A Pianista

A Pianista Machado de Assis

Resenhas - A Pianista

Felipe1503 09/04/2024

As marcas de Machado de Assis
Já li faz tempo essa obra. E fui ouvir um trecho agora do áudio livro. Você é remetido a sensibilidade e graça que Machado de Assis imprimiu em suas obras.

Veri 30/03/2024

Dos primórdios de Machado
O conto A Pianista é do princípio da carreira de Machado de Assis (1866), e se nota que falta alguma experiência para chegar até as pérolas Memórias Póstumas e Dom Casmurro. Tudo bem, faz parte.

Por outro lado, a gente consegue entrar no drama social e de classes, usos e costumes da época.

Só não se engane com o título. A personagem é a menos desenvolvida, e é desculpa apenas para a história que se desenrola entre seu amado e o pai dele.
DANILÃO1505 30/03/2024minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista!

Resenha de Artista!

Diana 15/03/2024

Machado de Assis discute preconceito de classe e cor em A Pianista
Machado de Assis, grande autor brasileiro, responsável por escrever um dos meus livros favoritos da vida (Dom Casmurro) e de alugar um triplex na cabeça de cada leitor, traz um conto reflexivo, mas esperançoso em A Pianista.

As questões de classe e cor parecem que evoluíram, mas apenas na superfície. Se não época em que foi escrito, a fidalguia era calculada por títulos e proximidade da corte portuguesa, hoje ela é escondida em orgulho exacerbado de origens europeias, mesmo que todo brasileiro seja apenas mais um latino ao pisar fora do país.

Ele também se esconde em questões mais banais, como a blogueira que só sai com um homem que possa prover seu transporte e seu momento de lazer. Ou a música ostentação que classifica pessoas de acordo com sua conta bancária. E a cor então? Ela, muitas vezes, define se sua vida importa o suficiente para comoção nacional ou para ser contabilizada em algum índice estatístico qualquer como total de vítimas de feminicídio, infanticídio ou uma violência qualquer.

Machado fez do problema um conto de esperança, onde um pai preconceituoso é vencido pela determinação do amor verdadeiro e da obstinação da nova geração. É clichê e o desfecho é previsível, mas todos temos o direito de sonhar. Ele criou um final feliz e eu torço para me livrar, no mínimo, das minhas próprias hipocrisias.

Laurinha 03/03/2024

Romance atual e singelo
A pianista retrata um conto vivenciado nos intermédios da fase imperialista do Brasil. Marcada por pensamentos aristocratas, esta foi uma fase um tanto quanto problemática, não só para a política brasileira, mas também para Malvina e Tomás, um casal de jovens apaixonados, que passaram pelas dificuldades de uma sociedade um tanto quanto preconceituosa. É uma história pequena, de fácil leitura, mas que consegue trazer à tona pensamentos ainda atuais, mesmo depois de tanto tempo corrido. Gostei bastante, recomendaria para uma leitura leve!

Nicoly314 29/02/2024

A pianista
Que leitura prazerosa.
É a primeira vez que leio uma obra de Machado de Assis, e estou simplesmente encantanda com esse conto.
Confesso que não estava dando nada para essa leitura, mas para minha surpresa devorei o livro ?
Nota: 5/5

Camila 27/02/2024

Machado sendo Machado
Esse conto curtíssimo me deu uma sensação de estar lendo uma novela das nove. Acompanhamos uma pianista de classe baixa que se apaixona por um homem rico. É claro que as famílias não aprovam. É claro que esse amor vai ser posto a prova.

Um bom conto do amado Machado.

Giovanna.Pinhotti 21/02/2024

Gosto muito da narrativa de Machado, de jeito sublime, traça a historia te prendendo com a elegância da escrita, diálogos diretos com o leitor, o uso do humor (que torna a leitura muito agradável) e tantas outras características que marcam esse ilustre autor.
Nesse livro vamos ver Malvina, uma pianista talentosa e muito respeitada, porém pobre, que dá aulas de piano para sustentar ela e sua mãe.
Em constraste, também é apresentado um filho de um homem que sempre se encantou com as luxuosidade de famílias ricas e cuja ambição é sempre estar inserido nesse meio, mas ao contrário do pai, Tomás, não tinha essas mesmas crenças e opniões. Tomás era irmão de Elisa, aluna de Malvina, que ganhava a afeição e simpatia de todos da família. Tomás assistia as lições de piano e não demorou muito para que os dois se apaixonassem. E é nesses fatos que se narra a história.
Gostei muito da história, me prendeu demais e apensar de ser um conto, é muito bem construída, o que me surpreendeu. Valeu muito a pena a leitura.

Maria14000 19/02/2024

Os poderes do tempo, da gratidão e do amor
Amei o conto. Machado de Assis consegue trazer o romantismo e a crítica social, juntamente com ironia, e também um pouco da história da construção da sociedade brasileira em poucas páginas.
A pianista conta a história de Malvina uma moça simples que dar aulas de piano para sustentar a si e sua mãe. Em uma de suas aulas conhece Tomás, e ambos acabam desenvolvendo um amor genuíno e sólido; mas como toda história de amor tem que ter um sofrimentozinho rsrsrs, o romance dos dois também luta contra a desaprovação das famílias.
O conto vai mostrar que o amor verdadeiro e a gratidão - sem ambição - superam as distâncias, o tempo, as construções e preconceitos sociais. Esse amor também é sustento e base para a felicidade e o fortalecimento de uma família.

Lovely_gabi 13/02/2024

MUITO BOM
Não sou leitora de clássico muito menos clássico brasileiro. Achei que teria problemas com a escrita porém foi o completo oposto, leitura fluida e enredo bom

Chris Silva 22/01/2024

A pianista
Segunda leitura que faço do autor. Adorei, achei super poética a escrita. Menos de uma hora você conclui a leitura. uma história que traz reflexões sobre perdão, amor, relações sociais e preconceito.

Amos.Alves 20/01/2024

Um conto leve e reflexivo em que vemos o poder do amor e a ruptura de orgulho e preconceito. É simplismente machado de Assis

VilmaPCBrum 19/01/2024

A heroína pianista
Pra mim um conto simples, porém elegante. Cheio de palavras difíceis que quando descobertas ajudam a formar os heróis em questão e a pianista foi a maior entre todos.

Letícia Martins 12/01/2024

Fofo
Leitura gostosinha e rápida. O livro é um romance fofo sobre um casal com uma realidade discrepante, mas que superaram todos os preconceitos da época pra ficarem juntos.

Joyce654 10/01/2024

Surpreendente
Nunca pensei que leria um conto de Machado de Assis com um final feliz.
Não há nem o que comentar, é um conto emocionante, te leva para dentro da história. É lindo!