Assis, que me interessei. Porque Machado costuma ser bem polêmico e eu prefiro coisas simples, do que as polêmicas. Anyway?
Então, vamos lá! A pianista conta a história de Malvina, uma garota pobre, que pra conseguir ganhar uma grana, trabalha dando aulas de piano para famílias ricas. Malvina começa a dar aulas para uma jovem chamada Elisa, filha do rico Tibério e ela se apaixona por Tomás, irmão de Elisa e ele por ela, porém os dois são de ?mundos diferentes?, pois Malvina é pobre e Tomás rico, então, eles terão que lutar para viver esse amor, até mesmo enfrentar Tibério, que não reagiu nada bem ao amor dos dois.
O mundo dá voltas e para Tibério foi um tombo e quem ele humilhou num dia, lhe estendeu a mão no outro. Acho que essa foi a lição desse conto.

camila.person 12/10/2023

Humildade, amor e reconhecimento
Acostumada com a escrita irônica e na maioria das vezes difícil de Machado de Assis, que ao ler esse conto, muitas vezes esqueci que era dele. Foi uma leitura leve, de fácil compreensão e agradável, com um final gratificante. Estou aprendendo aos poucos, a gostar de Machado de Assis, sem os esteriótipos de que por se tratar de um clássico, a leitura será chata ou difícil.

Viane 08/10/2023

O amor perante as desigualdades
"- Não, não digas isso... Há de ser minha mulher ante Deus e ante os homens. Que valem as fortunas neste caso? Uma coisa nos iguala: é a nobreza moral, é o amor que nos liga. Não entremos nessas miseráveis considerações do cálculo e do egoísmo. Sim? [...] Isto prova que a natureza pode comover a natureza, e que uma boa ação tem a faculdade muitas vezes de destruir o preconceito e restabelecer a verdade do dever."

Liiz 07/10/2023

Nada melhor que em um momento de ressaca literária ler um conto do machado, eu amo a escrita desse homem

leazvd 30/09/2023

Um conto, mas com grande importância. Nem tudo é sobre dinheiro ou poder.

"Tanto é verdade que, se a educação modifica a natureza, a natureza pode em suas exigências mais absolutas readquirir os seus direitos e manifestar a sua força."

Maria 22/09/2023

Humildade, respeito e amor
Como imaginar que Machado de Assis que por vezes é julgado pela sua escrita polêmica pudesse narrar uma história de respeito?
"Isto prova que a natureza pode comover a natureza, e que uma boa ação tem a faculdade muitas vezes de destruir o preconceito e restabelecer a verdade do dever."
Eu adorei este conto, e principalmente porque é tão atual quanto a narrativa!